27 3262-0877 / 27 3261-7595 comercial@villetarget.com

Quando o seu público-alvo e persona percebem que seu produto ou serviço beneficiou outras pessoas, eles ficam mais inclinados a fechar negócio com você. Aqui, surge a abordagem de prova social no marketing de seus negócios.

Ao utilizá-la, fica mais fácil de convencer um potencial cliente a comprar de você. Produzir conteúdos em vídeo, nos quais um cliente recomenda seus serviços ou produtos é um ótimo exemplo de prova social no marketing.

Aliás, essa estratégia faz muito sentido hoje em dia, quando a jornada de compra é muito maior. As pessoas passam por diversas fases do funil de vendas e marketing. Isso inclui, além de pesquisa de preço, conhecer a reputação da empresa e os benefícios de seus produtos ou serviços.

O que é prova social no marketing?

Existem três fatores que determinam a influência da prova social no marketing em seus potenciais clientes. Primeiro, encontra-se a escala, que é o número de pessoas que executam o comportamento positivo.

o que é prova social no marketing

Depois, vem a similaridade, que acontece quando o consumidor percebe a similaridade com o que ele valoriza. Por último a ambiguidade, que diz respeito ao nível de dificuldade ou a experiência adquirida pela decisão de compra ou o ambiente.

Colocando em prática a prova social no marketing

Exemplificando melhor: na hora da compra todo consumidor busca a aprovação dos outros para saber se aquele produto presta de verdade. A prova social é exatamente isso.

Ela traz elementos que provam que uma empresa tem aceitação e aprovação dos outros. E esses elementos podem ser:

  • O número de seguidores do perfil da empresa nas redes sociais;
  • Avaliações positivas sobre a empresa na fanpage;
  • Quantidade de assinantes de uma newsletter;
  • Quantas pessoas compraram um produto;
  • Estudo de caso.

prova social no marketing em prática

Por isso, é fundamental monitorar todos os comentários que os usuários fazem sobre a sua empresa nas redes sociais. Não só isso. É preciso respondê-los, mesmo em situações negativas. Mostrar que você tenta solucionar os problemas de seus clientes é uma maneira de impactar positivamente seu público-alvo.

Trabalhe o relacionamento com o cliente

Para que os próprios clientes façam depoimentos positivos sobre a sua empresa, você precisa desenvolver um relacionamento de confiança com eles. Ter um bom produto ou serviço é o começo de tudo, mas você precisa proporcionar satisfação também com o processo de compra e no pós-venda.

prova social no marketing relacionamento com o cliente

Aqui, o ideal é aplicar o Inbound Marketing. De forma resumida, a estratégia procura entender a fundo os seus consumidores e trazer soluções para seus conflitos. Captar leads e nutri-los com conteúdos relevantes é um caminho.

Deixe seus clientes felizes com sua marca, antes, durante e depois da compra. Somente assim vai atrair bons depoimentos sobre sua empresa.

Conversões são provas sociais

Durante a jornada de compra, o cliente em potencial tem muitas dúvidas e pode desistir no meio do processo. Um detalhe pode adiar a decisão e ele vai querer continuar pesquisando até encontrar o que procura.

Nesse caso, você sabe que o cliente tem interesse, mas precisa de um empurrãozinho para dar um passo adiante. E esse empurrãozinho pode ser uma prova social. Que tal enviar o vídeo de clientes satisfeitos com o seu produto?

Mas é importante enviar esse conteúdo no momento certo. Entra em cena, mais uma vez, a automação de marketing. Com o ville target, É possível acompanhar todas as páginas que um lead específico visitou no seu site.

Assim, você pode programar um envio automático de uma prova social para os usuários que acessaram a página de um determinado produto e não finalizaram a compra.

Aplique a prova social no marketing em diversos canais

Existem inúmeros canais de comunicação com o cliente. Aproveite-os para destacar as provas sociais da sua empresa. Mais uma vez, o ville Target te ajuda nesse processo.

prova social no marketing diversos canais

Em poucos cliques, você consegue disparar campanhas de email marketing para toda a sua base de contatos. Isso sem contar que a plataforma permite fazer o agendamento de posts nas redes sociais.

Quanto mais depoimentos positivos sobre a sua empresa você espalhar pela rede, mais chances de gerar vendas.

Sucesso!

automacao de marketing

Posts relacionados