(11) 3090-7535 / (27) 3262-0877 comercial@villetarget.com

Entre tantas ferramentas de captação de leads, podemos destacar o ville Target que disponibiliza uma página de captura pronta e grátis para você usar como pontapé inicial em sua planejamento.

Afinal de contas, sabemos que uma estratégia de marketing digital só funciona quando você direciona suas campanhas para pessoas que realmente têm interesse nos seus produtos ou serviços. Por isso, nunca pense em comprar uma lista de emails, hein!

Ao fazer isso, você acaba por criar uma base de contatos artificiais, sem nem saber se eles têm, de fato, interesse naquilo que você tem para oferecer.

Para completar, é bem provável que eles nem conheçam a sua empresa. No pior cenário, até podem classificar as suas mensagens como SPAM, o que mancha a reputação do seu domínio.

Portanto, o ideal é você construir sua própria base de contatos de forma orgânica. Mais que isso, os usuários devem manifestar claramente que têm interesse em receber suas mensagens. Dessa forma, a tendência é converter mais seu email marketing.

A essa altura, você já deve estar convencido da importância de contar com uma landing page. Ao mesmo tempo, deve estar preocupado em não saber como criar uma, né? Seus problemas acabaram. Com o ville Target, você consegue uma página de captura pronta (e GRÁTIS) para começar a usar agora mesmo.

Por trás de uma página de captura pronta

Antes de se empolgar tanto, é preciso deixar claro que obter uma página de captura pronta não é garantia de sucesso. Você não vai sair captando leads do dia para a noite tão fácil assim. Por trás da landing page, deve existir um objetivo e um plano de ação.

1. Objetivos

De uns tempos para cá, você percebeu que o número de vendas caiu consideravelmente. Aqui, o problema pode estar na desmotivação da equipe comercial ou até no time de marketing que não está conseguindo atrair leads qualificados.

Para que um não fique jogando a culpa no outro, é interessante integrar as áreas de marketing e vendas. Nesse cenário, os dois setores trabalhariam em conjunto e teriam as mesmas metas.

Uma vez definido a necessidade de atrair leads mais preparados para a compra, entra em cena a página de captura. Ela terá a missão de obter os contatos e algumas informações importantes de potenciais clientes. A partir desses dados, ficará muito mais fácil desenvolver campanhas para engajar e converter leads.

2. Plano de ação para captar leads

Mas precisamos ser sinceros aqui. Uma página de captura pronta não consegue coletar as informações dos usuários sozinha. Para que a geração de leads aconteça de forma espontânea e com o máximo interesse por parte do visitante, você precisa oferecer algo em troca. De preferência, gratuito.

Pode ser um ebook com conteúdo profundo, uma planilha com fórmulas prontas para ser usada, uma sequência de videoaulas. Enfim, as landing pages de recompensa digital costumam gerar bastante leads qualificados.

E não falamos isso da boca para fora. Como você pode ver na imagem abaixo, aplicamos essa estratégia. Nela, promovemos nosso ebook gratuito “O Poder do Email Marketing“. Afinal de contas, uma das funcionalidades de nossa plataforma é disparar campanhas de email.

página de captura pronta ebook ville target

Os materiais gratuitos, portanto, serão a sua isca para atrair potenciais clientes. Um detalhe muito importante é que o material oferecido deve estar diretamente relacionado à sua área de negócio. E, claro, ser extremamente relevante para seu público-alvo e persona.

3. Plano de ação para converter leads

Depois que o visitante morde a isca e deixa seus dados, sua estratégia será a partir do email marketing. Nessa sequência lógica, o visitante passou a ser lead e se interessar pelo seu conteúdo. Portanto, o próximo passo é nutri-lo com boas informações até que ele se torne um cliente.

Quando os leads se cadastram em sua página de captura pronta, eles automaticamente entram em uma lista predeterminada. Aí, é possível promover campanhas mais assertivas, direcionando ofertas a um público realmente interessado.

Para deixar tudo mais claro, vamos a um exemplo prático. Uma loja virtual de roupas esportivas criou um ebook especial sobre treinamentos para se fazer em academias. Todos os usuários que baixaram o material especial caem em uma lista, que pode ser chamada de “Potenciais clientes para produtos de academia”.

Aí, é interessante deixar programado o envio de diversas campanhas para essa turma. A cada dois dias, eles podem receber conteúdos especiais sobre treinos.

Na sequência, por que não disparar uma oferta? Isso porque a sua base de contatos já estará muito bem informada para tomar uma decisão de compra. Viu como vale a pena recorrer à automação de marketing para e-commerce?

O que não pode faltar em uma landing page de sucesso

Não é porque a página de captura já está pronta que não necessita de modificações, né? Você precisa personalizá-la de acordo com a mensagem que deseja passar da sua empresa. E, claro, de modo que impacte positivamente os visitantes.

Confira, a seguir, o que você precisa fazer para alcançar seus objetivos com uma landing page:

1. Elementos visuais

Convenhamos, não dá para construir uma landing page apenas com textos. Ao acessá-la, o usuário pode ficar com a vista cansada e nem se preocupar em ler tudo. Por isso, os elementos visuais são fundamentais para prender a atenção dos visitantes.

E você não precisa fazer um investimento grande para tornar sua página mais elegante. Pelo contrário. Existem muitos bancos de imagens gratuitos para você selecionar as que melhores dialogam com sua mensagem.

Também vale muito a penas recorrer a vídeos. Esse tipo de conteúdo é de fácil assimilação para os usuários. Mas é importante não criar uma vídeo muito longo para não correr o risco de os usuários abandonarem a página no meio… antes mesmo de deixar suas informações.

Quanto ao background (fundo da tela), é interessante utilizar cores que tenham a ver com o produto ou serviço oferecido e a sua empresa.

2. Headlines (chamada principal) e textos curtos

Em meio a um bombardeio de informações na internet, você precisa sempre ir direto ao ponto. Caso contrário, o usuário ignora sua chamada e presta mais atenção no que o concorrente tem a dizer. Por isso, você deve criar headlines poderosas, que mexam com a cabeça do visitante a ponto de despertar interesse nele.

O seu objetivo é conseguir um contato de email. Então, não precisa enrolar o visitante: diga a que veio, ofereça a isca e pronto! O texto precisa ser irresistível, com uma promessa real que será entregue assim que ele informar seus contatos.

Exemplo: “Ebook grátis revela como começar um negócio do zero na internet”

A chamada principal funciona para captar a atenção do usuário. No entanto, você precisa passar mais informações para convencê-lo. Aqui, é interessante fazer tópicos com frases curtas que indicam o que a pessoa vai encontrar no material. Veja o exemplo abaixo.

página de captura pronta descrição ebook

Quando escrever as chamadas, procure destacar a palavra-chave que pretende otimizar. Isso é muito importante para posicionar a sua landing page nos mecanismos de busca. Se ela aparecer na primeira página do Google, por exemplo, o número de conversões deve ser muito grande.

3. Depoimentos positivos

É claro que qualquer empresa fala bem de si própria. Nesse sentido, o consumidor sempre busca recomendações de terceiros para tomar uma decisão. Quando falamos em recompensa digital, a história se repete. Afinal de contas, ninguém quer entregar de bandeja seus dados de contato, né?

Por isso, vale muito a pena recorrer às provas sociais no marketing. Na prática, isso significa destacar depoimentos de usuários que já baixaram – e aprovaram – o seu material.

Imagine, então, um consultor de finanças pessoais. Ele disponibiliza uma planilha de controle de gastos gratuitamente. Aí, em sua landing page há depoimentos de pessoas que já baixaram o arquivo, destacando o quanto ele tem ajudado a economizar no dia a dia. Certamente, o visitante se sente mais inclinado a fazer o download da planilha, né?

4. Call to Action (botão de chamada para a ação)

Em meio a tantas informações na sua página de captura, é preciso ter um botão bem chamativo para conduzir o usuário à próxima ação. Grosso modo, um Call to Action eficiente se destaca pelo senso de urgência e escassez. Um simples botão “Garanta o seu produto agora!” já é o suficiente para atender a esse requisito.

página de captura pronta call to action

Outro detalhe importante se refere a cor do botão. É importante que ele tenha uma cor bem distinta do geral da página. Se a sua página tiver cores neutras e claras, um botão laranja ou vermelho ajuda a orientar o usuário para a próxima ação.

5. Transmita credibilidade aos usuários

Em tempos de escândalo de vazamento de dados no Facebook, os usuários pensam duas vezes antes de passar suas informações pessoais adiante. Por isso, tem se tornado uma boa prática deixar claro aos visitantes como os dados deles serão usados pela sua empresa.

Aliás, cedo ou tarde, você vai precisar aplicar o GDPR na sua automação de marketing. Por que não começar o quanto antes?

Como você pode ver na imagem acima, no ville Target você consegue inserir na página de captura pronta quais são as suas políticas de privacidade. Vale destacar, também, que você não abusará de mensagens repetitivas e que, o usuário pode se descadastrar da lista de emails quando quiser.

Vantagens de obter uma página de captura pronta do ville Target

Em primeiro lugar, vamos falar do aspecto financeiro. No plano grátis, você consegue obter até duas páginas de capturas prontas. Mas não é só isso. Confira, a seguir, outras vantagens de fazer uma landing page na plataforma ville Target:

  • Fácil de usar: você não precisa ser nenhum guru da programação para criar uma landing page bonita e efetiva. Por mais que existam modelos prontos de páginas de capturas, você consegue customizar totalmente a sua de forma rápida e intuitiva. Graças ao recurso de arrastar-e-soltar, você seleciona e posiciona imagens, vídeos, textos e botões onde achar mais pertinente.
  • Site responsivo: sabendo que mais de 95% dos usuários acessam a internet a partir de um celular – segundo dados do IBGE –, a sua landing page precisa se adaptar a todos os tamanhos de telas. Dessa forma, usuários móveis e desktops terão a mesma experiência. No ville Target, todas as landing pages criadas automaticamente são uma página web responsiva. Essa característica ajuda a otimizar seu site para SEO.
  • HTTPS: por fim, todas as landing pages criadas no ville Target também já saem com o protocolo de segurança HTTPS. Na prática, isso significa que todos os dados inseridos na página não podem ser interceptados por terceiros. Entre as vantagens em usar HTTPS no site e landing page, podemos destacar a credibilidade que você passa aos usuários e, também, a possibilidade de ficar melhor posicionado nos mecanismos de busca.

Como obter uma página de captura pronta no ville Target

1) Na tela inicial, vá até o menu principal, no topo da página, e clique na opção “Conteúdo” > “Landing Page”. Nisso, clique em “Cadastrar Landing Page”.

página de captura pronta passo a passo 1

2) Na sequência, vincule a sua landing page a uma lista. Dessa forma, todos os usuários convertidos na sua página de captura devem ser incluídos na lista selecionada.

página de captura pronta passo a passo 2

3) Para que sua landing page seja publicada, é preciso ter um site. Então, nessa etapa, você deve criar um domínio personalizado para a sua página de captura.

página de captura pronta passo a passo 3

4) Agora, está na hora de colocar a mão na massa. Clique no ícone indicado ao lado para acessar o construtor de landing page do ville Target.

página de captura pronta passo a passo 4

5) A plataforma do ville Target possui uma série de elementos visuais prontos, basta selecionar e arrastar. Mas você pode inserir imagens próprias também.

página de captura pronta passo a passo 5

6) Arrastando os elementos, dá para editar o conteúdo de todos eles. Para tanto, basta clicar na opção “Conteúdo”, no topo da página. Aí, você pode clicar no sobre o texto para editá-lo. Simples assim.

página de captura pronta passo a passo 6

7) Você ainda pode editar textos, imagens e formulários, definindo cores de fundo, tamanho e estilo da fonte.

página de captura pronta passo a passo 7

8) Tudo pronto? Depois de salvar sua landing page, ela deve aparecer na sua lista. Aí, você só precisa abrir o submenu e clicar na opção “Publicar landing page”.

página de captura pronta passo a passo 8

Aqui, você já percebeu que dá para contar com a plataforma ville Target em todas as etapas da sua estratégia de marketing digital, desde a captação até a conversão de leads em clientes. Isso sem deixar de manter um relacionamento sólido com todo mundo mesmo após realizar uma venda.

Aliás, é possível ter acesso a todos os recursos da ferramenta no plano gratuito, de forma limitada. Nele, você consegue criar 2 landing pages grátis, cadastrar 300 leads, gerenciar 1 rede social e disparar até 3 mil emails por mês.

Gostou? Então, cadastre-se agora mesmo e comece impulsionando suas ações de marketing a partir de uma página de captura pronta.

Sucesso!

automacao de marketing

Posts relacionados