(11) 3090-7535 / (27) 3262-0877 comercial@villetarget.com

Partindo do princípio que a ideia principal de uma Automação de Marketing é captar contatos (leads), para posteriormente trabalharmos esses leads em nossa base, sabendo que quanto mais segmentado é feito esse trabalho, mais chance de obtermos sucesso.

Ou seja, temos que obter uma forma de qualificar esses leads. Saber qual lead está mais interessado em seu produto/serviço. Aí que entra a Inteligência de leads! Termo criado por nós do ville Target, que é onde contém toda uma estrutura desse lead.

Começando pelo Lead Tracking e Lead Scoring. Você aprenderá sobre essas duas ferramentas tão importantes e essenciais em uma Automação de Marketing. Veja:

O que é Lead Tracking?

O Lead Tracking permite que você rastreie o seu lead em toda jornada de compra. No ville Target você terá uma Timeline(Linha do tempo) de cada lead:

São mostradas as páginas visitadas pelo mesmo dentro de seu site, os emails enviados por você que foram abertos, clicados ou até mesmo os complaints, que são conhecidos como denúncias de spam. Para saber mais sobre Lead Tracking, veja esse post completo.

Veja na imagem abaixo, como funciona essa estrutura de Linha do Tempo do lead:

Vantagens do Lead Tracking

O seu Lead na maioria das vezes, tem várias interações com sua empresa antes de um processo de decisão e acompanhar essa jornada é essencial para melhorar seus negócios.

Com base no que seu lead acessa, você consegue filtrar seu maior interessa e otimizar o atendimento. Em uma ligação por exemplo, você consegue ter uma abordagem muito mais personalizada dessa forma.

Quem não gosta de se sentir especial? O cliente gosta quando uma empresa dá atenção ao que ele procura, e não de uma abordagem genérica.

O que é Lead Scoring?

Seu próprio nome já diz, scoring significa pontuação. Você consegue pontuar o que seu lead faz dentro do sistema e definir as pontuações de acordo com cada ação, por exemplo: Seu lead acessou sua página de planos: 50 pontos para ele. Seu lead abriu um email com um ebook: 30 pontos para ele e assim por diante.

Você também pode atribuir tags ao lead ao longo deste processo como na imagem abaixo:

Vantagens do Lead Scoring

A maior vantagem do Lead Scoring, é você pegar informações que outrora não eram utilizadas, que são as interações do lead com sua marca e qualificá-las de acordo com os critérios de sua estratégia de marketing.

Automação de Leads

Seguindo o fluxo da inteligência de leads, começamos com o tracking, onde rastreamos as ações do lead e passamos para o scoring, onde qualificamos estas ações.

Agora, vamos conhecer a última fase do processo que é a automação de leads, que automatizará processos com base na pontuação alcançada (ou tags recebidas) pelo mesmo.

Chegando em uma determinada pontuação, esse lead pode ser encaminhado à uma equipe de vendas para uma abordagem mais direta, pode ser inserido em uma lista onde contém apenas leads interessados, entre outras ações que podem ser definidas por você.

Como não pensei nisso antes?

Seu lead merece atenção e um atendimento personalizado, e no final concluimos que tudo isso se baseia em um Inbound Marketing puro e bem segmentado.

No ville Target você tem acesso a todas essas funcionalidades e muito mais, até no Plano Gratuito. Não fique de fora. Cadastre sua conta agora!

Roberta Fernandes
Equipe ville Target

automacao de marketing

Posts relacionados