27 3262-0877 / 27 3261-7595 comercial@villetarget.com

A Automação de Leads é uma das mais versáteis ferramentas na hora de desenhar sua estratégia de marketing. Ela te permite automatizar ações de marketing com base no histórico de interação do lead com sua marca.

Como já deve ter reparado, para a Automação de Leads funcionar, ela deve trabalhar junto com o Lead Tracking e o Lead Scoring. Com a Automação de Leads, aumentam muito as possibilidades de realizar uma abordagem comercial de sucesso. 

 

Entendendo a Automação de Leads

 

Utilizando ferramentas de rastreio, é possível identificar quando um lead demonstra interesse por seu negócio, de várias maneiras diferentes.

Um lead que está verdadeiramente interessado, deixa transparecer em ações como: a abertura de um email enviado em uma campanha, se inscrever em uma determinada lista, ou até mesmo acessar algum site que tenha a ver com seu produto. E um lead engajado merece um tratamento personalizado, não é mesmo?

 

O que é Automação de Leads Entendo Inbound Marketing

 

É claro que, para a Automação de Leads funcionar, é preciso que seja desenhado um modelo que pontue e classifique os leads de uma maneira que seja relevante para sua marca.

É importante que siga aprimorando sua estratégia de inbound marketing, para conseguir alcançar resultados fora da curva. Então, mesmo que o processo seja automatizado, sempre haverá algum elemento humano nas suas métricas de pontuação. Aprenda a colocar em prática essa estratégia:

 

Automação de Leads e o Lead Tracking

 

A relação entre rastreamento de leads e a experiência do cliente é simples. Para fornecer uma experiência surpreendente, você deve descobrir como as pessoas estão interagindo com sua empresa. Isso inclui as decisões tomadas antes, durante e depois da compra.

Com o Lead Tracking, você consegue saber sem esforço quais leads que abriram aqueles emails de ofertas que você enviou em uma campanha. Esses provavelmente são os mais interessados em seu produto nesse momento, certo?

 

O que é Automação de Leads Lead Tracking

 

Ou então, digamos que você tenha em seu site uma página onde divulga os planos e valores do serviço que oferece. Não seria interessante saber quais de seus leads tiveram a curiosidade e interesse de entrar nessa página?

Tenha em mente quais as ações dos leads demonstram mais engajamento com sua marca, e faça esse rastreio. Afinal, temos que achar uma maneira de classificar esse nível de interação dos leads, certo? Só assim é possível medir o interesse do lead em seu produto ou serviço. E é aí que entra o Lead Scoring.

 

Automação de Leads e o Lead Scoring

 

Agora que você já consegue rastrear as ações de seus leads, é interessante pensar no peso que essas ações tem e como elas representam o posicionamento do lead no funil de vendas, que é o que chamamos de Lead Scoring.

 

 

Imagine que tenha captado um lead através de uma landing page. Seu negócio é dar aulas particulares de inglês: essa landing page oferecia um ebook sobre “Técnicas para aprender inglês no dia a dia”. Se o seu lead se inscreveu nessa lista para receber o ebook, isso mostra que ele tem interesse em aprender inglês, certo? Vamos dar 100 pontos a ele por essa ação.

Essa lista na qual ele foi inscrito, tem uma automação preparada por você, onde são enviados emails com técnicas para aprimorar o inglês, ao longo dos dias. Você determinou que cada abertura de email equivale a 50 pontos.

Um dos email é sobre seu método de ensino e valores praticados. Quem abrir esse email parece bem interessado no seu curso! Digamos que quem abrir esse email receberá uma tag “Grande interesse”.

 

O que é automação de leads Oportunidade

 

A partir daí, você define que o lead que receber a tag “Grande Interesse” e tenha 200 pontos ou mais, receberá uma ligação da equipe comercial para uma abordagem mais direta.

Com a Automação de Leads, podemos automatizar um envio de email com os dados do lead para a equipe de vendas, salvar esse lead em alguma outra lista de leads prontos para a conversão, ou ainda enviar esses dados para outros aplicativos, via Central Integradora.

 

Vantagens da Automacao de Leads

 

Por que a pontuação automatizada de leads é importante? Porque você pode determinar quais leads têm engajamento suficiente com a sua marca.

Enquanto uma Automação de Listas ou Campanhas de email marketing é baseada em ações de marketing ao longo do tempo, a Automação de Leads te permite personalizar as ações de marketing com base no interesse demonstrado pelo Lead.

 

O que é automação de leads vantagens

 

Imagine que você utiliza apenas campanhas de email marketing, onde seus leads receberão uma proposta comercial apenas no fim de um mês. Talvez você perca uma boa oportunidade porque essa proposta demorou demais a chegar a determinado lead.

Como o interesse dele no produto ou serviço era grande, pode ser que já tenha fechado negócio em outro lugar. Poderia ter sido sua venda, caso a abordagem tivesse ocorrido no momento certo.

 

Automação de Leads na prática!

 

A automação de Leads nos permite rastrear, qualificar e agir na hora em que devemos agir.

Você consegue ter muito mais sucesso direcionando seus esforços de venda dessa maneira. É muito mais fácil do que parece desenhar sua estratégia de automação para leads.

 

O que é automação de leads na prática

 

Claro que é importante utilizar as ferramentas corretas, e com o ville Target, você terá uma ferramenta intuitiva para realizar essas e outras ações.

E se precisar de alguma ajuda, a plataforma ainda disponibiliza uma central de ajuda incrivelmente completa, com tutoriais passo a passo, além de um canal no YouTube que semanalmente tem vídeos novos.

Cadastre-se gratuitamente agora!

 

automacao de marketing

 

Posts relacionados