(11) 3090-7535 / (27) 3262-0877 comercial@villetarget.com

Captar leads. Esse é – ou deveria ser – o objetivo de qualquer empresa. Afinal de contas, pessoas que visitam seu site estão, de certa forma, interessadas em seus produtos ou serviços. Quando conquista os contatos delas, você fica mais próximo de concretizar uma venda. E uma ótima estratégia para captar muitos leads está em produzir ebooks de qualidade.

Com um material completo e robusto sobre o seu mercado de atuação, você pode disponibilizá-lo para download aos visitantes de seu site de forma gratuita. Na verdade, para baixá-lo, os usuários precisam cadastrar seu nome, email e um telefone de contato.

Tendo esses dados em mãos, você consegue realizar estratégias de nutrição de leads. Que tal passar novidades em primeira mão via e-mail marketing para os cadastrados?

Na teoria, parece tudo muito simples e fácil, não? Mas como convencer os usuários a deixarem seus contatos para baixarem seu material? O primeiro passo é produzir ebooks de qualidade. Na sequência, você deve adotar as seguintes técnicas:

Defina o objetivo do seu ebook

Basicamente, um ebook é um livro digital que traz, principalmente, conteúdo educativo sobre determinado assunto. Uma vez que ele pode ser lido pelo computador ou dispositivos móveis (tablets e smartphones), a mobilidade é a sua maior qualidade.

produzir ebooks de qualidade objetivo

Sabendo disso, você deve definir, em primeiro lugar, qual é o objetivo do seu ebook. Pode ser um material didático que ensina o passo a passo de como mexer em seu produto. Ou um livro digital que retrata a situação do seu mercado de atuação, o que passa a impressão de que a sua empresa é uma autoridade na área.

Pense na persona da sua empresa

Para conseguir atingir um público mais adequado com o que você tem para oferecer, é preciso, primeiro, criar a buyer persona da sua empresa. Esse personagem deve traduzir bem o perfil de seu público-alvo.

Aqui, é importante levantar detalhes, como idade, faixa de renda, objetivos pessoais, interesses e por aí vai. A partir dessas características, você começa a produzir ebooks de qualidade, utilizando a linguagem e o formato mais compatível com seu público-alvo.

Planeje sua produção com antecedência

Qualquer ação de marketing exige um planejamento prévio. Isso inclui, também, a produção de ebooks. De modo geral, você precisa saber onde quer chegar, antes de começar a escrever.

Para isso, pergunte quais problemas você pretende solucionar com seu ebook; o número de capítulos necessários; quais devem ser os títulos e subtítulos de cada um; e quais as referências de autores serão usadas.

Um conteúdo simples e de qualidade

O conteúdo do ebook também exige outras preocupações. Ficar atenta a elas garante uma boa experiência para o seu leitor. Então, ao produzir o seu livro digital, evite abusar de termos muito difíceis e parágrafos muito extensos. Para facilitar a leitura, mantenha um bom espaço entre os parágrafos e utilize subtítulos.

produzir ebooks de qualidade conteúdo

Utilize listas ou curiosidades para intercalar com o conteúdo. E, ao final, tenha certeza de que tudo está escrito corretamente. Revise a gramática, a ortografia e verifique se as informações estão certas e atualizadas para não passar uma má impressão ao seu lead.

Design e boas imagens

Produzir ebooks de qualidade não se resume a ter um ótimo conteúdo escrito. A aparência do seu livro digital também é muito relevante. Ela ajuda a prender a atenção do lead.

Por isso, recorra a bancos de imagens gratuitos para ilustrar seu ebook de ponta a ponta, do título ao rodapé. Dessa forma, seu material fica mais fluído. Pense também no tamanho das letras, cores e organização do conteúdo. Todos esses detalhes importam.

E não precisa ser nenhum profissional de designer para fazer um trabalho bem feito. Na internet, existem várias ferramentas para criar ebooks de forma intuitiva.

Título chamativo

O título do seu livro digital tem uma importância particular. Ele precisa ser chamativo e gerar curiosidade para mostrar que seu ebook deve ser baixado. Utilizar número, fazer perguntas e promessas podem ajudar a alcançar esse objetivo.

É preciso ter uma landing page efetiva

Além de um título atrativo, você precisa criar uma landing page efetiva para disponibilizar seu ebook. Na prática, isso significa que ela deve ser bonita e com boas frases de gatilhos mentais, porque é isso que vai convencer o visitante a baixar o material.

produzir ebooks de qualidade landing page

E o ville Target ajuda você a construir sua landing page de um jeito fácil e rápido. Isso sem falar que a página de captura é responsivo, ou seja, adapta-se a todos os tamanhos de tela. De quebra, é possível programar um envio automático de email para o usuário que baixar o ebook. Assim, você não perde tempo e logo inicia o contato com esse novo lead.

Seguindo todas essas dicas, você consegue produzir ebooks de qualidade para conquistar mais leads. E isso é sinônimo de sucesso!

automacao de marketing

Posts relacionados