(11) 3090-7535 / (27) 3262-0877 comercial@villetarget.com

Você sabe o que é prova social? Já utilizou este tipo de estratégia no seu negócio? Como veremos ao longo deste artigo prova social é uma estratégia de marketing extremamente efetiva. Além disso, em uma época onde o marketing em redes sociais é tão comum, provas sociais se tornam ainda mais efetivas e atrativas. Ficou curioso? Veja mais sobre o tema ao longo deste artigo.

A cópia e a inovação

Pois bem, prova social trata-se de uma estratégia de marketing que visa explorar um detalhe inerente do ser humano: sua tendência de seguir o que funciona para os outros. Essa característica não é tão ruim, quanto alguns podem querer dizer. Sim nós somos menos inovadores e mais “copiadores”. Mas vamos analisar, rapidamente, esta característica do ponto de vista evolutivo.

Copiar uma ação correta, significa que estamos fazendo algo que alguém fez e “deu certo”, visto que o indivíduo que executou tal ação também nos recomendou fazer o mesmo. Inovar, por outro lado, é mais arriscado isso porque estamos fazendo algo que ninguém fez, e, portanto, não podemos afirmar se dará certo.

Dito isso, não estamos desencorajando você de inovar. Muito pelo contrário, agora que você sabe que sua tendência evolutiva é copiar coisas que estão dando certo. Talvez você se sinta ainda mais inclinado a se policiar e ver quais aspectos você vem copiando de maneira inconsciente. E, quem sabe, você não desenvolve técnicas de inovar até mesmo nestes aspectos?

prova social inovação

Mas uma coisa é fato: o ser humano tem uma tendência inerente de copiar o que funcionou para seus semelhantes. Logo, é natural que existam estratégias de marketing que visam explorar esta característica.

A prova social

Existem várias maneiras de explorar essa característica do ser humano. Uma delas vem sendo explorada recentemente com os “influenciadores”. Nós vemos influenciadores como pessoas comuns, o popular “gente como a gente” devido à proximidade que as redes sociais permitem que nós tenhamos. E a estratégia de “copiar o que dá certo” funciona melhor quanto mais você se identifica com a pessoa (ou se você quiser ser como a pessoa).

Mas a prova social em si é levemente diferente. Não utiliza-se influenciadores ou famosos em geral. Você só precisa de pessoas que utilizaram seu produto e ficaram satisfeitas o suficiente a ponto de recomendar o mesmo. No caso da prova social o que importa não é quão conhecida a pessoa é, mas o número imenso de pessoas que aprovam o produto. Portanto, quando o assunto é prova social, quanto mais, melhor.

Como executar esta estratégia de marketing?

Existem várias maneiras de trabalhar com a prova social. Tudo que você precisa é de um comentário ou um depoimento de clientes satisfeitos. E, naturalmente, esses comentários devem estar no seu site, onde outras pessoas possam ver. Você pode também enviar estes depoimentos via email marketing, ou até mesmo gravar vídeos no YouTube com estas pessoas. Vamos ver as maneiras mais comuns de utilização desta estratégia.

prova social marketing

Depoimentos captados diretamente

Depoimentos são as mensagens escritas por cliente comumente mostradas na página de apresentação do produto. São raros os websites modernos que não contam com uma seção da página de apresentação dedicada à depoimentos. A eficiência é decorrente do fato que, no mesmo momento em que seu lead lê as vantagens do produto ele percebe que outras pessoas o utilizaram e aprovaram.

Como captar depoimentos

A maneira mais prática de captar depoimentos é através do follow-up. Aliás, se você ainda não pratica o follow-up de vendas é uma boa ideia pesquisar e avaliar se tal estratégia não seria uma boa adição para seu negócio. De qualquer forma, durante o follow-up, você pode dizer para que o responsável pelo contato perguntar se os clientes mais felizes com o produto topam escrever um pequeno depoimento. Em caso positivo, basta combinar uma maneira de captar o depoimento.

Possíveis problemas com a estratégia de depoimentos

Não existe nenhum grande problema, mas existem talvez dois pequenos inconvenientes com esta estratégia. Primeiramente, é natural que você só coloque e só recolha depoimentos positivos. E como essa é uma área onde você escolhe o que é mostrado, é natural que as pessoas não confiem cegamente no que está ali. Veremos, a seguir uma estratégia que resolve este pequeno problema.

prova social depoimento

Comentários no site ou nas redes sociais

Comentários são a segunda maneira mais comum de conseguir executar a estratégia da prova social. Como comentários são vistos como uma área mais aberta, as pessoas tendem a acreditar mais no que está nesta seção do seu website. Logo, se existem dezenas de comentários positivos e poucos comentários negativos, a impressão que ficará é que seu produto é muito bom.

De fato, as pessoas assumirão que as experiências ruins foram “casos isolados”. E, de certa forma, elas foram mesmo. Logo, confie no seu produto e evite moderar esta seção do seu site sempre que possível.

Como captar comentários

Para conseguir comentários positivos e negativos incentive seus clientes a comentarem sobre a experiência deles após adquirirem o produto. Tenha uma seção de comentários no seu site e seja também ativo nas redes sociais. Afinal de contas é possível que você tenha bons comentários nos produtos que você divulgar nas redes sociais também.

prova social chat

Possíveis problemas com comentários

Para apostar em comentários é importante que você confie e tenha certeza da qualidade do seu produto. Uma única pequena falha pode ser um grande problema para boa parte dos seus usuários. O que pode levar à uma onda de comentários negativos. São situações raras, visto que as pessoas tendem a procurar o fabricante ou prestador de serviços para solução de problemas desta natureza. Mas não deixa de ser algo para se tomar cuidado.

O único inconveniente com a aplicação e utilização de provas sociais, de uma maneira geral, são os casos em que a confidencialidade é importante. Observe, por exemplo, que para algumas clínicas médicas a utilização de depoimentos ou comentários está totalmente fora de questão. Dada a natureza sigilosa do tratamento.

Mas, de maneira geral a prova social é uma estratégia muito comumente utilizada. Para garantir boas recomendações garanta que seu cliente está satisfeito não somente com o produto. Mas também com o atendimento, com o suporte e com o profissionalismo apresentado pela sua equipe.

Utilize depoimentos e comentários nos emails que você envia através do email marketing garantindo que seus leads conhecem os casos de sucesso. E, se você precisa de uma plataforma de automação de marketing, dê uma olhada no ville Target e nos diversos planos que nós oferecemos. Bons negócios e boa sorte!

automacao de marketing

Ebook Redes Sociais

Conheça estratégias e melhore a venda de seus produtos/serviços:

 

Quero baixar este Ebook !