27 3262-0877 / 27 3261-7595 comercial@villetarget.com

As habilidades de um profissional de marketing de sucesso evoluiu muito ao longo do tempo, sobretudo na última década. Na prática, isso significa que aplicar os métodos clássicos de propaganda já não são mais suficientes para que as empresas possam divulgar seus produtos, serviços e trabalhar branding para construir uma marca forte.

Em grande parte, isso acontece porque o marketing acompanhou a mudança de costume das pessoas, cada vez mais conectadas com o mundo online. Esse novo cenário exige que as empresas estejam presentes nos principais canais digitais: site institucional, blog, redes sociais e por aí vai.

Se, por um lado, o número de canais online e ferramentas web gratuitas aumentou significativamente, pelo outro, o desafio de captar leads e de fidelizar clientes cresceu na mesma proporção.

Antigamente, eles só tinham acesso às propagandas de TV, jornais, rádio e revistas. E elas eram focadas exclusivamente na venda. Com a internet, essa estratégia não funciona mais. Isso porque os usuários têm o poder do que eles querem consumir. Enfim, o marketing de intromissão dá lugar ao marketing de permissão.

6 características de um profissional de marketing de sucesso

Portanto, quem trabalha nessa área precisa ter novos cuidados, técnicas e conhecimento para alcançar o resultado desejado. Então, quais são as características que você deve ter para se tornar um profissional de marketing de sucesso?

Para saber a resposta, acompanhe nosso artigo e boa leitura.

1. Estar antenado às novidades do mercado

A cada dia, novas tendências e ferramentas são lançadas no mercado. E um profissional de marketing de sucesso precisa estar atento a todos esses movimentos para não chegar atrasado. Afinal, não adianta querer surfar na onda que já passou.

profissional de marketing de sucesso antenado a novidades

Nesse sentido, recomenda-se reservar uma parte do seu dia para acessar a blogs de especialistas no assunto. Eles sempre trazem as tendências do mercado. E, claro, nunca deixe de fazer o benchmarking no marketing digital. Não é errado aprender com as boas práticas realizadas pela concorrência.

2. Noções de marketing de conteúdo

As estatísticas de marketing de conteúdo não mentem: essa estratégia funciona muito bem e veio para ficar! Como adiantamos no começo deste texto, as pessoas escolhem aquilo que querem consumir na internet.

Por isso, é fundamental produzir conteúdos de qualidade, ou seja, fornecer informações relevantes para seus potenciais clientes. Para tanto, o primeiro passo é conhecer a fundo público-alvo e persona da sua empresa para identificar seus reais problemas.

E invista em diversos formatos: blog, ebook, posts nas redes sociais e conteúdos em vídeo. Com a criatividade, você consegue falar a mesma coisa de diferentes formas.

3. Conhecimento no ramo da empresa

Sabendo que o marketing de conteúdo dá resultado, um profissional precisa se tornar praticamente um especialista no ramo de atuação da empresa para qual presta serviços. Afinal de contas, você precisa desenvolver inúmeros conteúdos sobre determinado mercado frequentemente.

profissional de marketing de sucesso conhecimento

E não basta ter um conhecimento superficial, é preciso se aprofundar. Isso porque você deve dialogar, também, com pessoas que estão mais avançadas nas fases do funil de vendas e marketing.

Por exemplo, se presta serviços para uma empresa de educação financeira, você precisa estar por dentro de tudo que rola no mercado financeiro. Uma recomendação é ter sempre especialistas por perto para validar suas campanhas.

4. Ser multidisciplinar

Diante do elevado grau de competitividade por atenção no mercado online, investir em SEO virou praticamente uma obrigação. Dessa forma, é possível ficar bem ranqueado sem gastar tanto dinheiro em mídia paga.

Para tanto, é fundamental ter conhecimento não apenas na gestão de conteúdo, mas também em questões mais técnicas. Por exemplo, você deve saber que páginas web responsivas e que carregam rapidamente ganham mais pontos com os mecanismos de buscas. Enfim, seu objetivo deve ser colocar o site da empresa para qual presta serviços na primeira página do Google.

profissional de marketing de sucesso multidisciplinar

Dominar as redes sociais também é um pré-requisito para um profissional de marketing de sucesso. Ele deve, ao menos, conhecer as funcionalidades e características de cada rede social para manter os perfis das empresas sempre atualizados.

Nesse sentido, contar com uma ferramenta que faz o agendamento de posts nas redes sociais facilita bastante o seu dia a dia. Em pouco tempo, você consegue fazer a gestão de todos os perfis.

Construir landings page efetivas também faz parte do trabalho de um profissional de marketing de sucesso. Em linhas gerais, essa estratégia serve para aumentar a base de contatos interessados nos produtos ou serviços da sua empresa.

E quando falamos em conversão, é fundamental que você saiba quais são as boas práticas no envio de email marketing, uma vez que essa ferramenta apresenta o melhor custo benefício.

5. Saber automatizar processos

Muita coisa para fazer, não? Por isso, recomenda-se que o profissional recorra a uma ferramenta de automação de marketing. Dessa forma, você automatiza processos repetitivos no dia a dia e ganha mais tempo para pensar na parte estratégica do negócio.

O ville Target, por exemplo, possui diversos recursos que impulsionam as suas ações de marketing. Entre eles, podemos destacar a criação intuitiva de landing pages, o agendamento de posts nas redes sociais e o envio automático de emails para os contatos certos.

6. Capacidade para analisar dados

As ferramentas de marketing digital trouxeram diversos benefícios para quem deseja divulgar e otimizar a marca de sua empresa. Um desses benefícios é a possibilidade de extrair, com maior rapidez e precisão, dados sobre os resultados alcançados com suas estratégias.

profissional de marketing de sucesso análise de dados

São informações sobre formas de consumo, tendências e previsões. Para entender bem esses dados, realizar possíveis mudanças e tomar decisões assertivas, um profissional de marketing de sucesso precisa ter ótima capacidade analítica.

Por exemplo, se você utiliza o ville Target, é possível acessar as métricas de suas campanhas de email marketing, como taxa de abertura e de clique. Com uma boa leitura dos dados extraídos, fica mais fácil para a empresa se planejar e adotar as melhores medidas que levam a números cada vez melhores.

A escolha de um profissional qualificado é tão importante quanto investir no marketing digital. E não basta que conhecer conceitos, é preciso que conseguir aliar suas habilidades a uma visão estratégica e conhecimentos práticos.

Por isso, mãos à obra!

automacao de marketing

Posts relacionados