(11) 3090-7535 / (27) 3262-0877 comercial@villetarget.com

Landing pages são ótimas para divulgação do seu material e captura de leads. A criação dessas páginas é bem simples. Inclusive temos diversos artigos que falam sobre este detalhe. Mas, um ponto importante é: sem a divulgação adequada, sua landing page não chegará à quase ninguém. Se você está se perguntando “como promover minha landing page?” não se preocupe, você aprenderá hoje mesmo.

Resumo sobre Landing Pages

Landing pages são as páginas de captura de leads onde, geralmente, oferecemos algum material ou item que seu lead terá interesse. Para que ele adquira o item ele só precisa inserir o nome, email e dados de contatos adicionais que você julgue relevante.

Páginas de captura devem ser feitas com cuidado para serem claras no objetivo. Você não quer que seu potencial lead não entenda o que você está oferecendo e o que ele precisa dar em troca. Botões grandes, com cores que se destacam e instruções claras são essenciais na sua landing page.

Ofereça conteúdo de qualidade e que seja, de fato, relevante para seu potencial lead. Além disso, uma vez que você consegue captar o email, é essencial que você tenha boas práticas no seu email marketing. Nunca envie SPAM e evite enviar diversos emails por dia.

Veremos agora as estratégias de divulgação da sua landing page. Para isso, dividiremos nosso artigo em dois tópicos principais. Um deles tratará das formas de divulgar suas landing pages (links, banners, imagens, QR Code, etc). Em seguida veremos onde você pode utilizar cada uma dessas estratégias (homepage, blog, redes sociais, banners, webinars, etc). Se você está se perguntando “como promover a minha landing page”, você entenderá o processo agora mesmo.

Como promover minha landing page?

O processo de divulgação pode ser dividido em dois, como já dissemos. Um representa a ferramenta utilizada e o outro o local no qual você está utilizando esta ferramenta. Vamos entender então as ferramentas de promoção da sua landing page com mais detalhes.

Banners (para web)

Uma dica que vale ouro é: sempre que produzir um material para captação de leads, produza também um banner para web. As dimensões vão variar, de acordo com o espaço no qual você pretende posicioná-lo. Se você pretende aproveitar os lados do seu website, então é melhor um banner vertical. Mas se você pretende posicioná-lo ao fim de artigos, opte por um banner horizontal.

Este banner pode também ser colocado em sites parceiros. Se você tem um acordo com o administrador de um site de grande tráfego da sua região. Verifique o tamanho ideal para divulgação no site dele e faça banners que poderão servir como anúncios do seu site e da sua empresa.

promover minha landing page design

Por fim, sempre coloque a logomarca da sua empresa nos banners. E, se possível, defina sua identidade visual, que será composta por cores, formas e o design do seu material, como um todo. Uma vez que você possui uma identidade visual, mantenha a mesma em todos os materiais produzidos pela empresa: imagens, ebooks, vídeos, banners, cartões de visita, website, e por aí vai.

Links

Você pode utilizar links também que direcionam as pessoas para a sua landing page. Estes links estarão associados à um texto que indica ao leitor que ele pode encontrar mais sobre o tópico caso ele clique no link. Quando se compara aos banners, os links são menos eficientes. Os banners, quando bem feitos, simplesmente tem um destaque adicional.

Por outro lado, produzir um banner é uma tarefa que irá requerer o tempo de alguém. Seu próprio tempo ou de alguém que conheça um pouco sobre design. Já trabalhar com links requer quase nenhum tipo de tempo ou conhecimento adicional. Portanto, recomendamos que você faça uso de links com frequência.

QR Code

Uma última maneira de promover sua landing page é através do QR Code. Para quem ainda não é familiar com o recurso, QR Code é uma tecnologia que permite que você compartilhe um link por uma imagem. Ao apontar a câmera de um smartphone para a imagem ele reconhece e direciona o usuário para o link que a imagem indica.

promover minha landing page qrcode

Se você quer criar um QR Code existem várias ferramentas online que permitem tal serviço. Algumas entregam um QR Code básico, preto e branco, sem nenhum detalhe personalizado. Outras permitem a criação de QR Cores em diversas cores e com formas ligeiramente diferentes.

Onde promover minha landing page?

Agora que entendemos as principais maneiras nas quais você consegue promover sua landing page, precisamos descobrir quais os melhores locais para alocar as ferramentas citadas. Onde você deve colocar os banners? E onde utilizar links? E quanto aos QR Code, eles são úteis em quais tipos de materiais? Vamos então, seguir e entender onde você pode divulgar sua landing page.

Divulgação na página principal do seu site

Uma das maneiras mais simples e práticas de divulgar sua landing page é colocando links e chamadas na página principal da sua empresa. O motivo pelo qual sua homepage é tão importante é que ela é, certamente, a página que recebe maior tráfego em todo o seu site. E, se o tráfego é alto, as chances de captação também serão altas.

Para divulgar na sua homepage, você pode utilizar banners ou links. Botões chamativos, identificados como CTA (call-to-action) também são úteis. Uma maneira muito popular é adicionar uma chamada para o material se o cliente levar o mouse para um ponto específico.

promover minha landing page homepage

De todos os modos citados, o banner é o que se destaca para ser utilizado na sua página principal. As cores e a imagem do banner podem ajudar a deixar a sua homepage, mais bonita e chamativa. Links podem ser úteis, mas não são o principal destaque para páginas principais.

Promover sua landing page no blog

Artigos de blog são uma das melhores maneiras de promover seus materiais adicionais. Por motivos óbvios, artigos não podem nem devem ser gigantescos. Existe um limite de tamanho para um artigo que acaba limitando a abrangência ou a profundidade na qual determinado assunto é tratado.

Logo, é comum que links de artigos suplementares sejam linkados no corpo de um artigo. Eles servem para indicar ao leitor que existe material adicional sobre determinado assunto. E, embora esta técnica seja ideal para blogs, é importante lembrar que ebooks se beneficiam do fato de poder tratar de mais assuntos ou aprofundar mais em cada assunto discutido.

A vantagem de promover suas landing pages no seu blog é que você pode falar um pouco sobre o tema. E, poder falar sobre o produto permitirá que você desperte no leitor uma vontade maior de aprender sobre o tema. Não é necessário que você destaque o material, simplesmente linkar o mesmo é suficiente. Vamos entender com uma situação hipotética.

Suponha que você tenha um site sobre economia e você prepara um material sobre investimento. Se coloque na situação de um visitante do seu site. Ele vê um banner oferecendo um ebook de investimento na sua página inicial. Se este é o primeiro contato com o assunto, é possível que ele ignore completamente o ebook.

promover minha landing page blog

Mas, ao ler um artigo falando sobre investimento ou um assunto paralelo pode ser que ele se interesse mais no assunto. Você pode despertar uma dúvida que ele nem sabia que possuía. Ao indicar o material ele estará, certamente, mais inclinado em entender mais sobre o assunto.

Banners ou Links no blog?

O blog é bem versátil, você pode utilizar tanto banners como links. Ao longo do corpo de um artigo você pode linkar landing pages. Enquanto ao fim do artigo ou na lateral do mesmo você pode divulgar landing pages relacionadas ao tema do artigo em questão.

Redes sociais

Promover landing pages nas redes sociais também é algo muito interessante. Ao divulgar materiais e links de landing pages no Facebook, Twitter, ou outra rede social você permite que seus seguidores ajudem no compartilhamento. Dessa maneira você consegue atingir um público ainda maior.

Além disso existe a chance do seu conteúdo ficar extremamente popular e acontecer o que chamamos de viralização. É algo raro, especialmente para postagens que visam promover a aquisição de conhecimento. Mas ainda assim, é uma possibilidade, o que torna a publicação em redes sociais algo viável e interessante.

Cada rede social tem sua peculiaridade, no Facebook por exemplo, você precisa alterar o teor da postagem, caso contrário o mesmo pode não ser mostrado às pessoas. O algoritmo do Facebook tenta, basicamente, impedir que postagens repetidas cheguem às pessoas mais de uma vez.

Agora o Twitter, por outro lado, permite que você veja a mesma postagem diversas vezes. Isto é, desde que a pessoa que fez o tweet repita o mesmo no dia seguinte, por exemplo. Já o Instagram, por ser do Facebook tem características similares de alcance.

promover minha landing page rede social

Mas uma dica é tentar a divulgação pelo Stories. O algoritmo tem menor controle neste modo de publicação e seus seguidores recebem a informação sempre que decidirem ver o que a sua empresa divulgou no “Stories” dela.

Webinars

A divulgação de suas landing pages em webinars que acontecem online é sempre uma opção válida. Em termos de despertar o interesse da pessoa no material o webinar é tão bom, ou melhor, que um artigo de blog. Isso porque você pode falar mais para sua audiência o que tem no ebook que será útil para eles. De acordo com o que está sendo tratado no webinar.

Voltando ao exemplo a empresa do setor de economia. Você pode estar falando de taxas de juros e indica o download do ebook sobre isto. Neste momento você pode falar tentando vender o produto: “no ebook tem tudo que você precisa saber sobre taxas na hora de investir”. Além de poder até mesmo mostrar o material via compartilhamento de tela.

A melhor maneira de promover sua landing page em webinars é através de links. Em geral, este tipo de conteúdo é feito em uma plataforma de vídeo que permite a interação dos usuários via chat. Logo, você pode enviar o link de download no chat, para que as pessoas possam acessar o mesmo.

promover minha landing page webinar

Banners são uma possibilidade mas eles requerem que você tenha total controle da plataforma. Pois, somente assim você poderá posicionar seu banner. E isto simplesmente não é possível se você decide fazer o webinar via Youtube, por exemplo.

Banners, panfletos e cartões de visita

Falamos em QR Code quando citamos as maneiras de divulgação da sua landing page, temos certeza que você deve ter pensado: onde isto é, de fato, interessante? Bom, a resposta é simples. Divulgar landing pages ou qualquer link em material impresso é algo complexo. Você sempre corre o risco de alguém digitar o endereço errado e ser direcionado à uma página que não existe ou algo totalmente diferente do que você tinha como objetivo.

Além da chance de erro, ninguém gosta de digitar um endereço gigantesco. São poucos segundos, mas na correria do dia a dia, as pessoas sempre optam pela opção mais prática.

Neste contexto, QR Code se torna a melhor opção de divulgação de links das suas landing pages em materiais impressos. Isto inclui banners, panfletos e, até mesmo, pequenos cartões. Apenas se lembre que, é essencial que o material oferecido nestas peças impressas esteja intimamente ligado ao objetivo das mesmas.

promover minha landing page material impresso

Por exemplo, se sua empresa trabalha com treinamentos industriais e decide fazer uma campanha de segurança no trabalho. Você pode divulgar um mini-curso gratuito, através do QR Code, sobre boas práticas de segurança em escritórios. Observe que ambos os tópicos estão intimamente ligados, aumentando a chance de sucesso da divulgação da landing page.

Uma dica final é: sempre coloque um link junto com QR Code. Embora a utilização de um QR Code é bem simples, é possível que smartphones com câmeras mais defasadas, em condições ruins de iluminação, tenham dificuldade na leitura do código. Logo, um link permite que ninguém fique preso à uma única forma de acesso ao material.

Conclusão

 

 

A divulgação de landing pages pode ser feita de diversas maneiras diferentes. Seu site, redes sociais, blog e até mesmo materiais impressos podem divulgar sua landing page. Quanto aos softwares utilizados para fazer a landing page em si, você pode utilizar o ville Target.

Trata-se de uma plataforma de automação de marketing completa. Logo através dele você consegue trabalhar com email marketing, captação de leads, gestão de redes sociais, entre outros. Os planos foram pensados para atender empresas dos mais variados tamanhos. Dê uma olhada hoje mesmo, temos, inclusive, um plano totalmente gratuito.

Ebook Redes Sociais

Conheça estratégias e melhore a venda de seus produtos/serviços:

 

Quero baixar este Ebook !