27 3262-0877 / 27 3261-7595 comercial@villetarget.com

Você sabe o que é vendarketing? Como o próprio nome revela, trata-se da junção entre o departamento de vendas e de marketing. No entanto, não é segredo para ninguém que é um grande desafio promover a integração entre todas as áreas de uma empresa.

E quando falamos dos departamentos de vendas e marketing, o desafio se torna maior. Isso porque existe uma certa rixa entre eles. De um lado, os profissionais de marketing entendem que a equipe de vendas “pouca criativa”. Por sua vez, esta considera o departamento de marketing “muito idealista”.

Mas o que passa despercebido é que unir essas duas áreas pode ser o que falta para um planejamento de marketing digital ser um sucesso. Construir um laço e bater as ideias para alavancar as vendas é a missão. Quer entender melhor o que é vendarketing? Vem com a gente!

 

Afinal de contas, o que é vendarketing?

 

De forma simplista, significa a junção de venda com marketing. Mas o vendarketing quer unir as duas competências sob os mesmos parâmetros, metas e estratégias. Entende-se que, assim, fica mais fácil para impulsionar os resultados da empresa. E vamos combinar, um depende do outro para sobreviver, não?

 

 

Então, aproximar o marketing e as vendas para o mesmo propósito pode tornar as ações online muito mais poderosas.

 

Comunicação é importante

 

Alinhar dois departamentos que tem a fama de não se darem bem é uma tarefa difícil, mas não impossível. O maior desafio está, justamente, na comunicação. Enquanto a equipe de marketing tenta captar leads, o departamento comercial entra em contato com esses leads para concretizar a venda.

Então, antes da efetivação da compra, todo diálogo do público-alvo e persona da empresa é feito com o marketing. Por meio da criação de conteúdos de qualidade, o objetivo é levar potenciais clientes até o fundo do funil de vendas e marketing.

 

o que é vendarketing comunicação

 

Somente no ato da compra que entra o time de vendas. Mas como saber qual é o melhor momento para a equipe comercial entrar em ação? Já pensou fazer uma proposta quando o potencial cliente ainda está na fase de consideração do problema? É um grande erro. Por isso, as duas áreas precisam trocar informações constantemente.

 

Padronização de atendimento

 

Durante toda a jornada de compra, o consumidor chega a se comunicar tanto com a equipe de marketing quanto com o time comercial. Nesse sentido, é fundamental que os dois times falem a mesma língua. A mensagem deve chegar coesa aos consumidores.

Em um atendimento que cada um fala uma coisa pode deixar o consumidor confuso – e até frustrado –, comprometendo a experiência dele com a sua empresa.

 

União entre as equipes

 

Os dois departamentos sabem o que cada um faz e o seu papel dentro da sua empresa? Para que se respeitem e trabalhem bem juntos, é preciso valorizar o que o outro faz. Uma troca de experiências é o indicado.

Para que o vendarketing dê certo de fato, é preciso que as duas áreas discutam os pontos que precisam ser melhorados e o benefício que cada um dos departamentos gera para a empresa. Essa troca de informações dá uma visão mais ampla do funcionamento da empresa.

 

Alinhar os objetivos

 

O departamento do vendas trabalha com metas, certo? Sua empresa pensa em vender dez mil em produtos no próximo mês. Em vez de pensar sozinho em como conseguir atingir esse objetivo, que tal botar o marketing para prever indicativos e pensar em ações para converter o maior número de leads possíveis? Aliás, os dois times devem ter os mesmos objetivos.

 

o que é vendarketing objetivos

 

Por meio da estratégia de Inboud Marketing, você consegue entender melhor as necessidades do seu público-alvo. Assim, fica mais fácil criar conteúdos que geram vendas. Afinal de contas, é exatamente isso que você quer, não?

 

Utilize uma ferramenta de automação de marketing

 

Agora que você já sabe o que é vendarketing, vamos dar uma dica para facilitar esse relacionamento: utilizar uma ferramenta de automação de marketing. Isso porque ele automatiza todas as suas tarefas operacionais, fazendo com que você ganhe tempo para pensar em novas estratégias.

Vamos a um exemplo prático. Depois de captar leads, você pode (e deve) segmentar sua base de contatos, conforme as características e micro momentos deles. Assim, basta programar o envio de emails automáticos para cada grupo, de modo que as primeiras mensagens devem evidenciar os benefícios de seus produtos ou serviços, e a última mensagem pode ser uma oferta.

 

o que é vendarketing automação de marketing

 

Com o ville Target, você consegue desenhar de forma prática sua estratégia para cada campanha. De quebra, a ferramenta fornece muitas métricas de email marketing para que os dois times tenham acesso. Dessa forma, o vendarketing consegue muitos mais resultados.

Sucesso nas ações de marketing e nas vendas!

 

automacao de marketing

 
 

Posts relacionados