(11) 3090-7535 / (27) 3262-0877 comercial@villetarget.com

Você sabe que existe uma pesquisa que mostra a qualidade das bases de e-mail no Brasil? Leia este artigo e saiba como funciona as bases de e-mail e porque é tão importante para sua empresa tomar conhecimento disso.

Essa 3ª pesquisa sobre qualidade das bases de e-mail foi promovida pela SafetyMails neste ano de 2019. Para chegar nesses resultados, a empresa avaliou registros de e-mails em 2018 (cerca de 250 milhões de e-mails) de diversos nichos.

Foram analisados 22 mercados diferenciados, no qual foi possível levantar um panorama a respeito da qualidade do e-mail marketing no país. Esses resultados foram disponibilizados de maneira gratuita para aqueles que têm interesse, como as grandes empresas.

Entre os nichos de mercado no qual foram avaliados a qualidade das bases de e-mail estão:

  • Agências de marketing e publicidade;
  • Beleza;
  • Comunicação;
  • Crédito;
  • Editoras;
  • Entretenimento;
  • Finanças;
  • Indústria;
  • Tecnologia;
  • Serviços Diversos;
  • Turismo, etc.

A propósito, é muito importante que você tenha conhecimento dessas informações ao desenvolver a sua estratégia de inbound marketing. Ter uma boa base de e-mails é o passo inicial para você criar uma boa estratégia. Afinal, não importa se você gerou um volume qualquer de leads se eles não tem qualidade.

Ter conhecimento dessas estatísticas pode ser vantajoso, uma vez que você pode utilizá-la para melhorar o seu negócio. O ideal é ter uma base sempre limpa, evitando que seus e-mails caiam no spam.

A Ville Target acompanhou esse processo e através de pesquisas e pôde avaliar de forma mais abrangente esses resultados. Neste artigo falaremos um pouco sobre a pesquisa da qualidade das bases de e-mail no Brasil e como ela pode influenciar o seu negócio.

Principais dados coletados

Pesquisa sobre a qualidade das bases de e-mail no Brasil

Segundo a pesquisa de qualidade das bases de e-mail, 79,27% dos e-mails avaliados são válidos. Sendo assim, 19,5% são inválidos, enquanto 1,23% são e-mails considerados de risco.

E-mails inválidos

Esses são os e-mails que podem ser aqueles com domínio inválido, inexistentes, com junk ou erro de sintaxe. Os e-mails inexistentes parecem estar ok, no entanto não existem. Já os e-mails falsos são aqueles que oferecem brindes em troca de dados. Para a SafetyMails, os domínios inválidos podem vir de erros de digitação ou bases antigas.

E-mails de risco

Esses e-mails merecem atenção, pois são aqueles que são criados para rastrear bases ou detectar compras. Geralmente, esses endereços não tem dono e podem prejudicar a entregabilidade, pois tem um baixo engajamento para quem envia.

Agora que você conheceu a pesquisa da qualidade das bases de e-mail, vamos te passar algumas informações importantes.

Porque é importante fazer uma análise qualidade das bases de e-mail?

Vamos supor que sua empresa vai implantar como estratégia de marketing digital, o e-mail marketing. Sabemos que a qualidade do banco de dados é fundamental para se ter bons resultados. Por isso, o que vale realmente é a qualidade, muito mais do que a quantidade. Entenda melhor.

Como você coleta seus e-mails?

Inicialmente, é muito importante que para manter a qualidade das bases de e-mail, você consiga captar de forma orgânica. Ou seja, os melhores clientes são aqueles que se cadastram no ponto de venda (vale para lojas digitais e físicas).

Esses são os mais interessantes. Por isso, ao entrar no seu site é muito importante que seu visitante tenha uma landing page que possa colher seus principais dados. Por isso, facilite as informações para seu futuro cliente, destaque sua newsletter colocando-a em destaque.

Outra opção é dar aquele desconto na primeira compra, para que assim o visitante se sinta motivado. Você colherá seus contatos e fará uma compra, logo de primeira.

Já nos casos dos varejistas que têm lojas físicas, é fundamental captar o contato nos caixas ou por meio de programas de fidelidade.

Clientes satisfeitos são os melhores divulgadores da sua marca

Pesquisa

Uma das melhores maneiras de capturar e-mails para seu banco de dados é através da recomendação.

Por isso, peça sempre que possível para seu cliente recomendar-lhe nas redes sociais, por exemplo. Para colher esses e-mails, você poderá inserir uma newsletter na sua página do facebook ou por meio de mensagens no Twitter.

E se a forma orgânica não funcionar?

Em alguns casos, capturar e-mails de forma orgânica pode não ser o suficiente para conseguir um volume de assinantes. Então é muito importante que você reveja as suas metas para aumento da base e se não será necessário fazer uso de ações externas.

Algumas formas de capturar são por meios de e-mail em bases externas, jogos online, filiação, etc. Mas tome cuidado e tenha controle para não tornar a sua estratégia um desastre. Meça os resultados e veja se cada ação sua tem trazido um retorno positivo.

Ademais, é importante que você conte com a ajuda de uma ferramenta de automação de e-mail marketing. Sendo assim, o sistema da Ville Target pode ser um grande aliado para você acompanhar os resultados de vendas, cliques e aberturas do seu e-mail marketing. Outrossim, poderá identificar os canais que são  mais rentáveis e focar neles.

Atente-se que é você deve se concentrar em fazer com que seus e-mails não sejam considerados spam. Por isso você deve tomar cuidado com a qualidade das bases de e-mail, para evitar perda de investimento. Uma vez que e-mails de baixa qualidade podem ser altamente prejudiciais para a reputação das organizações e chegarem ao nível de serem bloqueados por provedores de internet.

Dicas para melhorar as suas bases de e-mail

Quando falamos em qualidade das bases de e-mail, você ainda se sente um tanto perdido? Pois confira:

  • Inicialmente, tenha em mente que você deve produzir materiais ricos. Por isso, estude mais sobre marketing de conteúdo antes de produzir seus materiais;
  • Porque não utilizar o youtube como um canal para divulgar sua empresa? Coloque links sobre a sua empresa na descrição dos vídeos e atraia mais clientes;
  • Ofereça algo diferente, algum produto ou serviço que faça seu cliente vir até você;
  • Tenha parceiros. Compartilhe os leads e tenha um aliado.

Essas são apenas algumas dicas para você começar agora mesmo a melhorar a sua base de dados. Lembrando que o sucesso da sua estratégia de e-mail marketing não é medida apenas pela quantidade de pessoas que você envia seus conteúdos. Pelo contrário, a qualidade desses leads deve ser priorizada.

Ou seja, não adianta nada se você tem um lead que não interage com você. Aquele cliente que deleta a sua mensagem ou não abre sua mensagem, é apenas mais um número.

Vamos saber agora como alimentar a base de e-mails?

Como alimentar a bases de dados?

Desenvolver uma qualidade das bases de e-mail é algo que pode ser realizado seguindo apenas alguns passos. Para tal, siga o que chamamos de “Marketing de Permissão”.

Esse conceito diz que sua mensagem poderá ser muito mais proveitosa se a pessoa que irá receber consentir. Ou seja, se numa campanha de marketing o seu visitante concordar em receber seu conteúdo, você terá muito mais chances de convertê-lo num cliente.

Mas, como é possível atrair novos usuários para suas campanhas de e-mail marketing? Listamos algumas dicas que você pode incluir na sua estratégia de marketing.

Layout de E-mail marketing

Como é a tela inicial do seu e-mail marketing? Parece algo óbvio, mas uma das dicas que damos é que você insira uma opção de encaminhar/recomendar para algum amigo.

Ademais, crie links de compartilhamento para redes sociais e principalmente para o whatsapp. Dessa forma, você aumentará as chances de ter novos assinantes que se enquadrem no tipo de perfil que você deseja como cliente.

Para isso, escolha dentro do seu e-mail marketing alguma aplicação que envie campanhas sociais.

Ou seja, elas permitem que você viralize as mensagens criadas pela sua empresa nas redes sociais, de forma simples. Basta apenas selecionar as principais redes nas quais os usuários cadastrados poderão compartilhar a campanha.

Site

Primeiramente, disponibilize um formulário de cadastro no seu site. Pense de forma estratégica em qual posição esse formulário estará em seu site. Convide as pessoas a deixarem seus e-mails, de forma sutil, fazendo uso do CTA (Call to Action). Mas, lembre-se de não inserir campos demais.

O CTA deverá ser escrito de forma a convidar seu visitante a realizar alguma ação no seu site. Essa ação pode ser se cadastrar para receber a sua newsletter e ter acesso a mais conteúdos seu.

Por conseguinte, você pode criar incentivos, como acesso a serviços de forma gratuita. Ademais, relatórios e investigações em PDF podem ser outras formas de incentivo para obter os e-mails dos seus visitantes. Para realizar essa ação, crie landing pages.

Através do site da Ville Target, você poderá criar landing pages de forma gratuita e otimizar sua estratégia. Acesse o site e conheça os planos gratuitos feitos para você que está iniciando o seu pequeno negócio e está com o orçamento mais reduzido.

Redes Sociais

bases de email

Outra forma de alimentar a sua base e melhorar a qualidade das bases de e-mail é através das redes sociais.

Elas são ótimas aliadas nas campanhas de e-mail marketing. Portanto, se você possui uma newsletter, poderá promovê-la tanto no twitter, quanto no facebook.

Por isso, estimule a sua audiência a interagir por meio de concursos e peça para que se inscrevam inicialmente, deixando o e-mail. Essa é uma maneira sutil de conseguir aumentar a base de e-mails e principalmente, enviar e-mails com promoções.

Webinars

Os webinars são ótimas ferramentas de fidelização e promoção de interação. Ademais, as conferências web são consideradas cartas de apresentação para a sua empresa e uma forma perfeita de se posicionar como especialistas diante dos clientes e da concorrência.

Em suma, desenvolva temas interessantes e atualizados. Assim, seus clientes se interessarão em receber informações e promoções sobre sua empresa e sobre os próximos webinars.

Eventos

Eventos como seminários, conferências e oficinas também são fundamentais para gerar contatos e relações. Por isso, sua empresa deve aproveitar essas ferramentas de marketing para chegar no seu objetivo, que é aumentar a base de e-mails.

Portanto, nesses locais, promova pesquisas de satisfação, bem como sorteios para que possa ter um feedback. E é claro, não esqueça de solicitar os e-mails.

Call Center

qualidade das bases de email

A depender do seu produto ou serviço, é fundamental que você tenha uma central de informações. Através dela, seu cliente poderá entrar em contato com a sua empresa para tirar dúvidas ou fazer reclamações.

Ademais, outra vantagem de ter uma central é poder utilizá-la para capturar endereços de e-mail. Acredite que existem muitas alternativas para chegar ao seu objetivo, portanto, escolha a melhor opção para você.

QR code

Os conhecidos Códigos QR tem sido amplamente utilizados pelas empresas. Através do marketing mobile, é possível incluir códigos em seus produtos, ou materiais em eventos. Esses códigos tem como função fazer as pessoas interagirem e recebem também informações importantes, direto do celular.

Quais são as outras formas que sua empresa utiliza para aumentar a base de e-mails? A qualidade do seu banco de dados tem grandes chances de sofrer variações com o passar do tempo.

Se você chegou até aqui, significa que tem interesse em otimizar e melhorar a qualidade das bases de e-mail da sua empresa. Portanto, aproveite todas as dicas que demos nos tópicos anteriores e coloque em prática na sua estratégia de e-mail marketing.

Por isso, faça atualizações e verifique com constância se a quantidade de envios não está sendo exagerada. Verifique se a sua ferramenta de e-mail marketing está funcionando de acordo com as suas metas e mantenha a qualidade das bases de e-mail.

Outrossim, atualize suas segmentações sempre que possível e veja na sua ferramenta a quantidade de cliques e aberturas. Ou seja, veja se a reação do seu assinante tem sido positiva e se o seu público alvo tem recebido de forma positiva o seu conteúdo.

Essa pesquisa é fundamental para você ter uma noção sobre o cenário do e-mail marketing  e a a qualidade das bases de e-mail no Brasil. Portanto, utilize as informações que demos neste artigo para se atualizar e desenvolver estratégias de marketing. Mas, antes de tudo, tome como base as metas que você estipulou na sua empresa.

GIF animado email marketing

Ebook Redes Sociais

Conheça estratégias e melhore a venda de seus produtos/serviços:

 

Quero baixar este Ebook !