(11) 3090-7535 / (27) 3262-0877 comercial@villetarget.com

Você sabe o que é podcast? Esse formato de conteúdo é uma das grandes tendências do marketing digital e ganha cada vez mais espaço no mercado. Além de ser fácil de ser consumido, ele é muito atraente para os usuários e clientes das empresas.

Por isso, preparamos esse artigo para que você possa saber tudo sobre o que são os podcasts, quais os formatos, temas, audiências e vantagens de investir nesse formato de conteúdo.

Assim, você pode decidir se o programa vale para o seu negócio e começar a produzir o seu conteúdo para atrair e fidelizar novos clientes.

Primeiro, vamos entender exatamente o que é esse formato de conteúdo.

O que é podcast?

Os podcasts são, basicamente, como os programas de rádio. A voz do narrador, entrevistador e convidados é gravada para formar um programa em formato de áudio.

A diferença é que o podcast pode ser consumido à demanda. Enquanto você não tem controle do que ouve nas rádios, o podcast permite que você escolha o que e quando quer ouvir.

Eles podem ser baixados ou ouvidos via streaming. Tudo depende da sua escolha!

O que é podcast

Para o usuário, as vantagens do podcast incluem:

  • Consumo sob demanda, ou seja, você pode ouvir quando e onde estiver;
  • Possibilidade de fazer o download dos programas, sem consumir dados;
  • Variedade de temas disponíveis;
  • Formato diferenciado de conteúdo e;
  • Entretenimento e aprendizado no mesmo lugar.

É justamente por esses motivos que cada vez mais o mercado do podcast cresce.

Recentemente, o próprio Spotify começou a investir nesse formato de conteúdo. Foram disponibilizados milhares de podcasts com diversas temáticas e durações. O aplicativo permite que o usuário faça o download e ocupa pouco espaço na memória do celular.

Por quê eu deveria investir em um podcast?

Agora que você já sabe o que é podcast, chegou a hora de aprofundarmos os nossos conhecimentos para ver se vale a pena criar o seu próprio programa.

Quando pensamos em marketing digital, logo pensamos em formas de conseguir novos leads, fidelizar clientes e aumentar as vendas com canais digitais. As estratégias deste universo são pensadas para ajudar o seu negócio a crescer cada vez mais.

Os podcasts podem ser grandes aliados neste momento.

Quer saber por quê?

Então confira agora 4 motivos pelos quais você deveria investir em podcasts:

Mostrar autoridade

Gravar um podcast exige conhecimento de mercado. Quando você produz esse tipo de material, você está basicamente dizendo que é especialista em um determinado assunto.

O que é podcast

Isso é imprescindível para estabelecer a sua autoridade no mercado. Afinal, se você tem conhecimentos sobre o setor de atuação, as chances de que os clientes escolham a sua marca são maiores.

Sempre falamos sobre como a criação de um blog ajuda a mostrar autoridade e criar relevância na internet. O mesmo acontece com os podcasts. A única diferença é o conteúdo textual em blogs e auditivo neste último caso.

Logo, se você quer se tornar referência do mercado, a estruturação do seu próprio podcast pode ser o primeiro passo.

Captar novos leads

Quando você aprende o que é podcast, você simultaneamente descobre uma nova oportunidade de atrair novos leads para o seu mercado. Isso porque o podcast é um infoproduto. Ou seja, um produto digital que é oferecido para os usuários.

É possível disponibilizar o podcast da mesma forma que e-Books e webinars. Por meio do cadastro, o cliente recebe o podcast e você tem o contato para alimentar a sua base de leads.

Geralmente, essa captação é feita por landing pages. A facilidade deste método é a praticidade para que os clientes consumam o conteúdo. Além disso, a página reúne todos os podcasts em um único lugar. Dessa forma, fica muito mais fácil para os visitantes encontrarem a edição desejada.

Versatilidade

Da mesma forma, não podemos deixar de citar a possibilidade de temas para o podcast. É possível falar sobre qualquer assunto no qual você seja especialista. E o melhor de tudo é que existe demanda pra a maioria dos temas.

Existem podcasts sobre arte, cultura, entretenimento, futebol, marketing digital, negócios, finanças, política, enfim. Qualquer tema pode ser assunto de um podcast.

Portanto, as chances de que esse formato de conteúdo seja uma boa ideia para a sua empresa são bastante altas!

O que é podcast

Antes de começar a montar o seu programa, basta avaliar o seu público alvo e o setor de atuação da empresa. Assim, você pode listar assuntos de interesse para não ficar sem conteúdo. Porém, vamos falar sobre isso mais para a frente.

Baixo custo de produção

Não são precisos equipamentos muito elaborados para gravar um podcast. Claro, se você quer fazer algo bastante profissional, pode ser uma boa ideia investir em equipamentos mais caros.

Porém, com um ambiente silencioso e alguns microfones para os envolvidos já é possível gravar uma nova edição. Da mesma forma, você pode disponibilizar o conteúdo na internet com investimento praticamente zerado.

O baixo custo faz com que o seu retorno de investimento aumente. Afinal, você não precisa de muito dinheiro para gravar, e pode disponibilizá-lo com facilidade.

Existe ainda a possibilidade de escolher se o podcast será consumido de forma gratuita ou paga. Tudo depende das suas necessidades e da disponibilidade dos seus clientes.

Facilidade de ranquear

Nem todo mundo sabe o que é podcast no mundo corporativo. Portanto, ainda existem poucos profissionais que investem neste formato de conteúdo, apesar da alta demanda dos clientes.

Por esse motivo, as chances de conseguir um bom ranqueamento no Google são muito grandes. A competitividade do mercado é bastante baixa. Com as técnicas certas, você pode alcançar o primeiro resultado e atrair tráfego orgânico para o seu site!

 

Pronto! Agora você já tem uma ideia melhor de o que é podcast e conhece os benefícios de investir nesse formato de conteúdo. O que falta agora é conhecer o passo a passo para começar a desenvolver o seu próprio programa.

Se você quer aumentar as suas vendas, converter leads e mostrar autoridade, talvez seja a hora de começar a gravar um podcast. Mas nem todo mundo sabe como é possível fazer isso.

O que é podcast

Existem alguns passos e critérios que precisam ser cumpridos para garantir que você monte o melhor infoproduto para os seus clientes. Afinal, não basta gravar um podcast qualquer. É preciso garantir a qualidade do programa para que os usuários se interessem pelo conteúdo e sintam o interesse de ouvir.

Veja como começar a estruturar o seu podcast:

Defina o público alvo

Como qualquer campanha de marketing digital, o primeiro passo para começar a desenvolver o podcast é conhecer a sua audiência. Isso porque a definição dessa persona é o que vai dar o rumo de toda a continuidade do programa.

Conhecer a sua audiência permite que você analise a melhor forma de fazer a mensagem chegar até as pessoas certas. Com isso, você define o tipo de linguagem, os canais de disponibilização, a periodicidade e muitos outros fatores.

Por exemplo, se você descobrir que o seu público alvo é de 18 a 25 anos, você deve evitar o tom muito formal. Nesse caso, a conversa descontraída pode ser a melhor opção.

Agora, se o seu público é formado por executivos de 35 a 45 anos, o melhor seria adotar uma linguagem mais técnica e formal.

Quando você tiver a audiência mapeada, será muito mais fácil começar a dar tom ao projeto.

Liste os principais temas de interesse

Em seguida, será preciso começar a listar os principais temas a serem tratados no podcast. Quanto mais profundo for esse brainstorming de ideias, mais fácil será garantir que você não fique sem conteúdo.

Uma boa ideia é listar de 10 a 15 subtemas para que você já tenha os assuntos das primeiras edições mapeados. Esses subtemas são originados do seu setor de atuação e funcionam da mesma forma que um blog.

O que é podcast

Por exemplo, o grande tema do nosso blog é a automação de marketing. Dentro desse grande guarda-chuva, falamos também sobre redes sociais, técnicas de SEO, captação de leads e diversos outros temas de interesse para quem trabalha nessa área.

Logo, vamos supor que você trabalha nessa área e quer produzir um podcast semanal de marketing digital. Algumas sugestões de temas poderiam ser:

  • Como conseguir engajamento nas redes sociais;
  • Dicas para anunciar no Google;
  • Passo a passo para criar um blog;
  • Formas de otimizar imagens e etc.

O que vale é conhecer o público alvo para saber quais são os assuntos de maior interesse. Assim, você começa a usar a criatividade para definir os melhores temas.

Conte com a ajuda de especialistas

Além do seu próprio departamento, pode ser uma boa ideia contar com participações especiais nos podcasts. Convidar pessoas que têm autoridade no assunto demonstra profissionalismo e dá mais confiabilidade para o seu conteúdo.

Vale entrevistar autoridades do setor, professores, técnicos e outros profissionais, dependendo apenas do seu tipo de negócio. Chamar clientes também é um jeito de deixar o conteúdo interessante e, ao mesmo tempo, divulgar os seus próprios serviços.

Como o podcast é um programa auditivo, diferentes vozes também fazem com que o programa fique muito mais interessante. Portanto, tente variar não apenas nos narradores, mas também nas participações especiais.

Invista na divulgação do podcast

Além de aprender melhor o que é podcast e como listar os temas de interesse, é preciso também garantir que a divulgação do produto atraia os visitantes. Existem alguns passos para que você consiga essa divulgação eficiente:

  • Otimização do site para mecanismos de busca, garantindo que o podcast fique entre as primeiras páginas do Google;
  • Investimento em anúncios no Google;
  • Criação de publicações atrativas nas redes sociais;
  • Disponibilização do podcast em plataformas com bastante acesso, como o Spotify ou o iTunes.

Quanto mais você investir na divulgação, mais clientes poderão ser atraídos para o seu podcast. Quando você já tiver um público definido e consolidado, você poderá começar a utilizar os próprios clientes como porta-vozes da sua marca. Ou seja, os próprios ouvintes podem recomendar o conteúdo para seus colegas.

O que é podcast

Lembre-se de que a definição dos melhores canais de divulgação também depende do seu público alvo. É preciso definir onde a sua audiência se encontra para que você possa montar uma estratégia de comunicação eficiente. O tipo de linguagem utilizada também depende da sua persona.

Quando já tiver tudo isso mapeado, abuse da criatividade! Quanto melhores forem suas estratégias de divulgação, mais ouvintes você conseguirá atrair para os seus podcasts.

Não deixe o ouvinte sem conteúdo

A demanda por novos episódios de um podcast costuma ser bastante alta. Logo, será preciso criar uma estratégia de gerenciamento para que você nunca deixe o público sem conteúdo.

O gerenciamento engloba desde a definição das pautas até os fluxos técnicos do processo. Ou seja, você deve montar um calendário para pesquisa, gravação e divulgação do material.

Essa é a melhor forma de continuar alimentando a sua audiência. Afinal, novos conteúdos são uma ótima forma de fidelização do público. O que, já sabemos, é um dos grandes objetivos do marketing digital.

O que é podcast

Agora que você já aprendeu o que é podcast e quais são os principais passos para começar a produzir o seu, chegou a hora de colocar a mão na massa! Acredite: você não vai se arrepender de investir nessa nova tecnologia para ajudar o seu negócio online a crescer cada vez mais.

E, se você quer saber mais sobre marketing digital e estratégias de automação para a sua empresa, não deixe de acessar o site do ville Target. Nossas ferramentas ajudam você a elevar o nível das suas campanhas para não perder tanto tempo com atividades que podem ser automatizadas.

Além disso, você pode também contar com os nossos e-Books e materiais gratuitos para aprender mais sobre landing pages, gerenciamento de redes sociais, ferramentas de marketing digital, como aumentar o engajamento e muito mais! Confira o site hoje mesmo e aproveite.

Restou alguma dúvida sobre o que é podcast e quais são os seus benefícios? Então deixe o seu comentário no espaço abaixo para que possamos ajudá-lo da melhor forma possível. Não se esqueça também de compartilhar este artigo em todas as suas páginas nas redes sociais.

Até a próxima!

automacao de marketing

Ebook Redes Sociais

Conheça estratégias e melhore a venda de seus produtos/serviços:

 

Quero baixar este Ebook !