27 3262-0877 / 27 3261-7595 comercial@villetarget.com

Parece óbvio que um empreendedor deva conhecer bem o comportamento de seu público-alvo. No entanto, a história não funciona bem assim na prática. Basta ver o número de ações de marketing frustrada que as pequenas empresas costumam ter.

Nesse sentido, não é exagero afirmar que criar a buyer persona da sua empresa deve ser o primeiro passo de um planejamento de marketing. Ao saber mais ou menos quais são as redes sociais que o seu público-alvo mais utiliza, bem como e quando ele realiza suas compras, você consegue desenvolver ações mais capazes para engajá-lo.

Afinal, o que é buyer persona?

Mas vamos por partes. Antes de mais nada, buyer persona significa, basicamente, a personificação de seu público-alvo. Tente, então, saber exatamente como um cliente compra e o que ele busca nas lojas virtuais.

o que é criar a buyer persona

Em linhas gerais, a buyer persona permite que você tenha dados sobre como seu cliente prefere ser atendido, quais serviços ele precisa ou ainda como gostaria de ser contatado. Esses dados ajudam você a realizar um atendimento melhor e mais personalizado.

Como criar a buyer personas?

A melhor maneira de conhecer seus clientes é dar voz a eles. Aplicar questionários pós-compras ou mesmo fazer entrevistas por telefone são caminhos muito utilizados.

como criar a buyer persona da sua empresa

Além de limitar suas perguntas a idade, classe social, região onde mora, vá além. Procure saber seus interesses, redes sociais mais utilizadas, preferências e necessidades. A partir disso o trabalho de marketing e vendas deverá se relacionar com isso.

Claro que não é legal fazer os clientes a responderem um questionário extenso de uma só vez. Faça isso aos poucos. Outro caminho está em recorrer aos testes A/B: criar duas versões diferentes de uma mesma campanha. Aquela que apresentar os melhores indicadores diz muito sobre o seu público-alvo.

Elabore um questionário

Além de informações básicas, questão mais gerais fornecem, com mais precisão, os anseios do seu público-alvo. Portanto, faça questões que contemplem dados das características físicas e psicológicas; os assuntos que despertam maior interesse dele e seus hobbys.

criar a buyer persona questionário

Nível de escolaridade, desafios e informações que busca na rede são dados importantes também. Tudo isso te dará um bom relatório para explorar.

O que os dados podem apresentar?

Tudo que o questionário apresentar pode ser usado. Com as informações, você vai saber o que a pessoa procura ao visitar seu site e suas prioridades. O que falta para que a experiência do seu cliente seja perfeita ao final da compra. Quais as dificuldades que o processo de compra apresenta a ele.

As respostas são o molde para criar a buyer persona da sua empresa. É possível que alguma das características descritas pelo cliente não contribua em nada no avanço de suas vendas, mas a maioria será muito positiva para seu negócio.

Alie com o marketing da sua empresa

Uma empresa pode ter mais de uma persona, claro. Portanto, planeje abordagens diferentes para cada uma delas, se for o seu caso. Por exemplo, se você possui uma loja virtual de artigos esportivos, é legal descobrir para que time seus clientes torcem.

Aí, você pode segmenta-los em grupos e fazer promoções específicas para cada subgrupo. Que tal disparar campanhas de email marketing para um público selecionado? Entregando a promoção certa para as pessoas certas, você tem mais chances de conversão.

E engana-se quem pensa que segmentar seu público dá um trabalhão. Cadastrando-se no ville Target, você consegue exportar sua base de contatos e segmenta-las facilmente. De quebra, ao programar suas campanhas de email marketing de forma personalizada, a ferramenta oferece métricas para você avaliar seu desempenho. Simples e muito eficiente, né?

Então, não deixe de usá-la e impulsione suas vendas!

Posts relacionados