(11) 3090-7535 / (27) 3262-0877 comercial@villetarget.com

Depois de todo trabalho de segmentar sua base de contatos, criar as peças de email marketing e programar o disparo, elas caem direto na caixa de spam dos seus clientes. Frustrante, não? Mas o problema pode estar nas suas peças.

O lado bom dessa história é que existem alguns truques para saber se o seu email é considerado spam ou não. Por exemplo, você sabe o que é SpamAssassin? De forma resumida, é uma plataforma que aponta se a sua peça de email passa ou não pelos filtros de spam dos principais servidores.

Usar a ferramenta antes de encaminhar seus disparos é de extrema importância. Afinal de contas, o email marketing ainda é o principal canal de comunicação entre sua empresa e os clientes. Pelo menos é o que afirma 72% dos consumidores, segundo pesquisa da consultoria MarketingSherpa.

Para fazer com que todos os seus emails cheguem à caixa de entrada de seus clientes, continue acompanhando este texto. Nele, vamos explicar o que é SpamAssassin e ainda apresentar dicas de como disparar suas campanhas. Vamos lá!

O que é SpamAssassin?

Basicamente, trata-se de uma plataforma antispam que analisa o conteúdo da mensagem. Na verdade, é feita uma busca no código HTML da mensagem que identifica indícios de spam. A cada ocorrência encontrada, atribui-se uma pontuação.

afinal o que é spamassassin

Ao analisar o texto da sua peça, o SpamAssassin marca os trechos que podem ser considerados spam. Por fim, a plataforma informa o “nível de spam” da mensagem.

Como funciona a pontuação?

Caso a pontuação seja inferior a 5, a mensagem provavelmente será encaminhada direto para a caixa de entrada do destinatário. Por sua vez, ficar entre 5, e 14 significa que sua campanha será considerada como spam pela maioria dos principais servidores de email.

Nessas situações, procure fazer os ajustes recomendados pela ferramenta para melhorar a sua pontuação.

Além do SpamAssassin

É muito importante frisar que o SpamAssassin avalia apenas o código HTML da sua peça. Na prática, isso significa que, mesmo que você tenha conseguido um ótimo resultado na plataforma, ainda é possível que suas campanhas caiam na caixa de spam de seus destinatários por outros motivos.

Portanto, além de fazer um teste no SpamAssassin, procure seguir à risca as boas práticas de envio seu email marketing ainda corre risco de ser taxado como spam, como por exemplo: enviar email para contatos inválidos ou que não desejam receber seu conteúdo.

Elaborando o email

O ideal é criar emails em HTML. Além da possibilidade de testá-lo no SpamAssassin, eles têm menos chances de cair na caixa de spam. Se você usa a ferramenta ville Target para disparar suas campanhas, uma ótima notícia: é possível importar seus próprios templates HTML.

o que é spamassassin elaborando o email

Não é só isso. Apenas envie campanhas que sejam realmente relevantes aos seus clientes. Enviar email marketing só para falar que está enviando não faz nenhum sentido. Caso você dispare peças repetidas e irrelevantes, os seus usuários deixarão de abrir suas mensagens. Aí, não faltará muito tempo para que elas caiam no spam.

Crie sua própria lista de contatos

Como o SpamAssassin avalia apenas o código HTML da mensagem, é importante que você fique atento à sua lista de contatos. Enviar emails para contatos inválidos ou que não desejam receber sua campanha não vai te ajudar em nada. Muito pelo contrário.

Por isso, crie sua própria lista de contatos e nunca compre listas!!!. Assim, você apenas entra em contato com quem realmente tem interesse nos seus produtos ou serviços, aumentando a possibilidade de conversão.

Use uma ferramenta de automação de marketing

Por fim, vale muito a pena investir em uma ferramenta de automação de marketing. O ville Target, por exemplo, foi desenvolvido com tecnologia de ponta e escalável. para garantir o máximo de entregas possível de emails aos clientes.

o que é spamassassin ferramenta de automação de marketing

Não é só isso. A plataforma ainda fornece uma série de métricas de email marketing para que você saiba quantos emails foram entregues corretamente, bem como quais foram as taxa de abertura e de clique de suas campanhas.

Utilizando essas ferramentas, você tem todas as condições de ter sucesso em suas campanhas de email marketing!

GIF animado email marketing

Posts relacionados