(11) 3090-7535 / (27) 3262-0877 comercial@villetarget.com

Você já conhece o Google Adwords? Essa ferramenta é uma das mais importantes quando pensamos em marketing digital. Afinal, essa é a plataforma de gerenciamento de anúncios do próprio Google e é uma forma de garantir a exposição online do seu site!

Porém, é preciso que você entenda como o Adwords (também conhecido como Google Ads) funciona para conseguir elaborar uma estratégia eficiente. Se planejada com cuidado, a sua campanha pode trazer inúmeros benefícios para a empresa!

Então que tal entender quais são as funcionalidades do Google Adwords, como funcionam os investimentos e como é possível conseguir o tráfego em sua página?

O que é Google Adwords?

O que é Google Adwords

Quando você realiza uma pesquisa no Google, existem dois tipos de resultados possíveis: pagos e orgânicos.

Os resultados orgânicos são aqueles que aparecem de forma natural para o usuário, ou seja, independente do investimento feito por anúncios. Para que uma página apareça desta forma nos resultados de pesquisas, é utilizado um conjunto de técnicas conhecido como SEO (Search Engine Optimization).

Porém, acima dos resultados orgânicos sempre aparecem os resultados pagos. Esses são aqueles feitos por empresas que desejam garantir que o conteúdo será mostrado na primeira página, aumentando as chances de conseguir capturar possíveis clientes.

Por isso é importante saber o que é Adwords. Afinal, essa é a plataforma utilizada para gerenciar esses anúncios.

Esses resultados são chamados de links patrocinados, ou seja, links promovidos pelo anunciante para aumentar a divulgação de uma determinada página. Para veicular essas campanhas, o Google Adwords permite que você considere uma série de fatores, como:

Público alvo

O Adwords oferece uma série de funcionalidades que ajudam o anunciante a divulgar o melhor público para acessar o seu site. Quando você cria uma campanha, é possível coletar dados como gênero, faixa etária e localização dos usuários que entraram na página, ajudando a definir o seu público.

Google Adwords: público alvo

Palavras-chave

Com a ajuda da plataforma, você também pode encontrar o search volume de keywords (palavras-chave) relacionadas ao seu negócio. O search volume é o número de vezes que um determinado termo foi buscado no Google. Com essa informação, você sabe quais são as melhores Keywords a serem utilizadas em sua campanha.

Além disso, o Adwords também permite que você acompanhe métricas como a quantidade de cliques, a porcentagem de usuários que não interagiram no site e a porcentagem que clientes que realizaram ações desejadas. Esse acompanhamento é essencial para garantir o sucesso dos seus anúncios!

Onde os meus links patrocinados aparecem?

Google Adwords - links patrocinados

Agora que você já sabe o que é Adwords, chegou a hora de entender onde são veiculados esses anúncios. Basicamente, existem 4 lugares onde eles podem aparecer:

Redes de pesquisa

As redes de pesquisa são os próprios mecanismos de busca do Google, o que significa que o seu anúncio aparece entre as três primeiras posições da pesquisa ou do lado direito da página inicial da busca ou dos grupos do Google (como o Google Maps, Google Meu Negócio, Google Shopping e etc).

YouTube e vídeo

Também é possível veicular a sua campanha nos vídeos do YouTube e outros parceiros do Google. Esses links patrocinados aparecem geralmente em formato de banner clicável durante a exibição ou em teaser antes do próprio vídeo do YouTube começar.

Google Adwords: YouTube

Rede de display

A rede de display do Google é caracterizada por uma rede de sites relacionados ao conteúdo do seu anúncio. Quando você opta por veicular a campanha apenas nesta rede, os seus resultados não aparecerão em buscas, e sim em canais como o Google Apps, o Blogger e o Gmail, sendo sempre para usuários que têm a ver com a sua campanha.

Essa técnica é conhecida como remarketing.

Rede de pesquisa e rede de display

Essa é a forma de veiculação mais comum, já que permite a exibição do anúncio tanto na rede de pesquisa como na rede de display. Além de aumentar a sua exposição online, esse modelo permite que você conheça melhor o seu público alvo para poder segmentar a campanha no futuro.

Como funciona o investimento no Google Adwords?

Google Adwords e marketing digital

Além de querer entender o que é Adwords, uma das dúvidas mais comuns de quem está começando a trabalhar com essa plataforma é como funciona o investimento e qual o valor mínimo de cada campanha.

O valor mínimo de R$40 só é cobrado quando você deseja realizar o pagamento por meio de cartão pré-pago ou boleto bancário. Do contrário, não existe um valor pré-estabelecido para a veiculação de campanhas.

O investimento pode ser determinado das seguintes formas:

CPC (Custo por Clique): também conhecido como PPC (pay per click) significa que você só paga pelo anúncio quando alguém clicar nele.

CPM (Custo por mil impressões): essa categoria pode ser utilizada apenas na rede de display, pois o anúncio só é pago quando forem recebidas mil visualizações, independente da circulação do link patrocinado.

CPA (Custo por Aquisição/Ação): este modelo é muito utilizado por e-commerce, já que o pagamento do anúncio é feito somente após o usuário realizar uma determinada ação em seu site. Você mesmo escolhe qual é essa ação, que pode ser um download, uma interação, uma compra, etc.

CPV (Custo por Visualização): neste modelo, você define qual será o valor pago quando alguém assistir a um vídeo até o final. Esta categoria é mais avançada e requer um nível maior de conhecimento do que é Adwords e como funciona o investimento.

Em suma, o tempo de veiculação, valor do investimento e público alvo são todos definidos por você. Vale ressaltar que o Google Adwords também permite que a campanha seja pausada em momentos de menor visualização, como por exemplo de madrugada. Isso ajuda a economizar no seu orçamento e garantir que o investimento é destinado aos momentos em que mais usuários poderão acessar o seu site.

Investir em links patrocinados é ideal para qualquer campanha de marketing digital, já que os anúncios asseguram o tráfego no seu site e aumenta as chances de captar leads e até mesmo aumentar as suas vendas.

Dicas para campanhas de sucesso no Google Adwords

Google Adwords - conheça sua persona!

Conheça a sua persona

A persona no marketing digital é a representação do seu cliente ideal. Ele representa um público alvo composto por necessidades, anseios e desejos relacionados ao seu negócio e todos esses fatores devem ser considerados ao criar uma campanha de marketing digital no Adwords.

Para definir essa persona, são realizadas pesquisas com o objetivo de recolher informações como faixa etária, renda, localização, desejos e outros dados que ajudem a formar o perfil do seu público alvo. Ao conhecer a sua audiência, fica muito mais fácil focar a campanha em um público segmentado, garantindo que o seu anúncio chegará às pessoas realmente interessadas em contratar os seus serviços.

Ao deixar de segmentar uma campanha, as chances de que você invista o seu dinheiro sem conseguir o retorno desejado são maiores.

Calcule o ROI

O ROI (Return Of Investment), ou Retorno de Investimento, é um cálculo simples que determina o quanto você espera receber de volta com o investimento realizado em uma campanha no Google Adwords. Ou seja, qual o lucro esperado ao contratar anúncios.

O ROI considera as mídias digitais que proporcionam o maior retorno em relação aos investimentos, facilitando a escolha dos canais a serem trabalhados. No geral, a fórmula utilizada para esse cálculo é a seguinte:

ROI = (Retorno do Investimento – Custo do Investimento) / Custo do Investimento.

Ao multiplicar o valor por 100, você obtém o percentual do seu ROI.

Essa análise é imprescindível para acompanhar o quanto você ganha com os seus investimentos e, ao mesmo tempo, para garantir que está colocando o seu dinheiro em uma mídia que realmente atrairá mais clientes para o seu negócio.

Conheça a sua concorrência

Uma das maiores premissas do marketing digital é que você deve sempre conhecer a sua concorrência para executar as suas campanhas. Para isso, é preciso entender onde eles anunciam, como eles anunciam, se os anúncios são sempre os mesmos ou variam de acordo com a sazonalidade, etc.

Com essas informações, é possível colocar-se sempre à frente da sua concorrência e atrair os clientes para o seu negócio.

Google Adwords: conheça seus competidores!

Planeje as suas keywords

Ao criar uma campanha no Google Adwords, muitas pessoas cometem o erro de investir em múltiplas palavras-chave e acabam perdendo muita conversão. O ideal é utilizar menos keywords, porém mais direcionadas para as ações que os clientes podem procurar em seu site.

O Adwords oferece uma ferramenta chamada Keyword Planner, na qual é possível buscar o search volume de cada palavra-chave para definir quais são os termos mais procurados. Além disso, ele também oferece keywords semelhantes à sua principal para ajudar a planejar melhor a sua campanha.

Não mande o anúncio para a página principal

Vamos utilizar o mesmo exemplo de um dono de um e-commerce de flores. Suponha que o desejo dessa empresa é aumentar o número de vendas de rosas encantadas. Assim, ele escolhe a palavra-chave “comprar rosas encantadas” para a sua campanha, porém o link do anúncio vai para a página principal da loja.

As chances de que esse cliente que chegou até o site deixe de procurar pelo produto são grandes. Nesse caso, o ideal seria que o link patrocinado direcionasse o usuário para a página dos produtos específicos, as chamadas landing pages. Isso otimiza o tempo do cliente e potencializa a chance de fechar a venda.

 

Google Adwords: landing pages

Aproveite os anúncios para capturar leads

Um bom uso dos links patrocinados é a utilização para capturar leads, ou seja, clientes realmente interessados no seu negócio. Criar uma campanha no Google Adwords direcionada para a página onde é possível se inscrever em um programa de fidelidade, por exemplo, ajuda você a conquistar mais dados relacionados à sua base de clientes.

Essas informações podem ser utilizadas para fidelizar os consumidores e enviar produtos como e-mail marketing, cupons de desconto e outras funcionalidades que mantém a sua empresa no radar mental das pessoas.

Crie textos poderosos

O texto utilizado em seus anúncios, sejam eles links patrocinados ou banner clicáveis, é uma parte importante de uma campanha de sucesso. Isso porque essa é a mensagem com a qual o cliente entra em contato com o seu site, então ele deve ser o mais atrativo possível.

O ideal é utilizar CTAs (Call To Action, ou seja, Chamada para Ação) que instiguem o desejo do usuário. Esses são termos como “compre agora”, “acesse já” e “confira hoje mesmo”, ou seja, expressões imperativas que incitam o cliente a entrar em contato com o seu serviço.

Lembre-se de que os textos devem ser sempre curtos, coesos e objetivos. Evite enrolações e abuse dos gatilhos mentais para construir chamadas poderosas para os seus anúncios.

Google Adwords - análise de métricas

Acompanhe a sua campanha

Não basta planejar e executar uma campanha no Google Adwords para que ela seja bem-sucedida. Para isso, é preciso acompanhar toda a execução para garantir que você está alcançando todos os resultados desejados.

Analisar as métricas do Adwords periodicamente permite que você altere a campanha a qualquer momento caso os resultados não sejam os esperados. Quanto mais próximo você estiver da campanha, melhor! Por isso, inclua o acompanhamento no seu cotidiano.

Pronto! Agora você já sabe como funciona o Google Adwords e está preparado para começar a elaborar campanhas de marketing digital eficientes. Não se esqueça que você sempre pode contar com a ajuda da ville Target para alcançar o sucesso!

E o melhor de tudo: com um plano totalmente gratuito! Assim, você aprende sobre as melhores práticas de automação de marketing, link building, definição de persona, gerenciamento de redes sociais e muito mais. Está esperando o que para começar a investir no futuro da sua empresa no ambiente online? Aproveite agora mesmo!

Restou alguma dúvida? Deixe um comentário no espaço abaixo ou entre em contato com um de nossos profissionais para entender melhor o que é Adwords, como funcionam as campanhas e como o marketing digital pode ajudar o seu negócio a crescer cada vez mais.

automacao de marketing

Posts relacionados