27 3262-0877 / 27 3261-7595 comercial@villetarget.com

Não cair na caixa de spam dos seus destinatários é o sonho de qualquer empresa, ainda mais aquelas que já perceberam os benefícios do email marketing. Só que a realidade não é tão simples assim.

Uma pesquisa da ReturnPath, multinacional de soluções de dados, traz uma triste constatação: cerca de 10% a 20% dos emails marketing nem chegam à caixa de entrada dos seus destinatários. Isso prejudica muito o seu trabalho na hora de medir o alcance e avaliar as campanhas que você desenvolve.

Infelizmente, seu trabalho não termina depois de desenvolver uma campanha e enviar o conteúdo aos seus leads. Isso porque, quando os emails começam a cair na caixa de spam, todo trabalho de captação de leads e de criação de email marketing cai por terra. Sem os macetes certos, boa parte do investimento em marketing digital não terá retorno.

O email marketing é uma das ferramentas que mais oferecem opções de métricas para avaliar o desempenho das ações. Mas se suas peças não chegam até os destinatários, você estará perdendo tempo e dinheiro. Acompanhe as dicas abaixo para driblar os filtros AntiSpam e, assim, fazer sua campanha não cair na caixa de spam:

O que é considerado spam?

Em primeiro lugar, é preciso entender o porquê de um email ser considerado spam. Sigla em inglês para “envio e postagem de publicidade em massa”, spam significa, basicamente, o envio de publicidade sem o consentimento do usuário. Um verdadeiro bombardeio de anúncios.

Mas o email marketing não é isso – ou não deveria ser. Essa estratégia direciona mensagens apenas para aqueles que quiseram receber determinado conteúdo. No entanto, infelizmente, muitas pessoas ainda acreditam que quanto mais contatos, melhor serão os resultados. Nisso, acabam caindo no erro de comprar listas de emails.

Pelo menos, os principais provedores de email já estão calejados e adotaram diversas medidas para barrar esse tipo de mensagem.

Esteja autorizado a enviar mensagens

Para sua campanha não cair na caixa de spam, a regra número um é ter a permissão dos destinatários para enviar seus emails. Caso contrário, enviar mensagens sem consentimento dos usuários faz com que seus emails tenham baixa taxa de abertura. De imediato, os provedores passam a classificar seu domínio como de spam.

Portanto, construa sua própria base de contatos. Um caminho para que potenciais clientes se cadastrem para receber suas peças de email marketing está na criação de landing pages. De forma intuitiva e rápida, você consegue criar uma com a ferramenta ville Target.

Permita também o descadastramento

Atenção: não é porque o usuário se cadastrou na sua base de contatos que ele deva ficar refém de suas campanhas de email marketing para o resto da vida. Ele também tem o direito de mudar de ideia e querer não mais receber seu conteúdo.

Por isso, dê essa opção a ele, incluindo ao final de seu email um link para descadastramento.

Limpe sua lista de contatos

Se a taxa de entrega estiver muito baixa, é hora de higienizar sua lista de contatos. Mesmo o usuário autorizando o envio de mensagens, sua lista pode conter emails antigos, errados e mesmo inexistentes, já que algumas pessoas cadastram contas falsas.

Com uma taxa baixa de entrega e abertura, a tendência é que seu domínio seja considerado spam entre os provedores de email. Para evitar que suas mensagens possam ser classificadas assim, remova esses contatos da sua lista. Isso inclui aqueles que nunca interagiram com as suas campanhas.

Preste atenção ao conteúdo para não cair na caixa de spam

Você sabia que imagens são consideradas espaço vazio pelos filtros? Nesse sentido, procure equilibrar o uso de imagens e textos para não cair na caixa de spam. Quanto ao título do email, evite escrevê-lo em caixa alta e seja breve. O ideal é chamar a atenção com até 50 caracteres.

Quem usa o ville Target para segmentar a base de contatos e disparar campanhas para quem realmente quer recebê-las, tem à disposição vários elementos prontos para facilitar a construção de suas páginas de captura. Isso poupa tempo e sobra mais tempo para você elaborar suas campanhas de email e automações.

Isso sem falar que a ferramenta de automação de marketing se preocupa em entregar todos os emails aos seus clientes. Cadastre-se gratuitamente e tire suas próprias conclusões!

GIF animado email marketing

Posts relacionados