(11) 3090-7535 / (27) 3262-0877 comercial@villetarget.com

Você sabe o que é Newsletter? Essa estratégia do marketing digital é muito importante tanto para empresas tradicionais como para o e-commerce. Afinal, ela traz diversas vantagens para quem trabalha com esse tipo de conteúdo.

Aliar a tecnologia ao marketing e propaganda é uma ótima forma de aumentar os resultados da sua empresa. Isso porque cada vez mais pessoas usam a internet como forma exclusiva de compra de produtos e contratação de serviços.

A maioria das transações atualmente começa com uma pesquisa no Google ou em outros canais digitais. Logo, se você quer aumentar as vendas e fidelizar clientes, o marketing digital é perfeito para você.

A newsletter é uma das melhores ferramentas para conseguir resultados. Por isso, preparamos um artigo completo para você entender exatamente o que é newsletter, quais são os benefícios dessa ferramenta e que tipo de conteúdo ela traz.

Além disso, vamos tratar também as principais diferenças entre newsletter, blog e e-mail marketing. Assim, você pode escolher quais são os melhores canais de acordo com as necessidades da sua empresa.

Então não deixe de ler até o final para se tornar um expert no assunto e começar a obter resultados melhores para as suas campanhas de marketing digital!

Ficou curioso? Então vamos começar a entender melhor o que é esse conceito e a sua importância.

O que é newsletter?

Um nome muito comum da newsletter é boletim informativo. Basicamente, ela funciona como um tipo de “revista” que reúne as principais informações e catálogo da sua empresa.

Assim como as revistas tradicionais, ela possui alguns critérios fixos. São exemplos:

  • Periodicidade, ou seja, de quanto em quanto tempo é publicada;
  • Linha editorial, ou seja, a forma como o conteúdo é tratado e o tipo de informação relevante para publicação;
  • Identidade visual;
  • Público alvo e etc.

O que é newsletter?

Esses critérios ajudam a construir a sua newsletter e fazem com que os clientes consigam reconhecer o seu material.

A newsletter pode ser publicada no formato físico. Porém, o meio eletrônico faz com que o acesso seja muito mais fácil.

Qual é a importância dos leads para a newsletter?

Agora que você já sabe o que é newsletter, chegou a hora de pensar em quem é o público alvo desse tipo de conteúdo. Para isso, você precisa entender o conceito de lead.

Quem trabalha com marketing digital sabe como é importante construir uma base de leads. Afinal, esse conceito engloba os seus potenciais consumidores. Ou seja, ela é composta por pessoas que demonstram interesse no tipo de produto ou serviço que você oferece.

Os leads geralmente chegam até você por meio de landing pages. Também conhecidas como páginas de captura, essas URLs funcionam basicamente como uma forma de conseguir os dados de contato de um visitante.

Com essa informação em mãos, você pode começar a trabalhar o conteúdo segmentado para essa audiência. Com as estratégias certas, você pode persuadir o lead a se tornar um cliente.

A newsletter geralmente é destinada para os seus leads. Afinal, ela pode ser utilizada para apresentar melhor os seus serviços e divulgar promoções. Com o conteúdo periódico, você se mantém no radar dos leads e aumenta as chances de que eles pensem em você quando precisarem fechar uma compra.

Para quem mais eu posso enviar a newsletter?

Além da sua base de leads, a newsletter também pode atingir outros segmentos dos seus clientes. Mesmo após a compra, o envio do conteúdo aumenta as chances de fidelização dos consumidores.

Além disso, a newsletter pode ser um ótimo canal de comunicação com os seus fornecedores. Assim, eles ficam por dentro de tudo o que acontece na sua empresa e vocês podem identificar novas oportunidades de parceria.

O que é newsletter?

Por último, é importante que os próprios colaboradores da sua empresa também recebam a newsletter. Como eles são importantes porta-vozes entre a organização e o mercado lá fora, esse tipo de conteúdo ajuda a alinhar o discurso institucional. Além disso, eles podem ter uma noção mais amplas dos seus produtos para, de repente, indicar para as pessoas que conhecem.

Como eu sei para quem enviar a newsletter?

Uma coisa muito importante sobre o que é newsletter é que você não deve confundir esse conceito com e-mail marketing. Enquanto o e-mail marketing geralmente é enviado de forma geral para toda a sua base de leads, a newsletter deve ser restrita ao público que demonstra interesse em recebê-la.

Isso porque ela se caracteriza por um conteúdo mais denso, que nem sempre é lido com rapidez. Enquanto o e-mail marketing geralmente apresenta uma única imagem, a newsletter funciona como uma revista eletrônica.

Logo, é preciso que as pessoas realmente demonstrem interesse em receber esse tipo de conteúdo.

O ponto de encontro entre essas duas ferramentas do marketing digital é que as landing pages podem ser utilizadas como páginas de captura de público para ambas. Uma boa dica para incluir a opção de newsletter em uma landing page é adicionar um campo com uma dica para assinar a newletter. O texto utilizado pode ser, por exemplo:

“Aceito receber a newsletter e outras informações comerciais.”

Dessa forma, ao clicar nesse campo, o visitante autoriza o envio do boletim informativo para a sua caixa de entrada. Pronto! Você já tem um novo cliente disposto a receber o seu material.

Que tipo de conteúdo eu ofereço na newsletter?

Outra dúvida muito comum de quem quer aprender o que é newsletter está relacionada ao tipo de conteúdo oferecido. Afinal, o que difere a newsletter do e-mail marketing? E ainda mais, o que difere essa ferramenta de um blog institucional?

Como já mencionamos acima, o e-mail marketing costuma ser uma única imagem. Ou seja, é como um banner que traz uma informação única para os leitores. A newsletter funciona como uma revista e reúne diversas informações.

O que é newsletter?

Logo, o seu formato é mais parecido com os blogs. Porém, um erro muito comum é produzir o mesmo tipo de conteúdo para ambos os canais.

A periodicidade do blog e da newsletter costuma variar muito. Isso porque o blog é acessado voluntariamente pelos seus leads. Mesmo que esse lead tenha permitido o envio da newsletter, é preciso tomar cuidado para não lotar a caixa de e-mail, fazendo com que o seu endereço vire spam.

Logo, o tipo de conteúdo tratado no blog costuma ser mais pontual, rápido e de fácil leitura. A newsletter pode trazer um conteúdo mais denso ou até mesmo destacar as principais publicações do seu blog.

Pense na newsletter como uma verdadeira ferramenta jornalística. Produza matérias sobre as últimas novidades da sua empresa, converse com clientes satisfeitos e ofereça um catálogo dos produtos destacados no mês.

Esse tipo de conteúdo é muito importante para produzir a newsletter perfeita e pode trazer inúmeros benefícios para o seu negócio.

E por falar em benefícios…

Por quê eu deveria investir na newsletter?

Agora que você já sabe o que é newsletter, chegou a hora de apresentar os principais motivos pelos quais você deveria investir nessa ferramenta. Principalmente se você está sempre buscando novas oportunidades de se comunicar com os clientes, considerar essa estratégia pode colocar você um passo à frente da sua concorrência.

Confira abaixo quais são os principais benefícios de investir na newsletter:

Conversão de leads

Assim como o e-mail marketing, a newsletter tem o poder de converter leads em clientes. Isso porque ela pode ser utilizada como uma ferramenta de persuasão. Quanto mais informações os seus clientes potenciais tiverem sobre a sua empresa, maiores serão as chances de que eles decidam comprar seus produtos ou serviços.

O que é newsletter?

O planejamento de conteúdo é importante para qualquer estratégia de marketing digital. Quando ele é bem pensado e aplicado, fica muito mais fácil converter os leads em clientes fidelizados.

Fidelização de clientes

Inclusive, a fidelização também é um benefício que precisa ser destacado. Afinal, o cliente que opta por receber o seu conteúdo demonstra interesse em realmente criar um vínculo com a sua empresa.

Para aumentar as chances de fidelização, você pode começar a criar promoções e condições exclusivas para os leitores da sua newsletter. Aqui, vale usar a criatividade para se relacionar com os consumidores.

Baixo custo de produção

Um grande benefício do marketing digital no geral é o baixo custo de produção das peças de comunicação. Enquanto banners, folhetos e cartões de visita costumam ser muito caros, as ferramentas digitais substituem tudo isso e oferecem mais economia para as empresas.

O que é newsletter?

No caso da newsletter, isso não é diferente. Em vez de produzir catálogos impressos e revistas físicas, você pode produzir o material digital por um investimento muito menor. Além do custo, isso ainda garante práticas muito mais sustentáveis na sua organização.

Criar autoridade

É importante citar que saber o que é newsletter também ajuda você a criar autoridade no seu setor de atuação. Isso significa que você demonstra que tem conhecimentos profundos sobre a área em que trabalha.

E, como você já sabe, a autoridade no ambiente online é muito importante para aumentar as suas vendas.

Ao escrever sobre um assunto com propriedade, você transparece autoridade para os seus clientes. Isso faz com que eles se sintam muito mais seguros em fechar negócio com você. Afinal, você é especializado nos produtos ou serviços que vende.

A longo prazo, a newsletter pode inclusive fazer com que a sua base de leads, de seguidores nas redes sociais e de clientes online aumente. Lembre-se de que o marketing digital é um conjunto de estratégias que cria resultados únicos.

Aumentar as vendas

Por último, precisamos citar algo que foi falado ao longo do texto. A newsletter é uma ferramenta poderosa para aumentar as suas vendas.

Pense em quantas vezes você não leu uma revista e quis comprar um produto. O mesmo acontece com os boletins informativos eletrônicos. A diferença é que aqui a comunicação é muito mais direcionada.

Ou seja, você conversa com o público que já demonstrou interesse no que você tem a oferecer. Logo, a persuasão se torna ainda mais fácil!

O que é newsletter?

Porém, é preciso ter em mente que os resultados da newsletter costumam ser mais tímidos que o de outras estratégias. Isso significa que você não necessariamente perceberá mudanças significativas na base de clientes ou no número de vendas logo no começo.

É preciso ter paciência e disponibilidade para acompanhar os resultados. Dessa forma, você aumenta as chances de que a newsletter seja uma ferramenta poderosa para a sua empresa.

A boa notícia é que existem métricas oferecidas pelas próprias ferramentas de envio de e-mails que permitem esse acompanhamento eficiente. Assim, você acompanha de perto os resultados da sua campanha e pode identificar novas oportunidades de melhoria.

Outros benefícios da automação de marketing

Além de saber o que é newsletter, você precisa também conhecer o conceito de automação de marketing. Isso significa utilizar a tecnologia para revolucionar a forma como você trabalha com o marketing na sua empresa. A newsletter é um ótimo exemplo disso.

Porém, existem também diversas outras estratégias de automação de marketing que você pode utilizar para melhorar os seus resultados.

Além de aliar conceitos como os leads e o funil de vendas, a automação de marketing oferece a possibilidade de nutrir esses clientes com informações relevantes que podem convencê-lo a fechar negócio com você.

Por meio da construção de landing pages eficientes, gerenciamento de redes sociais, técnicas de inbound marketing e outras estratégias para gerar tráfego, você constrói a sua presença online e melhora os resultados das suas campanhas digitais.

Para saber tudo sobre essas estratégias, não deixe de conferir os materiais gratuitos do ville Target. Dessa forma, você aprende tudo o que precisa saber sobre marketing digital e pode começar a melhorar os processos da sua empresa.

Além disso, oferecemos também ferramentas para ajudar você a automatizar processos e otimizar o tempo da sua equipe. Então, não deixe de acessar o site hoje mesmo para começar a investir no seu futuro!

Restou alguma dúvida sobre o que é newsletter ou quer deixar uma sugestão de tema para as próximas semanas? Então deixe o seu comentário no espaço abaixo. Não se esqueça também de compartilhar esse artigo em todas as suas páginas nas redes sociais.

Até a próxima!

automacao de marketing

Ebook Redes Sociais

Conheça estratégias e melhore a venda de seus produtos/serviços:

 

Quero baixar este Ebook !