(11) 3090-7535 / (27) 3262-0877 comercial@villetarget.com

Quem trabalha com comunicação pode estar familiarizado com o termo, mas muitos não sabem o que é um press kit. O popularmente conhecido “Kit de imprensa” é um material preparado pelas assessorias de comunicação. Ele tem o objetivo de ajudar os jornalistas em seu trabalho, facilitando as coberturas.

Normalmente, ele é um mecanismo que complementa o texto. Ou seja, é um kit com informações acerca da marca. Nele estão contidos vários materiais como fotos, vídeos, folders, releases ou até mesmo brindes.

Esses materiais são direcionados das empresas para quem irá fazer a cobertura do evento.

O press kit é entendido também como um material de marketing e como uma ferramenta que auxilia no relacionamento entre os jornalistas.

Ele poderá ser muito útil em momentos como coletivas de imprensa, eventos, feiras ou até serem enviados para redações. Sendo assim, o jornalista passa a ter mais informações sobre o evento, podendo transformá-lo em pauta.

Essa é uma prática muito comum nas áreas de marketing e relações públicas. No entanto, o press kit e seus mecanismos vem passando por uma série de mudanças ao longo do tempo.

Mesmo assim, ainda é uma das estratégias de marketing muito eficiente e que traz benefícios como reconhecimento e divulgação de marca, aliado a um baixo custo e retorno alto.

Se você se interessou e quer saber mais sobre o que é um press kit, daremos várias dicas de como essa prática pode ajudar a alavancar o seu negócio.

Press Kit: o que é?

O que é um Press kit

Neste artigo você entenderá o que é um press kit e conhecerá os benefícios dentro de uma estratégia de marketing.

Mas inicialmente, vamos entender: o que é um press kit?

Basicamente, ele é um kit de imprensa criado no intuito de mostrar o serviço de uma empresa para a mídia. Por isso, nele pode estar contido objetos que representam o negócio em tese.

No entanto, a sua parte principal é o release. Como dito no início desse artigo, é através dele que o assessor de imprensa apresenta a empresa e conta sobre seu serviço, sua história e o objetivo pelo qual está enviando esse material.

É muito comum serem enviados também convites para estreia de filmes ou espetáculos de teatro. Outrossim, outros benefícios como vouchers ou descontos podem ser enviados para os jornalistas.

O principal objetivo desse tipo de marketing é a divulgação. Essa forma é tão eficaz que pode aumentar a visibilidade e popularidade dessas empresas.

No entanto, o avanço da tecnologia e consequente utilização frequente das redes sociais vem mudando esse cenário. Ademais, com surgimento de profissões que requerem o uso da internet, o press kit passou a se apresentar de outra forma.

Os influenciadores digitais vieram trazer uma nova forma de influência. Ou seja, um artigo escrito por um jornalista num veículo famoso pode ter relevância, mas para quem usa muito as redes sociais, a opinião de um “influencer” conta bastante.

Essas mudanças foram fomentadas após o desenvolvimento das redes sociais e a importância dadas às ferramentas como Instagram e Facebook. Hoje essas mídias são canais eficientes de comunicação e mercados altamente lucrativos para os influenciadores digitais.

Contudo, para que essa ação dê certo, é necessário pensar num conjunto de estratégias de marketing. Falaremos mais sobre o tema adiante

Estratégia é tudo

Bem, antes de qualquer ação, é importante investir num bom planejamento para que sua estratégia de comunicação funcione. As ações precisam ser orientadas para chegar no seu público, através de um conteúdo interessante.

Quando você entende o que é um press kit, ele se torna uma alternativa para quem quer gerar uma divulgação eficiente e espontânea.

Você pode tentar divulgar sua marca através das redes sociais, usando como intermediadores os influenciadores digitais ou mesmo optar pelos veículos tradicionais como os impressos. Fato é que o valor que se paga para aparecer na mídia é caro.

Quando se pensa numa divulgação espontânea e barata nos dias de hoje, os influencers ou blogueiros aparecem como a estratégia de marketing mais eficiente.

Avaliando o cenário atual, investir num bom press kit tem uma série de vantagens. Por isso, sua empresa deve avaliar os custos com divulgação e os benefícios em se escolher um tipo de mídia e não outro.

O primeiro passo é descobrir os objetivos da campanha. Ou seja, a empresa deve ser clara e objetiva em relação ao que quer transmitir.

A forma pode depender do formato do press kit e do meio que será usado, se os tradicionais ou redes sociais. Outros meios existentes também são blogs, sites. Mas lembre-se: tente sempre estar em evidência e ser lembrado pelos seus clientes.

Agora que você já sabe o que é um press kit, ensinaremos mais a fundo como fazer um press kit de qualidade.

Como fazer um bom Press Kit

Estratégias de marketing

Você já sabe o que é um press kit e já sabe a importância dentro de uma estratégia de marketing. Ademais, você saberá todas as dicas de como criar um bom press kit e divulgar sua marca, seja nas mídias tradicionais como no ambiente digital.

Mas antes de saber as etapas principais, considere algumas informações:

  • Carta que irá captar a atenção de quem receberá;
  • Informações sobre a empresa/ marca;
  • Informação sobre o tipo de produto (ingressos para eventos, divulgação de produto);
  • Releases;
  • Dados sobre o segmento;
  • Fotos do que você quer transmitir, etc.

Existe uma infinidade de itens que entram nessa lista, mas somente a empresa poderá definir quais os que se encaixam na estratégia. Mas vamos ao passo a passo de como montar um press kit?

Tenha um bom planejamento

Primeiramente, sua marca precisa criar um plano de ação. É necessário entender como deverá ser feita a divulgação e por quem, até porque, mesmo recebendo o press kit, ela será gratuita.

Inicialmente, descubra quem é a sua persona, ou seu público alvo, antes de definir os seus objetivos. Algumas perguntas simples podem ser feitas, como: onde meu público está? Qual a sua faixa de idade e classe social?

Ter em mente essas respostas nos ajuda a por exemplo, descobrir qual o tipo de mídia perfeita para o seu público. Por exemplo, uma marca roupas para jovens seria muito bem vista se um bom influenciador digital estivesse à frente na divulgação online.

Qual o seu objetivo?

Após definir seu público alvo e montar uma estratégia, é hora de listar seus objetivos principais. Se não tiver nenhuma campanha em vista, crie uma oportunidade de divulgar seu negócio.

Você pode usar as datas comemorativas durante o ano e adaptar ao seu negócio. Além disso, perceba o que está acontecendo ao seu redor, utilize memes, referências. Os press kits devem ser enviados apenas com o objetivo de divulgar algo. Portanto, não cometa o erro de não ter um objetivo.

Qual a notícia?

Definidos os objetivos e o planejamento da estratégia de marketing, vamos à notícia. Ela deve ser a coisa mais importante, ter informações objetivas e claras para partirmos para o press kit.

Quem fica responsável pela elaboração do que é um press kit são as assessorias de imprensa. Ademais, além do release, são válidos folders, fotos e outros materiais como brindes, se for necessário. Apesar da informação ser o mais importante, o ideal é chamar a atenção tanto através da notícia quanto pelo presente.

Seja Criativo

Faça diferente do que já vem sendo criado. Existe uma infinidade de press kits enviados e recebidos todos os dias, então crie algo novo.

Crie algo relacionado ao que você comercializa/produz. Outrossim, o quanto mais próximo você se aproximar do que você é, mais facilmente sua marca ficará registrada na mente de quem receberá o press kit.

Portanto, seja original. Coloque no press kit produtos interessantes e com grandes chances de divulgação. Sua ação por si só chamará a atenção do seu destinatário.

Mailing

Jornalista

Por fim, é de suma importância que a empresa ao produzir um press kit, tenha uma lista de e-mails de jornalistas e veículos. Esses devem estar de acordo com o perfil da marca, para que a informação seja divulgada de forma correta. Ou seja, encaminhe seu material para editorias ou redações que divulguem sua marca para o seu público ideal.

Após o envio, confirme se o jornalista recebeu seu press kit e se precisa de alguma ajuda para produzir uma pauta sobre ele.

Quando usar o Press Kit

Agora que já temos um conhecimento sobre o que é um press kit, vamos colocá-lo em prática? Mas antes, é importante saber mais algumas informações sobre essa ferramenta tão importante do marketing.

Antigamente, os press kits eram considerados apenas complementos dos textos, ou dos releases enviados pela assessoria de uma empresa a um jornalista ou meio de comunicação e mídia.

No entanto, hoje em dia os press kits evoluíram tanto que passaram a seguir o ritmo e a profissionalização das assessorias. Hoje eles são considerados ferramentas super importantes dentro do marketing promocional. Outrossim, o seu conceito pode abranger:

  • Além da imprensa, outros públicos que tenham interesse, como patrocinadores, público interno da empresa e até mesmo parceiros;
  • A utilização é mais abrangente que apenas aos jornalistas;
  • Ele pode ser utilizado também em encontros, feiras de negócios e treinamentos, etc, com o objetivo de divulgar algum produto e sinalizar alguma estratégia da empresa.

O press kit realiza uma função de “cartão de visitas” da empresa. Portanto, garanta um material de qualidade, contratando parceiros que tenham boas referências. Entre elas, estão as empresas que produzem brindes, embalagens bonitas e gráficas.

Diferenças entre Press Kit e Mídia Kit

kit de imprensa

Embora tenham nomes parecidos, o press kit é totalmente diferente do mídia kit. Você já sabe o que é um press kit e seus benefícios e vantagens. Ele se caracteriza como ações que tem o intuito de promover um mídia que seja espontânea nos diversos meios de comunicação.

Já no mídia kit, é gerado um relatório com informações sobre engajamento, popularidade e outros dados como a audiência. Ele pode ser mensurado através de um influencer digital.

Esses resultados podem servir como base e relatórios de apresentação para um cliente indeciso. Nele existem números que podem ajudar a marca na hora de fazer um anúncio.

Dessa forma, o anunciante saberá o retorno previsto para aquele tipo de investimento.

É hora de divulgar seu Press Kit

Finalmente você entende o que é um press kit e todo o processo de elaboração dele. Visto como uma ferramenta bastante útil de divulgação, o press kit pode ser utilizado por marcas e empresas que desejam gerar um “burburinho” entre pessoas influentes. Dentre eles estão os blogueiros, jornalistas e formadores de opinião.

Como dito em alguns trechos desse artigo, sua empresa precisa de uma boa estratégia que funcione e que seja atrativo. O objetivo o engajamento com o seus clientes através de uma divulgação espontânea nas mídias, sejam elas tradicionais ou pelas redes sociais.

Através de uma boa estratégia de press kit, será possível desenvolver a divulgação da sua empresa ou do seu evento, influenciar o seu cliente e gerar resultados positivos.

Caso não saiba fazer um press kit ou sua empresa não tenha um setor especializado, contrate uma agência de publicidade para te ajudar a divulgar a sua campanha.

Se sua empresa optar por uma estratégia a partir das redes sociais, procure a ferramenta de automação de marketing da Ville Target.

Através dela, você conseguirá desenvolver ações de marketing eficientes. Essas ações podem ser criações de listas e envio de e-mails direcionados de acordo com sua estratégia de marketing. Elas serão bastante úteis na divulgação do seu negócio.

Outrossim, economize seu tempo com a ferramenta de postagem automatizada nas redes sociais. Potencialize assim seu tempo e sua estratégia.

Entre em contato e conheça o plano gratuito para sua empresa. Confira como é rápido e super fácil usar a ferramenta. Você conseguirá não só potencializar seu tempo, como também gerar resultados satisfatórios.

Por fim, não deixe de conferir nosso ebook com dicas valiosa de marketing nas redes sociais. Então comece já a leitura e se beneficie das várias possibilidades de estratégias de marketing que existem para alavancar seu negócio digital.

Banner Marketing nas redes sociais

Ebook Redes Sociais

Conheça estratégias e melhore a venda de seus produtos/serviços:

 

Quero baixar este Ebook !