(11) 3090-7535 / (27) 3262-0877 comercial@villetarget.com

Atualmente, muitas empresas têm se utilizado de ferramentas do marketing digital para alavancar suas vendas. Mas você sabe o que é skyscraper e como utilizá-lo na sua estratégia SEO para conquistar mais clientes?

Skyscraper, ou “arranha céu”, é uma técnica que tem o objetivo de aumentar os resultados positivos do seu negócio. O intuito é que sua empresa se destaque da concorrência, tomando-a como referência, almejando o topo.

No mundo empresarial, damos o nome de benchmarking a técnica onde uma empresa tem a outra como modelo. Porém, no marketing digital, mais especificamente, no SEO, isso é chamado de Skyscraper. A princípio, pode parecer uma cópia, no entanto existem algumas observações sobre essa estratégia.

Primeiramente, descubra qual o conteúdo que tem gerado backlinks no site/blog da sua empresa, que tenha qualidade e valor. Depois deixe-o melhor que o concorrente. Veja quem está nas primeiras posições no ranking e ofereça maiores informações aos leitores do que seu concorrente.

O simples fato de você buscar informações sobre outra empresa já significa que está praticando skyscraper. Quando você visualiza o que outra empresa faz, acessando seu site mesmo que rapidamente, já está fazendo uso da estratégia.

Talvez você e sua empresa já faça uso dessa estratégia há muito tempo em seu site ou blog, mas não tenha se dado conta da importância que ela têm. Mas, antes de tudo, é importante cuidar do seu planejamento para que não fique parecendo uma simples cópia.

Outrossim, ela já vem sendo usada há muito tempo no mercado europeu e norte americano. Ainda não ficou claro o que é skyscraper? Continue lendo o artigo e tire suas dúvidas sobre o tema.

O que é skyscraper?

 

Desde que a internet começou a fazer parte da vida de milhares de pessoas e empresas, o Google passou a ser uma fonte inesgotável de conhecimento. Fato é que no Google, as empresas têm a possibilidade de trabalhar seu negócio em cima dos acertos e erros nos sites seus concorrentes.

Skyscraper

Consequentemente, com o skyscraper, é possível saber o que os sites que tem um bom rankeamento nos mecanismos de busca andam fazendo. A partir daí, as marcas podem se desenvolver, aperfeiçoando o que já estiver sendo executado ou modificando outras questões mais problemáticas.

Mas em resumo, o que é skyscraper? Esse é um conjunto procedimentos que objetiva colocar os sites em posições de destaque nas pesquisas do Google. A partir do que a concorrência faz, é possível desenvolver uma estratégia para aprimorar o que já funciona e corrigir possíveis e futuras questões deficientes.

Em suma:

  • Inicialmente você descobre artigos que são considerados relevantes para os mecanismos de busca do Google;
  • Logo após, faz alterações, aperfeiçoa seu conteúdo e o torna mais atrativo, tanto em relação à estética, quanto em relação ao conteúdo;
  • Você cria uma versão atualizada do texto;
  • Finalmente, você investe nos backlinks que serão direcionados ao seu site.

São chamados de backlinks os links posicionados em locais estratégicos de um texto, que tem o objetivo de levar o leitor até a página de um site ou blog, que tenha relação com o conteúdo do qual ele estará lendo. O objetivo é gerar tráfego e aumentar o conhecimento do leitor.

Agora que você conhece o que é Skyscraper, vamos te mostrar as etapas para começar a usar as estratégias na sua empresa.

Quais as etapas da técnica de skyscraper?

 

Para usar a técnica do skyscraper e ser bem sucedido, é preciso se utilizar das ferramentas corretas. Por isso, entenda porque um link está se destacando mais que outros e porque ocupa um local de destaque em buscas no Google.

Por isso, acompanhar a concorrência e ver o que ela está fazendo pode ajudar a identificar o que é bom e o que não é tão bom para seu negócio. Sobretudo porque as frases mais longas, por exemplo, podem ser necessárias dentro do seu segmento.

Marketing Digital

Alguns especialistas em SEO ressaltam sobre a importância de avaliar criteriosamente os concorrentes antes de executar o skyscraper. Ou seja, descubra quem são eles, sejam os diretos ou indiretos.

Isso te ajudará a ativar o SEO do seu site ou blog, desenvolvendo cada vez mais conteúdos atrativos e relevantes. Enfim, vamos às estratégias utilizadas dentro do skyscraper?

Pesquise e busque por oportunidades

 

Analisar os concorrentes é a primeira parte da estratégia do skyscraper. Uma vez que o foco está na questão da otimização de motores de busca, a concorrência deve ser analisada virtualmente. Ou seja, verifique a Search Engine Results Page (SERP), ou  simplesmente página de buscas, que abarca todos os links que disputam com os seus.

Entretanto, ao fazer essa análise, você encontrar outros tipos de sites, que não tem muita relação com o seu segmento. Mas, é na SERP que você poderá encontrar grandes referências e oportunidades para iniciar sua estratégia com conteúdos próprios, numa relação com os erros e acertos dos seus concorrentes.

Para tal, utilize ferramentas que o levem até a origem dos links destacados na busca. Através deles, você saberá quais foram os mais citados e a quantidade de backlinks externos recebidos pelos site.

Outras informações importantes como a autoridade da página com base em outros do mesmo segmento e a existência de spam, por meio de black hat.

Existem algumas ferramentas que são utilizadas por agências e profissionais experientes em SEO, como:

  • Linkbird
  • Majestic
  • Moz pro
  • Pitchbox

Através dessas ferramentas, é possível obter informações chave sobre seus concorrentes. Saiba até mesmo onde eles conseguem backlinks externos e informações sobre o que vem sendo falado sobre seus conteúdos.

Vamos a segunda estratégia?

Tenha uma lista de parceiros

 

Após descobrir os links mais acessados pelos seus concorrentes SEO e suas principais referências, coloque em prática outra técnica skyscraper.

Agora é hora de buscar diretamente do Google. Faça uma lista de palavras-chave que tenham relação com o seu nicho e pesquise no Google. Por uma questão de organização, crie uma tabela para inserir os links encontrados.

Depois de selecionar os sites, avalie os conteúdos que são destacados na SERP e confira se existe algum na posição zero. Após identificados, verifique as seguintes informações:

  • Quantas palavras há
  • Quantos links externos e internos
  • Importância dos links
  • Como foi trabalhada a palavra-chave

Insira essas informações na sua estratégia comece a produzir conteúdo a partir daí.

Outrossim, sua lista de parceiros deve ser estrategicamente escolhida e direcionada para sites que permitam”guest post” e que possam ser linkados para seus artigos.

Outra forma encontrada é buscar nas redes sociais daqueles que você deseja ter como parceiros em potencial, se não existir um formulário de contato no site.

Crie um bom conteúdo

 

Pronto. Já sabemos o que a concorrência está fazendo, então é hora de criar um bom conteúdo para seu site ou blog. Portanto, desenvolva bons conteúdos e faça melhor que os outros estão fazendo.

Conteúdo

Caso seja seu objetivo estar nas melhores posições na SERP, melhore o conteúdo que já foi feito. Por exemplo, se seus artigos contém 300 palavras e seus concorrentes estão se destacando com 500 palavras, abordando o mesmo tema, não é hora de aumentar a quantidade de palavras? Reescreva-o e supere a meta do seu concorrente.

No entanto, para ter um bom rankeamento do seu conteúdo, não atente-se apenas a quantidade de palavras. Descubra as outras estratégias utilizadas por eles. Enriqueça seu material com links que levem o seu seguidor a conteúdos interessantes. Uma alternativa é utilizar a ferramenta SEO Yoast, do wordpress, muito utilizada por profissionais de marketing.

Promocione seu conteúdo

 

Você sabia que é possível promover seu conteúdo através de ferramentas pagas e conteúdos patrocinados nas redes sociais? Utilize essas alternativas para chegar no seu objetivo de conquistar mais clientes.

A princípio, faça uma análise sobre sua empresa e o perfil da sua audiência. Posteriormente, divulgue os conteúdos nas redes sociais, como Instagram, Facebook e LinkedIn. Acompanhe as métricas e aplique seu dinheiro nas ferramentas certas, para alcançar seus resultados.

Conheça abaixo algumas estratégias mais comuns para conseguir converter leads em clientes:

  • Anúncios

Inserir seus conteúdos em anúncios é uma estratégia que pode funcionar para capturar mais leads. Outrossim, utilize chamadas para ação (Call to Action) que estimule seu seguidor a comprar.

  • Redes sociais

Redes Sociais

As redes sociais são plataformas onde qualquer artigo pode ganhar destaque. Seja ele informativo ou apenas direcionado a quem quer comprar, o Facebook é um dos locais mais indicados.

Outrossim, uma rede social que vem ganhando destaque é o Pinterest. Ela segue conquistando as pessoas e virou a queridinha dos que se ligam em tendências, principalmente por conta do apelo visual.

  • Conteúdo Patrocinado

Patrocinar seus conteúdos é uma das formas de promover seus artigos. Alguns portais de revistas disponibilizam um espaço para esse conteúdo, enquanto outros artigos são produzidos pela própria equipe. Portanto, entre em contato e veja se o orçamento entra no seu bolso.

Chegue ao seu público certo

 

Uma coisa importante a ser destacada é que o método skyscraper deve ser planejado e organizado para chegar nos mais variados públicos.

Quando um conteúdo é feito, ele pode atingir três tipos de público diferentes. O primeiro é aquele que desconhece sobre os assuntos mencionados. O segundo público já é um pouco diferente, pois são os que sabem exatamente o que querem, mas precisam de informações sobre determinado produto para que fechem a compra e o último são os que já vão intencionados em comprar.

SEO

Por isso, tenha objetivos que se relacionem com a sua estratégia e planeje seu SEO. Como dito durante o artigo, observe o que seu concorrente tem feito e se o público que ele atraiu é o que você quer. Caso não seja, não utilize a estratégia skyscraper.

Se mantenha atualizado

 

Você pode perceber nas dicas que demos anteriormente que, para trabalhar o skyscraper, é preciso apresentar estratégias com conteúdos mais atraentes que os que a concorrência apresenta. Ou seja, essa é uma busca constante das empresas, buscar sempre o seu melhor, sempre de olho no que o concorrente de nicho está fazendo.

Como as tecnologia está em constante transformação, procure se atualizar em relação ao que sai de novo e garanta boas posições. Tenha certeza que da mesma forma que você está de olho na concorrência, ela também observa o que sua empresa está fazendo.

Como monitorar a estratégia de Skyscraper?

 

Quais ferramentas você utiliza para monitorar os seus conteúdos e resultados gerados? Se beneficie das ferramentas como Analytics e Search Console para verificar como está sua estratégia skyscraper. Além disso, fique atento aos resultados depois que as publicações são encerradas. Como há a possibilidade de seu site perder posição na SERP, talvez seja necessário seu blog passar por uma revisão.

Assim como você está praticando o skyscraper, a sua concorrência também está fazendo o mesmo. Ademais, use a ferramenta do Google Trends para descobrir palavras chaves que estão em alta.

Novas palavras chave surgem durante todo o ano, então considere isso ao monitorar sua concorrência enquanto faz o skyscraper.

Quer engajar a audiência com a técnica Skyscraper?

Uma das formas de gerar mais leads e convertê-los em clientes fiéis é através do método skyscraper. Um bom conteúdo pode atrair e gerar vendas futuras.

Se você seguir todas os passos mencionados anteriormente, as chances de engajar seu conteúdo, atrair seu público de verdade e conquistar mais pessoas é grande. Invista também nos CTAs que tenham relação com seu conteúdo.

Ofereça algo que seja original, que tenha links externos e internos e aprenda a driblar as artimanhas do Google, que estão cada vez mais inteligentes. Reforce sua autoridade diante da concorrência e dos seus parceiros, subindo um nível acima no seu arranha-céu.

Parece muito para você? Então busque profissionais e ferramentas que possam te ajudar nesse objetivo. Outrossim, se você deseja atrair novos seguidores e transformá-los em clientes em potencial, através da plataforma de automação da Ville Target você pode criar estratégias de marketing de forma eficaz.

Uma delas é a criação de landing pages, onde sua empresa poderá capturar dados de clientes em potencial, enviar e-mails para inscritos e criar listas. Portanto, cadastre-se na plataforma e potencialize mais seu negócio.

automacao de marketing

Ebook Redes Sociais

Conheça estratégias e melhore a venda de seus produtos/serviços:

 

Quero baixar este Ebook !