(11) 3090-7535 / (27) 3262-0877 comercial@villetarget.com

Você sabe como fidelizar os clientes? É muito comum que os profissionais de marketing digital foquem apenas na parte de atrair novos consumidores e fechar uma venda. Porém, a fidelização é importante porque ela aumenta a sua reputação no mercado e pode criar uma base de clientes que não trocam a sua marca por nenhuma no mercado.

Como a maioria dos setores é bastante competitivo, a fidelização se torna importante para garantir que a sua renda sempre seja movimentada. Vamos dar um exemplo para que você entenda melhor.

Existem diversas marcas de refrigerante de limão no mercado. Porém, os clientes geralmente têm as suas favoritas e sempre optam por ela na hora de consumidor o produto. Isso quer dizer que eles são fidelizados.

Além de garantir a compra, esses clientes também podem recomendar essa marca de refrigerante de limão para os seus colegas e familiares. Logo, eles se tornam porta-vozes da sua marca e ajudam na divulgação dos seus produtos.

Viu só porque fidelizar os clientes é tão importante?

Agora, o como fazer isso é uma parte um pouco mais delicada. Para chegar até a fase de fidelização, você deve guiar os consumidores por todo o funil de vendas para garantir a aprovação do produto. Então, será a hora de entrar com estratégias de comunicação que fortaleçam o relacionamento entre cliente e marca.

Quer saber como fazer isso? Então vamos entender tudo desde o começo.

Passo a passo para fidelizar os clientes

Desenvolva um produto inovador

Quando falamos em compra, é essencial que você esteja sempre desenvolvendo produtos inovadores para os clientes. O mercado de vendas é muito volátil e diariamente as pessoas são bombardeadas com novos itens que podem fazer a diferença no seu cotidiano.

Logo, o primeiro passo para fidelizar os clientes é desenvolver um produto inovador e que fique em constante transformação. Quanto mais próximo das tendências do mercado você ficar, maiores serão as chances de que os consumidores não troquem a sua marca.

Caso o seu produto seja estático, ou seja, não mude, vale a pena também investir na repaginação da sua marca. Mude a identidade visual, invista em novas plataformas de comunicação, enfim. Vale usar a criatividade para que a sua empresa tenha sempre aquele ar de “moderna e inovadora”.

Lance o seu produto

Existe uma técnica conhecida como “fórmula de lançamento” que você pode utilizar para alavancar o seu produto no mercado. Independente de se você deseja utilizar essa base teórica ou meios tradicionais de comunicação, é essencial que você pense em estratégias de divulgação para que os clientes entrem em contato com a sua marca.

Aqui, vale lembrar que é preciso conhecer tanto o mercado como o seu próprio negócio. Ter uma ideia clara de qual é a sua missão, visão e valores é uma das melhores formas de garantir que a sua personalidade transpareça para os consumidores.

Assim, quando eles entrarem em contato com o seu produto, a sua reputação começará a se formar. E a palavra reputação é muito, muito importante para fidelizar os clientes!

Comece a captar leads

Os leads são o nome dado pelo marketing digital para os seus consumidores potenciais. Eles são pessoas com um problema que precisa ser resolvido e cabe à sua empresa oferecer a solução – nesse caso, o seu produto.

A captação de leads geralmente acontece por meio de landing pages. Para ter uma landing page, você precisará de um site completo com todas as informações que podem gerar dúvidas para os clientes. Neste espaço, você pode adicionar um formulário em que o visitante inclui os seus dados de contato. Pronto! Você já tem um novo lead.

Além disso, é possível também captar leads por meio do fornecimento de materiais gratuitos. É o caso, por exemplo, de e-Books e webinars.

Invista em mídias pagas

Principalmente durante a fase de lançamento de uma marca ou produto, as mídias pagas são imprescindíveis para fidelizar os clientes. Isso porque antes da fidelização, eles devem conhecer o perfil da sua empresa.

Como fidelizar o cliente

Por meio do Google Adwords, você consegue comprar palavras-chave e fazer com que a sua empresa apareça acima dos resultados orgânicos em uma pesquisa no Google. Esses links patrocinados ocupam as três primeiras posições e têm muito mais visibilidade do que os demais resultados.

O melhor de tudo é que você mesmo pode gerenciar o quanto quer investir em cada campanha paga e por quanto tempo o anúncio deve ser veiculado. Assim, você cuida do seu bolso ao mesmo tempo em que começa a atrair novos consumidores para a sua empresa.

Depois dessas etapas, os clientes provavelmente já conhecem a sua marca. Portanto, chegou a hora de começar a alimentar esses leads e consumidores para que eles sejam fidelizados. É aqui que entram as principais estratégias de comunicação e marketing digital. Vamos conhecer algumas delas.

Redes sociais

É praticamente impossível falar em fidelizar os clientes sem citar as redes sociais. Plataformas como o Facebook e o Instagram contam com centenas de novos usuários diários, o que mostra como elas realmente dominam o mercado digital.

Criar um perfil nessas plataformas coloca você no radar de milhares de consumidores. Quando você começa a produzir conteúdo, os robôs das mídias sociais identificam os usuários cujo perfil bate com o da sua empresa e começam a sugerir os seus produtos para essas páginas.

Além de aumentar consideravelmente as chances de conseguir novas vendas, a publicação de conteúdo é uma ótima forma de cuidar da reputação da sua empresa. Isso porque os comentários, curtidas e compartilhamentos (conhecidos como engajamento) mostram a opinião popular das pessoas sobre a sua marca.

Por último, não podemos deixar de citar o benefício de que as redes sociais são responsáveis por aproximar os clientes das marcas. Quando você “conversa” com um usuário por meio dos comentários de uma publicação, ele se sente mais próximo da sua empresa.

Como fidelizar o cliente

Esse relacionamento faz parte de todo o processo de como fidelizar os clientes e mantém os seus produtos no radar de milhares de usuários.

E-mail marketing

Quem quer se manter no radar dos clientes não pode desconsiderar o e-mail marketing. Essa ferramenta é muito poderosa porque funciona como um canal de comunicação direto com o cliente.

A confecção é como um banner virtual em que você pode incluir links para a sua página principal ou landing page dos seus produtos. Assim, os clientes são automaticamente redirecionados para as URLs que você deseja.

Como fidelizar o cliente

Como o conteúdo chega diretamente em sua caixa de e-mail, a chance de que eles sejam atingidos são muito maiores. É preciso, porém, tomar cuidado com a quantidade de mensagens que você envia.

Isso porque o excesso de e-mail marketing pode fazer com que os próprios mecanismos (como Gmail, Hotmail e etc) classifiquem o seu conteúdo como spam. Da mesma forma, os clientes podem se sentir aborrecidos e bloquear o seu endereço eletrônico.

O ideal é que o envio de e-mail marketing seja limitado a 1 a 2 mensagens por semana. Dessa forma, você fortalece o relacionamento sem fazer com que os seus leads se sintam sobrecarregados de informações.

Crie clubes de fidelidade

Os clubes de fidelidade são a forma mais fácil de fidelizar os clientes. A forma como eles funcionam é simples: ao se cadastrar no seu banco de clientes, eles contam com condições exclusivas determinadas por você.

Como fidelizar o cliente

Um dos usos mais comuns do clube é o sistema de pontuação de cada compra. Por exemplo, a cada R$100 que um cliente gasta na sua loja, ele acumula 100 pontos em seu cadastro. A cada pontuação mínima, ele pode ganhar brindes exclusivos ou trocar por descontos em aquisições futuras.

Além disso, eles podem também contar com promoções e condições exclusivas em seu aniversário, datas comemorativas e mais.

A vantagem de contar com um clube de fidelidade é que as condições geralmente são bastante atrativas para os consumidores. Logo, eles têm mais chances de fornecer os seus dados e continuar fechando negócio com você.

Atendimento ao cliente

Outra questão muito importante e que nem sempre as pessoas dão atenção ao pensar em como fidelizar os clientes é o atendimento. Quanto um consumidor sabe que pode contar com o suporte contínuo caso precise de qualquer coisa, ele se sente mais seguro em realizar uma compra.

Do contrário, as chances de que ele opte por outra empresa são bastante grandes.

Felizmente, a tecnologia permite que você ofereça diferentes canais de relacionamento com os clientes. É possível contar com as centrais telefônicas, o e-mail, chat bots e até mesmo as próprias redes sociais.

Com toda essa diversidade, os clientes se sentem amparados no caso de qualquer problema com o seu produto. Logo, eles se sentem mais seguros em continuar fechando negócio com você.

Ofereça promoções

Por último, uma ótima forma de fidelizar os clientes é oferecendo promoções periódicas. Os preços geralmente são o fator decisivo na hora de comprar um produto ou serviço. Por isso, você deve cuidar para que os seus sejam os mais atrativos do mercado.

Como fidelizar o cliente

Embora você não possa perder a margem de lucro, tente criar datas especiais para abaixar os preços e movimentar as vendas. Principalmente em épocas sazonais, como Dia das Mães e Natal, crie campanhas criativas e com preços atrativos para que novos consumidores entrem em contato com a sua marca.

Se o seu nome for atrelado às promoções especiais, é mais provável que os clientes pensem na sua empresa primeiro quando forem efetuar uma compra.

Eu consigo fidelizar o meu cliente?

Depois de todas essas dicas que apresentamos, podemos afirmar com certeza que é possível sim fidelizar os clientes! Com algumas técnicas de comunicação, criatividade e cuidado com a sua audiência, você consegue criar uma base de consumidores que prefere os seus produtos dentre todas as opções do mercado.

Por isso, não se esqueça de manter o seu time de marketing sempre afiado para acompanhar as tendências do mercado. Conhecer a sua concorrência e a forma como eles lidam com os seus clientes é imprescindível para que você possa ficar sempre um passo à frente.

Além disso, procure sempre ouvir o que os seus consumidores dizem da sua marca, principalmente nas redes sociais. Assim, fica muito mais fácil descobrir quais são as suas necessidades e o que eles esperam de você.

Como fidelizar o cliente

Agora, basta colocar a mão na massa e começar a investir na fidelização de clientes para ajudar a sua empresa a crescer cada vez mais. Boa sorte!

Você já conhece o ville Target?

O ville Target é uma plataforma de atua em diversas etapas da automação de marketing. Com milhares de usuários ativos, ela foi desenvolvida com uma tecnologia de ponta e ajuda os profissionais de marketing digital a otimizarem o seu tempo.

Isso porque ela oferece funcionalidades que automatizam tarefas manuais. Dessa forma, o planejamento e execução de uma campanha fica muito mais fácil e é possível focar em outras atividades analíticas.

Por meio dessa ferramenta, é possível:

  • Agendar posts nas redes sociais
  • Construir landing pages
  • Segmentar listas
  • Criar campanhas de e-mail marketing
  • Acompanhar o lead Tracking e Lead Scoring e muito mais!

Por isso, não deixe de acessar o site hoje mesmo para conferir todas as funcionalidades da plataforma de automação de marketing.

Além disso, aproveite também para conferir nossos e-Books gratuitos com tudo o que você precisa saber sobre marketing digital. Torne-se um especialista em inbound marketing, gerenciamento de social media, criação de landing pages, captação de leads e muito mais.

Acesse o site hoje mesmo para descobrir como o ville Target pode ajudar a sua empresa a alcançar o sucesso. Boa sorte!

Restou alguma dúvida sobre como fidelizar os clientes? Então entre em contato pelo formulário abaixo. Aproveite também para compartilhar este artigo em todas as suas páginas nas redes sociais.

Obrigada e até a próxima!

automacao de marketing

Ebook Redes Sociais

Conheça estratégias e melhore a venda de seus produtos/serviços:

 

Quero baixar este Ebook !