(11) 3090-7535 / (27) 3262-0877 comercial@villetarget.com

Se você não é profissional de marketing digital, ou de comunicação, é possível que nunca tenha ouvido falar em métricas de marketing digital. No entanto, quando utilizadas com um foco, a análise das métricas pode ser altamente benéfica para o seu negócio.

Através das métricas de marketing digital, oportunidades de negócio podem ser geradas. Além disso, você terá em mãos dados concretos sobre como andam os seus investimentos e sobre o seu retorno.

Embora saibamos da importância das métricas de marketing digital, muitos gestores desconhecem a real importância de mensurar seus resultados. No entanto, se você está lendo este artigo, significa que tem interesse em saber mais sobre esse assunto e começar a analisar as métricas do seu negócio.

Você pode se perguntar “mas eu já acompanho as métricas das minhas redes sociais, através das curtidas que recebo nos meus posts. Porque então devo continuar investindo?” A resposta é que, infelizmente, números de curtidas, visualizações ou aumento de seguidores não são o suficiente para avaliar seu negócio.

Essas são apenas “métricas de vaidade”, ou seja, métricas de marketing digital menos relevantes para mensurar a real efetividade das suas estratégias.

Sem dúvidas, essas métricas geram uma certa vaidade ao dono da página, como o próprio nome diz. No entanto, tome cuidado para não acreditar totalmente nesses dados e manter ações que pouco geram lucro e oportunidades. 

Neste material que preparamos para você, será possível conhecer as principais métricas de marketing digital que todo negócio precisa saber. Portanto, se você tem um negócio online, ou até mesmo se estiver pensando em divulgar sua empresa na internet, não deixe de ler este artigo.

Preparados para conhecer um pouco mais sobre o marketing digital pode oferecer para sua empresa?

Porque as métricas de marketing digital são importantes?

Quais as métricas de marketing digital existentes

Agora que deixamos você mais curioso sobre a importância em analisar as métricas de marketing digital, vamos aos benefícios para o seu negócio. Seu negócio pode ter uma vantagem competitiva em relação ao seu cliente, ao saber como analisar bem as suas métricas. 

Se você não tem um setor de marketing digital na sua empresa é importante que contrate um profissional da área.

No entanto, se essa não for a sua realidade, continue lendo este artigo e saiba como usar as dicas que daremos. Assim, você poderá implementar essa estratégia na sua empresa.

Vamos aos primeiros pontos?

Entender o cliente

Analisar as métricas de marketing digital pode te ajudar a saber quem é o seu cliente e entender as necessidades dele. Ao conhecer os hábitos de consumo e preferências dele, você poderá saber qual linguagem empregar e como se comunicar com o seu cliente.

Ademais, saberá quais chamadas e formatos atraem e convertem seus clientes e principalmente, em quais plataformas eles estão mais presentes.

Melhorar a comunicação

Como anda a comunicação com o seu seu seguidor? É muito importante que você saiba se comunicar com seu cliente e ao analisar as métricas de marketing digital, seu processo comunicacional pode ser beneficiado também.

Saber sobre seus investimentos

Todas as empresas que desejam ter resultados nos seus investimentos precisam começar a analisar as métricas do marketing digital agora mesmo. Ela vai garantir saber quais estratégias estão funcionando e quais são aquelas que precisam ser aperfeiçoadas. 

Outrossim, suas campanhas serão cada vez mais otimizadas se forem acompanhadas e o retorno sobre essas que vem funcionando poderão ser aplicadas em novas campanhas.

Adaptar seu planejamento

É hora de rever o seu planejamento. Direcione todos os seus esforços para o que tem funcionado e descarte toda e qualquer ação que venha trazendo prejuízo financeiro para sua empresa. Aqui há a possibilidade de alterar campanhas que não vem dando o resultado esperado.

Identifique a sua persona através das métricas de marketing digital

marketing digital

Através da análise das métricas de marketing digital, é possível também conhecer o seu público alvo e a sua persona. Sabendo disso, podemos analisar os principais dados, como geográfico, por idade, sexo, etc.

Os benefícios de conhecer as métricas de marketing digital da sua empresa são muitos. Vamos agora saber quais são as principais delas?

Conheça algumas métricas de marketing digital e invista em seu negócio

Selecionamos aqui algumas métricas importantes, que podem fazer a diferença em seu negócio.

Taxa nº 1- Taxa de Conversão

Antes de se tornar um cliente, o visitante é apenas um lead. Ou seja, existe um caminho até haver essa conversão. No site da Ville Target, você encontrará vários artigos sobre marketing digital e sobre taxa de conversão, funil de vendas e leads.

Ademais, até ele baixar um material seu, assinar a sua newsletter ou cadastrar-se para receber promoções da sua empresa, ele passará por algumas etapas. Seu cliente precisa entender que o material que você está oferecendo a ele é relevante e merece ser acompanhado.

Portanto,  essa é uma métrica de marketing digital que deve ser levada em consideração, uma vez que através dela você saberá quantas pessoas se tornaram seus clientes.

Se essa taxa for baixa, você deverá rever suas estratégias. Talvez um site com baixa usabilidade, ou um call to action fraco podem ser os motivos principais para o número de pessoas convertidas ser pouco.

Taxa nº 2- Taxa de visita no site

métricas de marketing digital

Você tem ideia de quantas pessoas acessam o seu site? Ter uma noção desses dados poderá te ajudar a saber o alcance do que você tem disponibilizado na internet para seu cliente. 

Através desta métrica de marketing digital, é possível saber quantas visitas você recebe diariamente. Outrossim, quais as sessões do seu blog que são mais acessadas e o que o vem funcionando positivamente.

Taxa nº 3- Taxa de abertura de e-mail

Se você quer aumentar a quantidade de leads e convertê-los em clientes, é importante que tenha boas estratégias que envolvam e-mail marketing.

No entanto, você precisa ter uma lista de e-mails de clientes em potencial. Essas pessoas receberão os conteúdos das suas campanhas por e-mail, por isso, capriche no seu conteúdo. 

Se você disponibilizar um material interessante que seu visitante entenda como importante, logicamente, mais pessoas abrirão o e-mail. Consequentemente, mais pessoas consumirão esse conteúdo, aumentando assim a taxa de abertura de e-mail.

Essa taxa pode revelar quantas pessoas se sentiram motivadas a abrir o e-mail e ler seu material. Portanto, mantenha as taxas altas escrevendo bons assuntos. O título também faz toda a diferença, portanto seja criativo.

Ao ter noção de quantas pessoas abriram ou não seu e-mail, você poderá reduzir gastos com e-mail marketing.

Taxa nº 4- Ticket Médio

Essa é uma métrica de marketing digital que te permite saber quanto o seu cliente tem gastado, consumindo os seus produtos e serviços. Por isso, você deve encontrar o valor do ticket médio mensal, que refere-se ao média do valor gasto pelo cliente em determinado mês.

Taxa nº 5- ROI

O retorno sobre o investimento é uma das métricas de marketing digital mais relevantes para o seu negócio. Muitos acreditam que essa deva ser a primeira métrica a ser avaliada, porque se relaciona com o lucro da empresa.

É muito importante saber qual o retorno do que foi investido inicialmente na empresa. A partir daí, saberá se é necessário continuar ou não algumas ações que estão no plano de comunicação.

Portanto, se o ROI for positivo, significa que você terá condições de aumentar os investimentos em marketing digital. Converse com um profissional de marketing que possa avaliar a sua empresa e sugerir as melhores estratégias que tragam resultados positivos para sua empresa.

Taxa nº 6- Custo de aquisição por cliente

Quanto cada cliente custa para sua empresa? Provavelmente você esteja no escuro, utilizando táticas de marketing digital, sem saber realmente quanto cada cliente vale. 

Se essa for a sua realidade, a métrica de marketing digital de custo de aquisição por cliente te ajudará a saber quanto o seu negócio gasta até o momento em que conquista um consumidor e ele adquire um produto ou serviço.

Os principais custos a serem calculados são as vendas, investimentos em mídia e o salário da equipe. Sendo assim, o cálculo é feito com base em todas as despesas feitas com vendas e marketing num período determinado, comparado com a quantidade de consumidores totais que começaram a adquirir os produtos.

Tenha esses números todos anotados, uma vez que eles poderão ser usados em outra ocasião. Verifique também qual o valor investido em marketing e se esse valor está compatível com os recursos que você tem em caixa. Se estiver gastando a mais, reveja as estratégias mais importantes.

Taxa nº 7 – Taxa de cliques

Taxa

Se você tem o mínimo conhecimento sobre anúncios e outros assuntos relacionados a métricas do marketing digital, já deve ter ouvido falar em taxa de cliques

Esse termo refere-se a efetividade do seu anúncio, ou seja, se ele está realmente trabalhando como você deseja. Não adianta investir em anúncio nas suas páginas de redes sociais, se o real objetivo que é chegar em seu cliente, não for alcançado.

Ao conhecer essa métrica de marketing digital, sua campanha ou anúncio poderá ser avaliado mais corretamente. Pontos como palavras-chave, segmentação, imagens e textos podem ser modificados e aprimorados, melhorando o seu retorno como um todo.

Taxa nº 8- Satisfação do cliente (índice)

Esse é a última taxa que vamos abordar neste artigo. Através dessa análise, é possível saber se os seus clientes estão realmente satisfeitos com os seus produtos e serviços. 

Esse dado é muito importante, uma vez que é por meio dele que você poderá modificar sua forma de atuação. Portanto, faça uma pesquisa online, de forma automatizada e colha as opiniões, sugestões e reclamações principais desses clientes.

Para analisar as métricas, use as ferramentas certas

Ferramenta

Se você chegou até aqui, significa que você se interessou no assunto e quer começar a investir, não é mesmo?

Saiba que existem muitas ferramentas, pagas ou não, que podem fazer análises de forma automatizada em tempo real para você. Se você não quiser investir dinheiro nisso, o Google pode ajudar de forma gratuita.

Google ADS

Já o Google Ads é outra plataforma do Google que te ajudará a otimizar campanhas de marketing da sua empresa, para que apareçam no Google. Através dela, você poderá analisar as principais métricas de acesso das suas campanhas, advindas do Google.

Google Analytics

Através do Google Analytics, você terá acesso a métricas fundamentais para seu negócio. Essa é uma ferramenta recorrida por muitas empresas que estão iniciando agora, ou até mesmo por grandes empresas.

A ferramenta oferece muitas funcionalidades, com análises que podem melhorar a sua estratégia consideravelmente. No entanto, se você precisar de uma ferramenta mais completa, contrate a Ville Target.

As duas ferramentas podem ser complementares e ajudar bastante a sua empresa. Você terá acesso ao custo de aquisição de novos clientes, que mencionamos anteriormente e as taxas de conversão.

Com certeza, essas ferramentas poderão ajudar bastante ao seu negócio e as suas necessidades principais. Possivelmente, suas campanhas futuras e estratégias principais serão beneficiadas. Então comece a analisar as métricas de marketing digital.

Faça suas análises através da ferramenta da Ville Target

Agora você já conhece algumas das principais métricas de marketing digital existentes, esse é o momento de você começar a estudar mais de perto o seu negócio.

Aprenda a ler os dados que podem revelar informações importantes sobre o seu negócio e que podem direcionar suas ações para estratégias efetivas. Ademais dessas ferramentas que mencionamos anteriormente, existem outras que podem ajudar a otimizar o seu negócio.

Para tal, utilize uma ferramenta de automação que te permita acompanhar de perto os seus investimentos. Conheça o sistema da Ville Target e passe a ter o controle total sobre o seu negócio.

Através da ferramenta da Ville Target, será possível acompanhar as métricas das suas redes sociais, como quantidade de curtidas, seguidores. Além disso, poderá saber a quantidade de entradas e saídas da sua página na internet.

Além desses benefícios, ao usar o atributo de e-mail marketing da Ville Target, você poderá otimizar as suas campanhas. Outrossim, acompanhe a taxa de rejeição e de cliques do e-mail marketing.

E então, o que falta para você começar agora mesmo a acompanhar as métricas de marketing digital da sua empresa? Por fim, não deixe de conhecer nosso material sobre marketing digital que está no nosso blog.

GIF animado email marketing

Ebook Redes Sociais

Conheça estratégias e melhore a venda de seus produtos/serviços:

 

Quero baixar este Ebook !