27 3262-0877 / 27 3261-7595 comercial@villetarget.com

O marketing digital dispõe de inúmeras estratégias para captar leads e, na sequência, fazê-lo sair de seu site com uma venda. Da mesma forma, há táticas específicas para que ele volte mais vezes. No entanto, você já pode aproveitar a oportunidade de uma visita para dar um “up” nas suas vendas.

O termo em inglês no último parágrafo não foi por acaso. Neste texto, vamos trazer algumas sugestões de práticas bem interessantes para impulsionar suas vendas. Mas não é um estímulo ao consumo puro e simples. Tratam-se de práticas que sugerem a aquisição de mais um produto ou serviço que vai trazer mais benefícios ao seu cliente.

Continue acompanhando este texto para entender o que é upsell e ver quais os benefícios desse conceito para o seu negócio.

Afinal de contas, o que é upsell?

Chamado de upsell ou upselling, o conceito é simplesmente o que já foi descrito. Quando o cliente adquire um produto, o vendedor ou o site de compras sugere um benefício adicional.

Para entender melhor, vamos a um bom exemplo. No McDonalds, o caixa costuma oferecer batata frita tamanho grande por apenas 1 real adicional para os clientes que compram o combo com batata média.

O que é Upsell x O que é Cross selling

O upselling pode ser confundido com o cross selling, mas eles não são a mesma coisa. No cross selling, é oferecido um segundo produto na compra do primeiro, com um desconto ou valor diferenciado, devido à compra casada. É como se você ganhasse desconto no preço de uma bermuda, se comprar uma camiseta junto.

Faça uma oferta qualificada de upsell

Todo mundo gosta de promoção e, quanto maior o benefício, melhor. Contudo, ela não pode ser feita de qualquer forma nem para qualquer cliente. Fazer ofertas a torto e a direito só faz você perder tempo.

Isso sem mencionar que chega a ser um incômodo para o comprador. Lembre-se da importância de proporcionar uma ótima experiência de compra, respeitando cada uma das fases do funil de vendas e marketing.

o que é upsell oferta qualificada

Por isso, você deve utilizar todas as ferramentas que estiverem à sua disposição para qualificar o cliente. Saiba quais são as expectativas dele e como o produto pode ajudá-lo. Com base nisso, pense quais as opções mais recomendáveis que podem ser utilizadas para oferecer a ele essa solução.

Segmente seu público-alvo

Diante da necessidade de conhecer melhor o seu público-alvo e persona, não basta criar questionários e recorrer aos métodos clássicos de estreitar o relacionamento. Há outras formas que podem complementar esforço com essas estratégias e oferecer resultados melhores.

o que é upsell segmentação do público

O primeiro passo é segmentar sua base de leads por meio de alguns critérios, como recorrência de compras, tíquete médio gasto e por aí vai. E você pode fazer essa etapa com o ville Target.

De quebra, a plataforma permite que você faça uma tag para cada lead. Assim, você acompanha toda a navegação do usuário dentro do seu site. Por consequência, fica mais fácil saber qual produto pode ser adquirido por determinado tipo de cliente. Informação valiosa para fazer upsell e cross selling.

Os bons e velhos recursos de marketing

No e-commerce, fazer um Call to Action eficiente pode fazer toda a diferença na sua estratégia de upsell. Quando direcionar o cliente para a ação da compra, você pode oferecer “aproveite agora o desconto” ou informar “compre agora”, “são as últimas unidades”. Isso cria um senso de urgência que pode fazer o cliente gastar mais.

Algumas dicas importantes na hora de mostrar o preço também podem ajudar. É o caso dos preços quebrados. Eles passam a impressão de que o valor é mais acessível, fazendo com que o cliente se permita comprar sem arrependimentos. Na sugestão do upsell, mostre o valor da diferença entre o preço original e o preço na promoção. O cliente precisa enxergar todas as vantagens que está tendo.

Produtos relacionados

Tanto para o upsell quanto para o cross selling, ajuda bastante se o cliente enxergar em seu site produtos que tenham alguma relação ao que ele está interessado. Essas recomendações precisam ser exibidas com base nos hábitos de consumo dele para que sejam relevantes.

o que é upsell produtos relacionados

Para oferecer os produtos relacionados ao que ele está prestes a comprar, utilize o espaço logo abaixo a descrição do produto.

Você pode pensar da seguinte forma. O cliente acaba ganhando em tempo, além dos benefícios do produtos e dos descontos, ao adquirir em uma única compra tudo que ele precisa. No entanto, é importante ter em mente que uma oferta inapropriada pode ser prejudicial.

Agora que você sabe o que é upsell e cross selling, mãos à obra e boas vendas!

automacao de marketing

Posts relacionados