(11) 3090-7535 / (27) 3262-0877 comercial@villetarget.com

Verdade seja dita: suas ações na internet só funcionam se você realizar um planejamento de marketing digital com antecedência. Realizar todas as tarefas de forma aleatória até pode dar um resultado imediato, mas não sustentável a longo prazo.

No fundo, isso significa que, sem planejamento, os resultados não são consistente. Além de perder tempo, desperdiça o dinheiro investido. Pode até ser tedioso, mas elaborar um plano de marketing é extremamente necessário para que a etapa operacional tenha um direcionamento.

Acompanhe o passo a passo para elaborar o seu planejamento de marketing digital para ter muito sucesso em suas ações:

1ª etapa: pesquisa sobre mercado de atuação

O primeiro passo, naturalmente, é pesquisar. Aqui, faça um levantamento geral sobre o mercado em que você atua: principais concorrentes e faturamento do setor.

Durante essa pesquisa, vale notar como a concorrência se porta e se comunica no ambiente online. Isso ajuda a ter alguns insights. Você vê o que deu certo e o que deu errado para seus concorrentes. Por fim, faça uma avaliação interna para determinar quais são seus pontos fortes e fracos. A partir disso, você define qual é seu grande diferencial.

2ª etapa: definição do público-alvo

Imagine que você venda produtos de maquiagem. É claro que seu público é feminino. Mas você pode ir muito além, afinal de contas, as pessoas têm gostos e preferências distintas. Então, procure entender qual é o comportamento online, frequência de compra e outros interesses dessa turma.

Assim, você consegue definir uma linguagem mais apropriada para impactar seu público-alvo. Além de saber qual é a melhor rede social para encontrá-lo.

Um caminho que facilita esse trabalho está em analisar os indicadores de seu site. A partir dos visitantes da sua página, é possível analisar como eles estão chegando ao seu site (email marketing, redes sociais, busca orgânica), de qual cidade eles estão acessando, entre outros dados.

3ª etapa: escolha os canais de ação

Com base na sua pesquisa, dá para pensar em muitas ações na sequência. Ao determinar onde o seu público-alvo está na internet, você já pode escolher quais os principais canais para ativar sua campanha.

Escolha tudo que faça com que seu conteúdo chegue ao seu cliente potencial. Seja Facebook, blogs, email, sites de anúncios. Enfim, tudo que esteja de acordo com sua pesquisa.

Só um detalhe: não coloque todos os ovos em uma única cesta, hein! É claro que você deve ter um canal mais importante para impactar seu público, mas não ignore os outros. É preciso estar presente em diversas frentes.

4ª etapa: coloque os investimentos na ponta do lápis

Definindo quais ferramentas serão usadas em suas ações, o próximo passo do planejamento de marketing digital é a parte mais delicada: dinheiro. De modo geral, a equipe de marketing costuma trabalhar com um orçamento mais apertado. Por isso, é fundamental otimizar suas campanhas, ou seja, segmentar muito bem seu público-alvo para alcançar mais pessoas com menos.

Primeiramente, separe as despesas fixas mensais dos custos variáveis. Por exemplo, criar peças de email marketing é uma despesa fixa, mas posts patrocinados no Facebook podem ser ocasionais. Depende da sua estratégia.

Não esqueça de colocar na ponta do lápis, também, os salários dos colaboradores. A partir dessas contas, é possível estipular um orçamento mensal ou até mesmo anual.

5ª etapa: produção de conteúdo

Lembre-se que a produção de conteúdo dá ótimos resultados. Isso, é claro, se você seguir um planejamento. Antes de mais nada, identifique as dores de seus clientes. Aí, crie materiais que sejam as soluções desses problemas.

Aqui, é muito importante criar um cronograma para a distribuição dos conteúdos. Isso ajuda a você manter uma frequência de posts, além de facilitar sua vida na hora de monitorar os resultados e acompanhar o desempenho. Vale destacar as datas comemorativas em seu calendário editorial. Já pensou que vexame uma loja virtual esquecer da Black Friday? Não dá, né?

Por fim, não se esqueça que cada canal de divulgação exige um formato de conteúdo diferente. Por exemplo, nas redes sociais, o uso de hashtags pode alavancar o alcance de suas publicações.

Depois do planejamento de marketing digital: coloque a mão na massa!

De fato, elaborar um planejamento de marketing digital é trabalhoso e demanda muito tempo. No entanto, ela é primordial para o sucesso de suas campanhas.

Depois de tanto trabalho para montar seu plano de ações, que tal deixar a parte operacional automatizada? Aqui, o ville Target é a solução para seus problemas. Trata-se de uma plataforma que segmenta sua base de contatos, dispara campanhas de email marketing e cria landing pages para a captação de leads qualificados. Tudo isso de forma bem intuitiva.

Não perca mais tempo e cadastre-se gratuitamente!

Posts relacionados