(11) 3090-7535 / (27) 3262-0877 comercial@villetarget.com

Com seus 2 bilhões de usuários ativos, o Facebook se tornou uma das melhores plataformas para divulgação de produtos e serviços. Mas, antes de começar a investir em anúncios no Facebook, você precisa saber algumas coisinhas, como o que é CPC, alcance, frequência, entre outros conceitos.

Agora, se você acredita que a rede social de Mark Zuckerberg só serve para curtir fotos de animais de estimação e compartilhar sua opinião política, é melhor rever seus conceitos. A plataforma funciona, de fato, como um canal de comunicação entre empresas e clientes. Pode-se fazer (ótimos) negócios nela.

Tanto é assim que o Facebook é uma das ferramentas mais estratégicas de muitas empresas. E, vamos combinar, se não servisse para nada, as empresas grandes não investiriam pesado na plataforma, não é verdade?

Vantagens de investir no Facebook Ads

Diferente da mídia tradicional, onde as empresas anunciam para diversos públicos, o Facebook Ads permite que o anunciante direcione suas campanhas para o público certo. É possível, por exemplo, definir o sexo, a faixa etária, os interesses e os comportamentos de navegação das pessoas que serão impactadas.

Então, uma loja de roupas femininas de São Paulo pode criar uma campanha que só atinja meninas entre 18 e 25 anos que moram na capital paulista. Trata-se de uma maneira de otimizar seu investimento.

Por falar em dinheiro, aqui está outra vantagem. Anunciar no Facebook é muito mais viável que comprar 30 segundos na TV ou no rádio. Sendo assim, não precisa nem falar que o Facebook Ads é uma das melhores ferramentas quando falamos em custo-benefício, né?

Facebook Ads também entra na estratégia de captação de leads

Vale destacar que muitas empresas utilizam o Facebook Ads para impulsionar suas landing pages. Ao redirecionar os usuários para uma página de captura, a empresa pretende captar leads, ou seja, contatos de usuários interessados nos produtos ou serviços da empresa. É aqui que inicia o processo de automação de marketing.

o que é CPC - investir no facebook

Aliás, se você pretende criar uma landing page de sucesso, não precisa desembolsar muito dinheiro com programadores. Aqui, você pode utilizar a ferramenta ville Target. Com a função de arrastar-e-soltar, você insere vídeos, imagens, textos e campos personalizados de cadastro em poucos minutos. Ah, e o melhor: a ferramenta é gratuita.

Como gastar para gerar resultado

Uma dúvida comum é quanto custa anunciar no Facebook Ads. Isso depende mesmo de quanto você está disposto a investir. Existem anúncios que custam apenas cinco reais, mas, se você quiser (e puder), dá para desembolsar 15 mil reais. Mas o que importa mesmo é saber como otimizar as campanhas para obter retorno sobre o que foi investido.

O que é CPC gerar resultados

Você está pagando para exibir sua marca ao seu público-alvo, mas precisa saber quanto ganhará como retorno. Assim, planejar sua próxima estratégia de anúncios será ainda melhor. Por isso, use seus gastos como parâmetro para verificar se seus anúncios estão funcionando. Analisando quais campanhas dão mais ou menos resultados, você pode direcionar seu orçamento para aquele tipo de anúncio que deu mais certo.

Para fazer esse monitoramento, é preciso entender os conceitos que estão no título deste texto: o que é CPC, alcance e frequência. Confira abaixo.

Afinal, o que é CPC?

Sigla para Custo Por Clique, o CPC calcula o custo médio de um clique que o usuário faz no seu anúncio. Em outras palavras, quer dizer que você só será cobrado caso um usuário clique no anúncio.

Trata-se de uma boa opção quando você quiser pagar só quando a pessoa se interessar tanto pelo seu conteúdo ao ponto de clicar nele. Portanto, é um ótimo indicador para determinar a atratividade de suas campanhas.

E alcance?

De modo geral,os anúncios são direcionados para as pessoas com base em como e onde elas vivem. Dessa maneira, você pode escolher o público com base em dados demográficos, informações de contato e comportamento.

O que é CPC alcance

A ferramenta ainda permite que você analise o alcance dos anúncios a partir de relatórios que mostram como os anúncios afetam o seu negócio. Para completar, você pode criar um único anúncio e divulgá-lo no Facebook, no Instagram e no Audience Network para aumentar seu alcance. Nada desprezível, né?

Aqui, é importante frisar que existem dois tipos de alcance no Facebook. Primeiramente, o alcance potencial aparece antes de você realizar o investimento. Ele calcula, com base  nos critérios de segmentação de público, quantas pessoas serão impactadas pelo anúncio. Mas isso não significa que ele aparecerá para todos esses usuários. Trata-se apenas de uma estimativa.

Na sequência, aparece o alcance efetivo. Agora, sim, refere-se ao número de pessoas que foram impactados pelos seus anúncios.

E, por fim, a frequência

A frequência refere-se à quantidade de vezes que um anúncio aparecerá para o usuário. É preciso ter cuidado aqui. Isso porque exibir o mesmo anúncio muitas vezes para um único usuário pode ser um tiro no pé. Ao irritar o usuário com a repetição de conteúdo, você pode prejudicar sua marca.

O que é CPC frequência

Segundo a AdEspresso, aumentando a frequência dos anúncios, os usuários ficam tão irritados que ficam propícios a deixarem comentários negativos no post. Há o risco, também, de prejudicar o índice de relevância do anúncio, já que as pessoas podem reportar feeedback para o Facebook, caracterizando o anúncio como “Não é relevante”.

Portanto, pense bem: se um usuário realmente gostar do seu anúncio, não será preciso que ele o veja dez vezes, certo? Dessa maneira, você pode criar um novo anúncio e ter cuidado ao selecionar o público. Pode também modificar sua proposta de valor e selecionar a opção “Alcance Diário Único”, para que o anúncio seja visto apenas uma vez por dia.

Agora que você já sabe o que é CPC, alcance e frequência, continue estudando bastante para investir no Facebook Ads e ganhar muito dinheiro!

Posts relacionados