(11) 3090-7535 / (27) 3262-0877 comercial@villetarget.com

Talvez você ainda não esteja dando a devida atenção à importância de colocar a sua empresa na internet. Por isso, neste artigo vamos te mostrar os tipos de marketing digital para você potencializar o seu negócio.

Se sua marca for nova no seu mercado, é fundamental que você comece desde o princípio a investir em marketing digital. Todavia, se sua empresa já tem um tempo de mercado, saiba que não apenas o marketing tradicional pode te ajudar. O marketing digital podem beneficiar bastante o seu negócio.

Existem muitas vantagens em utilizar a internet para divulgar produtos e serviços. Além de alcançar seu público em potencial, sua empresa ganha também credibilidade. Ela pode tornar-se uma referência no seu segmento. Para que tais vantagens possam ser vistas, existem muitos tipos de marketing digital que podem facilitar esse processo.

É fundamental que as empresas, tanto as pequenas quanto as maiores, saibam agir estrategicamente para atrair, gerar engajamento. Ademais, elas podem transformar simples seguidores em clientes reais.

Quem já atua com marketing digital, já está por dentro dos tantos tipos de marketing digital que existem. Essa estratégia digital tem acompanhado o desenvolvimento da sociedade como um todo. Por isso, os vários tipos de marketing digital servem para diferentes empresas, objetivos e necessidades.

Uma vez que a maioria dos tipos de marketing digital que existem tem um baixo custo, ele se torna uma forma de divulgação mais em conta. Ou seja, o marketing online é acessível a todos aqueles que precisam ter um bom alcance. Outros benefícios são conquistar clientes e ser uma referência no mercado.

Quer saber mais que estratégias são essas que mencionamos no início deste artigo? Continue lendo nosso artigo. Mas inicialmente, é muito importante que você entenda o que é o marketing digital.

O que é marketing digital?

O marketing digital é uma reunião de técnicas otimizadas e pensadas para divulgar serviços e produtos através da internet. Ele tem como base a divulgação do marketing tradicional, mas envolve táticas voltadas para canais digitais.

Essa nova forma de fazer negócio modificou as dinâmicas dos mercados e facilitou alguns processos para consumidor e cliente. Além disso, o marketing digital aproximou mais o cliente da marca, que passou a incluí-los em decisões importantes e decisórias. 

O e-commerce ganhou uma grande relevância, uma vez que possibilitou a diminuição das distâncias geográficas e aumentou a comodidade e praticidade. Nada melhor do que fazer uma compra no conforto da sua casa, sem grandes dificuldades e stress como trânsito, filas, etc.

Com isso, o mercado ficou cada vez mais movimentado. As vendas foram aquecidas e as empresas passaram a dar mais atenção ao novo estilo de comercializar seus produtos. Elas começaram a fazer uso dos canais digitais.

Existem muitas formas de trabalhar a divulgação de uma empresa, e os vários tipos de marketing podem colocar a sua marca em vantagem em relação às outras que não estão ainda no ambiente digital.

Se quiser saber mais, leia mais o nosso artigo. Caso se interesse, acesse o e-book da Ville Target disponibilizado ao final deste artigo. Mas vamos agora entender a importância do marketing digital?

Qual a importância do marketing digital?

tipos de marketing digital

O marketing digital revolucionou a forma de fazer negócio das marcas, assim como melhorou também a forma de atendimento como um todo. 

Com mais pessoas utilizando smartphones e outros dispositivos móveis, a tendência é que mais negócios sejam fechados através das redes sociais e sites. Lembrando que o marketing tradicional ainda é muito importante e pode se aliar à essas novas formas de fazer negócio.

O marketing digital é válido e muito vantajoso. Mas é necessário que você saiba usar as ferramentas disponíveis e monte a sua estratégia de comunicação para inserir tais ações. A partir daí, sua empresa estará apta a explorar ao máximo todas as possibilidades proporcionadas pelo marketing digital.

Você já deve ter ouvido falar de muitos tipos de marketing digital que existem por aí. São muitas as vertentes e possibilidades de incluir no seu planejamento as estratégias de marketing digital. Mas você conhece todas elas?

Neste artigo, focaremos em sete tipos de marketing digital que podem ser úteis ao seu negócio. 

7 tipos de marketing digital para sua empresa

A princípio, você deve saber quais os tipos de marketing digital que se encaixam melhor no seu negócio. Você está precisando melhorar o seus conteúdos e não sabe por onde iniciar? Talvez seja o momento de investir em marketing de conteúdo.

Ou talvez você precise conquistar mais clientes, de forma orgânica, trabalhando conjuntamente com os algoritmos do Google. Porque não investir em estratégias SEO?

As possibilidades são muitas. Por isso, trouxemos aqui algumas alternativas que podem ser muito úteis para você que deseja conhecer os tipos de marketing digital e implementar uma estratégia na sua empresa.

Marketing de conteúdo

 

marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é uma das estratégias mais eficientes do marketing digital e traz muitos benefícios. O retorno sobre o investimento realizado é alto, além do que ele é altamente acessível para empresas que possuem um orçamento mais restrito.

Essa também é uma forma de otimizar campanhas e converter leads. Como isso acontece? Quando você produz um conteúdo interessante para o seu cliente, ele te procurará todas as vezes em que ele tiver dúvidas sobre algo relacionado ao seu segmento.

Outrossim, você poderá produzir um conteúdo personalizado, tomando como base em qual etapa do funil seu lead está localizado. Por isso, é importante que você entenda sobre cada etapa do funil e qual o conteúdo que será interessante em cada uma dessas fases.

Os investimentos em marketing de conteúdo custam menos que as técnicas utilizadas no outbound marketing. No entanto, ele gera mais leads que o marketing convencional.

Isso acontece porque empresas que produzem um bom conteúdo, geralmente melhoram o SEO, que é um dos tipos de marketing digital que falaremos mais adiante. 

Ou seja, quanto mais o conteúdo do seu site ou blog for entendido como “importante” pelos mecanismos de busca, mais pessoas serão alcançadas por ele. Mas isso é papo para os próximos tópicos.

E-mail marketing

O e-mail marketing ainda é uma das formas mais eficientes de alcançar leads. Esse é um dos tipos de marketing digital que é muito utilizado pelas empresas que desejam chegar no seu público. 

Esse processo de envio de mensagens pode ser facilitado por uma ferramenta de automação de marketing, como a Ville Target.

Apenas se preocupe em criar um conteúdo interessante, com promoções, cupons e informações relevantes para serem enviados. Crie uma lista de contatos através da ferramenta da Ville Target e economize tempo e dinheiro com e-mails enviados um por um.

Se não souber como captar mais clientes, crie uma landing page com um formulário enxuto e capte informações dos seus leads diretamente da sua página.

Gerenciamento de mídias sociais

Quais os tipos de marketing digital e sua importância

Que as mídias sociais têm um papel importante na divulgação de empresas, ninguém duvida. É cada vez mais crescente as oportunidades geradas pelas redes sociais e sua utilização como estratégia para melhorar os negócios.

Muitos consumidores também buscam as empresas pelas quais tem interesse em fazer negócio na internet. Portanto, aquelas que não tem um perfil na internet, saem em desvantagem.

Por isso, é importante que você crie uma estratégia que alcance o seu público alvo. Esse é um dos tipos de marketing digital é um dos que mais têm sucesso entre as empresas. No entanto, tenha objetivos bem definidos, metas alcançáveis e decida em quais redes sociais é mais importante que sua empresa esteja.

Interaja com sua audiência, procure solucionar as principais questões dos seus clientes e se mostre disponível para responder dúvidas.

Inclusive, no blog da Ville Target você encontrará um vasto conteúdo sobre a importância das redes sociais na sua estratégia. Além disso, saberá sobre agendamento de posts sociais, melhores horários para postar no Instagram e dicas de interação da sua marca nas redes sociais.

Publicidade nas redes sociais

Assim como na mídia tradicional, é possível pagar um valor para ter destaque nas redes sociais. Os anúncios tem se tornado cada vez mais comuns e oferecem boas chances de aumento da visibilidade e expansão do alcance online para as empresas que anunciam.

Você pode fazer anúncios tanto no Instagram, quanto no Facebook, citando exemplos das redes sociais mais usadas pelas empresas. 

Na plataforma de anúncios disponibilizada pelo facebook, você tem acesso a métricas de curtidas, compartilhamentos, alcances orgânicos e pagos. Outrossim, você consegue segmentar seus clientes por idades, localidade e interesses.

Muitas empresas já têm adotado esse que é um dos tipos de marketing digital e tem percebido um aumento significativo nas vendas após o investimento.

Anúncio pago no Google

Além das redes sociais, você pode anunciar também no Google. Essa é mais uma opção para empresas que desejam divulgar seus produtos em todos os espaços disponíveis da internet.

Nesse tipo de marketing, você paga pelo clique, complementando assim a sua estratégia de marketing. Esse é um esforço que vai além do SEO orgânico, mas tem efeitos altamente positivos para a sua empresa.

A dica que damos é que você aproveite ao máximo todas as estratégias mencionadas neste artigo e trabalhe da melhor forma para alcançar os seus objetivos.

Design de site

Estratégia

Como é o design do site da sua empresa? Saiba que essa é uma das coisas mais importantes que deve ser levada em consideração quando se pensa em tipos de marketing digital. Sua marca também é reconhecida através do seu site. É através dele que passará informações relevantes sobre os seus serviços e produtos para os seus clientes.

Por isso, tome cuidado com alguns itens, como:

  • Layout
  • Conteúdo
  • Elementos visuais, tais como cores, imagens e logotipos.

Uma vez que seu visitante entre na sua página e sinta dificuldade em navegar, logo aumentará as taxas de saída do seu site por conta da dificuldade de acesso. Portanto, otimize as páginas do seu site para carregar com facilidade.

Além disso, cuide para que o seu layout seja atraente e bonito. Otimize-o para que ele seja amigável e de fácil acesso em qualquer dispositivo móvel. Ou seja, produza um site responsivo para que as pessoas o acessem de qualquer lugar.

Forneça informações importantes para os visitantes que forem fazer uma compra pela primeira vez. Por fim, monitore as métricas do seu site e identifique de onde os seus visitantes estão vindo e qual o perfil deles. Isso contribui para que você gere cada vez mais conteúdos que interessam a ele, aumentando a quantidade de leads qualificados que tem grandes chances de conversão.

SEO

O SEO é atualmente um dos tipos de marketing digital mais utilizados pelas empresas. Através dele, é possível otimizar o seu site ou blog para atrair mais leads e tráfego, de forma orgânica, pelos mecanismos de busca do Google.

Você pode iniciar escolhendo as palavras-chave compatíveis com o seu conteúdo, bem como utilizar outras técnicas que melhoram o rankeamento do sua página. Ou seja, os benefícios não são apenas relacionados a melhoria do tráfego, como também a melhoria da qualidade dele.

Quando você publica conteúdos que interessam ao seu visitante, as chances dele se sentir atraído pela sua página são grandes. Por isso, trabalhe bastante o seu marketing de conteúdo, pois ele tem um papel muito importante no aumento da sua visibilidade.

Como colocar em prática na sua empresa?

 

Bom, agora que você já sabe alguns tipos de marketing digital, dê os passos seguintes para implementar boa parte dessas estratégias na sua empresa.

Sua empresa pode se beneficiar bastante se você souber ser estratégico e souber explorar ao máximo todas as possibilidades trazidas pelo marketing digital.

A parte boa é que todas elas podem ser utilizadas até mesmo por aquelas empresas que possuem um orçamento baixo e não desejam gastar muito com investimentos em marketing.

No entanto, para ser bem sucedido, é muito importante que você conte com a ajuda de uma agência digital ou uma plataforma que facilite os seus processos, como enviar e-mails marketing, agendamento de posts sociais e criação de landing pages para captura de contatos.

Conheça a Ville Target e inicie agora a sua estratégia de marketing digital de forma simples e segura. Potencialize as suas principais campanhas com automação de marketing digital com a plataforma da Ville Target.

Ebook Redes Sociais

Conheça estratégias e melhore a venda de seus produtos/serviços:

 

Quero baixar este Ebook !