27 3262-0877 / 27 3261-7595 comercial@villetarget.com

Um levantamento da Secretaria de Comunicação Social (Secom), do governo federal, mostrou que 92% dos usuários de internet estão nas redes sociais. Contudo, algumas dúvidas ainda podem surgir a esse respeito, como “é preciso estar em todas as redes sociais?” ou “qual a melhor rede social para minha empresa?”.

O que não dá mais para questionar é o quanto a presença nas redes sociais pode ajudar sua empresa a alcançar mais pessoas. Não é por acaso que as grandes empresas, assim como a padaria do João da esquina, estão nelas, atualizando seus perfis sociais com frequência.

Bom, o fato é que cada rede social exige um formato diferente e estratégias específicas para alcançar seu público e, assim, fortalecer sua marca. Se cada uma for bem utilizada, você pode se dar bem em todas.

Antes de entrarmos em detalhes sobre qual é a melhor rede social para seu negócio, é importante reforçar que o trabalho nas redes sociais é apenas uma parte de toda a sua estratégia de marketing digital. Ela precisa incluir, ainda, a captação de leads, o envio regular de email marketing, entre outras tarefas.

Para otimizar seu trabalho, conte com uma ferramenta de automação de marketing, como o ville Target que, entre outras funcionalidades, programa e dispara email marketing para toda a sua base de contatos de uma só vez.

Voltando ao tema de redes sociais, vamos explicar como cada uma das principais redes sociais ajudam seu negócio. Confira:

Facebook: uma fanpage é o ideal para sua empresa

Provavelmente você pode pensar que o Facebook é a melhor rede social para o seu negócio. Afinal de contas, 83% dos usuários brasileiros estão na plataforma de Mark Zuckerberg, segundo o relatório da Secom. Simples de ser utilizado, o Facebook permite que sejam postados fotos, textos, vídeos, gifs, entre outras ações.

melhor rede social

Para as empresas, o mais aconselhado é criar uma fanpage, para se diferenciar dos perfis de usuários comuns. Com as fanpages, é possível impulsionar todas as suas publicações com o objetivo de alcançar mais pessoas. E não são quaisquer pessoas. Segmentando as suas publicações, você atinge apenas os usuários que tenham interesse no seu produto ou serviço.

Outra vantagem de criar uma página está nos relatórios criados pelo próprio Facebook. Eles revelam uma série de informações, como a evolução de seguidores da sua página ao longo do tempo, o perfil (idade e localização) das pessoas que curtem sua página, o número de cliques que os links postados receberam e por aí vai. A partir desses dados, você consegue saber quais ações apresentam bons (e maus) resultados.

Por fim, vale a pena monitorar todos os comentários feitos pelos usuários. Mais do que isso, você deve respondê-los, mesmo que seja uma crítica. Isso passa uma imagem positiva da sua empresa, mostrando que você se preocupa em dar satisfação a todos os clientes.

YouTube: principal plataforma de vídeos da internet

Criado nos anos 2000, o YouTube se tornou o principal canal de entretenimento e informação por vídeo da internet. Até os anúncios estão migrando da TV para o YouTube. Assim como qualquer rede social, é possível medir as visualizações e o alcance de sua publicidade com maior exatidão. A interatividade com o público também é garantida nessa plataforma.

melhor rede social

Sua empresa pode entrar no YouTube pela publicidade ou pela publicação de conteúdo relevante e diversificado de vídeo. Basta criar um canal e estabelecer um tema, como dicas de culinária ou curiosidades automobilísticas – depende da sua área de atuação, claro.

O segredo do YouTube é ser criativo, usar qualidade técnica e publicar vídeos com frequência. Quem clicar no botão “inscreva-se” acompanha suas postagens em primeira mão.

Twitter: um verdadeiro microblog

Atenção para o Twitter! Essa é uma das redes sociais mais utilizadas pelas empresas. Subestimada no Brasil, tem grande popularidade no resto do mundo. Por exemplo, já percebeu que o presidente dos EUA, Donald Trump, não para de postar no Twitter?

melhor rede social

Conhecido por limitar mensagens escritas a 140 caracteres, esse microblog desafia seus usuários a serem objetivos e rápidos no recado. Fora isso, ele também permite a publicação de vídeos e fotos, além da interação por Mensagens Diretas de forma reservada, respondendo ou compartilhando os tweets.

Criado em 2006, o Twitter se mantém entre os mais populares da internet repercutindo, inclusive, os assuntos mais populares no mundo real e virtual. Aliás, para ganhar popularidade nesta rede social, fique atento aos Trending Topics que expõem os assuntos mais comentados do momento. Para que o perfil de sua empresa se torne relevante, também é preciso postar com frequência.

Instagram: uso exclusivo no mobile

O Instagram também tem um perfil tanto desafiador quanto atraente. Afinal, a principal forma de mensagem dessa rede social é a imagem (fotos ou pequenos vídeos e gifs). Nascida em 2010, com uso exclusivo no mobile, é muito usada por influenciadores digitais e artistas. Um prato cheio para quem atua no mercado da beleza, como tatuadores, fotógrafos e estilistas.

melhor rede social

Característica das redes sociais, a interatividade também está presente no Instagram. Mais recentemente, o aplicativo passou a permitir a postagem de vídeos instantâneos com visualização de prazo determinado. Com um pouco de criatividade, qualquer empresa pode registrar seu cotidiano e trabalhar sua marca para engajar os usuários. Quem sabe o Instagram não vira a melhor rede social da sua empresa?

LinkedIn: conhecido como o “Facebook profissional”

Conhecida como a rede social dos negócios, o LinkedIn reúne contratantes, empresas, investidores, novos funcionários e até novos clientes. É um “Facebook profissional”. Enquanto o perfil dos usuários funciona como um currículo virtual, a página das empresas pode ser utilizada para compartilhar, especialmente, conteúdo institucional e vagas de emprego.

melhor rede social

Sua função é mais formal (diferente das citadas anteriormente) voltada para produtos, serviços e networking. O LinkedIn já alcançou 450 milhões de usuários no mundo.

Nada impede que sua empresa esteja em todas as principais redes sociais. No entanto, é preciso saber para quem você quer falar e saber utilizar a característica de cada uma a seu favor. Afinal, o que não falta em todas elas é público com potencial para se tornar cliente. Uma chance que não pode ser deixada de lado.

E aí, qual é a melhor rede social para a sua empresa, aquela que traz mais resultados? Conte para a gente nos comentários!

Posts relacionados