(11) 3090-7535 / (27) 3262-0877 comercial@villetarget.com

Entenda o  que é Streaming e como utilizar esta tecnologia que tem impactado positivamente empresas de todo o mundo!

O primeiro Streaming de áudio e vídeo noticiado na história, foi um jogo entre Indiana e Seattle Mariners no dia 9 de abril de 1997, uma transmissão de baixa qualidade claro! Mas, desde então houve uma grande evolução no que se diz respeito a qualidade e finalidade para a tecnologia.  

Segundo um estudo realizado pela empresa Cisco a tecnologia Streaming deve crescer 15 vezes até 2021, o que mostra claramente o tamanho do poder que esta tecnologia tem.

Com o desenvolvimento a todo vapor, e potencial nas alturas muitas empresas estão buscando saber o que é Streaming e como podem utilizá-la em sua estratégia de marketing digital, por isso fique por dentro de todo este assunto neste artigo recheado de informações.

O que é Streaming.jpg (2)

Confira!

O que é Streaming?

Provavelmente você se recorda que nos primórdios da internet para se ter acesso a vídeos e áudios precisamos baixar estes arquivos diretamente para o computador, com a “rápida” velocidade da nossa internet discada.

Esse processo poderia demorar horas, e em alguns casos até dias para que aquele arquivo estivesse em seu computador. Por anos essa foi a única maneira de conseguir ter acesso a áudios e videos disponibilizados na internet, até que a tecnologia avançou e nos presenteou com a banda larga.

Com a banda larga foi possível utilizar com maior frequência uma tecnologia que apesar de já existir por algum tempo, era pouco utilizada, devido a internet de baixíssima qualidade que o mercado possuía, sabe qual era essa tecnologia?

O Streaming.

O que é Streaming.jpg (5)

Mas, o que é Streaming afinal? Trata-se de uma transmissão de áudio, imagem e vídeo através de uma rede de computadores. Isso quer dizer que você disponibiliza os vídeos em uma rede, para que outras pessoas o assistam sem a necessidade de realizar o download.

Com o Streaming o computador recebe os dados enquanto os envia, ou seja, você consegue assistir os vídeos antes mesmo dos dados terem sido carregados por completos, já que isso vai acontecendo conforme a execução.

Os dados baixados para o seu computador são armazenados apenas temporariamente, após a execução eles são deletados. A tradução da palavras Streaming, poderia ser entendida como fluxo de mídia, foi esse tipo de tecnologia que abriu as portas para empresas gigantes como o Youtube.

O maior site de compartilhamento de vídeos do mundo, dá a chance de que os usuários possam consumir conteúdos em vídeo a qualquer hora, em qualquer lugar e em qualquer dispositivo, seja ele seu computador, tablet, celular e até mesmo sua tv.

Aqui na ville Target por exemplo, nós utilizamos muito o Youtube, e sabemos o quanto ele é eficaz tanto para o compartilhamento do nosso conhecimento com a nossa audiência, como a facilidade em interagir de forma mais próxima de nossos inscritos e clientes.

O que é Streaming.jpg

A empresa que nos últimos anos tem feito a cabeça das pessoas com o seu serviço de Streaming é Netflix que revolucionou a indústria de filmes e séries, mudando por completo o comportamento e forma de consumo destes conteúdos.

Com base no Streaming, chegou ao mercado uma espécie de filho da tecnologia e que tem crescido de forma exponencial: O live Streaming.

O que é Live Streaming?

Enquanto o Streaming trabalha com o download instantâneo dos dados de vídeos e áudios para que você escute/assista o arquivo, sem a necessidade de baixá-lo em sua máquina, o live Streaming utiliza da mesma tecnologia para a transmissão de vídeos ao vivo.

É basicamente isso, uma transmissão ao vivo, através da internet ou uma rede de computadores específicos. Essas transmissões podem ser realizadas tanto para vídeos como para áudios.  

Na transmissão ao vivo, a live Streaming todo o arquivo gravado é transmitido em tempo real para vários dispositivos que estejam conectados a internet, isso quer dizer que a qualidade da internet tanto da transmissão quanto de quem assiste, impacta bastante na qualidade do vídeo.

Isso quer dizer, que no caso do live Streaming, caso a conexão seja interrompida não será possível retomar do trecho em que parou, isso só será possível, caso o conteúdo seja disponibilizado ao fim da transmissão.

No mercado atual existem uma série de sites que disponibilizam este serviço de forma totalmente gratuita, como é o caso de redes socais como Facebook, Instagram e Youtube. E existem também as opções mais profissionais que são pagas, empresas que permitem personalização, interatividade e muito mais.

Mas, como o Streaming pode ser utilizado em um negócio?

Assim como várias outras tecnologias recentes, o Streaming é uma das grande oportunidades para aumentar as vendas do seu negócio, e o melhor de tudo é que pode ser aplicada para os mais diversos segmentos.

O que é Streaming.jpg (4)

Você pode utilizar tanto o Streaming tradicional, como o live Streaming, normalmente a segunda opção é uma ótima forma de realizar webinars e disponibilização de conteúdos em que você queira uma maior interação com sua audiência.

Mas, independente se você irá utilizar o Streaming ou live Streaming, ambos dão às empresas a chande de:

  • Educar sua audiência – Sua empresa pode utilizar o Streaming como forma principal de inbound marketing, através da criação de conteúdos ricos que possam educar sua audiência de acordo com o tema definido, através de aulas e webinars.  
  • Em computadores e dispositivos móveis – As empresas que atuam através do Streaming, tem a facilidade de quem a audiência pode consumir o conteúdo em qualquer lugar do mundo, em diferentes dispositivos, incluindo os móveis.
  • Organização interna – O Streaming também pode ser utilizado na educação de todos os seus funcionários, já que pode realizar vídeos que serão disponibilizados através de Streaming para o treinamento dos funcionários. No caso do live Streaming, você também pode aplicar reciclagem com os funcionários para garantir que andam de acordo com o mercado.
  • Entrar na concorrência de mercado – Esse é um dos principais pontos de destaque para o Streaming, não importa se você tem uma grande empresa, ou se tem uma micro empresa, esta tecnologia permite que você leve o nome da sua empresa para os 4 cantos do mundo. Isso por que, você não precisa de muito para realizar esse tipo de ação, caso não queira investir em um sistema Streaming, o live Streaming pode ser realizado de forma gratuita por qualquer pessoa, com a possibilidade de longo alcance.

E, em que o Streaming impactará em meus resultados?

Você entendeu o que é Streaming e live Streaming, e descobriu como essas ferramentas podem ser utilizadas em uma empresa, agora você sabe o quanto a utilização destas ferramentas podem influenciar na evolução dos seus negócios?

Além da economia gigantesca, levando em consideração que você pode “anunciar” sua empresa de forma totalmente gratuita, utilizando poucos equipamentos em sua sala, sem a necessidade da contratação de uma emissora, como acontecia no passado é realmente incrível.

Mas, além disso existem outras vantagens, como por exemplo:

  • Dispensa a necessidade na contratação de uma equipe de filmagens profissional, ou funcionário terceirizado para realização do trabalho, principalmente no caso de cobertura de eventos em que seria necessário custear a viagem completa;
  • A facilidade de produzir conteúdos com diferentes profissionais de sua empresa, sem a necessidade de que estejam todos em um único lugar. Ou seja, se você está no Rio e o funcionário que apresentara o webinar com você esteja no Rio por exemplo, o live Streaming pode ser realizado sem problema algum.
  • Através destas tecnologias você pode alcançar uma audiência antes impossível, o fato de que qualquer pessoa com um celular ou computador pode acessar seu conteúdo fazem toda a diferença;
  • A possibilidade de mensurar  os números alcançados com esses conteúdos é fascinante, além do fato de poder integrar os vídeos com suas redes sociais, além da possibilidade de monetizar a cobertura.

E como realizar o Streaming em minha empresa?

Agora que você viu o quanto o Streaming pode ser uma jogada certeira em sua estratégia, é hora de entender como você pode inseri-lo em sua estratégia. Você já viu que não é  necessário um grande investimento para realizá-lo, em alguns casos caso você já tenha o material, o investimento será zero.

O que é Streaming.jpg (3)

Antes de mais nada, veja o que você irá precisar para iniciar sua estratégia com o Streaming:

Imagem e Som

É claro, que o ideal é que a câmera seja de alta qualidade, de preferência o modelo profissional. Mas, caso isso não seja possível inicialmente não há problema, a câmera do seu celular pode ser o pontapé inicial.

Caso, queira investir na aquisição de uma câmera para não utilizar o seu celular, mas não dispõe da verba para  uma profissional, opte por um modelo HD ou Full HD, a imagem e o áudio é bem importante para passar a credibilidade e profissionalismo.

O que é Streaming.jpg (6)

Dica: O áudio da câmera sem um microfone auxiliar costuma ecoar, ficar longe ou com baixa qualidade, experimente utilizar um microfone de lapela para otimizar a qualidade. O tripé é outro acessório que impede tremores e garante a fixação da imagem.  

Iluminação

Algumas pessoas que não possuem o equipamento adequado de iluminação, como o soft-box, costumam improvisar realizando a gravação em um local iluminado, durante o dia em um ambiente que receba a luz natural do sol, entre várias outras soluções.

Não importa se sua empresa tem a possibilidade de iniciar com o material adequado ou com a improvisação, o importante é começar e se atentar a esses detalhes, afinal eles definirão o seu nível de profissionalismo nos vídeos.

Edição e Transmissão

Você vai precisar de um computador tanto para realizar a edição e conversão dos vídeos para o formato ideal para Streaming. Apenas após esse processo é que o material poderá ser disponibilizado para sua audiência.

Como realizar o Streaming?

Antes de mais nada é preciso realizar a gravação com o material inicial acima, lembre-se que durante este processo o profissionalismo deve falar mais alto. Siga um script, tenha segurança em suas palavras e demonstra total conhecimento no assunto abordado.

Se necessário repita quantas vezes for necessária a gravação, diferente da Live Streaming o Streaming tem a vantagem de poder corrigir os errinhos durante a gravação.

Com o conteúdo finalizado, você deve iniciar a edição para  realização dos cortes, adição de efeitos caso queira, legendas entre outras informações. Na sequência é preciso utilizar um software de codificação como o Adobe Flash Media Live Encoder, para que converta o arquivo para Codec, Bitrate, o formato ideal para Streaming.

Com o material pronto para uso, este é o momento de transmiti-lo através da internet para o seu servidor ou o servidor em nuvem escolhido. O servidor por sua vez irá codificar o arquivo enviado através de um player personalizado.

Isto faz com que o seu conteúdo possa ser visualizado no formato adequado em qualquer computador ou dispositivo móvel. É importante que após a conclusão do processo, você divulgue sua rede de Streaming, nesse ponto as redes sociais e seu site, são ótimas ferramentas.

E o Live Streaming?

No caso do live Streaming, você pode iniciar pela forma básica que é o que todos fazem inicialmente, através das redes sociais e do próprio Youtube, com o auxílio dos materiais informados acima. É simples e rápido, e o melhor totalmente gratuito.

O que é Streaming.jpg (7)

Estamos disponibilizando um material exclusivo totalmente gratuito para que você entenda como pode utilizar o Streaming nas redes sociais, e realizar o marketing como um todo nestes canais que fundamentais para a atração de novos leads.

Gostou de descobrir o que é Streaming e como utilizá-lo? Imaginava que poderia ser tão positivo para sua empresa? Comece a aplicar esta tecnologia e traga sua empresa para o século XXI.

Banner Marketing nas redes sociais

Ebook Redes Sociais

Conheça estratégias e melhore a venda de seus produtos/serviços:

 

Quero baixar este Ebook !