27 3262-0877 / 27 3261-7595 comercial@villetarget.com

O ano começou com uma notícia que não agradou tanto aos profissionais de marketing: a mudança de algoritmo do Facebook. A intenção da plataforma, aqui, é priorizar os posts de amigos e familiares em detrimento do conteúdo das fanpages curtidas pelos usuários.

Na prática, isso significa que o alcance orgânico das empresas dentro do Facebook deve cair consideravelmente. Por mais que a notícia não seja agradável, não adianta fazer textão reclamando! Afinal de contas, o profissional de marketing tem de ser criativo e se adaptar às novas tendências, né?

E a mudança de algoritmo do Facebook não quer dizer que você deva abandonar suas ações dentro da rede social. Pelo contrário. Ainda é possível engajar seu público-alvo nela. Veja como a seguir:

Incentive os usuários a configurarem o feed de notícias

Por mais que a mudança de algoritmo do Facebook priorize os conteúdos de amigos e familiares, os próprios usuários podem configurar o feed de notícias para continuarem acompanhando a todos os posts de páginas. Basta ir até a fanpage, clicar no ícone “Seguindo” e selecionar e opção “Ver primeiro no seu feed de notícias”.

mudança de algoritmo do facebook feed

Aproveite que a mudança de algoritmo ainda não está em pleno funcionamento para criar esse post. Uma ideia é falar “para não perder nenhuma novidade da nossa empresa, configure seu feed de notícias”. Algo nesse linha.

Otimize os investimentos no Facebook Ads

Não tem muito jeito: com a mudança do algoritmo do Facebook, o alcance orgânico vai diminuir. Para não perder tanta visibilidade, as empresas serão obrigadas a recorrer mais ao Facebook Ads.

No entanto, você não precisa estourar o seu orçamento. Se for investir, gaste com inteligência, ou seja, direcione seus anúncios apenas para pessoas realmente interessadas em seus produtos ou serviços. Para tanto, o primeiro passo está em criar a buyer persona da sua empresa.

Nisso, você consegue otimizar os investimentos no Facebook Ads. Nele, selecione perfil sociodemográfico, características e interesses dos usuários que você pretende impactar. Quanto mais específico for, mais pessoas com potencial de compra você alcança.

Continue produzindo conteúdos. E de qualidade

Não adianta nada os usuários priorizarem os posts da sua fanpage, se você deixar de publicar com frequência. Aí, basta um clique para eles deixarem de seguir sua página.

O mesmo vale para o investimento em Facebook Ads. Se impulsionar posts que não são relevantes aos usuários, você estará jogando dinheiro no lixo. Por isso, continue produzindo conteúdos de qualidade com frequência. O ideal é identificar as maiores dores de seus clientes e oferecer conteúdos que ajudem eles a solucionarem.

Marque presença em comunidades

Com a mudança de algoritmo do Facebook e consequente queda do alcance orgânico das fanpages, construir comunidades dentro da plataforma pode ser uma ótima solução aos usuários mais engajados. Aqui, estamos falando dos grupos.

mudança de algoritmo do facebook comunidades

Além de publicar as novidades da sua empresa, você consegue manter um relacionamento mais próximo com o público-alvo. Esteja sempre presente para responder a dúvidas e críticas que aparecem por lá.

Não vire dependente do Facebook

Não é segredo para ninguém que o Facebook é o queridinho dos usuários brasileiros. No entanto, há muitas outras redes sociais que engajam tanto quanto o Facebook. Portanto, não deixe de marcar presença em outros canais, como o Twitter e o Instagram.

mudança de algoritmo do facebook dependência

E você não precisa se dedicar mais tempo no dia a dia para atualizar seus perfis sociais. Isso porque o ville Target possui o recurso de agendamento de posts nas redes sociais. Então, em poucos cliques, você programa os posts que vão subir em todas as plataformas de uma só vez.

Mas não limite seu trabalho às redes sociais, sobretudo ao Facebook. Afinal, quem manda e desmanda no Facebook é o Mark Zuckerberg. Se um belo dia ele resolver acabar com a plataforma, você perde toda a sua base de contatos.

Nesse sentido, por mais que seja fundamental marcar presença nas redes sociais, é muito importante que você construa uma base de contatos sólida em uma plataforma própria.


Que tal construir uma landing page para captar leads? Aí, você passa a enviar conteúdos semanalmente para eles através de campanhas de email marketing. Outra dica é manter um blog sempre atualizado para gerar tráfego ao seu site.

Enfim, use e a abuse de estratégias de Inbound Marketing e tenha sucesso!

automacao de marketing

Posts relacionados