(11) 3090-7535 / (27) 3262-0877 comercial@villetarget.com

Para criar um post ideal para Facebook e Instagram, você precisa prestar atenção a uma série de detalhes. Aqui, estamos falando da qualidade e relevância do conteúdo, do melhor horário para postar nas redes sociais, formato de post, entre outros.

Entende-se por post ideal aquele que atinge seus objetivos. Por exemplo, se a sua intenção é alcançar o maior número de pessoas possível, um post que viraliza é o ideal para reforçar o nome da sua marca. Ele não precisa necessariamente redirecionar os usuários impactados para uma compra no seu site.

Quer saber como criar um post ideal para Facebook e Instagram? Então, continue acompanhando este texto:

Por que criar um post ideal para Facebook e Instagram?

De acordo com o estudo da We Are Social e da Hootsuite, são mais de 130 milhões de usuários brasileiros ativos nas redes sociais, em especial no Facebook e Instagram. Isso representa mais de 62% da nossa população. Quer mais? Pois os brasileiros gastam, em média, quase 4 horas navegando nas redes sociais.

Diante desses dados, é natural que os seus clientes também estejam nelas. Portanto, marcar presença no Facebook e Instagram se faz muito necessário para construir uma imagem positiva. Isso sem falar que os seus perfis sociais servem como mais um canal de relacionamento com seus clientes.

Mas não é só isso. Em meio a tantas novidades que surgiram nas redes sociais, como o recurso de vendas pelo Instagram, as empresas não podem ficar de fora. Caso contrário, a concorrência sai na frente.

Como criar um post ideal para Facebook e Instagram

Há muito tempo as empresas já entenderam a importância das redes sociais para os seus negócios. Disputando a atenção de amigos e familiares, as empresas devem publicar conteúdos que despertem interesse em seu público-alvo e persona, que certamente está nas redes sociais.

Na prática, isso significa que você não pode fazer apenas posts “vendedores”. Afinal de contas, vamos combinar: ninguém entra no Facebook ou Instagram decidido a fazer uma compra, né? Portanto, nada de transformar o seu perfil social em um outdoor, hein!

Aqui, é importante que você faça uma variação na abordagem de seus posts nas redes sociais. Vale a pena seguir a moda e publicar uns memes atuais, entrar no clima da Copa e por aí vai. Claro, sempre fazendo referência à sua marca. Vez ou outra, é interessante destacar um produto ou serviço também.

1. Facebook

Com mais de 2 bilhões de usuários ativos no mundo, ainda é a maior rede social do mundo. Apesar da mudança de algoritmo do Facebook, que diminuiu o alcance orgânico das fanpages, ainda vale a pena investir nessa rede social.

1.1 Melhor horário para postar no Facebook

Parece bobagem, mas o horário em que você publica os seus posts faz toda a diferença nos resultados. Segundo levantamento da TrackMaven, publicar entre 13 horas e 15 horas no Facebook pode render os melhores resultados.

post ideal para Facebook e Instagram horário Facebook

No entanto, essa é uma estimativa média de um estudo realizado com mais de 17 mil marcas. Talvez, esse período não seja o mais eficiente para a sua fanpage. A única maneira de descobrir os melhores dias e horários é fazendo testes e analisando os indicadores de suas ações de marketing digital.

1.2 Formato dos posts

Não cansamos de reforçar a importância de produzir conteúdos em vídeo em suas campanhas. Isso porque a rede social prioriza esse tipo de conteúdo na timeline dos usuários. Você já deve ter percebido isso, mas vamos aos números, que não nos deixam mentir.

De acordo com o próprio Facebook, os conteúdos em vídeo rendem um engajamento superior a 2 mil ações (likes, reações, comentários, compartilhamentos e visualizações). Na sequência, aparecem imagens e links como os conteúdos mais eficientes. Compartilhar um evento e uma nota sem links ou imagens não engaja praticamente ninguém.

Aqui, podemos concluir que os posts que exigem mais trabalho e esforço de seu time de marketing são os que dão mais resultados. Em outras palavras, é melhor investir em conteúdos mais trabalhosos do que produzir uma série de posts em larga escala e poucos efetivos.

1.3 Tamanho de imagens e vídeos

Como você viu acima, as imagens e vídeos estão em alta. Agora, existem umas regrinhas que você deve seguir para que eles realmente apresentem os resultados esperados. Veja abaixo:

  • Vídeos: entre os formatos aceito, estão o MP4 e o MOV. Aqui, recomenda-se que eles tenham 1.280 x 720px de tamanho para melhor visualização dos usuários. Outro ponto importante é que os vídeos tenham, no máximo, 1.75GB e menos de 45 minutos. Isso porque a maioria dos usuários acessa a rede social a partir de um dispositivo móvel com conexão mais lenta.
  • Imagens de posts: nos formatos PNG e JPG, recomenda-se um tamanho de 1.200 x 1.200px para melhor resultado em telas Retina. O tamanho mínimo permitido é de 470 x ≥ 470px.
  • Imagens de perfil: a dimensão mínima é de 180 x 180px. Aqui, é muito importante lembrar que, quando você atualiza a imagem de perfil da sua fanpage, ela aparecer em tamanho reduzido para 32 x 32px. Portanto, verifique se a imagem continua reconhecível neste tamanho, hein!

2. Instagram

O Instagram tem 50 milhões de usuários brasileiros ativos mensalmente. Diante de tantas pessoas, não é de se estranhar que 80,2% das empresas brasileiras que possuem contas no Instagram são anunciantes dentro da plataforma, de acordo com a Social Media Trends 2018. Por conta da popularidade e das tendências do Instagram, vale a pena ficar de olho em como produzir ótimos conteúdos na plataforma. Vamos lá!

2.1 Melhor horário para postar no Instagram

A pesquisa do TrackMaven sugere que qualquer horário para postar na plataforma é positivo, exceto entre 15 horas e 16 horas de segunda a quinta. Mas, mais uma vez, é fundamental que você faça uma análise de resultados de todos os seus posts. Só assim para descobrir qual é o melhor horário para você publicar no seu perfil comercial no Instagram.

2.2 Formato dos posts

No Instagram, o formato que mais faz sucesso é o vídeo. No entanto, carrossel e imagens também apresentam um ótimo engajamento. Ou seja, vale investir em todos esses formatos na sua estratégia.

post ideal para Facebook e Instagram vídeo Instagram

Além da qualidade dos posts, é muito importante se preocupar com a legenda deles. De acordo com a própria plataforma, as chamadas que possuem entre 1 e 50 caracteres são mais propensas a engajar melhor.

Aquelas que têm mais de 150 caracteres não prendem tanto a atenção dos usuários. Portanto, quando falamos em textos no Instagram, a máxima “menos é mais” faz todo o sentido.

Automatize suas ações nas redes sociais

Agora que você já sabe como criar um post ideal para Facebook e Instagram, está na hora de automatizar suas ações nas redes sociais, né? Não dá mais para perder tempo entrando em cada perfil que você administra só para subir um post.

Com o agendamento de posts nas redes sociais do ville Target, você consegue programar todas as suas ações no Facebook, Instagram e Twitter em um só lugar. Então, imagine que você descobriu que o melhor horário para publicar no perfil da sua empresa é às 21 horas.

Graças à ferramenta do ville Target, você não precisa entrar nas plataformas todo santo dia fora do horário de expediente  para subir uma publicação. Aí, o seu único trabalho é acompanhar o desempenho de suas ações, fazendo um monitoramento de redes sociais.

Gostou? Então, cadastre-se agora mesmo e potencialize suas ações de marketing nas rede sociais!

Posts relacionados