(11) 3090-7535 / (27) 3262-0877 comercial@villetarget.com

Se sua empresa não possui um plano de marketing digital, talvez seja a hora de você rever os seus conceitos. Estruture agora mesmo o seu plano de marketing digital.

Antes de criar qualquer estratégia para divulgação de um produto ou serviço online, é importante que você conheça as estratégias que podem ser utilizadas pela sua empresa. O plano de marketing digital possibilita entender quais serão os próximos passos e calcular os resultados dos investimentos realizados.

Além disso, as empresas que desejam se atualizar e se manter no mercado tem por obrigação criar estratégias para crescer cada vez mais.

Você pode desenvolver um planejamento de ações voltado para a marca ou para algum produto da sua empresa. Seja qual for o seu objetivo, o plano de marketing digital te guiará nessas ações.

Essa etapa inicial da elaboração é visto por muitos como algo chato. Isso porque muitas empresas que não possuem um setor de marketing e preferem contratar agências digitais para resolver essas questões.

Obviamente, se sua empresa não tem nenhum profissional especializado, é importante que você não deixe isso ser um empecilho para criar o seu plano de marketing digital.

Portanto, para te ajudar a fazer um plano de marketing digital eficaz, listamos algumas dicas importantes que poderão te orientar nesse momento inicial. Mas inicialmente, vamos entender o que é um plano de marketing digital e qual a sua importância.

Plano de marketing: o que é?

Marketing Digital

Todo plano deve ser entendido como um planejamento com ações orquestradas para chegar a um objetivo final. O seu plano de ação pode ser voltado tanto para a sua empresa, quanto para o lançamento de algum produto ou serviço.

O plano de marketing digital é uma ferramenta de gestão eficaz, que permite que as empresas se mantenham no mercado. Elas podem “competir” com as outras do mesmo segmento.

É importante que sua empresa conheça o seu mercado de atuação e que tome decisões com base no público. O plano de marketing digital é uma ponte para chegar nos objetivos principais da empresa e aumentar a participação dela no mercado.

Em suma, você encontrará no plano de marketing digital os objetivos, concorrentes, persona, público alvo, ações e as principais ferramentas que serão utilizadas durante as campanhas.

Portanto, considere incluir no seu plano:

  • Objetivos e metas realistas e com prazos determinados (curto, médio e longo)
  • Detalhe as estratégias
  • Defina um panorama, onde você quer chegar
  • Qual o seu orçamento? Verifique isso desde o início
  • Faça relatórios e análises de desempenho
  • Identifique as vantagens e sua posição diante da concorrência

Agora que você já sabe o que é um plano de marketing, vamos entender qual a sua importância?

Qual a sua importância?

Planejamento é o ponto principal para o sucesso de qualquer empreendimento. Por isso que as empresas que investem em marketing digital tem uma vantagem competitiva em relação às outras.

Existem muitas ações que podem ser tomadas. Por isso, veja qual a que se encaixa mais na sua empresa para que o tiro não saia pela culatra.

Outro benefício do planejamento de marketing digital é pode apresentar da melhor forma o seu produto ou serviço. Em seguida, poderá avaliar os resultados dessas ações, repetindo-as caso dê certo ou alterando caso o resultado não seja o esperado.

Quais as melhores estratégias para construir um plano de marketing digital?

O que não pode faltar em seu plano de marketing digital

Se você tem uma empresa e deseja implementar um plano de marketing digital, leia as técnicas que daremos a seguir. Acompanhe as estratégias e conheça mais cada uma delas.

Construa um planejamento

A primeira etapa para você realizar um bom plano de marketing digital é realizar um planejamento. Através dele, você poderá definir os seus objetivos e suas metas por meio da execução do plano.

Desde o início do artigo estamos enfatizando a importância de fazer um planejamento, pois essa é uma das etapas mais importantes, quiçá a mais.

Por isso, que tal iniciar seu planejamento colocando no papel tudo o que você quer? Defina os seus objetivos, junte uma equipe especializada que foque no resultado final.

A ausência de um planejamento pode fazer seus esforços de marketing caírem por terra, uma vez que você não saberá como iniciar e poderá fazê-lo de qualquer forma.

Portanto, anote essa dica: priorize a realização de um planejamento, para facilitar suas ações futuras.

Qual o seu segmento?

Após realizar o planejamento e antes de começar de fato a fazer o seu plano de marketing, defina qual é o seu segmento. Conheça os fatores internos e externos que podem influenciar o seu negócio, bem como seus pontos positivos e negativos.

A partir daí, você poderá iniciar o seu plano de marketing. Por isso, analise se as suas expectativas são reais, de acordo com o tamanho da sua empresa e a sua cultura. Por fim, faça uma análise dos seus concorrentes, fornecedores e clientes, ou seja, os seus stakeholders como um todo.

E por falar em clientes, falaremos sobre sua importância agora.

Quem é o seu público?

plano de marketing digital

Você sabe quem é o seu público? Todas as empresas que desejam ter sucesso no seu segmento precisam identificar seu público alvo. Essa é também é uma informação requisitada para quem quer desenvolver um plano de marketing digital.

A definição do seu público te ajudará no momento de produzir conteúdo. Ele será construído com base nos seus gostos e necessidades, ou seja, atente-se aqueles que vão consumir seus serviços e produtos.

Uma das melhores maneiras de descobrir quem é o seu público alvo é criando uma persona para sua empresa. A persona é uma perfil semi fictício, ou seja, uma representação de quem pode ser o seu público. Mas essa é apenas uma das primeiras etapas para começar seu plano de marketing.

Conheça a sua concorrência

Uma das coisas mais importantes a fazer ao construir um plano de marketing é saber o que tem feito a sua concorrência. Se atualize sobre o que as empresas do mesmo segmento que o seu estão fazendo, quais os pontos negativos e positivos delas e compare com o seu.

Seja realista nesse ponto, mas seja positivo e analise o que você pode fazer de diferente para conquistar mais clientes. Defina o seu valor, consolide sua marca e construa sua imagem diante do seu público.

Por fim, sempre observe os passos do seu concorrente para tentar ser o mais inovador possível. Busque sempre a sua melhora, por isso, acompanhe de perto o mercado.

Defina as suas ações principais

Esse é o ponto em que você define as suas estratégias. Através dessas definições que poderá enfim iniciar as execução dos seus planos.

Como já dito neste artigo, é importante que você tenha metas realistas e cresça aos poucos, atingindo seus objetivos pouco a pouco. Ter isso em mente de ajudará a entender como vai o seu processo, o que deve continuar ou não, quais investimentos você deve manter.

Seja criativo. Invista no Inbound Marketing e nas várias opções de marketing existentes no mercado. Aproveite os benefícios possibilitados pelas novas ferramentas do marketing digital para empresas que desejam crescer no mercado.

Tenha um cronograma de execução

Planejamento

O cronograma de ações é super importante para que você consiga acompanhar as suas ações de marketing. 

Portanto, monitore todos os seus processos, veja os resultados alcançados e avalie se sua estratégia tem sido bem sucedida. O que não estiver de acordo com os seus objetivos, busque corrigir e se aperfeiçoar.

Ademais, o cronograma funciona como uma espécie de controle do que foi feito e do que será realizado. Assim, você poderá segui-lo e entender a dinâmica das suas ações de marketing

Acompanhe o seu cliente

A comunicação com o seu cliente não se encerra quando você finaliza uma compra, muito pelo contrário. É preciso que você monitore seu cliente e verifique se o produto que ele recebeu é realmente o que ele precisava. 

Dessa forma, você conseguirá fidelizar esse cliente, fazendo também com que ele te indique e aumente posteriormente o faturamento e seus lucros.

Entenda primeiramente sobre a sua persona e como ela reage quando entra em contato com as suas estratégias. A partir daí você tirará uma lição de como lidar com o seu cliente em potencial.

Essas foram as principais técnicas para criar o seu plano de marketing digital e potencializar as suas vendas. Se for preciso, conte com um profissional de marketing para tirar suas dúvidas sobre a implementação, ou acesse os materiais gratuitos no blog da Ville Target.

Reveja a questão financeira do seu plano de marketing digital

Plano

Quais sãos recursos disponíveis que você tem? Leve em consideração esse dado, uma vez que você precisará dele saber a quantidade de recursos intelectuais e materiais para finalizar o seu plano de marketing.

Antes de tudo, descreva tudo para saber quanto de dinheiro será necessário para que você e sua equipe consigam realizar todas as tarefas que estão no planejamento.

Ter noção dessas informações te ajudará também no momento de montar o seu orçamento. Ou seja, os aspectos financeiros do seu plano de marketing digital.

Essa é uma das etapas principais, que irá definir o rumo das suas ações principais. Tenha bem delimitado o que você pode gastar e em qual momento, seja de forma semestral ou anual.

Além disso, faça uma análise dos indicadores e invista nas ações que tem dado certo. O que não vem dando o resultado esperado, pare de investir tempo, esforços e dinheiro.

Separe um valor para investir em outbound marketing também, pois ele também é uma estratégia de marketing muito válida ainda.

Crie uma estratégia para reter seus clientes

Se comunicar com o seu cliente é primordial para o sucesso do seu negócio e principalmente para o sucesso do seu plano. Qual será sua forma de abordagem? Em que etapa do funil ele está? Tenha essas informações em mãos para saber qual tipo de conteúdo produzir e como se comunicar com esse cliente.

No entanto, não adianta apenas atrair o seu cliente e não saber retê-lo. Se você for fraco nesse sentido, é hora de começar a mudar de tática.

Através do plano de marketing você conseguirá entender melhor os seus pontos fortes e fracos. Poderá mudar a sua estratégia e melhorar a comunicação com seu cliente.

Por isso, elabore um plano de marketing com ações para manter seu cliente próximo de você, mesmo que ele já tenha finalizado a compra. Mas como?

Trabalhe seu conteúdo, invista num e-mail marketing e tenha uma boa comunicação. Mas atente-se na forma de abordagem e não seja agressivo.

Como investir num plano de marketing digital?

Agora que você já sabe alguns passos importantes para criar um plano de marketing digital, é hora de colocar em prática. Com todas essas informações, você poderá alcançar os seus objetivos de forma mais eficaz.

Mas é muito importante que todos os setores da sua empresa conversem entre si, para que os investimentos sejam aprovados e o seu plano de marketing funcione como o combinado.

Parece fácil, mas a elaboração de um bom plano de marketing requer tempo e esforço, e seguir cada etapa é fundamental para que os benefícios surjam posteriormente. Ele é considerado a parte chave de um negócio que deseja ter sucesso no mundo digital.

Por isso é interessante que sua empresa desenvolva um olhar voltado para os canais de marketing digital. Mantenha-se informado sobre como elaborar estratégias para sua empresa, divulgação online, etc.

Se quiser saber mais informações sobre marketing digital e como implementar estratégias nas suas campanhas, acesse os conteúdos gratuitos no blog da Ville Target. Ademais, descubra através dos materiais disponibilizados como agregar mais valor às suas estratégias.

O plano de marketing poderá te ajudar também a ter um relatório de acompanhamento dos seus resultados. Caso precise potencializar suas ações de marketing, contrate uma plataforma de automação como a Ville Target para te ajudar.

Através dela você conseguirá agendar posts nas redes sociais, visualizar o desempenho das suas ações tendo acesso a métricas que poderão te ajudar a seguir na sua estratégia de marketing.

Por fim, leia nosso ebook sobre marketing digital e comece agora mesmo a implementar as estratégias na sua empresa. Siga nossas dicas e alavanque o seu negócio.

automacao de marketing

Ebook Redes Sociais

Conheça estratégias e melhore a venda de seus produtos/serviços:

 

Quero baixar este Ebook !