(11) 3090-7535 / (27) 3262-0877 comercial@villetarget.com

Muitas pessoas que trabalham com marketing já ouviram, pelo menos uma vez na vida, o seguinte termo: “copywriting”. Vou ser sincero, a primeira vez que ouvi este termo eu associe o mesmo à cópia de textos e artigos. Cópias que seriam “profissionais e éticas”, mas ainda seriam cópias. Naturalmente, resolvi pesquisar um pouco mais sobre o que é copywriting. Neste artigo discutiremos o que consegui aprender nesta pesquisa.

O que é copywriting?

Quando falamos em copywriting estamos nos referindo à um texto que tem como objetivo que o leitor tome determinada decisão. O texto deve, portanto, ser escrito de forma que o leitor seja convencido à comprar um produto ou adquirir um serviço.

Mas existe um problema: não adianta escrever uma frase fraca com um argumento simples e esperar que o cliente adquira o produto. Vamos ver um exemplo que ficará mais fácil entender como o copywriting é um estilo próprio e não, necessariamente, um texto argumentativo. O exemplo a seguir é para escolas de idiomas, mais especificamente o inglês.

“Saber falar inglês é essencial atualmente, aqui na nossa escola nós temos anos de experiência e professores renomados, especializados em ensinar novos idiomas às pessoas com todo e qualquer tipo de perfil.”

“O que você quer? Viajar e se virar sozinho? Conseguir o emprego dos sonhos? Ou simplesmente assistir sua série favorita sem legenda. Independente do motivo pelo qual você quer aprender o inglês nós te ajudamos.”

Note que ambos tentam atingir o mesmo objetivo: captar alunos para uma escola de idiomas. Mas um destes textos foca muito em aspectos do estabelecimento, como a experiência no mercado e os professores. O outro texto já foca mais no leitor e seus possíveis objetivos. Por esse motivo é possível que o segundo texto acabe tocando mais o leitor e sendo mais efetivo.

E esse é o grande desafio do copywriting: conquistar o leitor e fazer com que ele tome a decisão esperada. Existem várias maneiras de atingir este objetivo, mas qual é a maneira mais eficiente? Saber como se relacionar com os leads é a característica chave de um bom copywriter.

Copywriting e marketing de conteúdo

Como vimos anteriormente, o copywriting é um texto que leva o leitor a tomar uma decisão. Nós também já vimos, em artigos anteriores, que o marketing de conteúdo é uma estratégia que visa “educar” seu lead quanto ao seu produto. Fazendo com que ele entenda melhor o problema e a sua solução. E o objetivo final é, naturalmente a venda de um produto.

O marketing de conteúdo pode ser feito de várias maneiras diferentes: artigos, posts nas redes sociais, vídeos, ebooks, entre outros. Já o copywriting é, em geral, relacionado à emails, landing pages, entre outras “formas mais diretas” de comunicação.

Agora veja bem: copywriting visa que o leitor execute uma ação específica. Mas essa ação não precisa ser uma compra. Seu objetivo pode ser simplesmente levar seu cliente à se inscrever no seu canal no YouTube. Ou você pode apenas querer que ele se cadastre na sua newsletter semanal.

Ou seja, ao escrever um artigo ou ebook você quer que seu lead tome determinada decisão. E por isso podemos dizer que o marketing de conteúdo e o copywriting estão intimamente ligados. E tem mais: fazer um texto de marketing sem pensar na ação desejada é, provavelmente uma grande perda de tempo!

Da mesma forma, é extremamente difícil convencer o seu cliente sem nutri-lo. Isso significa que ser um ótimo copywriter também exige que você saiba “educar” o cliente quanto ao mercado, os problemas e as soluções oferecidas.

O funil de vendas e o copywriting

Como um vendedor de um produto ou serviço, as ações que você deseja que seu cliente tome variam. E a ação desejada será determinada de acordo com a posição deste lead no funil de vendas.

Os leads que estão no topo do funil não devem deixar de receber emails que sugerem que eles visitem seu blog, para aprender mais sobre seu produto ou serviço. E os leads mais quentes, que estão no fundo do funil, devem receber emails que sugerem a compra de um produto.

Mas o fato é que: você quer que ambos tomem uma decisão específica. E para isso você deve utilizar o copywriting.

Principais técnicas de copywriting

Como pode ser visto copywriting é uma técnica que deve ser aprendida. Assim como temos dissertações, textos argumentativos, poemas, prosas, o copywriting também é um estilo único, com características próprias. Vamos ver algumas das principais técnicas que você precisa aprender para se tornar um ótimo copywriter.

Esqueça o que você aprendeu na escola

Ok, calma. Você não precisa esquecer a ortografia e a gramática. Afinal de contas você ainda precisa lembrar de acentuar as palavras e lembrar do básico da concordância verbal e nominal. Mas é isso, você deve apenas se lembrar de escrever de maneira correta, sem “firulas” e termos complexos.

O que estamos falando para esquecer é o que aprendemos sobre a escrita de sentenças longas. Sem falar nos grandes parágrafos, que, em alguns casos, quase chegam à dez linhas.

o que é copywriting escrever

Para um copywriting efetivo é essencial que você foque em escrever de maneira mais concisa. Os parágrafos devem ser curtos, e as frases também não devem exceder determinados limites.

Uma regra básica para artigos de blogs é que os parágrafos não devem ultrapassar 5 linhas. Mas isso são para textos com mais de 800 palavras. No caso de um email ou uma landing page, que são mais diretos e bem mais curtos, é recomendado parágrafos com 2 ou 3 linhas. Claro, exceções sempre existem, mas seguir essa regra pode tornar o texto mais simples e fácil de ser entendido.

Note que como seu objetivo é estabelecer um diálogo, não adianta colocar um parágrafo cheio de argumentos. É melhor deixar a escrita mais “quebrada” como é um diálogo e totalmente diferente de um monólogo (onde somente uma pessoa fala).

Ainda na ideia do estabelecimento de um diálogo, siga a dica dada pelo Danlok, um especialista no assunto. O copywriting é uma fala na forma escrita, ou seja, você deve escrever da maneira que você fala. Isso possibilita um texto simples e com alto potencial de engajamento.

Foque no seu leitor, não na sua empresa

Lembra do exemplo que demos logo no começo deste artigo? Pois é, em um dos casos o texto foi feito destacando a escola de idiomas e suas características. O outro foi feito pensando no leitor e seus desejos.

Como falamos o segundo é mais efetivo. Isso não é porque você não quer que seu cliente não saiba dos feitos alcançados pela sua empresa. Muito pelo contrário, você deve ter uma seção do seu website com seus prêmios, reviews e muito mais.

o que é copywriting entender

Mas se você quer que seu lead leia mais sobre sua solução e descubra mais sobre seu produto. Você deve despertar o interesse dele falando a linguagem dele. E isto significa, em geral, falar sobre o problema que ele possui e como solucionar o mesmo.

Portanto lembre-se: foque no problema e na solução que você oferece.

Entenda seus consumidores

Esta talvez seja a dica mais valiosa de todas que daremos em todo este artigo. Você deve entender os consumidores atuais para conseguir atingir novos consumidores. Seu objetivo é saber o que levou o seu cliente a adquirir o seu produto ou solução.

Qual era o problema que seu cliente tinha? Como seu produto o ajudou? Este é o primeiro aspecto que será essencial para trabalhar no copywriting. Muitas pessoas tem um produto e acreditam que sabem tudo sobre o mesmo. O que é, em geral, próximo da verdade.

Mas, acontece que você nem sempre consegue ver o mercado e as soluções pelos olhos do seu cliente. Isso pode te fazer julgar mal seu diferencial. Vamos voltar ao exemplo anterior, das escolas de idiomas.

o que é copywriting pensar

O dono da escola pode acreditar que o diferencial dele são turmas pequenas. Que é, de fato, um fator decisivo para vários dos seus clientes. Mas, após uma pesquisa ele pode perceber que vários optaram pela sua escola porque a mesma oferecia horários flexíveis. E isso tornava a mesma ótima para quem não tinha muito tempo.

E agora note como isso muda totalmente sua estratégia de copywriting. Não que o dono irá ignorar o fato que a escola prioriza turmas pequenas. Isso ainda pode estar lá no texto. Mas ele sabe que seu diferencial é, na verdade, os horários flexíveis.

E é exatamente isso que você precisa fazer, entender o que levou seus clientes atuais a escolherem a sua empresa. Isso torna muito mais fácil a definição do rumo das próximas campanhas de marketing.

Como eu consigo saber esta informação?

Saber o que foi o fator determinante na escolha do seu cliente dependerá muito da natureza da sua empresa. Algumas podem simplesmente buscar reviews, ler os mesmos e entender o processo de escolha.

Outras empresas não contam com este tipo de recurso. Uma dica é a seguinte: faça uma pesquisa dos seus clientes, preferencialmente os mais fiéis, e entenda o que levou os mesmos a escolherem sua empresa.

o que é copywriting ideias

Para conseguir esta informação peça ao cliente uma hora do tempo dele. Neste tempo você fará uma pequena entrevista. Tente entender os problemas que seu produto resolveu e os pontos fortes do seu produto. Você pode oferecer um bônus para “pagar” o tempo que seu cliente cedeu.

Outra coisa que pode ser muito útil é o seguinte: qual a ferramenta mais útil que seu produto tem que ele não sabia antes de adquirir o mesmo. Ou seja, algo que seu cliente só viu utilizando o mesmo no dia a dia e ele acredita que faz toda a diferença.

Tome notas das respostas ou peça autorização do cliente para gravar a entrevista. Explique se a mesma será divulgada ou não (não é necessário divulgar a entrevista se seu objetivo for melhorar seu copywriting).

Saber os pontos fortes do seu produto, os problemas que o mesmo resolve e o que ele possui que é extremamente útil, mas pouco explorado nas campanhas de marketing é essencial.

Mas e os pontos negativos?

Neste artigo estamos focando no copywriting. Para esta tarefa em específico é essencial que você saiba o que é muito bom no seu produto. Por este motivo estamos focando na leitura de reviews positivos. Além da busca de clientes fiéis que terão somente coisas boas a falar sobre a sua empresa.

Mas isso não significa que você deve ignorar os pontos negativos. Muito pelo contrário, entender quais são as limitações do seu produto e onde ele pode melhorar é essencial. Mas isso é assunto para outro artigo.

o que é copywriting influenciador

Por hora você deve entender que ambos reviews são importantes: positivos permitem a melhora do seu marketing. Enquanto feedbacks negativos permitem a melhora do produto.

Dica: mantenha a simplicidade e foque nos benefícios

Já falamos que você deve manter a escrita simples com frases simples e parágrafos curtos. Mas, nem sempre isso é suficiente. Um dos maiores erros é, por exemplo, um foco excessivo nas características técnicas de um produto sem mencionar os benefícios dessas características.

Suponha que você vá comprar um smartphone e você veja que ele tem uma bateria de 3000mAh, com um processador de 8 núcleos de 2 GHz. Se você for um leigo no assunto, ter esta informação não fará a mínima diferença.

Agora, se o fabricante mudar a estratégia de marketing e falar que o celular tem uma bateria que dura o dia inteiro, com uso intenso. Além de ter um processador e memória que impedem travamentos. Ficaria bem mais fácil para um leigo entender o produto, o expert pode procurar a lista de especificações facilmente.

Essa é a principal diferença entre as características e os benefícios. Nem sempre falar o que o produto possui será adequado. Na maioria das vezes o ideal é falar o que ele proporciona.

Gostou do artigo e está louco para poder adequar suas campanhas de marketing? Ótimo! Agora se você ainda não tem um software de marketing digital, considere o ville Target.

Com ele você vai conseguir enviar para todos os seus clientes os emails com suas novas campanhas de marketing. Estes emails terão textos feitos pensando nos detalhes vistos aqui sobre copywriting.

Além disso você também poderá criar páginas de captura para aumentar sua base de leads. Sem contar na possibilidade de acompanhar todo o processo de nutrição dos seus leads. Você pode conferir nossos planos aqui e ver qual é o melhor para sua empresa.

automacao de marketing

Ebook Redes Sociais

Conheça estratégias e melhore a venda de seus produtos/serviços:

 

Quero baixar este Ebook !