27 3262-0877 / 27 3261-7595 comercial@villetarget.com

Para construir uma grande base de leads engajados, exige-se muito tempo até conquistar a confiança de todos. Por outro lado, é possível perder seguidores nas redes sociais do dia para a noite. E existem muitos motivos que levam a essa situação tão temida.

Em qualquer planejamento de marketing digital, as redes sociais ocupam um papel muito estratégico. Não é por menos. De acordo com a pesquisa da agência eMarketer, são quase 110 milhões de brasileiros ativos nas redes sociais, como Facebook, Instagram, Twitter, entre outras.

Aliás, é muito provável que a sua empresa mantenha, ao menos, uma fanpage no Facebook, né? E o trabalho nas redes sociais tem como um dos principais objetivos aumentar a base de seguidores. Aqui, o raciocínio é simples: quanto mais pessoas forem impactadas pelos seus posts, mais chances de conversão.

Diante desse cenário, perder seguidores nas redes sociais pode acender um sinal de alerta no seu planejamento. Afinal de contas, você não quer produzir conteúdos para ninguém engajar com eles, né? Por isso, é fundamental acompanhar as métricas de todas as suas ações.

 

 

5 motivos que estão fazendo você perder seguidores nas redes sociais

 

Começou a perder seguidores nas redes sociais? Talvez, alguns desses motivos estão prejudicando os seus objetivos:

 

1. Frequência de postagens

 

As redes sociais são muito dinâmicas. Volta e meia, há novidades que merecem ser compartilhadas. Nesse sentido, se você fica muito tempo sem dar as caras e fazer novas publicações, a tendência é perder seguidores nas redes sociais.

 

perder seguidores nas redes sociais frequência

 

Por outro lado, evite exageros. Fazer exatamente o contrário, ficar atualizando suas redes sociais de hora em hora, pode irritar seus seguidores. Aí, é provável que eles percam o interesse no seu perfil social. O ideal, portanto, é encontrar um equilíbrio: nem oito nem oitenta.

Aqui, uma dica é criar um calendário editorial. Nele, você define quais são os melhores dias e horários para postar nas suas redes sociais.

 

2. Qualidade dos conteúdos

 

Tão importante quanto a frequência é a qualidade de seus conteúdos. Por exemplo, ficar fazendo chamadas de textos antigos de seus blogs e subindo memes repetitivos pode ser um dos motivos que fazem você perder seguidores nas redes sociais.

Afinal de contas, eles não te seguem à toa. Eles querem conteúdos que sejam relevantes e atendam aos seus interesses. Nesse sentido, também é fundamental conhecer muito bem seu público-alvo e persona para produzir uma conteúdo interessante.

 

perder seguidores nas redes sociais conteúdo de qualidade

 

Por fim, lembre-se que as pessoas entram nas redes sociais para se distraírem. Então, não vale a pena produzir apenas conteúdos de caráter promocional, hein! De certo modo, ser bombardeado com propagandas nas redes sociais também irrita os usuários.

Para resolver esse problema, o calendário editorial também é uma solução. Logo no seu planejamento, você pode definir não apenas os dias e horários das publicações, mas também os tipos de conteúdos. Por exemplo, às segundas-feiras você pode fazer uma chamada de um post do seu blog. Às quartas-feiras, um post mais promocional e, às sextas-feiras, um mais de engajamento.

 

3. Compra de seguidores

 

Existem uma série de ferramentas para o Instagram que prometem multiplicar sua base de seguidores. Não caia nessa! Comprar seguidores é uma grande furada, uma vez que você constrói uma base de usuários que não tem interesse real na sua empresa. Isso não reflete em engajamento e nem em conversão.

Lá na frente, é provável que esses seguidores artificiais deixem de seguir a sua página.

 

4. Limpa de perfis fakes

 

É muito fácil mentir nas informações e criar diversos perfis nas redes sociais. Aliás, muitas empresas, agências e até políticos aproveitam dessa brecha para criar perfis fakes para fins comerciais.

Percebeu que o número de seguidores diminuiu do dia para a noite? Uma explicação pode ser a limpa de perfis comprovadamente fakes que maioria das plataformas realiza.

 

perder seguidores nas redes sociais limpa de fakes

 

Aliás, o ideal mesmo é que você mesmo exclua seguidores falsos das suas redes sociais. Isso porque eles distorcem as métricas de suas ações.

 

5. Deixar de interagir com seus seguidores

 

Uma tática muito usada para aumentar o número de seguidores no Twitter e no Instagram é começar a seguir usuários que possam ter interesse na sua empresa. Como consequência, espera-se que eles também passem a seguir o seu perfil.

No entanto, quando atingem o objetivo, muitas empresas deixam de seguir o usuário. Só que ele pode perceber a ação e se sentir traído. Aí, ele faz o mesmo.

Pode acontecer, também, de um perfil de uma empresa nas redes sociais nunca responder as mensagens e comentários que chegam. Nesse cenário, dá a impressão que a empresa não liga para o que os seus seguidores estão falando. Um grande erro.

Lembre-se que, para ter sucesso nas redes sociais, a comunicação de ser uma via de duas mãos. Na prática, isso significa que você deve procurar responder a todos os comentários que aparecem, inclusive os negativos.

 

Quantidade x Qualidade

 

Claro que ter uma grande base de seguidores aumenta as suas chances de impactar e engajar seu público-alvo. No entanto, não custa repetir que quantidade não é sinônimo de qualidade.

Por isso, a tarefa de monitoramento de redes sociais deve fazer uma análise tanto quantitativa quanto qualitativa. Embora seja muito importante manter os números elevados, nem sempre perder seguidores nas redes sociais é o fim do mundo.

 

perder seguidores nas redes sociais qualidade quantidade

 

É preciso olhar para o contexto. Se as taxas de engajamento e conversão se mantêm elevadas mesmo com a queda de usuários impactados, o trabalho está sendo bem feito.

 

Como a automação ajuda você a parar de perder seguidores nas redes sociais

 

Não se constrói uma grande base de usuários engajados da noite para o dia, mas é possível perder seguidores nas redes sociais em pouco tempo, como você viu acima. Mas a tecnologia pode te ajudar nessa missão.

Aqui, estamos falando da automação de marketing que permite realizar o agendamento de posts nas redes sociais. Dessa forma, você consegue marcar presença nas principais redes sociais ao longo do tempo.

Com a plataforma ville Target, é possível administrar contas do Facebook, Instagram e Twitter em um só lugar. Então, você programa todos os posts do mês em um único dia nas três plataformas. Assim, sobra mais tempo para pensar em conteúdos relevantes e responder aos comentários de seus seguidores.

Por falar nisso, se você quer aprender como impulsionar seu perfil na plataforma de fotos e vídeos mais popular do mundo, clique no banner abaixo e baixe gratuitamente nosso Guia Definitivo do Instagram para Negócios.

 

 

Posts relacionados