(11) 3090-7535 / (27) 3262-0877 comercial@villetarget.com

Se você ainda não sabe o que é webinar, acredite: você pode estar perdendo uma das melhores formas de conquistar o seu público. A versatilidade dessa estratégia faz com que ela ganhe cada vez mais relevância no marketing digital, principalmente no mercado de afiliados.

Então, se você quer saber o que é esse tal de webinar que muitas pessoas falam sobre para verificar a possibilidade de incluí-lo nas suas estratégias de comunicação, então esse é o artigo certo para você.

Ao longo do texto, você aprenderá o que é essa ferramenta, quais são os seus benefícios e até mesmo quais as melhores formas de divulgar o webinar para o seu público alvo. Portanto, não vamos mais perder tempo!

O que é webinar?

A expressão webinar é uma versão resumida de “web based seminar”, ou seja, seminário na internet em tradução livre. Ou seja, basicamente, ele funciona como uma videoconferência que tem fins comerciais e/ou educacionais para empresas.

A comunicação geralmente é de via única – ou seja, não é possível conversar com o público. Você apresenta uma palestra sobre o tema e, então, após a finalização, pode abrir um canal para debate.

 

O que é webinar

 

As vantagens do webinar incluem:

  • Redução de gastos, já que não é necessário alugar auditórios e espaços físicos para a realização da apresentação;
  • Maior público, já que o deslocamento não é necessário e os interessados podem assistir de casa/da empresa;
  • Captação de leads e muito mais!

Ultimamente, o webinar tem sido utilizado como uma forma de criar relevância por parte das empresas. Afinal, se você tem propriedade para falar sobre um determinado assunto, os seus clientes sabem que você é referência no setor de atuação. Consequentemente, fica mais fácil atrair novos consumidores.

Da mesma forma, é possível também utilizar o webinar para divulgar novos serviços ou comunicar mudanças importantes na forma de atuação da sua empresa.

Como funciona um Webinar

O webinar pode ser realizado de duas formas: ao vivo ou com um vídeo pré-gravado. Escolher o formato ideal depende apenas das suas necessidades.

O webinar ao vivo geralmente é a melhor opção porque ele trabalha com o gatilho mental de urgência na cabeça dos clientes. Ou seja, eles sabem que precisam ficar online no determinado horário para conseguir a interação.

Caso você decida abrir o espaço para comentários, a realização ao vivo também oferece essa facilidade. Afinal, fica mais fácil tirar dúvidas dos participantes envolvidos.

Agora, a vantagem da gravação prévia evita qualquer tipo de falha técnica que pode acontecer durante a transmissão. É possível editar o vídeo, reformular frases e garantir a perfeição do webinar. O que, geralmente, é uma das principais desvantagens das transmissões ao vivo.

O que é webinar

Ao escolher o modelo, você precisará criar uma landing page para o webinar. É aqui que entra a captação de leads. Geralmente, as empresas pedem que o cliente inclua seu endereço de e-mail para ter acesso ao conteúdo. Pronto! Você tem um novo lead para a sua empresa!

Por quê eu deveria fazer um webinar?

Agora que você já sabe o que é webinar, vamos falar um pouquinho sobre as vantagens de investir nesse modelo.

Uma pesquisa realizada pelo Content Marketing Institute mostrou dois terços dos comerciantes B2B (entre empresas) usavam webinars na sua estratégia e que, entre eles, 66% viram efetividade na ferramenta.

Da mesma forma, uma pesquisa realizada pela Cisco afirma que até 2020 mais de 80% de todo o conteúdo produzido na internet será por meio de vídeos. Só essas pesquisas já mostram como os webinars podem ser eficientes para diversos resultados na sua empresa.

Dentre os principais benefícios da estratégia, destacamos:

Engajamento

O vídeo por si só já é responsável por engajamento. Afinal, quando um cliente vê uma foto no seu Instagram, ele tem a opção de simplesmente rolar a linha do tempo para baixo. Agora, no caso de um vídeo, a tendência é que o visitante pare para prestar atenção ao conteúdo.

Logo, o engajamento pode ser um dos maiores benefícios quando o assunto é o que é webinar. Afinal, ele permite a interação em tempo real com os seus clientes e demanda a atenção de uma forma que o conteúdo estático nem sempre faz.

Autoridade

Como já mencionamos acima, o webinar dá a possibilidade de você se tornar referência no seu setor de atuação.

Quando falamos em ambiente online e marketing digital, essa relevância é essencial. Afinal, construir a autoridade em plataformas online transparece segurança e confiabilidade para os clientes. Logo, as chances de que as suas vendas aumentem são bastante grandes.

 

O que é webinar

 

Ao assistir um webinar, os seus clientes entram em contato com especialistas da sua área. Assim, eles sabem que os seus colaboradores têm domínio sobre o mercado. Consequentemente, seus clientes começam a pensar em você como alguém que produz produtos e serviços de qualidade.

Tráfego

Além de captar leads para a sua empresa, o webinar também é responsável por gerar tráfego em seu blog, site ou até mesmo páginas nas redes sociais. Isso porque, ao indicar esses canais no vídeo, você incita os clientes a navegarem pelas suas páginas na internet.

É por isso que, além de saber o que é webinar, você deve também dominar técnicas de comunicação e divulgação de serviços. Afinal, o seu palestrante deve ser capaz de conduzir os passos do cliente mesmo após a finalização do webinar.

Vendas

Por último, não podemos negar que o webinar é uma ferramenta poderosa para aumentar as vendas. Isso porque ele dá a oportunidade de apresentar os seus produtos ou serviços de uma forma visual. Só esse aspecto já tem um apelo muito mais positivo que o conteúdo estático.

Além disso, o webinar pode ser utilizado para guiar os seus leads pelo funil de vendas. Quanto mais elaborado for o seu conteúdo, mais preparado ele se sentirá para realmente finalizar uma compra.

Como fazer um webinar?

Agora que você já sabe o que é um webinar e quais são as vantagens de investir nessa estratégia, chegou a hora de falar sobre a parte técnica da produção de conteúdo.

Mesmo que você já esteja decidido por investir nessa ferramenta, é preciso aprender a produzir o vídeo com muita qualidade. Assim, você cria um ótimo produto para os seus clientes e pode alavancar os resultados.

O que é webinar

Então, não deixe de conferir o passo a passo abaixo para aprender a criar o seu próprio webinar!

Escolha a plataforma

Existem diversas plataformas nas quais você pode realizar o seu webinar. Geralmente, as mais utilizadas são:

  • Google Hangouts;
  • Facebook;
  • YouTube;
  • WebinarJam;
  • Twitch;
  • WeBex;
  • GoToWebinar e;

Embora a maioria dessas opções seja gratuita, existem ainda algumas ferramentas que contam com planos pagos. Por isso, é preciso avaliar a necessidade da sua empresa e o orçamento disponível.

Defina o tema

Não basta saber o que é um webinar para que a estratégia seja bem-sucedida. É preciso também escolher com cuidado o tema para chamar a atenção dos clientes e garantir que o palestrante tenha autoridade no assunto.

Nesse caso, a escolha do conteúdo se parece bastante com a gestão de um blog. Você pode buscar palavras-chave de maior interesse para avaliar a demanda de conteúdo do seu público alvo.

Escolha a data

Independente de se o webinar será realizado ao vivo ou gravado previamente, é preciso escolher a data de transmissão com cuidado. Por exemplo, marcar a data em fins de semana costuma diminuir consideravelmente o público.

Por isso, é importante conhecer a sua audiência para identificar os picos de consumo de conteúdo. Assim como existem bons horários para publicações nas redes sociais, o mesmo acontece com uma transmissão.

Crie a landing page

Agora, o próximo passo será criar a landing page na qual o seu webinar será disponibilizado. Como esse tipo de página é utilizada para conversão, ela deve ser bastante objetiva. Isso significa que ela deve ser livre de distrações.

 

O que é webinar

 

Com o ville Target, por exemplo, você cria landing pages com um simples botão de arrastar. É possível escolher as melhores CTAs (Call to Action), utilizar templates já prontos e garantir uma página de captura perfeita para disponibilizar o webinar.

Divulgação

O último passo para garantir o sucesso do seu webinar é investindo na divulgação. Aqui, vale usar a criatividade: você pode divulgar com links patrocinados, nas redes sociais, por meio de guest posts, enfim.

O e-mail marketing também pode ser uma ferramenta ponderosa na hora de divulgar. É por isso que a captar leads é tão importante. É imprescindível que você tenha uma base de e-mails para que o evento possa ser divulgado para o maior público possível.

Faça um roteiro

Para garantir que você não vai ter nenhum problema durante a execução do webinar ou a gravação prévia, a criação de um roteiro é uma etapa que não pode ser pulada. Afinal, quem sabe bem o que é webinar entende a importância de ter um roteiro a ser seguido.

Afinal, mesmo que você tenha autoridade sobre o assunto, é comum esquecer algum dado importante no momento. Logo, o roteiro pode ajudá-lo a garantir que nenhuma informação vai ficar de fora,

Utilize recursos visuais

A criação do cenário do seu webinar é quase tão importante quanto o conteúdo falado. Isso porque os recursos visuais fazem toda a diferença na hora de captar a atenção dos visitantes.

O que é webinar

Tente criar uma cena limpa, sem muitos elementos que tirem a atenção do palestrante. Porém, na hora de exibir dados e explicar conceitos mais técnicos, vale abusar dos recursos visuais para facilitar o entendimento.

Apresente o webinar

Agora, chegou a hora de apresentar o conteúdo propriamente dito. Embora não exista uma regra sobre o tempo do webinar, o ideal é que ele se mantenha entre 30 e 60 minutos para não cansar os visitantes.

Ao entender melhor o que é webinar, você coloca em mente que a transmissão deve ser objetiva e concisa. Caso você enrole muito para falar sobre o conteúdo, os espectadores podem desistir de acompanhar até o final.

Seja sempre claro e didático, sem se esquecer de manter o tom de conversa com o público. Mesmo que você não necessariamente veja os comentários, tente falar como quem tem uma audiência em carne viva na frente de um auditório.

No fim, lembre-se de abrir a possibilidade para perguntas no caso da transmissão ao vivo.

Acompanhe os resultados

Por último, é hora de analisar os resultados do seu webinar. Quantas pessoas acompanharam à transmissão? Sua landing page foi compartilhada em alguma rede social? As pessoas estão falando de forma positiva sobre o seu conteúdo?

Com a ajuda de plataformas como o Google Analytics e a própria ferramenta que você escolheu para transmitir o webinar, é possível encontrar todas essas métricas. Com os dados em mãos, você pode avaliar o sucesso da estratégia e se preparar para a possibilidade de novas transmissões.

Disponibilize o webinar

Por mais que o formato em si de o que é webinar se resuma na transmissão em um horário marcado, pode ser uma boa ideia disponibilizar o conteúdo para quem perdeu o dia. Assim, você o deixa disponível para quem tem interesse nos seus produtos e serviços e pode deixar a estratégia “viva”.

Ou seja, mesmo após a transmissão ao vivo, o webinar pode continuar gerando resultados para a sua empresa.

Para isso, você pode disponibilizá-lo no seu site ou até mesmo em um canal no YouTube. Quanto mais pessoas assistirem ao material, maiores serão as chances de que todos os seus materiais futuros sejam bem-sucedidos.

Além do webinar, lembre-se de que o universo do marketing digital oferece inúmeras possibilidades para quem quer aumentar as vendas e conseguir novos resultados. Com os materiais gratuitos do ville Target, você pode se tornar um especialista no assunto!

Confira e-Books de graça sobre:

  • Gerenciamento de redes sociais;
  • Construção de landing pages;
  • Ferramentas de automação de marketing;
  • Inbound marketing e muito mais!

Tudo isso além de contar com uma ferramenta de automação de marketing com planos que cabem no seu bolso. Por isso, acesse o site hoje mesmo para conferir tudo o que podemos fazer por você.

Restou alguma dúvida sobre o tema? Então deixe o seu comentário no espaço abaixo. Não esqueça de compartilhar o artigo nas redes sociais. Até a próxima!

automacao de marketing

Ebook Redes Sociais

Conheça estratégias e melhore a venda de seus produtos/serviços:

 

Quero baixar este Ebook !