(11) 3090-7535 / (27) 3262-0877 comercial@villetarget.com

Talvez, muitas empresas ainda não tenham percebido que realizar o pós-venda com automação de marketing pode render muitos resultados positivos. Na prática, isso significa que o seu trabalho não acaba quando um cliente concretiza uma compra. Muito pelo contrário.

Sabendo que manter um cliente é até 14 vezes mais barato que conquistar um novo, é preciso fazer ações para mantê-los sempre engajados com sua marca. Isso inclui enviar emails com novidades sobre sua marca, impactá-los com campanhas personalizadas e por aí vai.

Lembre-se que o consumidor costuma fazer uma pesquisa muito profunda antes de tomar uma decisão de compra. Com tantas opções à disposição, ele fecha negócios com as empresas que oferecem o melhor custo-benefício. Isso não inclui só o melhor preço de produto, mas também passa pela qualidade de atendimento, quantidade de informações relevantes fornecidas, trabalho de pós-venda.

Diante desse novo comportamento dos consumidores, uma ferramenta de automação de marketing não serve apenas para captar leads e treiná-los para uma compra. Ela também pode (e deve) ser utilizada no processo de fidelização de clientes.

Quer saber mais sobre como fazer o pós-venda com automação de marketing? Continue acompanhando este texto:

Por que fazer o pós-venda com automação de marketing

O pós-venda não significa, necessariamente, fazer uma nova oferta para um cliente que já comprou com você. Pelo contrário. Nos próximos contatos após uma venda, você deve ter uma outra abordagem.

Aqui, vale a pena perguntar como foi a experiência de compra, além de incentivar o consumidor a fazer sugestões e críticas para melhorias no seu atendimento. Ao fazer isso, você passa uma imagem de que a sua empresa não está apenas preocupada em vender, vender e vender. Você também se preocupa com a satisfação do cliente durante toda a jornada de compra.

À medida que você consegue aumentar a sua base de contatos e, naturalmente, as suas vendas, fica impossível fazer o trabalho de pós-venda manualmente, um por um. Aqui, entra em cena uma ferramenta de automação de marketing, como o ville Target.

Nela, você consegue definir que algumas ações aconteçam automaticamente a partir de uma ação do cliente. Por exemplo, após um usuário assinar um curso online no seu site, ele passa a receber um email por semana com uma videoaula junto com um material de apoio e uma lista de exercícios.

Enfim, você não precisa fazer esse trabalho manualmente, todas as mensagens já estão programadas. Daí a importância de fazer o pós-venda com automação de marketing.

Ações que você pode fazer de pós-venda com automação de marketing

Abaixo, listamos algumas ações que você pode implementar em seu pós-venda. Confira:

1. Emails transacionais

No comércio eletrônico, o usuário finaliza uma compra e tem de esperar o seu pedido chegar ao destino. Aqui, compete à loja virtual honrar seu compromisso e realizar a entrega devidamente.

Para dar mais segurança ao cliente, é fundamental encaminhar emails transacionais. Logo que a compra for realizada, uma mensagem automática deve ser enviada ao usuário confirmando o pedido.

pós-venda com automação de marketing email transacional

Quando a encomenda estiver nas mãos dos Correios, por exemplo, vale a pena enviar o código de rastreio ao cliente.

Ao mantê-lo informado com esses tipos de email marketing, a sua empresa passa a ganhar credibilidade no mercado. Essa preocupação de informar também faz parte do seu trabalho de pós-venda.

2. Pesquisa de satisfação do cliente

Ao fazer um monitoramento de redes sociais com frequência, você descobre o que as pessoas estão falando sobre a sua marca. Isso é muito importante para conhecer melhor o público-alvo e persona da sua empresa e fazer campanhas mais assertivas.

pós-venda com automação de marketing pesquisa de satisfação

Enviar uma pesquisa de satisfação para cada cliente que comprou na sua loja também faz sentido. Aqui, é importante enviar esse tipo de pesquisa poucos dias depois de o cliente ter recebido o pedido. E para que ele abra e responda a pesquisa, não se estenda tanto. Portanto, faça poucas perguntas, mas que sejam suficientes para tirar bastante respostas.

3. Datas comemorativas

Outra maneira de manter o contato com o cliente mesmo depois da compra é enviar uma mensagem em datas comemorativas. Pode ser um Feliz Dia das Mães para suas clientes que já têm filhos ou mesmo uma mensagem de parabéns personalizada no aniversário de cada cliente.

Essa estratégia faz com que seus clientes se lembrem da sua empresa em datas especiais. Você reforça a presença da sua empresa sem passar uma imagem desesperada para vender.

4. Ofertas de acordo com o momento de cada cliente

É fundamental que você tenha o histórico de cada cliente sempre às mãos – olha a importância de integrar automação de marketing com CRM! Assim, você consegue ativar campanhas promocionais de forma personalizada.

pós-venda com automação de marketing ofertas

Então, uma loja virtual de materiais esportivos pode identificar e segmentar um grupo de colecionadores de camisas de futebol com base no seu histórico de compra. Cria-se uma lista apenas com esses clientes. Aí, você pode disparar uma oferta com as camisas das seleções da Copa do Mundo apenas para essa turma. A tendência é converter mais seu email marketing.

Quer uma sugestão? ville Target!

Agora que você já sabe a importância do pós-venda com automação de marketing, está na hora de encontrar uma ferramenta que cabe no orçamento da sua empresa. E a resposta pode ser ville Target.

No plano gratuito, você tem acesso a todas as funcionalidades do software, com limitações, é claro. Mas, com ele, você já consegue criar duas landing pages grátis, segmentar até 300 leads, disparar 3 mil emails por mês e utilizar os recursos de Lead Tracking e Lead Scoring.

Caso isso deixe de ser suficiente, é possível migrar de plano sem problemas nenhum. Todas as suas listas permanecem com a mudança. Gostou? Então, cadastre-se agora mesmo e potencialize suas ações de marketing!

automacao de marketing

Posts relacionados