(11) 3090-7535 / (27) 3262-0877 comercial@villetarget.com

Existe a melhor hora para enviar email marketing? Pode acreditar que sim: existe. Uma hora a mais ou a menos, pode impactar bastante no desempenho de sua campanha. Assim como também existe o tempo certo para publicar seus posts nas redes sociais (por isso é tão importante usar uma ferramenta de agendamento).

Voltando à questão da melhora hora para enviar email marketing, essa resposta varia de empresa para empresa. Ela depende, entre outros fatores, dos seus objetivos e do perfil de seu público-alvo. Por isso, a única maneira de descobrir isso é realizando muitos testes.

Veja, a seguir, o que considerar para definir quais são os melhores dias e horários para disparar suas campanhas de email marketing. Vamos lá!

Perfil de seu público-alvo

Conhecer profundamente o seu público-alvo não serve apenas para definir o formato de conteúdo e a linguagem usada em suas campanhas. Esse estudo também orienta a melhor hora para enviar emails. Isso porque você sabe qual é a rotina que seus leads mantêm.

melhor hora para enviar email público-alvo

Por exemplo, se o seu público-alvo é formado por empresários que não têm muito tempo para nada, uma alternativa é disparar suas campanhas perto do horário de almoço. Nesse momento, eles tenta tirar uma folguinha para ler sua caixa de entrada.

Por sua vez, se o seu público-alvo for de jovens que estudam de manhã, você pode escolher um horário à tarde – quando estão com tempo livre. Aqui, vale realizar testes para descobrir, enfim, os melhores dias e horários para enviar emails.

Frequência: quantos emails enviar por semana?

Geralmente, recomenda-se enviar dois emails por semana. Assim, você mantém um contato constante e saudável com sua base de contatos.

No entanto, mais uma vez, a frequência depende de cada empresa. Por exemplo, se você não produz muitos conteúdos, não vale a pena disparar tantas campanhas por semana. Fica repetitivo e chato. Agora, se você sempre tem novidades relevantes em seu site e seu público interage com elas: mande brasa!

Claro, nunca deixe de acompanhar as métricas de cada campanha. Assim, você chega a uma conclusão mais assertiva de quais são os melhores dias e horários para enviar os emails, com base nas taxas de abertura e de clique. Qual das duas campanhas obteve melhor taxa de abertura? E de clique? Respondendo a essas perguntas, você define quais dias e horários disparar as suas campanhas.

O que os estudos falam sobre a melhor hora para enviar email marketing

Uma série de empresas de marketing digital já realizou estudos para responder a pergunta de um milhão de reais: “qual é a melhor hora para enviar email marketing?”. Como falamos acima, a resposta depende do seu público-alvo. No entanto, a título de curiosidade, vale a pena ver analisar alguns levantamentos.

estudos sobre a melhor hora para enviar email

Depois de analisar o envio de 21 milhões de emails, a empresa GetResponse chegou à conclusão que, em relação às taxas de abertura e de clique, os melhores dias para disparar campanhas de email marketing são, na ordem, quinta-feira, terça-feira, sexta-feira e quarta-feira. O que dá para tirar de concreto, aqui, é que é bom evitar campanhas de email aos finais de semana.

Quanto ao horário, estudo da empresa MailChimp aponta que o horário de pico de acesso aos emails acontece entre 8 horas e 10 horas da manhã. Outros períodos interessantes são entre 19 horas e 22 horas e 15 horas e 17 horas. Por outro lado, disparar campanhas à noite, entre 22 horas e 6 horas da manhã, é terrível. Por motivos óbvios, né?

Objetivos da campanha

Realizar testes A/B e entender a rotina do seu público-alvo são procedimentos válidos (e indispensáveis) para definir a melhor hora para enviar email marketing. No entanto, você pode ignorar esses estudos quando for realizar uma campanha especial. Vamos a um exemplo recente.

Às vésperas da Black Friday, os usuários estão ansiosos por descontos. Uma boa ideia seria disparar uma campanha faltando 20 minutos para a meia-noite. Assim, você impacta os usuários que já estão propensos a comprar alguma coisa na data, aumentando as chances de conversão.

Conheça o ville Target e programe o disparo de suas campanhas

Para não perder o timing de disparar suas campanhas nos melhores dias e horários, é interessante que você conte com uma ferramenta de automação de marketing. Aqui estamos falando do ville Targert.

melhor hora para enviar email conheça ville target

Nele, você consegue criar peças de email marketing de forma rápida e intuitiva. Se preferir, é possível importar seus próprios templates à plataforma. Aqui, é importante criar peças que sejam responsivas, hein! Isso permite que os destinatários possam ler de qualquer aparelho que desejarem.

Além disso, com o ville Target, você segmenta sua base de contatos e programa quando as campanhas de email marketing serão enviadas. Não é só isso. A plataforma ainda fornece métricas completas para você avaliar o desempenho de suas ações.

Cadastre-se agora mesmo e faça suas campanhas bombarem!

GIF animado email marketing

Posts relacionados