(11) 3090-7535 / (27) 3262-0877 comercial@villetarget.com

A internet tem sido utilizada de diversas formas pelas pessoas e empresas. No entanto, será que todos conhecem os principais conceitos do Marketing Digital? Conheça aqui as melhores formas de utilização em um negócio.

Neste artigo, daremos alguns conceitos do marketing digital que você precisa conhecer para potencializar suas estratégias. Portanto, se sua empresa precisa de um planejamento para alcançar seus principais objetivos, é importante que esteja atento aos termos mais utilizados dentro do marketing digital.

O ambiente digital tem disponibilizado uma infinidade de ferramentas, de fácil acesso para todos e a um custo mais baixo. Essa é uma ótima oportunidade de empresas de diversos tamanhos se destacarem da concorrência. Outrossim, elas podem gerar valor com os produtos e serviços oferecidos ao público. 

Ademais, diferentemente da mídia tradicional, no marketing digital, você conseguirá atrair seu cliente e segmentá-lo de forma mais certeira. Além disso, poderá criar conteúdos diferenciados para cada um deles. Se você quiser entender melhor do que estamos falando, continue acompanhando este artigo e se planeje. 

Se precisar de ajuda, contrate um profissional de marketing digital especializado que possa te dar uma consultoria mais detalhada.

Agora é importante que você conheça os conceitos do marketing digital. Assim, você entenderá  mais como cada um pode ajudar a sua empresa a crescer cada vez mais.

Alguns conceitos que você precisa conhecer

Não sabe as etapas principais para iniciar a sua estratégia de marketing digital? Conheça os conceitos do marketing digital que listamos a seguir. Conhecer os termos principais é mais que uma necessidade. Isso vale para pequenos empreendedores quanto para grandes empresas.

Apesar de bastante difundidos, alguns conceitos do marketing digital não são conhecidos a fundo pela maioria dos usuários.

Inbound Marketing

Um dos principais conceitos do marketing digital que você precisa conhecer é o de Inbound marketing. Essa é o tão conhecido “marketing de aproximação”, do qual fazem parte o fluxo de nutrição, E-mail marketing, Marketing de conteúdo, SEO e muitos outros conceitos que abordaremos neste artigo.

Mas porque é importante conhecer cada um desses conceitos do marketing digital?

A partir do conhecimento de cada uma, você poderá saber qual estratégia deve ser implementada na sua empresa e os benefícios que terá com cada uma delas. Outrossim, ao implementar técnicas de Inbound Marketing, sua empresa poderá entrar de forma competitiva no ambiente digital, que é tão concorrido nos dias de hoje.

Em suma, o objetivo do Inbound é atrair os clientes de forma natural, sem precisar ser agressivo ou invasivo. Diferentemente do outbound marketing, o Inbound tem o propósito de levar ao cliente um conteúdo que ele vai consumir.

Essa é uma abordagem diferenciada do que já vinha sendo feito na TV, por exemplo, ou em outros meios de comunicação mais conhecidos. Ele pode ser implementado por empresas de diversos portes e é mais eficaz em negociações onde o cliente esgota todas as possibilidades de conhecer o produto ou serviço oferecido pela empresa.

E-commerce

Quais os principais conceitos do Marketing Digital

O marketing digital tem movimentado bilhões de dinheiro atualmente através das compras online, ou o chamado “e-commerce”. Através dele, grandes e pequenas lojas tem alcançado cada vez mais pessoas, podendo assim comercializar os seus produtos.

As lojas virtuais tem sido uma alternativa muito funcional para pessoas que tem pouco tempo para ir em lojas físicas. Portanto, quem quer mais comodidade e flexibilidade tem muito a se beneficiar.

No Brasil, é muito comum que empresas coloquem valores mais competitivos dos seus produtos no ambiente digital, abaixo do valor tradicional do varejo. Benefícios como prazo estendido e frete grátis também são chamarizes para que mais pessoas passem a comprar pela internet.

E-mail marketing

Investir no e-mail marketing pode ser o que sua empresa precisa para aumentar os leads e transformá-lo em clientes em potencial. Um dos conceitos do marketing digital que já é uma realidade presente em muitas empresas é o de e-mail marketing.

Através da ferramenta de e-mail marketing, você conseguirá otimizar as estratégias de inbound marketing da sua marca. Poderá inclusive desenvolver um canal específico para se comunicar com seu cliente, enviado para ele conteúdos importantes que ele deseja receber. 

Outrossim, ao utilizar uma ferramenta de automação no seu e-mail marketing, você terá dados de quantas pessoas estão interessadas no seu conteúdo, bem como quantas abriram o seu e-mail. Da mesma forma, entenderá melhor sobre a taxa de rejeição e os motivos dessas pessoas.

Essa lista de possíveis pessoas interessadas pela sua marca podem ser conseguidas através dos dados conseguidos na sua landing page. Por isso é importante que crie um formulário com perguntas básicas para captar os dados principais do seu lead.

Outro benefício do e-mail marketing é a possibilidade de fazer campanhas segmentadas, especialmente pro público que você quer alcançar. Essa é uma estratégia muito eficiente proporcionada pelo marketing digital.

Marketing de Conteúdo

conceitos do Marketing Digital

O marketing de conteúdo é uma das principais ferramentas do marketing digital para atrair clientes. Ao descobrir dados importantes dos seus clientes, como faixa etária, localização, gostos e hábitos de consumo, fica muito mais fácil criar um conteúdo direcionado para ele.

Ou seja, você precisará de uma bom conteúdo, que seja relevante e que chame a atenção do usuário. Das estratégias do inbound, essa é uma das mais eficientes para criar uma relação mais próxima entre cliente e marca.

Além disso, para desenvolver bons conteúdos, você precisa saber em qual etapa do funil de vendas seu cliente está. Vamos conhecer mais um dos conceitos do Marketing Digital a seguir.

Funil de vendas

O funil de vendas é uma ótima ferramenta do inbound marketing, que permite às empresas saber onde seu cliente está. Ele pode ser aplicado no ambiente digital e no offline, com adaptações, logicamente. No entanto, ele é mais utilizado em empresas que buscam resultados através da internet.

Essa estratégia mostra o que o seu cliente quer, desde o momento em que ele visita o seu site, até a hora em que se interessa pelo seu produto e resolve fechar uma compra com você. O local que intermedia esse processo são as redes sociais.

Da mesma forma, numa loja física, o cliente é orientado desde que entra até a hora em que sai da loja, levando o produto. As duas formas de se guiar pelo funil são diferentes, porém tem algumas particularidades em comum. Por exemplo, nas duas formas, a empresa precisa identificar uma dúvida ou questionamento do cliente.

Logo em seguida, ela deve oferecer uma solução para essas questões e envolver, de forma sutil o possível comprador. Por fim, quando ele já estiver decidido pela compra, você apresenta os seus produtos e serviços, para que assim feche negócio contigo.

Tratando-se do ambiente digital, é muito importante que você já tenha cartas na manga. Ou seja, já tenha um conteúdo pronto para quando seu cliente se interessar, você oferecer. Portanto, produza e-books com um material informativo e disponível para download, dicas e outros materiais.

SEO

Marketing Digital

A sigla refere-se às técnicas utilizadas para que seu conteúdo seja entregue ao seu cliente, de forma orgânica. Essa é uma estratégia muito utilizada por empresas que possuem sites ou blogs e precisam conquistar mais leads e transformá-los em clientes ou em visitantes constantes.

Essa estratégia consiste em utilizar palavras chaves, imagens com tags e outras técnicas importantes para o bom rankeamento de uma página na web. Sendo assim, sua página será otimizada e será “mais amigável” para os mecanismos de busca, como o Google.

Com mais tráfego, mais pessoas poderão se tornar clientes em potencial. Existe uma infinidade de técnicas que podem ser utilizadas. Se quiser saber mais sobre SEO, clique no nosso artigo sobre otimização de páginas através dessa ferramenta de marketing digital.

Quer saber mais conceitos sobre marketing digital? Continue lendo nosso artigo e acrescente conceitos novos ao seu marketing.

Growth Hacking

Esse parece ser um termo que soa meio estranho, mas o Growth Hacking é basicamente um processo de testes e experimentos até alcançar os resultados esperados.

Ou seja, pense naqueles profissionais que se esforçam ao máximo para descobrirem erros em sistemas, etc. No marketing digital, o termo é entendido como as melhores maneiras de desenvolver um negócio e fazê-lo crescer continuamente.

Isso acontece quando o profissional busca, através de canais diferenciados, formas de chegar ao cliente e dominar as técnicas existentes.

Lead Scoring

Esse é um dos conceitos do marketing digital que funciona como uma forma de controle, de quais leads podem vir a oportunidade de um maior potencial para a empresa.

Essa estratégia qualifica os leads e possibilita às marcas utilizar as melhores estratégias, de acordo com a segmentação realizada. Para te ajudar a desenvolver essa estratégia, contrate uma ferramenta de automação de marketing digital e saiba quais são os leads que poderão gerar um maior retorno para sua empresa.

AIDA

Apresentamos as palavras Atenção, Desejo, Ação e Interesse. Conheça o que significa o termo de marketing AIDA. Esse é um dos conceitos de marketing digital que serve para verificar de perto como o ser humano reage quando passa por determinadas situações. 

A partir daí, a empresa consegue elaborar estratégias com base nos comportamentos, para atrair e gerar mais conversão.Quando essa análise é realizada, é possível otimizar uma página com base no perfil do público que se quer atrair.

Automação de marketing

Automação

O que você conhece por automação de marketing? Esse é um dos conceitos do Marketing Digital que vem sido amplamente difundidos dentro das empresas. A automação é realizada através de softwares que facilitam alguns dos principais processos no meio digital.

Entre esses processos estão o agendamento de posts em redes sociais, envio de e-mail marketing e acompanhamento de métricas em tempo real. Você conseguirá otimizar as suas tarefas diárias de forma simples e potencializar a sua estratégia com ações realizadas pela própria ferramenta, sem a ajuda humana.

Essa é uma das muitas vantagens trazidas pelo marketing digital, que tem facilitado a vida dos profissionais de marketing das instituições. 

Além desses benefícios, sua equipe ganha mais tempo para pensar no conteúdo que será oferecido ao cliente, bem como nas outras estratégias que podem fazer sua empresa alcançar as suas metas. Portanto, insira alguma ferramenta de automação no seu planejamento de comunicação para conquistar mais clientes e aumentar seus lucros.

Ademais, para que você se familiarize sobre a importância de ter uma ferramenta de automação de marketing digital, que tal conhecer o site da Ville Target? Através desse sistema, sua empresa alcançará os resultados almejados e irá se destacar da concorrência. Vamos entender como a ferramenta da Ville Target pode ajudar o seu negócio a deslanchar?

Automatize o seu negócio com a Ville Target

Agora que você já conhece alguns dos principais conceitos do marketing digital, é hora de implementa-los  na sua empresa. 

Para complementar as suas estratégias e conseguir resultados mais efetivos, contrate a ferramenta de automação de marketing digital da Ville Target e conheça as vantagens que ela pode trazer para a sua empresa.

Essa estratégia de automação tem sido bastante ampliada por muitas empresas que têm objetivos claros. Entre eles, conquistar mais leads e transformá-los em clientes em potencial, por exemplo.

Outrossim, você pode fazer agendamentos de conteúdos nas suas redes sociais e verificar as métricas principais de engajamento dos seus posts. Isso é ótimo, pois você terá uma visão mais abrangente da receptividade dos materiais que tem produzido para o seu cliente.

Ademais, outro dos principais conceitos do marketing digital que você pode usar juntamente com a ferramenta de automação da Ville Target é o e-mail marketing. Através desse sistema, você poderá segmentar suas listas de e-mail e enviar conteúdos especiais para cada cliente da lista.

Logo após, poderá analisar as taxas de envolvimento. Além disso, poderá analisar se o que você tem oferecido de conteúdo é entendido como importante para seu cliente.

E então você pode se perguntar, “como faço para segmentar essas listas”? Acessando o site, você poderá fazer uma landing page de forma gratuita através do próprio site da Ville Target.

Portanto, é possível perceber os benefícios trazidos por aqueles que investem em automação de marketing. Se sua empresa precisar de soluções como as que mencionamos anteriormente, procure a Ville Target e conheça mais

Por fim, acesse nosso conteúdo gratuito no nosso blog. Conheça mais as estratégias do marketing digital que podem alavancar o seu negócio.

automacao de marketing

Ebook Redes Sociais

Conheça estratégias e melhore a venda de seus produtos/serviços:

 

Quero baixar este Ebook !