(11) 3090-7535 / (27) 3262-0877 comercial@villetarget.com

Provavelmente você já ouviu falar em iscas digitais, ou quem sabe já até já foi “fisgado” por alguma, mas você sabe o que são iscas digitais de fato? Sabe como criá-las, armazenar e distribuir? Neste artigo vamos te ajudar a entender e desenvolver iscas digitais incríveis!

Vir até esse artigo mostra por si só sobre o seu desejo de atrair tráfego para o seu site, afinal sabemos que esses visitantes podem vir a ser futuros clientes. Mas a grande questão é como fazer com que esses visitantes sejam realmente qualificados, ou seja tenha algum potencial para ao menos entrarem em um fluxo de nutrição.

Afinal, o que é mais importante ter um grande tráfego que não converte, ou ter um tráfego que converte um alto número de visitantes? Eu particularmente fico com a segunda opção sem dúvida alguma.

Se você também prefere a segunda opção, deve buscar realizar táticas que te ajudem a alcançar esse objetivo, e uma das mais utilizadas inclusive por nós e são as iscas digitais, que são uma das formas mais assertivas de conseguir novos leads qualificados para sua estratégia.

o que são iscas digitais.jpg

Isso provavelmente você já sabe, mas a grande pergunta que te trouxe até aqui é:

O que são iscas digitais?

As iscas digitais não são nenhuma novidade para ninguém, elas estão no mundo digital a mais anos, nas mais diversas vias de anúncios. Trata-se de uma troca, eu  como empresa te dou algo em troca de informações pertinentes para minha empresa.

Normalmente, você desenvolve um material rico que pode ser os mais diversos produtos (e-book, planilhas, check list, Templates, e muito mais). O mais comum é buscar é solicitar informações como nome e e-mail para que este lead entre no fluxo de nutrição.

É claro que nenhuma isca digital é igual a outra, é preciso conciliar a isca digital ideal com a sua persona, para que evite erros que tem sido cada vez mais comuns entre as empresas que optam por realizar esta estratégia.

Até mesmo profissionais experientes, normalmente cometem esses erros que podem acabar com toda a sua estratégia de marketing.

o que são iscas digitais.jpg

Agora que você aprendeu o que são iscas digitais, precisa entender quais são os tipos de iscas e como utilizá-las de forma coerente e satisfatória, confira!

Tipos de Iscas Digitais

Separamos aqui as iscas digitais mais comuns e mais utilizadas atualmente, mas existem muitas outras que podem se encaixar perfeitamente em sua estratégia:

1. E-book

Essa é uma isca digital bem comum nas estratégia de marketing, os e-books são uma ótima forma de captar novos leads para sua empresa e, é um formato que vem funcionando ao longo dos anos.

O e-book é uma isca digital que pode ser aplicada para praticamente todos os segmentos. O objetivo central deste material é se aprofundar em um determinado assunto, de forma a ensinar ou esclarecer dúvidas de sua audiência através de um material exclusivo.

o que são iscas digitais.jpg

É comum que em alguns posts do seu blog você tenha uma interação maior, com compartilhamento e muitos comentários com dúvidas sobre o assunto, normalmente esses são os melhores para você investir na produção de um e-book.

Isso por que, nem sempre conseguimos expressar tudo que é necessário em um único blog post, existem assuntos em que temos muito o que falar. Por isso, é importante fazer uma análise de quais assuntos estão mais em alta em seu blog, para poder definir o tema do seu e-book.

Definido o tema de sua isca digital, é o  momento de planejar toda a estrutura, definir os capítulos, e desenvolver separadamente, para que na sequência possa ser feita a diagramação adequada ao formato desejado, assim como a construção do design da capa.

O design  do e-book merece muita atenção, afinal o material precisa ser atraente, profissional e que conecte com o conteúdo. Dessa forma você mostra toda a expertise e domínio no segmento, o que impacta demais no momento da conversão.

2. Webinars

Algumas pessoas acreditam que os webinars podem ser feitos apenas em vídeo e ao vivo. Apesar do ao vivo apresentar a vantagem da interação com sua audiência em tempo real, você também pode gravar um material em vídeo ou em áudio para disponibilizá-lo como isca digital.

o que são iscas digitais.jpg

Esse é um material bastante interessante de ser trabalhado, já que não exige grandes investimentos, tudo o que você precisa é de um microfone, um computador e no caso dos webinars em vídeo uma câmera.

É importante contar com esse material separadamente, não utilize o microfone e câmera do computador, a qualidade normalmente sai baixa, e esse tipo de material precisa contar com a mesma qualidade dos demais.

Quanto maior a qualidade do som e imagem, mais profissionalismo e seriedade você passa sobre sua empresa.

3. Templates

Trata-se de uma isca digital bem simples de ser desenvolvida mas, extremamente eficaz. Isso porque a isca digital visa facilitar o trabalho de sua audiência.

Você disponibiliza um modelo pronto que poderá ser utilizado por qualquer um, facilitando suas atividades. Você pode fazer um template de calendário editorial, propostas comerciais, planilhas dinâmicas, apresentações, ou o que mais for útil para o seu público.

Os templates tem uma alta taxa de conversão devido ao apelo prático em que utiliza, afinal de contas você está dando de forma totalmente gratuita uma facilidade para o dia a dia dos seus leads.

É interessante que junto com o template você forneça  uma introdução, uma espécie de passo a passo, e orientação sobre como utilizar de forma proveitosa, e algumas dicas. Isso complementa e reforça ainda mais o valor do material.

4. Infográficos

Esse é um tipo de isca digital que apela para o visual, a mescla de imagens com conteúdo, faz com que sua audiência tenha acesso a informações de forma dinâmica e super envolvente.

o que são iscas digitais.jpg

Os infográficos estão cada vez mais presentes nas estratégias de marketing, e apesar de até um tempo atrás exigir um alto nível técnico para sua produção,hoje existem algumas plataformas que ajudam a desenvolver esse material de maneira quase automática.

Algumas empresas costumam disponibilizar o infográficos em seus blogs, apesar de ser uma ótima forma de atrair audiência, como já dissemos é importante atrair audiência, mas atrair leads qualificados é muito mais

Conhecendo algumas das iscas digitais que você pode realizar em sua estratégia, é preciso definir sua produção, assim como a armazenagem desses materiais e sua distribuição. É preciso ter tudo muito bem estruturado, para que de fato funcione.

5. Ferramentas

Diferente dos templates, as ferramentas têm como foco ajudar seus clientes e visitantes a solucionarem questões mais complexas e que apenas o template provavelmente não seria suficiente.

Essa é uma oportunidade que você tem de dar um “gostinho”para o seu público sobre o que eles podem ter se contratarem os seus produtos e serviços. Você pode disponibilizar parte do seu produto, ou criar algo exclusivo que possa passar um resumo do que a contratação reserva.

Por exemplo: Se você trabalha com marketing digital, uma dica excelente é disponibilizar uma ferramenta que mostre o funcionamento de um fluxo de vendas. Isso pode mostrar ao seu cliente o quanto ele poderá ver se aderir ao seu serviço por completo.

O ideal é que ao construir uma ferramenta, você opte por um programador para desenvolver esse trabalho de modo profissional. O mais interessante é que essa isca digital pode ser utilizada por vários segmentos.

Onde armazenar e como Distribuir as iscas digitais?

Os sistemas de automação de marketing costuma disponibilizar ferramentas para armazenagem e distribuição das iscas digitais. A ville Target por exemplo, possui o módulo de Arquivos para Download.

Este módulo permite que sua empresa disponibilize diferentes materiais para download de forma ágil e simples para todo o seu fluxo de leads, sempre acompanhando a quantidade de downloads e acompanhamento de jornada de compra pela plataforma.

Você pode ter acesso a essas funcionalidades, já falamos aqui algumas vezes sobre a praticidade do ville Target a plataforma de automação que conta com planos super acessíveis, incluindo o gratuito.

Após realizar seu cadastro na plataforma, você poderá ter acesso ao módulo de arquivos para download. Veja como é simples cadastrar suas iscas digitais:

1. Cadastre sua primeira isca digital

Vá até o menu principal e clique na opção “Conteúdo”, e na sequência na opção “Arquivos para Download.

downloadable_files_1

Já na página de arquivos para download clique no botão  “Cadastrar novo arquivo”

Na tela de cadastro será disponibilizada uma barra de progresso, em que indicará o seu limite de armazenagem na plataforma ville Target.

Cadastre o nome do seu arquivo, uma breve descrição e escolha o arquivo para realizar upload.

Após realizar o upload seu arquivo será enviado para a base de dados da ville Target. É importante frisar que o limite máximo para um único arquivo é de 30 megabytes.

Após a conclusão do envio, você será notificado por e-mail.

Pronto! Agora você poderá visualizar ao lado do nome do arquivo, o número de downloads realizados, o link para download e os controles de opções onde você poderá realizar edições e até mesmo excluí-lo a qualquer momento.

Você também poderá ver na página de edição ou cadastro de novos arquivos, o seu nível disponível para armazenagem na barra de progresso.

Distribuindo as iscas digitais

Agora que você já entendeu o  que são iscas digitais, viu as diferenças entre cada uma delas e entendeu o passo a passo para  armazená-la em um fluxo de compra de forma super fácil, precisa entender como distribuir as iscas digitais.

A forma mais eficaz de realizar esse processo é através criação de uma landing page, que também pode ser feita através do ville Target.

As landing pages são utilizadas como “campo de troca”, você atrai o visitante até essa página de captura oferecendo algo (como e-books, infográficos, planilhas, ou qualquer material rico que possa vir a ser útil para o seu público em questão), e em troca este deverá preencher o formulário presente na página com informações como nome, e-mail, telefone, ou qualquer outro dado que julgue como necessário.

No plano gratuito, o ville Target possui algumas funcionalidades bem interessantes que você pode conferir no site oficial. Entre as funcionalidades está a criação de landing page grátis que tem ajudado empresas de vários segmentos no processo de atração e conversão de leads.

Após realizar a construção da sua página de captura você pode começar a realizar as ações de conversão. Afinal, sua intenção principal é atrair novos leads através de “moeda de troca”, com as iscas digitais já cadastradas no sistema ville Target.

Comece a aplicar todas essas dicas hoje mesmo no seu negócio e veja como pode ser fácil atrair novas oportunidades extremamente lucrativas, acesse o site da ville Target e confira como é fácil iniciar o fluxo de vendas com as iscas digitais e o acompanhamento de leads.

Para complementar o que aprendeu hoje, estamos disponibilizando essa material extremamente rico para te ajudar a captar novos leads.

automacao de marketing

 

 

 

 

 

 

Posts relacionados