(11) 3090-7535 / (27) 3262-0877 comercial@villetarget.com

Seja por curiosidade ou interesse em realizar um bom trabalho, fato é que existem muitos motivos para saber o valor de mercado de um site. Por isso, muitas empresas utilizam planilhas onde avaliam as horas de trabalho, manutenção, etc. Mas isso não é o suficiente, então fica o questionamento: quanto vale meu site?

Após muito esforço empregado e investimento financeiro, é normal querer saber o tamanho do seu retorno. Tanto empresas quanto desenvolvedores de blogs tem essa preocupação. No entanto, mensurar esses valores não é uma tarefa tão fácil, e exige um certo esforço.

Por hora, você pode estar se perguntando: quanto vale meu site? Como calcular o valor do trabalho? Geralmente, muitos calculam tendo como base as horas trabalhadas. No entanto, o cálculo das horas somente não é o suficiente.

Existem outras variáveis como o tempo de vida do domínio, como ele está posicionado nos motores de busca, a quantidade de visitas. Outros fatores também são levados em consideração, como seus anúncios, presenças de link externos, entre outros.

 

 

Neste artigo, você vai entender quais os processos até sabermos o valor de um site, bem como saberá os critérios que o torna bem valorizado e como aumentar o seu valor. Acompanhe a leitura a seguir e tire suas dúvidas.

 

Realmente importa saber quanto vale meu site?

 

Quanto vale meu site? Descubra o que levar em consideração

 

Essa é uma pergunta muito comum feita por donos de organizações. Saber quanto o seu site vale pode te ajudar a descobrir opções de como aumentar o seu valor. Uma estratégia simples é utilizar as alternativas oferecidas pelo ambiente digital às empresas.

Caso o seu site esteja associado à empresa da qual você administra, não a um negócio independente, talvez você não importe em saber essa informação. No entanto, mesmo ele estando ligado a um negócio físico, saber quanto ele vale é de extrema relevância.

Algumas empresas não dão a devida atenção às oportunidades de geração de receita que um site pode proporcionar. Elas pensam que é apenas uma obrigação ter um site, mas que não devem ter um compromisso com ele. Entretanto, através deles podemos medir o quanto sua empresa está lucrando.

Ainda tem dúvidas de como isso funciona e ainda está se questionando “mas e aí, quanto vale meu site?”. Vamos te explicar como funciona a sua valorização.

 

Saiba identificar quando um site é bem valorizado

 

Se calcular o valor de um bem físico pode ser complicado, imagine calcular o valor de um bem intangível? Hoje em dia é bastante comum a venda e compra de produtos digitais. Quem trabalha com tecnologia e internet já está atualizado sobre isso, e essa é uma prática que aumenta cada vez mais.

O conceito de múltiplos vem utilizado como forma de calcular esse valor. Tire uma média dos últimos 12 meses de lucro e multiplique por algum múltiplo. Mas e aí, qual o múltiplo do meu site?

Depende. Primeiramente, você deverá levar em consideração fatores relacionados ao mercado, econômicos, bem como avaliar o desempenho do seu site para lucre até depois de vendido.

Listamos alguns motivos que podem determinar esse cálculo, que determinará o valor final:

  • Potencial: se seu site tem um alto poder de crescimento, valerá bem mais do que aquele que não o tem. Ele expandirá com mais facilidade;
  • Risco: se você assume mais riscos, terá um múltiplo menor;
  • Comprovação: todas as informações sobre o seu site devem ser legítimas e comprovadas para que ele tenha valor;
  • Transferência fácil: o negócio precisa ser fluído e de fácil condução.

Um site que tem muito a personalidade de um dono terá um valor menor do que aquele que já está estabelecido no mercado. Essa é uma forma de gerar vendas e leads, e que já foi comprovada.

Um site com uma estratégia já firmada tem mais chances de oferecer riscos menores, é mais potente e terá menores prejuízos, maiores resultados positivos.

Agora que você entende a importância de calcular o valor do seu site, vamos às dicas de como calcular um site? Liste todas as informações que daremos a seguir e coloque em prática toda vez que a dúvida de “quanto vale meu site” surgir em sua mente.

 

Vamos aos cálculos?

 

quanto vale meu site

 

Bem, se você chegou até aqui, já conheceu os 4 pontos determinantes para avaliar o valor de um site para quem irá comprá-lo. Entretanto, existem outros fatores que podem influenciar nesse cálculo.

Outras informações como o seu desempenho e o seu funcionamento podem ser peças fundamentais na valoração do seu site. Leia abaixo alguns fatores que influenciam na descoberta do valor do seu site.

 

Lucro gerado através do site

 

Você deve inicialmente saber qual o papel do seu site quando o assunto é geração de renda. A partir daí, ele poderá ser avaliado de forma mais consistente. Ademais, esse é um dos objetivos principais da existência de um site.

Entenda que um site que não gera lucro, não tem serventia alguma para sua empresa. O máximo que pode acontecer é seu concorrente gostar muito do seu site e querer comprá-lo. No entanto, se seu site gera valor, as chances dele ter um um múltiplo interessante é bem grande.

 

Quantidade de tráfego

 

 

Sites que tem um bom tráfego, que conseguem atrair as pessoas são considerados sites com um alto valor. Leads podem se transformar em compradores em potenciais, então entendemos que esses sites tem um alto potencial de venda.

Com um alto fluxo de visitantes todos os meses, pode-se traduzir que esse site tem grandes chances de crescer. Por isso, para que haja um aumento da taxa de conversões seria requeridos apenas alguns ajustes.

No entanto, opte por fazer seu site crescer de forma orgânica. Essa é quase sempre uma opção mais interessante do que o pago. Isso significa que sua empresa fez um bom trabalho de SEO e não se preocupou com anúncios de forma excessiva.

Se você for trabalhar o SEO do seu site, se utilize de ferramentas de marketing digital que possam te ajudar no seu dia a dia. Com a Ville Target você poderá se preocupar com outras demandas do seu negócio e automatizar algumas das suas ações de marketing.

 

Autoridade no mercado

 

Como a sua marca representa sua empresa e é vista no mercado? Geralmente marcas que estão ascendendo são mais bem vistas pelas grandes empresas do que aquelas que vem diminuindo seu poder durante o tempo. Isso vale até mesmo no momento da venda.

Invista em branding e transforme seu site numa autoridade em seu segmento, valorize sua imagem e tenha resultados positivos.

 

Práticas saudáveis

 

Todas as dicas que demos até agora são importantes, mas essa talvez você ainda tenha se dado conta. Tenha um bom comportamento diante dos seus clientes. Boas práticas fazem parte de negócios que desejam prosperar.

Outrossim, sites que contém erros no SEO, não são responsivos ou não possuem uma boa estratégia para o desenvolvimento de leads, funil de vendas, etc, são considerados ultrapassados.

Tudo isso deve ser levado em consideração antes de você se questionar “quanto vale meu site“. Siga todas elas e melhore sua gestão.

 

Engajamento

 

Não se preocupe apenas com o tráfego, invista também num site que tenha um bom engajamento. Esse é outro importante critério que identifica se o seu conteúdo está de acordo com as necessidades do público.

Caso o engajamento não seja como o esperado, seu conteúdo será entendido como de baixa qualidade. Analise a quantidade de visitantes, os comentários, menções e compartilhamentos. Entenda como está o engajamento e se precisa melhorar.

De antemão, invista num bom marketing de conteúdo, que é um das dicas que falaremos no próximo tópico.

 

Como aumentar o valor do meu site?

 

valor de um site

 

Existem diversas formas de aumentar o valor do seu site. Você pode colocar em prática algumas das orientações que daremos abaixo e ver qual se encaixa mais com o seu negócio.

 

Marketing de conteúdo

 

O Marketing de Conteúdo é uma das principais estratégias para quem deseja investir no marketing digital da sua empresa. Através dele é possível cativar a audiência e engajá-la, ao promover conteúdos interessantes e que condizem com o que a empresa vende.

Como dito anteriormente, esse é um dos critérios principais que fazem toda a diferença para quem deseja aumentar o valor de um site.

 

Fontes de tráfego diversas

 

Tente diversificar suas formas de conquistar visitantes. Arrisque mais e teste diversas fontes para que você consiga um resultado esperado e aumente seu fluxo de vendas.

 

Aumentando a lista de contatos/e-mails

 

É muito importante que a empresa mantenha uma lista de e-mails atualizada para que possa ter um bom engajamento. Por isso, trabalhe o e-mail marketing do seu negócio, para ampliar o relacionamento com a sua audiência. Isso trará consequências positivas, como a valorização do seu site.

 

Ter diversas fontes de renda

 

Assim como com o tráfego, diversifique as formas de gerar lucro através do seu site. Desenvolva outros produtos ou invista em outros canais que possam aumentar sua fonte de lucro, sem estar preso a apenas uma estratégia.

 

Provas sociais

 

Outra ação importante que causa uma boa ação são os comentários positivos dos seus clientes. Tenha no seu site uma sessão de avaliações de clientes contentes, críticas construtivas e provas de que seu negócio existe e é confiável. Isso trará uma imagem positiva ao seu site e aumentará o engajamento e consequentemente, as vendas.

 

Link building

 

Você conhece a importância dos backlinks? Eles são as principais fontes de rankeamento do Google e são bem vistos no tráfego orgânico do seu site. Sem dúvidas, o link building é uma ferramenta do marketing digital que faz toda a diferença no seu site.

 

Varie seu domínio

 

Quando você varia o seu domínio, as oportunidades de negócio aumentam. Como acontece isso? Crie uma estratégia, com palavras-chaves que tenham valor e variações de domínio.

 

Sites responsivos

 

valor do seu site

 

Melhore a experiência do seu usuário, investindo em sites responsivos, ou seja, aqueles sites que se adaptam a vários dispositivos móveis. Embora seja uma prática que vem sendo muito utilizada pelas empresas, algumas não se atualizaram em relação a isso, e por isso vem perdendo clientes.

 

Estratégia documentada

 

Após conhecer todas essas estratégias para melhorar o seu site e trazer mais valor para ele, teste as que mais se aproximam do seu negócio. Avalie e mensure seus resultados mês a mês.

Você já está por dentro de todas as dicas de como descobrir quanto vale o seu site e também como valorizá-lo mais ainda. Mas se seu desejo for vendê-lo, promova sua marca. Busque a ajuda de especialistas que entendem do assunto e que possam te auxiliar nessa demanda. E é aí que entra o trabalho da Ville Target.

Entre no blog da empresa e descubra uma infinidade de materiais que podem te ajudar a alavancar o seu negócio, e principalmente, a melhorar o ranqueamento do seu site.

 

Já sei quanto vale meu site. Como faço para otimizar meu negócio?

 

Por fim, depois de entender a importância de investir em alguns elementos que darão valor ao seu site, vamos saber como otimizar seu negócio por completo?

Além do seu site, você pode inicialmente começar a trabalhar o seu marketing digital. Desenvolva uma estratégia que se relacione com os valores da sua empresa e que ajude a transformar leads em clientes.

Outrossim, contrate uma empresa que te ajudará a otimizar os seus resultados. Consiga mais leads e potencialize suas vendas através do Software de Automação de Marketing da Ville Target.

Visite o site e descubra as ações de marketing que existem para que você trabalhe seu negócio como um todo de forma eficaz e prática. Crie um site de forma totalmente gratuita, páginas de captura e desenvolva listas de e-mails para trabalhar o seu e-mail marketing com profissionalismo.

 

 

Outrossim, conte com o serviço de Lead Scoring e Lead Tracking, um recurso que avalia e pontua seus leads, tomando como base as ações realizadas por ele. Leia todas as dicas desse artigo, tenha um site mais profissional e apague de vez da sua agenda as suas dúvidas sobre “quanto vale meu site”.

 

 

Ebook Redes Sociais

Conheça estratégias e melhore a venda de seus produtos/serviços:

 

Quero baixar este Ebook !