(11) 3090-7535 / (27) 3262-0877 comercial@villetarget.com

Quando produzir conteúdos de qualidade, você precisa saber quais são as palavras-chave mais apropriadas para impactar e engajar seu público-alvo. Que tal utilizar o Google Trends antes de produzir conteúdos? Basicamente, ferramenta gratuita do Google mostra quais são os termos mais comentados e pesquisados do momento.

Mas ela não serve apenas para ajudar você a descobrir qual o assunto está em alta na internet. O Google Trend também ajuda a entender o comportamento do usuário quando ele faz uma pesquisa de site, imagem ou vídeo. Sabendo como ele navega pelas pesquisas, você aumenta suas chances de aparecer na primeira página no Google.

Mas lembre-se que nada acontece do dia para a noite, né? Então, continue acompanhando esse texto para entender por que e como utilizar o Google Trends antes de produzir conteúdos.

A importância de utilizar o Google Trends antes de produzir conteúdos

Simples e prático, não é preciso fazer cadastro para utilizar o Google Trends. Ao entrar no site, você já pode visualizar os assuntos mais comentados do mundo. A caixa de busca explorar tópicos permite que você encontre os assuntos de acordo com o seu nicho de mercado. Os resultados são apresentados em um gráfico bem objetivo. A partir daí, você pode ir filtrando as buscas de acordo com seu interesse.

importância de utilizar o google trends

O Google Trends mostra para o planejador de conteúdo que a escolha da palavra-chave não pode ser feita de qualquer forma. Ela exige uma pesquisa detalhada, antes do desenvolvimento da pauta. Com informações mais assertivas, grandes ideias devem surgir para a criação de seu conteúdo. Pode acreditar!

Informação em tempo real: o novo filtro do Google Trends

Dentre as várias funcionalidades do Google Trends, a que mais se destaca foi lançada recentemente. Ela passa a informar para você quais são os assuntos mais comentados em tempo real. Para chegar a esse resultado, basta procurar por notícias.

utilizar o google trends tempo real

Você fica sabendo quais os acontecimentos relacionados ao assunto estão repercutindo mais na mídia. Esses dados contribuem para a criação de uma pauta ainda mais precisa e pertinente com o momento. Por não aproveitar para criar e agendar posts nas redes sociais logo? Assim, você não perde o timing e acaba sendo um dos primeiros a comentar sobre o tema em questão.

A relevância da palavra-chave

Além de saber como está a repercussão de uma palavra-chave no momento, o Google Trends também traz um histórico com a evolução do assunto ao longo do tempo. Essa opção ajuda muito na hora de realizar o planejamento.

O ideal é produzir conteúdos evergreen, ou seja, pautas que levam muito tempo para deixar de ter relevância entre seu público. Por exemplo, uma pauta evergreen para quem atua no mercado imobiliário é dar dicas sobre financiamento.

Comparação de palavras-chaves

Às vezes, a dúvida não está em descobrir a palavra-chave, mas em saber qual a melhor opção a ser utilizada entre as que já são conhecidas. Por exemplo, o seu site é sobre comunicação digital e você acaba ficando na dúvida ao desenvolver um conteúdo sobre as áreas de marketing.

utilizar o google trends palavras-chave

Aí, você pode se perguntar: eu utilizo a expressão marketing de conteúdo ou marketing digital? Bom, para resolver essa questão, você pode fazer uma comparação entre os termos no Google Trends. Os resultados mostram qual é o termo mais utilizado nas pesquisas para que você tome uma decisão.

Filtros do Google Trends por região

Para segmentar melhor seu conteúdo de acordo com o perfil do seu público-alvo, você também pode medir a repercussão da palavras-chave por região. Um resultado muito importante que o Google Trends também fornece para você rapidamente. Afinal, se o seu assunto é direcionado para o público de uma cidade do nordeste, por exemplo, não vale a pena tomar decisões com base nos dados e termos específicos de Minas Gerais, não é mesmo?

Hora de colocar a mão na massa!

Após utilizar o Google Trends para planejar seu calendário editorial, está na hora de produzir os conteúdos e, claro, divulgá-los. Para que alcance o maior número de pessoas possível, não deixe de investir em campanhas de email marketing e de publicar nas redes sociais.

Para não perder tempo nessas tarefas, recorra a uma plataforma de automação de marketing. Quer uma sugestão? O ville Target permite o disparo de email marketing para bases segmentadas e, de quebra, a ferramenta fornece métricas das suas campanhas. Isso sem mencionar que é possível agendar posts no Instagram, Facebook e Twitter.

Cadastre-se agora mesmo e impulsione suas ações!

Posts relacionados