27 3262-0877 / 27 3261-7595 comercial@villetarget.com

Parte importante do planejamento de marketing digital, a produção de conteúdo vem se tornando cada vez mais utilizada por muitas empresas. Mas já pensou se você investe nessa ideia, produz muitos conteúdos para divulgar a sua marca e, de repente, percebe que não está recebendo nenhum cadastro? Se os seus conteúdos não geram leads, tem alguma coisa errada.

De modo geral, os conteúdos precisam alcançar os seguintes objetivos: atrair usuários ao seu site, informar, agregar valor, gerar interesse e fidelizar seu cliente. Se essas metas não forem alcançadas, toda sua estratégia de marketing pode ser comprometida, assim como os resultados de seu negócio.

Para não correr esse risco, é importante estar atento aos erros mais graves. Acompanhe esse texto e entenda por que seus conteúdos não geram leads:

Você não está escrevendo para sua persona

Vamos ser bem diretos: produzir conteúdos com frequência, respeitando o seu calendário editorial, não é sinônimo de sucesso, se você não estiver escrevendo para as pessoas certas. Por isso, a primeira etapa de todas é conhecer profundamente e definir seu público-alvo e persona.

conteúdos não geram leads persona

Afinal, como você vai criar um conteúdo correto para quem é mais propenso a se interessar pelo que você tem a oferecer se não conhecer esse público direito? Para tanto, converse com os principais clientes, reúna informações de comportamento de compra e lugares que costumam frequentar. Esses dados aumentam sua chance de produzir um conteúdo eficiente de verdade.

Você está escrevendo conteúdo com pouco valor

Produzir conteúdo que gera valor está intimamente ligado ao conhecimento de sua persona. Quando você a conhece, sabe das necessidades desse público e tem mais condições de oferecer informações e materiais relevantes para a solução de seus problemas.

Além disso, você pode traçar uma jornada de compra que leva sua audiência a se tornar lead e, tempos depois, um cliente fiel. Cada uma dessas fases requer o conteúdo apropriado. Por exemplo, criar ebooks é uma ótima estratégia para captar mais leads.

Você não está criando lading pages otimizadas

Outra estratégia importante para o aumento das conversões é a construção de landing pages efetivas. Porém, criar apenas não é o suficiente. Se a persona não encontrar sua landing page, isso pode significar mais um esforço gasto desnecessariamente.

Por isso, recomenda-se investir em SEO também nas páginas de captura. Isso inclui escolher as palavras-chave certas e posicioná-las de modo adequado, utilizar vídeos e imagens que não comprometam a velocidade de carregamento e criar URLs amigáveis.

conteúdos não geram leads landing page

Por fim, é fundamental que sua landing page seja responsiva, ou seja, que ela se adapte a todos os tamanhos de tela. Afinal, mais de 92% dos usuários brasileiros acessam a internet pelo smartphone. Se a sua página de captura não proporcionar uma boa experiência aos usuários móveis, seu esforço vai por água abaixo.

Mas essa questão é muito simples de resolver. Basta recorrer à plataforma ville Target. Nela, você cria landing pages responsivas de forma rápida e intuitiva, graças ao recurso de arrastar-e-soltar.

Você esqueceu do Call To Action

Às vezes, o visitante de seu site precisa de um empurrãozinho para virar um lead. Talvez, seus conteúdos não geram leads porque você esqueceu de inserir botões de Call To Action (chamada para ação) na sua página.

Frases na landing page, como “baixe grátis”, “solicite um orçamento”, “assine a newsletter”, “quero meu material agora”, entre outras, têm tudo para estimular mais as conversões. Por isso, não dá para deixá-las de lado. Também é importante criar botões com cores contrastantes para essas chamadas, facilitando o processo para que seu visitante se torne um lead.

Você não promoveu seu material bem

Mesmo com todas essas estratégias, você precisa promover o seu material. Deixar de fazer uma boa divulgação pode ser a diferença entre ficar esperando a sua persona te encontrar e fazer com que ela te descubra.

conteúdos não geram leads divulgação

Sabendo que as boas práticas de SEO são um trabalho de médio a longo prazo, você pode recorrer a outras táticas, como Facebook Ads e Google AdWords. Manter as redes sociais atualizada também é uma ótima maneira de potencializar o acesso aos seus conteúdos.

E não precisa perder tempo nessa etapa. É possível programar todas as suas publicações de um mês, graças à ferramenta de agendamento de posts nas redes sociais do ville Target.

E depois de captar leads?

Agora que você descobriu porque seus conteúdos não geram leads, é hora de colocar a mão na massa e arrumar sua estratégia. Se depois de um tempo você começar a captar leads, saiba que ainda há muito trabalho pela frente.

Ao fazer um cadastro no seu site, o usuário indica que ele tem certo interesse pelos seus produtos ou serviços. Então, é preciso manter essa pessoa próxima. Que tal enviar campanhas de email marketing para treinar e educar seus clientes para a compra?

Quando perceber que seus leads já estão prontos para tomar uma decisão consciente de compra, é o momento certo para enviar uma oferta. Mais uma vez, o ville Target pode ser importante nessa etapa. A ferramenta segmenta toda a sua base de contatos e programa o envio automático de emails conforme o perfil de cada usuário.

Em suma, a automação de marketing ajuda a aumentar a captação de leads, assim como a conversão.

automacao de marketing

Posts relacionados