(11) 3090-7535 / (27) 3262-0877 comercial@villetarget.com

Você sabia que o Pinterest ganha cada vez mais espaço no marketing digital? Essa plataforma muitas vezes é renegada por analistas de mídia social, mas ela pode ajudar (e muito) a aumentar a interação com os seus clientes.

Inclusive, vale mencionar que uma pesquisa realizada pela própria plataforma mostrou que os usuários do Pinterest gastam duas vezes mais dinheiro que os do Facebook. Ou seja, sua empresa pode estar perdendo dinheiro ao deixar essa mídia social de lado.

Ao longo deste artigo, você entenderá melhor como funciona o Pinterest, quais as vantagens de investir nessa rede social e quais são as estratégias certas para alcançar os seus objetivos.

Por isso, não deixe de acompanhar até o final!

Vamos começar?

 

O que é o Pinterest

 

O Pinterest é conhecido como uma ferramenta de bookmarking. Por meio dela, os usuários conseguem compartilhar imagens – que, dentro do universo do Pinterest, são chamadas de pins. Assim que carregadas, milhões de usuários conseguem ver, curtir e compartilhar essas imagens em seus próprios perfis.

 

Dicas Pinterest

 

As imagens podem ser personalizadas e também é possível encontrar vídeos e gifs. Além de tudo isso, a plataforma permite também a inserção de textos descritivos e links externos.

Ou seja, o objetivo do Pinterest é conectar os usuários por meio das imagens. Além disso, ela serve também para inspirar artistas, decoradores, profissionais de marketing, escritores, enfim. É uma ótima fonte de inspiração!

 

Quem são os usuários do Pinterest?

 

Para entender como funciona uma rede social, é preciso conhecer os usuários da mesma. O perfil de um pinner é millennial. Ou seja, é um público jovem, heavy user de redes sociais e que busca novidades o tempo todo. O poder aquisitivo costuma ser mais alto e eles buscam lançamentos e inspirações (principalmente de decoração) na plataforma.

É muito comum achar que apenas artistas e urbanistas usam o Pinterest. Mas, na verdade, o público é bastante diversificado. Pessoas de diferentes áreas buscam pins sobre receitas, artistas, música, DIY (Do It Yourself), moda e interesses diversos. É justamente por isso que ela se torna tão versátil.

É por isso que falamos que segmento de atuação. Com certeza, o público certo para comprar os seus produtos ou contratar os seus serviços está presente no Pinterest.

 

Quais são as principais vantagens de investir no Pinterest?

 

Acompanhar as tendências

 

Assim como o Twitter, o Pinterest é uma rede social que acontece praticamente em tempo real. Por isso, as principais tendências de mercado, seja do mundo digital ou da sua área de atuação aparecem com muito mais rapidez no feed de pins.

 

Dicas Pinterest

 

Então, se você é um profissional que gosta e precisa ficar conectado com tudo o que acontece, é essencial que você acompanhe os novos pins.

Imagine, por exemplo, que você trabalha na indústria alimentícia. Você viu que uma das receitas mais procuradas é a de torta de salmão com alho poró. Logo, você pode testar a receita no seu restaurante, incluir um post no seu blog e adicionar um pin aos seus quadros favoritos.

Assim, quem buscar por “torta de salmão com alho poró” chegará até a sua página por meio desta nova tendência!

Construção de reputação social

 

As redes sociais são ótimas aliadas para construir a reputação da sua marca no ambiente digital. Com o Pinterest, isso não é diferente.

Ter um perfil nessa rede social é uma ótima forma de representar o que é a sua marca por meio do conteúdo visual. No caso que usamos acima, você pode colocar fotos das suas receitas para que os clientes sintam a vontade de provar os pratos.

Caso você trabalhe com maquiagem, a plataforma pode ser perfeita para compartilhar conteúdos de novas tendências, dicas para iniciantes e mais.

Todas essas estratégias ajudam a construir a imagem da sua empresa. E, como já sabemos bem, um dos fatores mais importantes para o Google (e até mesmo para os clientes) é poder contar com uma reputação online positiva.

Criação de conteúdos influenciadores

 

Um dos grandes pilares do marketing digital é a influência sobre os seus clientes. Por meio do conteúdo criado, você consegue provar a importância de que eles fechem contrato com você. Seja por meio da compra de um produto ou da contratação de serviços, você consegue indicar os consumidores até a sua empresa.

 

Dicas Pinterest

 

Os infográficos, tutoriais e imagens de inspiração podem influenciar o seu público alvo a entrarem em contato com as suas lojas e filiais. Por isso é tão importante prestar atenção na gestão de conteúdo para as redes sociais.

Controle de ideias

 

O Pinterest é uma ferramenta bastante organizada. É possível criar boards (quadros) e sub-boards que mantém todas as suas ideias organizadas. Ou seja, tudo o que você inclui no seu perfil fica organizado de acordo com as suas necessidades.

Por isso, você pode utilizá-lo para organizar o seu conteúdo, segmentar catálogos e muito mais. Por exemplo, numa loja de calçados, é possível criar um board para cada coleção.

Além de ser uma facilidade para os analistas de redes sociais, essas funcionalidades também permitem que os clientes encontram o que precisam com muito mais facilidade.

Alcance de público

 

Como o Pinterest ainda é uma rede social inexplorada por muitas empresas, você consegue alcançar um público totalmente novo para a sua empresa. Além de aumentar a sua base de clientes, isso faz com que todos os compartilhamentos cheguem até milhares de usuários!

A base de usuários dessa rede social cresce diariamente. Portanto, se você quer conquistar novos públicos, então é a hora de começar a investir no Pinterest.

Pesquisa de mercado

 

Por último, não podemos deixar de citar a facilidade de usar o Pinterest como uma forma de analisar o comportamento dos seus clientes. Ao analisar os padrões de busca, o que eles adicionam como pin e os likes ajuda a entender o que o seu público espera de você.

 

 

Logo, é importante que você monitore o Pinterest o tempo todo. Assim, você consegue acompanhar as novidades em tempo real e traçar o perfil da sua audiência.

Agora que você já conhece as principais vantagens de investir no Pinterest, chegou a hora de falar sobre as melhores estratégias para alcançar os seus resultados. Com as nossas dicas, você poderá começar a criar o seu planejamento e aproveitar os benefícios que a plataforma pode trazer para a sua empresa.

Vamos lá!

 

Confira as principais estratégias para usar o Pinterest:

 

Crie o seu perfil

 

O primeiro passo é criar o seu perfil. Parece banal, mas é importante ressaltar que você deve colocar todas as informações importantes sobre a sua empresa para que os clientes consigam saber tudo apenas ao acessar a página.

Seu perfil deve incluir:

  • Nome da empresa;
  • Logotipo;
  • Endereço;
  • Telefone;
  • Site;
  • E-mail e qualquer outra informação que você julgue necessária.

Quanto mais completa for a página, maiores serão as chances de que você consiga levar os consumidores do Pinterest até a sua página de compras ou loja física.

Siga páginas chave

 

Depois, será preciso começar a movimentar o seu feed. Para isso, procure perfis influentes no Pinterest e que estão relacionados ao seu setor de atuação. Assim, você pode começar a acompanhar as tendências da rede social.

 

Dicas Pinterest

 

O algoritmo do Pinterest mostra conteúdos semelhantes. Isso significa que ao seguir essas páginas, a plataforma pode começar a mostrar o seu conteúdo para os outros usuários que seguem esses perfis chave.

Além disso, você pode atrair novos seguidores por meio de empresas que já investem no Pinterest.

Organize seus boards

 

Agora, chegou a hora de começar a usar o Pinterest. Crie quadros de acordo com o conteúdo que você deseja disseminar e comece a subir as imagens ou salvar o conteúdo já existente na sua própria página.

Não se esqueça de que um dos objetivos de investir nessa rede social é levar o consumidor até as suas páginas externas (site, blog, loja, etc). Por isso, tente adicionar o máximo de links que puder nas descrições para garantir essa transição.

Integre o Pinterest com outras redes sociais

 

O mundo das redes sociais é interligado. Isso significa que cada plataforma funciona de forma independente, mas que a integração potencializa qualquer estratégia de social media.

 

Dicas Pinterest

 

Por esse motivo, é importante que você adicione o link para sua página do Facebook, Twitter e/ou Instagram logo na página inicial. Assim, os usuários sabem que você está presente em outra plataforma.

Da mesma forma, a integração é uma forma de dizer para o Google que você pensa em marketing digital como um todo. Ou seja, todas as ferramentas são importantes para você se relacionar com os seus clientes!

Divulgue a página

 

Divulgar a página em outras plataformas é uma ótima forma de fazer o caminho inverso – ou seja, levar o seu público até o Pinterest. Ao criar e organizar um board, divulgue o link nas outras redes sociais e convide o público a continuar acompanhando as suas ideias.

Incluir o botão do Pinterest no seu site ou blog também mantém o usuário com você durante todo o caminho virtual. Portanto, não deixe de incluir esse tipo de widget para garantir o tráfego em todas as plataformas.

Acompanhe os resultados

 

Sempre que falamos em estratégias de redes sociais, é importante ressaltar o monitoramento de resultados. Isso porque de nada adianta fazer um bom planejamento se você não sabe se ele está alcançando as expectativas dos consumidores.

 

Dicas Pinterest

 

Como todas as outras plataformas, o Pinterest também oferece métricas que analisam o engajamento, novas curtidas, seguidores e compartilhamentos da sua página. Com esses dados em mãos, você pode entender o perfil da sua audiência e fazer a gestão do conteúdo de acordo com o que o público espera de você.

 

Vale a pena usar o Pinterest?

 

Como mencionamos no começo do artigo, infelizmente o Pinterest ainda é uma rede social inexplorada por grande parte dos analistas de redes sociais. Porém, isso é justamente um dos motivos pelos quais você deveria, sim, criar o seu perfil na plataforma.

O Pinterest é bastante fácil de ser utilizado. Suas ferramentas são totalmente intuitivas. Além disso, já sabemos também que o conteúdo visual tem grande apelo para os clientes. Logo, por meio de vídeos, imagens e gifs, você pode aumentar a sua base de clientes, conseguir novas vendas e melhorar o relacionamento com o seu público.

Ou seja, podemos afirmar que: sim, vale a pena usar o Pinterest.

O melhor de tudo é que ela não é uma rede social que demanda muito tempo da sua equipe. É possível cuidar do seu perfil com poucos minutos ao longo do dia, enquanto você concentra os esforços em outras plataformas que demandam mais atenção (como o Instagram, por exemplo).

 

Dicas Pinterest

 

Por isso, não deixe de conhecer o Pinterest ainda hoje. Uma boa dica para começar a criar conteúdo é, primeiro, analisar a página de empresas que atuam no mesmo segmento que você. Dessa forma, você tem uma ideia melhor de por onde começar e pode ter ideias para desenvolver a sua página.

Boa sorte!

Que tal aprender mais sobre marketing digital?

 

Agora que você já sabe mais sobre o Pinterest, que tal mergulhar ainda mais no universo do marketing digital?

O ville Target é uma ferramenta de automação de marketing que permite que você pule diversas etapas de uma estratégia online. Em uma única plataforma, você consegue agendar posts nas redes sociais e enviar e-mail marketing em massa. Tudo isso além de captar, rastrear e pontuar novos leads.

Ah! É possível também criar landing pages eficientes para garantir que você consiga atrair esses leads com mais facilidade.

Além disso, o ville Target conta também com diversos e-Books sobre temas que ajudam você a se tornar especialista no universo digital. São livros sobre:

  • Instagram para negócios;
  • Ferramentas de marketing digital;
  • Automação de marketing;
  • Dicas para captar leads e muito mais!

Por isso, acesse o site hoje mesmo para descobrir tudo o que podemos fazer para ajudar a sua empresa a crescer cada vez mais.

Restou alguma dúvida sobre o Pinterest? Então deixe o seu comentário no espaço abaixo! Aproveite também para compartilhar o artigo em todas as suas páginas nas redes sociais. Até a próxima!

Banner Marketing nas redes sociais

Ebook Redes Sociais

Conheça estratégias e melhore a venda de seus produtos/serviços:

 

Quero baixar este Ebook !