(11) 3090-7535 / (27) 3262-0877 comercial@villetarget.com

É impossível falar sobre marketing digital sem citar mídias pagas. Assim como qualquer outro tipo de empreendimento, a divulgação de uma empresa online também precisa de investimento. O que acontece na maioria dos casos é que o retorno pode ser bastante abstrato.

Essa dificuldade em mensurar esse retorno faz com que muitas pessoas desistam de investir em estratégias de marketing digital. Antes de começar esse artigo de fato, vamos deixar claro: isso é um grande erro!

Cada vez mais o ambiente online ganha relevância no mundo corporativo. Você mesmo deve sentir isso no seu cotidiano. Afinal, quando você precisa de um serviço ou produto, provavelmente a primeira coisa que faz é uma pesquisa no Google.

Os seus clientes pensam da mesma forma. É justamente por esse motivo que é tão importante contar com um planejamento online eficiente.

As mídias pagas são uma parte muito importante desse estratégia. Neste artigo, vamos focar em duas plataformas de anúncio muito importantes: o Google Ads e o Facebook Ads. Então, que tal conhecer melhor o funcionamento de ambas para podermos falar sobre os benefícios de investir em mídias pagas?

 

Google Adwords

 

Quando você realiza uma pesquisa no Google, existem dois tipos de resultados possíveis: pagos e orgânicos.

Os resultados orgânicos são aqueles que aparecem de forma natural para o usuário, ou seja, independente do investimento feito por anúncios. Para que uma página apareça desta forma nos resultados de pesquisas, é utilizado um conjunto de técnicas conhecido como SEO (Search Engine Optimization).

 

Mídias pagas

 

Porém, acima dos resultados orgânicos sempre aparecem os resultados pagos. Esses são aqueles feitos por empresas que desejam garantir que o conteúdo será mostrado na primeira página, aumentando as chances de conseguir capturar possíveis clientes.

Por isso é importante saber o que é Adwords. Afinal, essa é a plataforma utilizada para gerenciar esses anúncios.

Esses resultados são chamados de links patrocinados, ou seja, links promovidos pelo anunciante para aumentar a divulgação de uma determinada página. Para veicular essas campanhas, o Google Adwords permite que você considere uma série de fatores, como:

 

Onde os meus links patrocinados aparecem?

 

Agora que você já sabe o que é Adwords, chegou a hora de entender onde são veiculados esses anúncios. Basicamente, existem 4 lugares onde eles podem aparecer:

 

Redes de pesquisa

 

As redes de pesquisa são os próprios mecanismos de busca do Google, o que significa que o seu anúncio aparece entre as três primeiras posições da pesquisa ou do lado direito da página inicial da busca ou dos grupos do Google (como o Google Maps, Google Meu Negócio, Google Shopping e etc).

 

YouTube e vídeo

 

Também é possível veicular a sua campanha nos vídeos do YouTube e outros parceiros do Google. Esses links patrocinados aparecem geralmente em formato de banner clicável durante a exibição ou em teaser antes do próprio vídeo do YouTube começar.

 

Rede de display

 

A rede de display do Google é caracterizada por uma rede de sites relacionados ao conteúdo do seu anúncio. Quando você opta por veicular a campanha apenas nesta rede, os seus resultados não aparecerão em buscas, e sim em canais como o Google Apps, o Blogger e o Gmail, sendo sempre para usuários que têm a ver com a sua campanha.

 

Rede de display

 

Essa técnica é conhecida como remarketing.

 

Rede de pesquisa e rede de display

 

Essa é a forma de veiculação mais comum, já que permite a exibição do anúncio tanto na rede de pesquisa como na rede de display. Além de aumentar a sua exposição online, esse modelo permite que você conheça melhor o seu público alvo para poder segmentar a campanha no futuro.

 

Como funciona o investimento no Google Adwords?

 

Além de querer entender o que é Adwords, uma das dúvidas mais comuns de quem está começando a trabalhar com essa plataforma é como funciona o investimento e qual o valor mínimo de cada campanha.

O valor mínimo de R$40 só é cobrado quando você deseja realizar o pagamento por meio de cartão pré-pago ou boleto bancário. Do contrário, não existe um valor pré-estabelecido para a veiculação de campanhas.

O investimento pode ser determinado das seguintes formas:

  • CPC (Custo por Clique): também conhecido como PPC (pay per click) significa que você só paga pelo anúncio quando alguém clicar nele.
  • CPM (Custo por mil impressões): essa categoria pode ser utilizada apenas na rede de display, pois o anúncio só é pago quando forem recebidas mil visualizações, independente da circulação do link patrocinado.
  • CPA (Custo por Aquisição/Ação): este modelo é muito utilizado por e-commerce, já que o pagamento do anúncio é feito somente após o usuário realizar uma determinada ação em seu site. Você mesmo escolhe qual é essa ação, que pode ser um download, uma interação, uma compra, etc.
  • CPV (Custo por Visualização): neste modelo, você define qual será o valor pago quando alguém assistir a um vídeo até o final. Esta categoria é mais avançada e requer um nível maior de conhecimento do que é Adwords e como funciona o investimento.

Facebook Ads

Agora que você já sabe mais sobre o Adwords, chegou a hora de falar de mais uma das mídias pagas: o Facebook Ads. Antes de tudo, vale a pena mencionar que a plataforma de gerenciamento vale tanto para o Facebook quanto para o Instagram. Ou seja, é possível criar anúncios mesclados para ambas as redes sociais!

 

Da mesma forma que o Google, os anúncios criados no Facebook são veiculados de acordo com o público que você personaliza. É possível também criar campanhas automáticas. Neste modelo, o próprio algoritmo analisa o perfil dos seus seguidores e mostra o anúncio para pessoas com características semelhantes.

É possível adicionar fundos com cartão de crédito ou boleto bancário. Você mesmo é responsável por definir o orçamento e tempo de veiculação de cada campanha.

Um grande benefício do Facebook Ads é que ele conta com um aplicativo para celular desenvolvido especificamente para o gerenciamento de anúncios. Dessa forma, fica muito mais fácil cuidar das suas campanhas!

É possível criar anúncios para imagens, vídeos, links e todas as outras mídias oferecidas. Portanto, basta usar a criatividade para começar a ver os resultados com as mídias pagas.

Pronto! Agora você já sabe mais sobre as duas principais fontes de mídias pagas. Então, vamos começar a falar sobre os benefícios de trabalhar com esse tipo de estratégia.

 

Motivos para trabalhar com mídias pagas

 

Alcance maior

 

Como já mencionamos acima, um dos maiores benefícios de investir em anúncios é o alcance obtido com as publicações. Por mais que seja, sim, possível conquistar o tráfego orgânico – ou seja, não pago -, a melhor forma de fazer com que a sua marca apareça para um número expressivo de pessoas é por meio dos links patrocinados.

Quando você impulsiona um link ou post nas redes sociais, pessoas que podem não conhecer a sua empresa entram em contato com os seus serviços. Ou seja, a divulgação é mais eficiente do que em outros modelos de marketing.

Assim que você criar o seu primeiro anúncio, você verá que ambas as plataformas oferecem uma estimativa de para quantas pessoas o link aparecerá. Isso significa que mesmo antes de começar a campanha, você já tem uma ideia de alcance.

 

Orçamento totalmente controlado por você

 

Nós sabemos que o budget das empresas nem sempre é farto. Porém, isso não é um problema para quem quer trabalhar com mídias pagas. Isso porque você mesmo define o valor de cada campanha!

Não existe um valor mínimo para impulsionamento. Com apenas R$2 por dia, já é possível atingir um alcance médio de 100 a 300 pessoas no Facebook. Isso mesmo! Com valores baixos, você já consegue divulgar a sua marca para centenas de pessoas.

Diversas finalidades para mídias pagas

Os anúncios podem servir para diversos fins. Por exemplo, é possível criar campanhas com foco em aumentar o tráfego do seu site. Nesse modelo, o usuário que entra em contato com a publicação é incentivado a clicar no seu site.

Da mesma forma, é possível colocar como finalidade a venda de produtos, participação em eventos e muito mais. Ou seja, independente da sua necessidade, com certeza existe a possibilidade de criar um anúncio personalizado de acordo com os seus objetivos.

 

Integração entre as plataformas

 

Quando falamos em marketing digital, é importante falar sobre integração entre plataformas. Afinal, o ambiente online é conhecido por um conjunto de plataformas. Isso significa que os usuários geralmente transitam entre o seu site, página no Facebook, perfil no Instagram, canal do YouTube e por aí vai.

Com isso em mente, quanto mais integradas forem as suas estratégias, melhor. E isso não é diferente para as mídias pagas!

Quando você alia uma campanha de links patrocinados entre o Facebook e o Instagram, por exemplo, os seus resultados seriam ainda melhores. Felizmente, é possível fazer essa integração de forma muito rápida, fácil e eficiente.

 

Praticidade

 

Nesse gancho de integração, vale mencionar que a criação das campanhas já é bastante simples. Ambas as plataformas são extremamente intuitivas e amigáveis. Logo, mesmo que você não tenha conhecimentos profundos de marketing digital, já é possível investir nessa estratégia e começar a conquistar novos clientes.

Tanto o Google AdWords como o Facebook Ads detalham o passo a passo para criação de anúncios conforme você cria a campanha. Em caso de dúvidas, os softwares também oferecem ajuda para que você entenda melhor como funciona o processo. Assim, fica mais fácil vender mais e conseguir mais tráfego! 

Portanto, se você ainda não trabalha com mídias pagas, acredite: você está perdendo tempo e dinheiro!

 

Diferencial no mercado

 

Por mais que as mídias pagas sejam extremamente relevantes no contexto do mercado atual, nem toda empresa começou a investir nessa estratégia. O que significa que os links patrocinados podem ser um diferencial para a sua marca!

Além disso, como você já sabe, o anúncio garante que a sua publicação seja priorizada em relação à outras empresas. No caso do Google, isso significa que você garante uma posição melhor que a da sua concorrência.

Consequentemente, o seu alcance é maior e as chances de que o cliente faça negócio com você são maiores!

Viu só quantos motivos existem para você começar a trabalhar com mídias pagas? Agora que você já conhece melhor as duas principais plataformas de impulsionamento, chegou a hora de colocar a mão na massa e começar a criar as suas próprias campanhas.

Acredite: em pouco tempo, você já começará a ver o retorno do seu investimento. Então, não perca mais tempo e aproveite todos os benefícios que esse tipo de estratégia podem trazer para o seu negócio. Boa sorte!

 

Consiga resultados ainda melhores com mídias pagas e marketing digital

 

Você já conhece o ville Target? Essa plataforma de automação de marketing é responsável por Aqui, estamos falando da plataforma ville Target. criar landing pages efetivas de forma rápida e intuitiva, segmentar sua base de leads, disparar campanhas de email marketing e realizar o agendamento de posts nas redes sociais.

Além disso, a plataforma ainda permite que você monitore os leads com um sistema de rastreamento e pontuação. Além de te ajudar a conhecer melhor o seu público alvo, você automatiza diversas etapas de uma campanha de marketing digital.

Tudo isso com a facilidade de poder criar um cadastro gratuito! Portanto, não deixe de acessar o site para saber mais sobre esse software.

Além da plataforma de automação, o ville Target oferece também dezenas de materiais gratuitos. Em nossos e-Books, workshops e slides, falamos de diversos temas importantes, como por exemplo:

  • Marketing digital;
  • Gerenciamento de redes sociais;
  • Captação e nutrição de leads;
  • Inbound marketing;
  • Instagram para negócios;
  • Mídias pagas e muito mais!

Caso você ainda tenha dúvidas sobre o tema, deixe o seu comentário no espaço abaixo para que possamos ajudá-lo. Não esqueça também de compartilhar o artigo em todas as suas páginas nas redes sociais.

Obrigada e até a próxima!

 

automacao de marketing

 

Ebook Redes Sociais

Conheça estratégias e melhore a venda de seus produtos/serviços:

 

Quero baixar este Ebook !