(11) 3090-7535 / (27) 3262-0877 comercial@villetarget.com

Ao ouvir este termo pela primeira vez é possível que você se pergunte: o que é Remarketing? Fazer o marketing uma segunda vez? Mas como assim, todo mundo já trabalha com marketing diariamente (ou deveria). Remarketing é um conceito simples e interessante e é o tema do artigo de hoje. Portanto, siga lendo se quiser saber mais sobre isso.

O que é Remarketing?

Remarketing é uma estratégia de marketing que visa tentar captar pessoas que já tiveram contato com seu produto. São aqueles leads que acessaram seu site, mas desistiram da compra no momento por algum motivo.

E a estratégia do Remarketing visa, justamente, expor seu produto para estas pessoas uma segunda vez. Sendo que a justificativa é que no momento da segunda exposição ao produto a pessoa pode estar mais disposta a realizar a aquisição.

Você certamente já passou por isso, visto que as empresas de e-commerce usam e abusam desta técnica. Se ir no Facebook, Instagram ou no próprio YouTube e Google você verá anúncios relacionados à produtos que você visitou.

E é possível que você tenha também realizado uma compra após ter visto estes anúncios. E não é só com você. O motivo pelo qual esta estratégia é largamente utilizada mostra que o Remarketing é uma estratégia que otimiza o funil de vendas. O que aumenta os rendimentos das empresas que fazem uso desta técnica.

Remarketing funil

Mas agora que entendemos o que é Remarketing precisamos entender mais a fundo porque esta estratégia é tão útil. Para entender isso vamos explorar, com mais calma, porque as pessoas desistem de uma compra.

O que faz as pessoas desistirem de uma compra?

O senso comum pode te fazer acreditar que as pessoas desistem da compra por um motivo: preço. Veja bem, suponha que você quer comprar um livro. Você pesquisa pelas diversas lojas que vendem o mesmo. Isso significa que você entrará em diversos websites e acabará desistindo da compra em vários destes.

No fim deste processo de pesquisa você optará por um site e comprará seu livro. Isso tudo em apenas alguns minutos após a decisão da compra. Embora algumas pessoas atuem desta maneira, o processo de compra não é puramente baseado no preço.

Esta mesma pessoa pode antes verificar se existem várias versões do mesmo livro. Ao pesquisar a pessoa pode ver que existem diferentes modelos. Alguns tem capa dura, existem versões especiais, e tudo isso pode influenciar na decisão final. Tornar a decisão final mais lenta, enquanto a pessoa decide se quer uma edição exclusiva ou não.

Outro fator que pode alterar a decisão é se a pessoa percebe que sua loja favorita ainda não tem o livro em estoque. Ela pode decidir esperar alguns dias antes de fazer uma decisão final. Mas se outra loja relembra a mesma do objeto, através do Remarketing, pode ser que ela decida por realizar a aquisição mais rapidamente.

Remarketing livro

E, não podemos esquecer que a pessoa pode estar acessando o produto por um dispositivo que não é o melhor para a compra. Pode ser que ele está buscando os preços através do seu smartphone, enquanto volta do serviço. É natural que ele não realize a compra no momento e aguarde chegar em casa quando o lead poderá comprar no computador.

O Remarketing pode então ajudar a lembrar este lead do produto que ele tem interesse. Agora a pergunta é, como executar a estratégia do Remarketing?

Trabalhando com o Remarketing

Para executar o Remarketing é preciso utilizar ou o Facebook Ads ou o Google Ads. Ambas plataformas permitem o que nós chamamos de anúncios com alvo em pessoas específicas. E é exatamente isso que você estará em busca ao criar seus ads e campanhas nestas plataformas, se o objetivo for o Remarketing.

Para conseguir fazer o Remarketing o que você precisará são os dados de navegação do seu lead no seu website. Ou seja, você precisa saber o que ele está buscando. A outra peça do quebra-cabeça é saber se o lead possui conta nos serviços da companhia de Ads que você escolheu.

Por exemplo, este lead possui Facebook? Instagram? Assiste vídeos no YouTube? Faz buscas no Google? Visita sites que tem anúncios do programa do Google Adwords? É óbvio que sim. Seu lead utilizará alguns destes serviços. E a empresa de ads irá mostrar seus anúncios justamente nestes locais. Existem duas maneiras de fazer isso na prática, vamos entende-las melhor.

Remarketing compra

Através da sua lista de emails

Se você trabalha com email marketing (você certamente deveria), então você tem uma lista de leads. Seu software de email marketing então permite que você exporte um arquivo que lista todos os seus leads.

Você pode pegar esta lista e informar ao Google e ao Facebook os clientes que você já possui. Com estas informações, é possível criar anúncios específicos para essas pessoas que estão tanto na sua lista de emails quanto nos serviços do Facebook e do Google.

Essa forma mais básica de execução do Remarketing já te dá uma grande vantagem. Por exemplo, agora você não precisa mais depender que seu lead abra os emails. Basta ele utilizar o seu Facebook que ele verá algum post patrocinado seu. Ou verá alguma informação sobre a sua página.

Ao acessar o YouTube (que é da Google) ele pode ver anúncios seus sendo tocados antes dos vídeos. É possível também que seus anúncios apareçam em sites de terceiros, através das campanhas do Google Ads.

Existe uma outra maneira de realizar Remarketing, que permite anúncios automáticos e mais assertivos. E tudo que você precisa é de um Pixel.

Remarketing código

Utilizando um Pixel

O nome é curioso, afinal de contas, você sabe o que é um pixel? Em geral, consideramos pixels os pequenos pontos que formam uma imagem. Por isso que câmeras digitais são avaliadas de acordo com sua quantidade de pixels.

Um pixel é basicamente uma maneira adicional de rastrear seus leads. Mas a diferença é que você não fará isso através da sua ferramenta de email marketing. Vamos utilizar o ville Target como exemplo. Com ele você consegue rastrear as ações do seus leads no seu website através do Lead Tracking.

Você pode utilizar as informações recolhidas de diversas formas. Você pode utilizá-las como gatilhos de automação. Ou essas informações podem ser repassadas à equipe de vendas na hora de entrar em contato com seus leads. E você pode utilizar essas informações para melhor segmentar o seu público.

Mas tudo isso é feito dentro da própria plataforma de email marketing. Não é possível exportar essas informações específicas para outros sites de anúncios. Por isso tanto o Facebook quanto o Google utilizam seus pixels próprios. Que são, basicamente linhas de código.

Agora, se o Facebook sabe que alguém estava buscando pelo livro “Game of Thrones” no seu site. Então ele pode colocar alguns anúncios deste produto e de produtos relacionados na timeline deste usuário. E isso ocorre de maneira automática.

O passo-a-passo para instalação de um pixel no seu website requer um artigo totalmente novo. Além disso tanto o Google quanto o Facebook tem sistemas simples e permitem que a instalação seja feita de maneira bem prática.

Por isso agora nós vamos ver as vantagens, estatísticas e mitos do Remarkting.

Vantagens e estatísticas do Remarketing

Existem várias vantagens na utilização do Remarketing. Isso nós já estabelecemos no início do artigo. Mas quais são as principais estatísticas que provam que o Remarketing é, de fato, útil? E existem desvantagens ou mitos? Vamos ver com mais detalhes estes aspectos agora.

Mito: Remarketing é assustador para meu cliente

Alguma pessoas podem acreditar que o Remarketing é uma estratégia assustadora. Afinal de contas, se meu cliente quer valorizar a privacidade dele, então ele não quer que o Facebook mostre que sabe que ele esteve no meu website.

Ou seja, ao coletar informações sobre seus clientes em o real consentimento deles (principalmente antes do GDPR), é possível que as pessoas fiquem um pouco assustadas ao ver anúncios de livros específicos, roupas, relógios, ou qualquer produto que o mesmo buscou recentemente.

Mas a verdade é que pesquisas mostram que as pessoas não se importam muito com o Remarketing. E elas não consideram a estratégia assustadora. Por exemplo, uma pesquisa feita em 2013 no mercado Americano, conhecido pelo seu desejo de privacidade online, mostrou que 30% das pessoas que veem anúncios de remarketing tem uma opinião positiva quanto aos mesmos.

E se isso parece pouco, é porque 59% tem uma reação neutra e os outros 11% é que possuem uma reação negativa. Ou seja, 89% das pessoas, no total, não ligam de ver anúncios de sites que eles já visitaram.

Além disso, pense da seguinte maneira: se a maioria considerasse Remarketing uma estratégia tão assustadora, então eles nunca clicariam em um anúncio deste tipo, certo? Afinal de contas, eu vou correr o risco de ter mais dos meus dados capturados pela empresa em questão? Certamente não!

Mas, como veremos, a taxa de cliques é, na verdade, maior para o Remarketing que em anúncios convencionais.

A taxa de cliques é 10 vezes maior

Acabamos de falar que a taxa de cliques (CTR) era maior para o Remarketing. Mas você dificilmente imaginava que ela era tão superior, certo? Pois é, para entender melhor esta estatística vamos dissecar estes números.

De acordo com este infográfico, a taxa de cliques que um anúncio comum recebe é de 0,07%. Isso significa que a cada 10.000 pessoas que veem um anúncio, apenas 7 clicam no mesmo. Ao utilizar o Remarketing, este número sobe para 70. Ou seja, a taxa de clique sobe para 0,7%.

Esta estatística é incrível! Além de provar que o Remarketing é incrivelmente efetivo, você consegue ver que as pessoas não ficam assustadas com este tipo de anúncio. Muito pelo contrário!

É ótimo para seu Branding

Ter uma marca sólida no mercado é o maior desejo de vários dos empresários. E este é certamente um dos seus desejos. Mas o desafio é fazer isso quando você ainda está iniciando. Como você consegue cativar uma audiência específica? Como garantir que seus clientes retornem ao seu site?

Remarketing branding

Agora veja bem: o Remarketing é ótimo para quem busca este tipo de resultado. Se você quer que pessoas que já mostraram interesse nos seus produtos, pelo menos voltem ao seu site. Então o Remarketing é a estratégia mais adequada.

Neste artigo do WordStream, eles comentam uma situação interna que a utilização do Remarketing ajudou a aumentar a taxa de retorno de visitantes em 50%. A taxa de conversão aumentou em 51% e o tempo médio passado no site foi multiplicada por 3. Sim, 300% de aumento no tempo de utilização do site pelos visitantes.

E se existe alguma dúvida, dentre todas as estratégias de marketing, a mais efetiva para aumentar o número de buscas pelo nome do negócio é o remarketing. A pesquisa foi feita pela ComScore e os dados estão neste artigo.

O número de pesquisas pela marca aumentou em 1046% (cerca de 10,5 vezes) com a utilização do Remarketing. O segundo colocado neste aspecto foi uma pesquisa feita para um público específico. Mas o curioso é que o número de pesquisas pela marca aumentou em apenas 514% (cerca de 5x). Ou seja, menos da metade da eficácia do Remarketing.

Vale a pena o Remarketing?

Após a leitura deste artigo você provavelmente chegará a conclusão que sim. O Remarketing é uma das melhores estratégias de marketing atuais. Não é atoa que a maioria esmagadora dos anúncios que você vê no Facebook atualmente são de produtos que você já considerou comprar.

Remarketing investimento

Isso é a prova que grandes companhias já viram o valor desta estratégia e resolveram investir pesado nas mesmas. Nossa dica para execução desta estratégia, e de qualquer outra, com maestria é simples. Defina as campanhas com base em artigos e informações atualizadas.

Em seguida, após definir o público-alvo da campanha, monitore a campanha com frequência para determinar a eficiência da mesma. Faça ajustes que se mostrarem necessários e sempre colete informações do rendimento para posterior análise.

E não se esqueça que é importante utilizar vários canais de contatos. E se você busca por uma boa plataforma de email marketing, o ville Target é a sua melhor opção. Contando com diversos planos que tornam o mesmo adequado para qualquer empresa.

É isso por hoje, boa sorte e bons negócios!

automacao de marketing

Ebook Redes Sociais

Conheça estratégias e melhore a venda de seus produtos/serviços:

 

Quero baixar este Ebook !