(11) 3090-7535 / (27) 3262-0877 comercial@villetarget.com

Em tempos de crise, é muito importante enxugar gastos da empresa. Seguindo esse raciocínio, você sabia que é possível reduzir custos com marketing digital?

Primeiramente, não há mais desculpas para você não estar presente em diversos canais online. Afinal de contas, segundo a Pesquisa Mídia Brasileira, os brasileiros passam, em média, 4h30 minutos por dia na internet. Isso já representa 1h30 a mais que o tempo gasto assistindo a televisão.

Diante desse cenário, as estratégias de marketing digital não podem – nem devem! – ser vistas como custo, mas sim como investimento. Aliás, muitas dessas ações têm um valor de investimento bem em conta. Especialmente as que focam no relacionamento com o cliente. Lembre-se: fidelizar um cliente é muito mais barato que conquistar um novo.

Como a relação custo-benefício precisa ser levada em consideração, vamos apresentar, a seguir, algumas estratégias que mostram como é possível reduzir custos com marketing digital.

 

 

Co-marketing: parcerias criativas

Não é de hoje que o Co-marketing vem se popularizado. Essa prática se resume na parceria para campanhas de marketing entre duas empresas com público-alvo e persona semelhantes, mas que fornecem serviços/ produtos que se complementam.

Já imaginou o quanto você poderia economizar fazendo marketing compartilhando e dividindo os custos com uma outra empresa? Na realidade, a vantagem existe para os dois lados.

Por exemplo, em sua campanha nas redes sociais, uma academia pode incentivar uma alimentação mais saudável e sugerir os serviços de um(a) nutricionista parceiro. Quanto mais criativa for a parceria, melhor para você e para seu cliente.

reduzir custos com marketing digital co-marketing

Cuide do relacionamento com seu cliente

Lembra quando falamos que a fidelização do cliente é mais barata que aplicar estratégias para conquistar novos? Então, pense na seguinte situação: quantas vezes você deixou de ir a um restaurante, se hospedar em um hotel ou comprar um produto em um site porque percebeu que as avaliações negativas eram grandes? Pois é, nessa era digital, as informações sobre a sua empresa compartilhadas nas redes e sites contam muito.

Por essa razão, é importante focar no relacionamento com o cliente. Se ele tiver uma boa experiência de atendimento e compra, acaba espalhando a notícias para os amigos. Aliás, uma fanpage de sucesso tem sempre o recurso de avaliação habilitado para os seguidores.

Segmente seu público e garanta melhores retornos

Essa é uma vantagem do marketing digital: você precisa falar para o público-alvo correto e mais adequado ao serviço/produto que está oferecendo. Porém, antes de iniciar qualquer campanha, é preciso identificar e criar a buyer persona de seu negócio.

reduzir custos com marketing digital segmentar

Afinal de contas, compensa mais atingir poucas pessoas que estão interessadas em seu negócio do que alcançar muitos usuários que não se interessam pelo seu serviço/produto. No marketing digital, não existe essa de dar tiros de canhão para acertar uma formiga.

Acompanhe resultados e otimize suas campanhas

O ideal é alcançar o maior número de pessoas com potencial de compra gastando menos dinheiro, certo? Para tanto, busque diversificar seus investimentos em diversos canais: inbound marketing, mídias sociais, email marketing, investir em SEO e por aí vai.

Você não pode ficar refém de uma única plataforma: há chances de se dar mal. Veja só como a mudança de algoritmo do Facebook impactou muitos negócios.

Após criar diversas ações, é preciso ficar de olho no desempenho delas.

Avalie o ROI (retorno sobre o investimento) de cada ação. Procure responder as seguintes perguntas: quais campanhas renderam mais engajamento? Que tipo de impacto financeiro cada ação teve nas vendas? A taxa de conversão de suas campanhas foi boa?

As respostas para essas perguntas são muito valiosas para você manter a mesma estratégia ou mudá-la.

Ganhar tempo e reduzir custos com marketing digital

Não há como se dedicar a todas essas dicas sem automatizar todo (ou boa parte) do processo. Além de reduzir custos, a automação de marketing garante que você tenha mais tempo para fazer outras atividades.

ganhar tempo e reduzir custos com marketing digital co-marketing

Por exemplo, quando você percebe que os investimentos realizados em uma determinada estratégia de marketing digital não trazem o ROI esperado, pode ter tempo suficiente para corrigir o que está dando errado e garantir que os retornos sejam positivos.

Uma ferramenta que ajudar você a reduzir custos com marketing digital é o ville Target. Com planos acessíveis que cabem no orçamento da sua empresa, você consegue otimizar o atendimento aos clientes com envio automático de emails. De quebra, a plataforma fornece uma série de métricas de email marketing para saber se suas campanhas deram o resultado esperado.

Isso sem falar que o ville Target permite a construção de landing pages efetivas em pouco tempo, além do agendamento de posts nas redes sociais. Enfim, é mais tempo para você e mais dinheiro no seu bolso.

Bons negócios!

Posts relacionados