(11) 3090-7535 / (27) 3262-0877 comercial@villetarget.com

Existem dezenas de estratégias utilizadas para se conseguir mais acessos em um blog ou site específico. Estas estratégias variam do SEO até a promoção de conteúdo nas redes sociais. Mas, falando em estratégias para conquistar e ampliar seu público, você sabe o que é um guest post? Se não sabe e nunca ouviu falar nisso, não se preocupe porque este é o tema do nosso artigo de hoje!

O que é um guest post?

Conseguir novos visitantes no seu site ou blog não é uma das tarefas mais simples. Portanto existem dezenas de técnicas criadas para facilitar o processo de aquisição de novos visitantes. Dentre este amplo rol de técnicas existe o link building, e, associado ao mesmo existe o guest post.

Se você sabe um pouquinho de inglês já deve ter traduzido o termo aí na sua mente e associado ele à “artigo de um convidado” ou algo assim. E, de certa forma é exatamente isso que é um guest post, um artigo publicado em um blog mas que foi feito pelo dono de outro blog. Parece estranho? Pode confiar que esta é uma das melhores técnicas de aquisição de público que existe.

o que é um guest post blogger

Mas vamos definir melhor as características de um guest post. Suponha que você seja um blogueiro ou tenha um site com uma seção para artigos. Além disso você também tem um amigo que é blogueiro e os ramos são interligados de alguma maneira.

Enquanto seu objetivo é vender smartphones e falar sobre as características do mesmo, seu amigo escreve reviews sobre estes smartphones e também faz alguns artigos sobre temas técnicos. Neste contexto, você pode conversar com ele para fazer algum guest post no blog dele.

Neste artigo você pode falar sobre um tema que é relevante para tanto os leitores do seu blog quanto do blog do seu amigo. Você pode, se quiser, falar sobre os seus produtos ou linkar artigos do seu blog ao longo do texto. E é importante lembrar que você deverá assinar o artigo, pode ser no começo ou final, converse com o dono do blog sobre o local que ele gostaria que a assinatura ficasse.

As vantagens de fazer guest posts

Escrever postagens para outros sites e blogs tem diversas vantagens. Vamos voltar ao nosso exemplo anterior, quando o dono da loja de smartphones escreve um guest post no blog do seu amigo que é blogueiro e trabalha mais na parte técnica ele entra em contato com um público interessado em tecnologia.

Nós sabemos que quem gosta de tecnologia em geral quer sempre ter o produto mais avançado do mercado. Ou seja, é um público que tem uma certa tendência em comprar novos produtos. E tem mais: é um público que é conhecido por influenciar amigos e familiares na escolha dos novos dispositivos. Afinal de contas todo mundo quer uma ajudinha na hora de comprar o novo dispositivo. Tudo para garantir que terão uma boa experiência com o novo smartphone.

o que é um guest post caderno

Mas, para você o que interessa é o seguinte: se você conseguir contato com este grupo e atrair os mesmos para o seu blog, você certamente aumentará suas vendas. Afinal de contas várias pessoas virão comprar na sua loja graças às recomendações destas pessoas. E é claro, estes novos leitores também virão comprar na sua loja.

E o seu amigo também se beneficia com a estratégia. Primeiramente ele terá um artigo no site dele totalmente gratuito. Afinal de contas você será o responsável pela produção do conteúdo. Em segundo lugar, os leitores certamente ficarão felizes com a maneira diferente que você trata o tema. Não que o objetivo seja mudar o assunto do blog, mas você e seu amigo certamente escrevem de maneira distinta.

Por fim, você também pode permitir que ele faça um guest post no seu blog, para que seus leitores conheçam o trabalho dele. Assim acaba sendo uma troca bem produtiva.

Vantagens adicionais

Além de atrair novos clientes e novos públicos existem algumas outras vantagens que podemos citar para empresas que trabalham com guest posts. Uma delas é o aumento da influência ou o estabelecimento da marca como uma autoridade.

E isso é essencial para empresas que querem liderar. A autoridade em um assunto consegue influenciar as pessoas com muito mais facilidade. Por isso fica muito mais fácil tanto adquirir novos leads quanto conseguir novos clientes.

o que é um guest post blog

E não é só isso, escrevendo artigos para blogs parceiros você consegue trabalhar em uma estratégia de SEO muito importante: o linkbuilding. Se você não conhece esta estratégia, ela consiste em adicionar links para o seu site ou blog em sites/blogs externos.

O motivo pelo qual esta estratégia é tão importante é que os motores de busca utilizam este tipo de informação para ranquear as páginas. Assim, se existem vários sites recomendando o seu site (através de links) então ele deve ser bom.

Mas tome cuidado: não adianta linkar todos os seus artigos ao longo do texto. Técnicas exageradas podem mostrar ao Google (ou outro motor de busca) que você está tentando enganar o mesmo. E isso pode acabar prejudicando vocês. Além disso, os próprios leitores estranharão o fato de existirem vários links que direcionam para o seu site.

Busque um balanço interessante: talvez um ou dois links para o seu site, vários links internos (que enviam para o site que você estará publicando o material) e alguns links externos para sites que não são seu ou do seu novo parceiro.

Como fazer guest posts em blogs parceiros

Saber o que é um guest post é uma parte do caminho, é importante saber como conseguir parceiros para que vocês possam trabalhar com esta estratégia. Vamos ver um passo-a-passo para que você consiga publicar artigos em blogs parceiros.

o que é um guest post café

1º. Faça uma boa pesquisa

O primeiro passo é fazer uma ampla pesquisa. Busque no mercado por blogs e sites que estão no mesmo setor que você atua. No nosso exemplo nós falamos de um vendedor de smartphones e um reviwer. Você precisa entender seu setor e as ramificações do seu negócio para buscar as pessoas e blogs de interesse.

Coloque algumas restrições iniciais básicas na busca. Por exemplo, além da necessidade de ser um blog que é relacionado ao seu produto ou serviço, você precisa ter atenção à área geográfica. Por exemplo: o público deste blogger é primariamente de qual cidade/estado? Você consegue atender e entrar facilmente em contato com este público?

No entanto não se restrinja muito. E, se tiver dúvidas sobre determinado blog, entre em contato com o dono antes de apagar o blog da sua lista. Por exemplo, suponha que você ache um ótimo site para um guest post mas tem dúvidas se o público do mesmo é de uma área que você consegue atender. Entre em contato com o dono e pergunte sobre isso. Aliás, veremos ao longo deste artigo que é essencial perguntar outras coisas para o administrador do blog.

2º. Entre em contato com o dono do blog

Após fazer a busca e colocar todos os blogs de interesse em uma planilha, é importante entrar em contato com os donos ou administradores dos blogs e sites escolhidos. Envie um email explicando sua proposta.

o que é um guest post digitar

Se sua proposta for a troca de guest posts, você pode enviar dados estatísticos de acesso, mostrando que seu blog recebe milhares de visitantes todo mês. Isso pode ajudar a convencer o dono do blog que você quer buscar uma parceria.

O foco deste contato inicial é oferecer a proposta. Você pode também oferecer um tema, palavra-chave e até mesmo uma espécie de resumo de como seria o artigo que você publicaria. Isso ajuda o administrador do blog a entender o que você está buscando.

3º. Entenda melhor o público

O próximo passo é entender melhor o público do blog que você quer postar o artigo. Supondo que a conversa inicial foi positiva e você conseguiu um bom novo parceiro, então você precisará pedir por alguns dados mais específicos sobre o público.

Sua pesquisa inicial já mostrou que o público alvo do blog do seu novo parceiro está relacionado com o seu. Mas isso não é o suficiente para saber especificamente quem compõe a maior parte dos leitores do blog.

o que é um guest post google

Por exemplo, se você vende livros e achou um blog que fala sobre o tema. Pergunte ao dono do blog se ele recebe mais visitas de professores ou de estudantes. Qual a idade média dos leitores do blog? Qual o perfil do público que mais interage com o blog através de comentários e postagens?

Saber estas informações pode ajudar muito na hora de escrever o artigo. Isso porque assim você consegue direcionar ainda mais seu conteúdo para as pessoas que leem o blog. Tornando o seu artigo um texto totalmente integrado ao blog.

4º. Escreva o artigo

Agora você já tem tudo: um tema, um objetivo, a aprovação do administrador do blog e informações adicionais sobre os leitores. Basta escrever o artigo, mas sempre tome alguns cuidados com relação à escrita dos artigos.

Por exemplo, você deve evitar que o mesmo se pareça uma peça publicitária. Para isso é importante que você tome cuidado ao citar seus produtos. Note que citar os mesmos como exemplo, e até mesmo colocar alguns links que direcionam o público para o seu blog ou site é aceitável.

Mas, supondo que você venda um suplemento alimentar, escrever um artigo em um blog fitness que fala exclusivamente sobre este suplemento em específico não é o mesmo que escrever um guest post.

O ideal seria, por exemplo, falar sobre a importância de suplementos alimentícios, quem deve tomar os mesmos, e outros assuntos que você julgar interessante. Ao longo do texto é perfeitamente normal falar para os leitores sobre os seus produtos. Mas eles são meros exemplos e não o tema principal do artigo

Por fim é importante falar da importância de deixar os artigos quase prontos para que o administrador do blog parceiro tenha facilidade para postar os mesmos. Pergunte para ele coisas como o número de imagens que ele normalmente utiliza nas postagens. E, além disso converse sobre o formato das imagens, tamanho, qualidade, entre outros aspectos. Tente entregar tudo já pronto, para que o trabalho do seu parceiro seja minimizado.

o que é um guest post lapis

Dicas finais

Agora você deve ter entendido o que é um guest post e está pronto para começar a escrever o seu. Mas aqui vão algumas dicas finais para garantir que você se dê bem utilizando esta estratégia.

Se adapte ao blog

Você e o escritor padrão do blog vão escrever de maneira distinta. E já estabelecemos que isso é bom, pois os leitores do blog podem gostar de um texto com uma linguagem um pouco distinta. Mas essa mudança deve ser pequena. Não adianta ir em um blog jurídico e publicar com uma linguagem totalmente despojada e informal.

Leia alguns artigos antigos do blog e tente fazer semelhante, sem perder seu estilo, mas sem ignorar totalmente a maneira que o blog do seu parceiro é trabalhado.

O foco é no conteúdo

Já falamos mas isto é muito importante: o foco do seu guest post deve ser o conteúdo e não os seus produtos, serviços e a sua empresa. Trabalhe para entregar um conteúdo de qualidade e os leads chegarão naturalmente na sua página.

Por outro lado, é bom comentar que você precisa colocar um link para sua página ao longo do texto. É o que se espera de guest posts e isso irá ajudar você muito. São raros os casos em que guest posts não têm nenhum link para a página do parceiro, mas é bom garantir que você não cometa este erro.

Publique guest posts no seu próprio blog/site

Se um parceiro cedeu espaço para você no blog dele, porque você também não ajuda o mesmo cedendo espaço do seu próprio blog? Assim você não precisa se preocupar tanto com a escrita de um artigo ao longo da semana. E, além disso, você reforça a parceria criada entre vocês.

E não se esqueça, você pode utilizar o ville Target para captar os leads no seu blog, tanto dos seus artigos quanto nos artigos publicados pelos seu parceiro. Uma vez captados, basta seguir com a nutrição dos leads através de um bom sistema de segmentação. Além disso, basta trabalhar constantemente que eles se tornarão clientes da sua empresa e, quem sabe, também da empresa parceira.

Por hoje é só, esperamos que você tenha gostado e aprendido mais sobre o que é um guest post. Boa sorte e bons negócios.

automacao de marketing

Ebook Redes Sociais

Conheça estratégias e melhore a venda de seus produtos/serviços:

 

Quero baixar este Ebook !