27 3262-0877 / 27 3261-7595 comercial@villetarget.com

Com mais de 100 milhões de brasileiros tendo acesso à internet, produzir conteúdo digital ajuda a dar mais visibilidade para o seu negócio. Aliás, segundo pesquisa da Connected Life, cerca de 88% dos consumidores fazem pesquisa online sobre um produto ou serviço antes de comprar.

Diante desse dado, não há mais motivos para não marcar presença na internet. Mesmo que você tenha um restaurante que só atenda localmente, não pode abrir mão de uma estratégia de marketing digital.

Que tal publicar nas redes sociais fotos de seus principais pratos? Certamente, as pessoas impactadas ficarão com água na boca. Para que elas façam uma visita, procure deixar as principais informações do restaurante, como endereço e horário de atendimento, bem clara em todos os canais de comunicação com o cliente.https://www.villeimobiliarias.com.br/conheca-7-ferramentas-para-corretores-para-vender-mais-imoveis/

Esse é apenas um exemplo de como produzir conteúdo digital pode fazer a diferença para os seus negócios.

9 dicas de como produzir conteúdo digital de qualidade

Mas não vamos mentir: produzir conteúdo digital um desafio e tanto. Em meio a uma infinidade de conteúdos na internet, chamar a atenção de um potencial cliente não é nada fácil.

 

 

Com um simples clique (ou toque na tela), o usuário deixa a sua página web. Para que isso não aconteça, tudo o que você publicar deve ter alguma relevância para o seu público-alvo e persona. Lembre-se que, mesmo não vendendo num primeiro momento, um conteúdo de qualidade ajuda a construir uma imagem positiva para a sua empresa.

1. Definir o perfil da persona

Esse é o primeiro passo para pensar em qualquer estratégia dentro do seu negócio. Atualmente, criar uma buyer persona não significa apenas definir localização geográfica, sexo, renda familiar e status civil. Vá muito além disso.

Com acesso fácil a dados, é possível desenhar, também, aspectos comportamentais de seus clientes: frequência de compra, os principais hobbies, dispositivos usados, mídias sociais mais acessadas e por aí vai. Reunindo todas essas informações, fica mais fácil produzir conteúdo digital que responda a tudo que essa persona busca. Em outras palavras, suas postagens tocarão no ponto certo, sendo mais humanizado e personalizado.

produzir conteúdo digital definir persona

2. Entender o que os leads procuram em cada momento

Para que um conteúdo satisfaça quem o consome, ele precisa ser interessante. Isso não tem a ver apenas com a qualidade do texto ou o tema central do seu blog. É preciso ter um objetivo claro e saber com quem você conversa. Então, analise todas as informações que possui antes de colocar a mão na massa.

Aqui, recomenda-se criar diversos conteúdos de acordo com as fases do funil de vendas e marketing. Por exemplo, não adianta nada falar apenas sobre os benefícios do seu software de gestão, se os usuários que chegam até a sua página não enxergam nele uma necessidade para solucionar suas dores.

De acordo com estudo da Marketo, 96% dos visitantes que acessam uma página de venda ainda não estão preparados para a compra. Na prática, isso significa que você deve criar muitos conteúdos de TOPO do funil. Neles, você apresenta as dores de seus leads sem mencionar a sua empresa. Logo, eles se identificarão com o tema.

À medida que os leads interagem com seus conteúdos de topo e meio de funil, eles começam a ter mais informações sobre o seu mercado. Assim, podemos concluir que estão mais maduros para uma abordagem comercial. Só aí vale a pena ressaltar os benefícios de seus produtos ou serviços.

Então, o profissional responsável pela gestão de conteúdo deve responder às seguintes questões:

  • Sobre o que pretende postar?;
  • Quais palavras-chaves se enquadram nesse tema?;
  • Qual dos perfis de persona se interessaria por esse assunto?;
  • Que fase do funil de vendas as pessoas que gostariam de receber esse conteúdo estão?;
  • Qual o melhor tom a ser usado?;
  • O conteúdo precisa ser grande?

3. Pesquisar o tema

Uma vez definido o tema do conteúdo, chega a hora de estudá-lo. Mesmo que tenha certo domínio sobre o assunto, é muito importante realizar uma pesquisa intensa. Ao citar diversos dados de mercado e fontes de autoridade, você produz um conteúdo digital muito mais rico e original, que se destaca em meio a tantos outros.

produzir conteúdo digital pesquisar tema

Quando oferece um conteúdo que atende e supera as expectativas dos visitantes, você ganha pontos. Mesmo que ainda não estejam prontos para uma compra, certamente eles se lembrarão da sua empresa na hora da conversão. Por isso, não deixe de fazer uma pesquisa bem profunda sobre qualquer conteúdo que for fazer, hein!

4. Fazer benchmarking

Sabendo que marketing de conteúdo dá resultado, mais de 70% das empresas brasileiras já investem nessa estratégia. É bem provável, inclusive, que os seus concorrentes também estejam produzindo conteúdos digitais.

Por isso, antes de colocar a mão na massa, não deixe de realizar um benchmarking no marketing digital. Mapeando todas as ações de seus principais concorrentes, você consegue identificar gaps que podem ser preenchidos por você. Assim, a tendência é que os seus conteúdos proporcionem uma melhor experiência aos potenciais clientes.

5. Investir tempo e dinheiro

Produzir conteúdo digital de qualidade dá um retorno a médio/longo prazo. Criar muitos conteúdos relevantes em seu site ajuda os mecanismos de busca a entenderem que a sua página é uma fonte confiável para determinadas palavras-chave. Enfim, você começa a aparecer na primeira página do Google e, por consequência, a levar tráfego qualificado.

Para tanto, você deve investir bastante tempo para produzir materiais de qualidade. Isso inclui desde a definição do perfil de seu público-alvo até a pesquisa e a elaboração do conteúdo. Para completar, é preciso levantar indicadores para analisar os resultados de suas ações.

produzir conteúdo digital investir tempo e dinheiro

Convenhamos: não é uma atividade para se fazer num piscar de olhos. Exige-se muito tempo. Mas sabemos que você tem outras atividades tão importantes quanto para administrar no dia a dia. Para ajudá-lo a trazer resultados com a produção de conteúdos digitais, recomenda-se investir na montagem de uma equipe de marketing eficiente.

Aqui, você pode delegar tarefas para seus colaboradores. Enquanto um cria a buyer persona e define as pautas, outro faz a pesquisa e cria o conteúdo.

6. Fazer um roteiro

Antes de efetivamente produzir conteúdo digital (seja texto, infográfico, áudio ou vídeo), faça um roteiro. Para evitar a temível tela em branco, siga as seguintes dicas:

  • Logo que abrir o documento, escreva qual é o objetivo do conteúdo, isto é, qual problema da persona ele vai resolver. Com isso, já é possível fazer uma boa introdução;
  • Estruture o seu texto em tópicos com os principais pontos que abordará. Isso é importante para não esquecer nada que possa deixar o post incompleto. Lembre-se, tudo tem começo, meio e fim;
  • Dentro desses tópicos, jogue algumas ideias com base em pesquisas que você fez, além de sua própria experiência no assunto. Ainda não pense na forma, a ideia é que você não perca nenhum detalhe;
  • Comece a desenvolver cada tópico utilizando uma linguagem adequada ao seu público-alvo;
  • Por fim, faça uma revisão bem detalhada e peça para que outra pessoa também faça. Assim, você consegue descartar o que não faz sentido e aprofundar tópicos que ficaram superficiais.

7. Diversificar formatos

Produzir conteúdo digital não se resume apenas a escrever textos. Aliás, você sabia que que 44% da população brasileira não tem o hábito de ler e, pior!, 30% nunca comprou um livro?

Nesse sentido, é interessante diversificar o formato de seus conteúdos. Que tal fazer um infográfico bem interativo, cheio de dados de mercado? Esse material bem visual facilita os usuários a consumirem informações importantes de forma rápida.

Utilizar conteúdos em vídeos nas suas campanhas também é uma grande sacada. Não perca a oportunidade de usar esse tipo de mídia nos seus posts. Os vídeos geram muito engajamento nas redes sociais.

8. Utilizar a técnica de escaneabilidade

Quando for escrever um blog post, recomenda-se utilizar as técnicas de escaneabilidade. Entre elas, podemos destacar a objetividade logo no primeiro parágrafo, a quebra de texto por meio de intertítulos e o uso de imagens ao longo do texto.

produzir conteúdo digital técnica de escaneabilidade

Conteúdos de qualidade sobressaem aos olhos do consumidor, mesmo quando ele não tem tanto tempo. Com a vida corrida dos usuários, seu conteúdo precisa chamar a atenção. Não se esqueça, também, que ninguém gosta de parágrafos longos. Não corra o risco de perder o leitor no meio do texto.

9. Criar vídeos chamativos

Planejamento é tudo nesse tipo de produção. Tenha em mente as etapas necessárias para que ele fique pronto, faça um roteiro, verifique os itens necessários para a gravação e tenha um equipamento de qualidade para captação das imagens. Fique atento às etapas de produção de um vídeo:

  • Pré-produção, prever as etapas do vídeo, fazer um roteiro, definir os equipamentos, locação, etc;
  • Produção: gravar o tema se preocupando com a qualidade de som e imagem;
  • Pós-produção: finalização e edição. Faça você mesmo os ajustes necessários, de modo que o vídeo não fique tão longo. Conteúdos com mais de 10 minutos dificilmente são assistidos até o final pelos usuários na internet.

O que fazer depois de produzir conteúdo digital

Nada mais frustrante que investir muito tempo e dinheiro na produção de conteúdos ricos e quase ninguém ser impactado por eles, né? Por isso, você também precisa caprichar na hora da divulgação de seu blog corporativo e canal do YouTube. Entram em cena, os recursos de automação de marketing do ville Target.

Faça chamadas nas redes sociais sobre seus novos (e mais antigos) conteúdos. Agora, sabemos que você marca presença nas principais redes sociais. Portanto, atualizá-las diariamente demanda mais tempo no seu dia a dia, certo?

Errado, você não precisa mais perder tempo gerenciando seus perfis. Com o recurso de agendamento de posts nas redes sociais do ville Target, você administra todas as suas publicações em um só lugar, de uma só vez.

Ao longo do tempo, você captou diversos leads. Certamente, você tem uma base de contatos que realmente se interessam por aquilo que você fala. Nesse sentido, vale a pena disparar campanhas de email marketing semanalmente, divulgando seus principais conteúdos.

Para convencer os usuários a abrirem sua mensagem e a clicarem no link, faça uma headline poderosa que não será ignorada na caixa de entrada, hein!

Ao aplicar todas as dicas de como produzir conteúdo digital e utilizar os recursos do ville Target para aumentar o alcance de suas ações, você tem tudo para impactar positivamente seu público-alvo.

Boa sorte!

automacao de marketing

Posts relacionados