27 3262-0877 / 27 3261-7595 comercial@villetarget.com

Você sabe o que é Inbound Marketing? Em alta, a estratégia promete entregar exatamente aquilo que a persona buyer da sua empresa procura. Também conhecida como marketing de atração, ela visa conquistar o interesse das pessoas em todas as etapas do funil de vendas, evidenciando os benefícios do seu produto ou serviço.

Mais do que atrair e captar leads, essa estratégia tem como objetivo fidelizar os clientes. Saber o que é Inbound Marketing, portanto, pode ser decisivo para impulsionar seu negócio. Aliás, aliado a esse conceito, aproveite o grande potencial das plataformas digitais para estabelecer um novo relacionamento com o seu cliente.

Neste texto, vamos explicar, de forma mais detalhada, como o marketing de atração funciona e como você pode aplicá-lo em seus negócios.

Afinal, o que é Inbound Marketing?

Vamos direto ao ponto: ninguém aguenta mais receber e-mails, abrir pop-ups e assistir a propagandas que só querem vender. Tanto é assim que quase todo mundo pula as propagandas do YouTube, né? Isso sem falar que os usuários nem esperam os pop-ups carregarem; logo fecham a janela.

afinal o que é inbound marketing

Na verdade, os usuários acessam a internet para consumir conteúdos que lhes agradam. Por isso, as redes sociais são tão populares. Nelas, as pessoas somente visualizam os posts de amigos e de suas empresas preferidas.

Diante desse cenário em que os clientes têm o poder de decidir o que querem consumir, as empresas foram obrigadas a mudar a forma de se comunicarem. Entra em cena o Inbound Marketing. Aqui, é preciso produzir conteúdos de qualidade e relevante ao seu público-alvo. O resultado é que você acaba estabelecendo uma relação mais duradoura.

Os principais pilares do Inbound Marketing são: investir em SEO, que te ajuda a ser encontrado facilmente nos mecanismos de busca; o Marketing de Conteúdo, com produções adequadas ao público-alvo e a Estratégia em Redes Sociais como forma de divulgação. Mas eles não são os únicos.

Os objetivos de Inbound Marketing

A partir dos vários pilares, as estratégias do marketing de atração devem alcançar cinco objetivos ao longo do processo.

  • Atrair tráfego;
  • Desse público conquistado, gerar leads;
  • Converter leads em vendas;
  • Fidelizar os clientes para aumentar o tíquete-médio;
  • Encantar seus clientes para transformá-los em advogados da sua marca.

Quando se alcança o último estágio do processo, significa que o trabalho da marca e o relacionamento mantido com o cliente, através dos materiais produzidos, foram bem-sucedidos.

Passo a passo do Inbound Marketing 

Como em qualquer ação que for executar na sua empresa, é preciso ter um planejamento. E com o Inbound Marketing, a história é a mesma. Não adianta nada criar uma série de conteúdos, se eles não despertam interesse no seu público-alvo.

o que é inbound marketing etapas

Então, o primeiro passo está em identificar quais são os principais problemas de seus clientes em potenciais. Assim, você pode oferecer soluções a eles. Por exemplo, vale a pena um corretor de imóveis investir na produção de conteúdos sobre financiamento imobiliário, por ser muito recorrido pelas pessoas que sonham com a casa própria.

Ao criar vídeos e posts em blog dando dicas para conseguir crédito imobiliário sem dor de cabeça, o profissional consegue solucionar um problema do seu público-alvo. Mais que isso: ele se posiciona como um especialista na área, o que transmite mais confiança.

Mas a conversão ainda não chegou. Então, após chamar a atenção de potenciais clientes, ele precisa iniciar um diálogo com a nova audiência. Uma maneira está em disponibilizar aulas em vídeo gratuitas para pessoas que se cadastrarem em sua landing page.

Com os contatos de pessoas interessadas no serviço dele, é possível construir um relacionamento por meio de campanhas de email marketing. Assim, o corretor de imóveis identifica novos problemas dos clientes e passa a produzir mais conteúdos que solucionem essas dúvidas.

Aos poucos, ele passa a conquistar mais confiança dos clientes e, por consequência, concretiza uma venda. O trabalho é longo, mas compensa!

Por que investir no Inbound Marketing?

Por mais que seja um trabalho de longo prazo, o Inbound Marketing apresenta um custo benefício melhor do que investir pesado em propagandas na TV ou rádio. Além disso, você alcança apenas pessoas que realmente têm potencial de comprar com você.

Outra vantagem está na possibilidade de acompanhar os resultados de suas ações praticamente em tempo real. Isso permite que você faça modificações rápidas na estratégia, quando necessário.

Por fim, ao estreitar o relacionamento com seu público-alvo, você transforma consumidores corriqueiros em clientes fiéis. Mais do que isso, eles passam a defender a sua empresa por você.

Utilize uma ferramenta de automação de marketing

Agora que você já sabe o que é Inbound Marketing e sua importância, que tal aplicar essa estratégia em sua empresa? Afinal, treinar e educar os clientes sobre seu produto ou serviço antes da venda, transmite maior confiança e um retorno a longo prazo.

o que é inbound marketing automação

Para facilitar seu dia a dia, uma dica é utilizar uma ferramenta de automação de marketing. Ela faz todo o trabalho operacional, como disparar campanhas e email marketing e agendar posts nas redes sociais. O seu trabalho será de desenhar toda a estratégia para atrair e encantar seu público-alvo e de analisar os indicadores de suas ações.

E quer uma solução que cabe no orçamento da sua empresa? Então, conheça o ville Target e cadastre-se já!

automacao de marketing

Posts relacionados