(11) 3090-7535 / (27) 3262-0877 comercial@villetarget.com

Você e sua empresa estão por dentro do que significa os 8 Ps do marketing digital? Leia este artigo e saiba porque você deve levá-los em consideração na sua estratégia de marketing.

No marketing tradicional, muito se falava sobre os 4 Ps e a sua importância nos negócios. No entanto, com um mundo cada vez mais digital, o mercado precisou se readaptar e criar novos conceitos. Isso tudo facilitou a forma como as empresas entregam o seu produto ao seu cliente.

Em tempos onde as pessoas estão cada vez mais conectadas, ter um planejamento de marketing digital é super importante. Ele deverá contemplar as etapas principais de forma definida, o que pode fazer toda a diferença.

Gerar valor a uma empresa ou viralizar um conteúdo na internet são moedas sociais. Elas exigem esforço e dedicação da equipe de marketing da sua empresa.

A internet tem sido, ultimamente, o local onde as negociações acontecem. Grande parte das pessoas utilizam redes sociais para seguir marcas e compartilhar gostos. Esses gostos em comum podem ser com pessoas amigas ou até mesmo desconhecidos.

Por isso, é nesse ambiente que sua empresa deve estar. Além disso, ela deve buscar sempre atualização e desenvolvendo assim, boas ideias para se aproximar cada vez mais do seu cliente. E então, como fazer planejamento que faça você alcançar seus objetivos?

Antes de tudo, entenda os conceitos por trás dos 8 Ps do marketing digital. Mas, é importante que você conheça o que foi criado anteriormente pelo marketing considerado tradicional. 

4 Ps do Marketing

8 Ps do marketing digital

Provavelmente você já deva ter ouvido falar sobre os 4 Ps do marketing e as palavras que compõe esse conjunto. Caso não saiba nada sobre o assunto, saiba que esses são conceitos que estão inseridos no que chamamos de Mix de Marketing, ou também conhecido como composto de marketing.

Em suma, apresentamos os 4 Ps: Preço, praça, promoção e produto. Basicamente, esses termos são a base de estratégias de marketing.

A definição desses termos foi criada para mostrar às pessoas porque o valor empregado em uma marca é maior do que em outras. 

Ou seja, através dos 4Ps é possível entender porque algumas marcas tem um destaque maior que outras. Quando se conhece o conjunto de coisas que estão agregadas num serviço ou produto de uma empresa, mais se sabe sobre o seu valor.

Para você entender os 8 Ps do marketing digital, é importante que entenda o que são os 4 Ps, que falaremos logo abaixo. Ademais, continue lendo este artigo, pois mostraremos o significado de cada palavra e a importância delas. 

Produto

Produto

Qual é o seu produto? O que você oferecerá ao seu cliente? É importante que você defina o que é o seu produto, qual o seu conceito e as principais funcionalidades. Outrossim, como é a sua aparência e como o cliente conseguirá utilizá-lo e o seu nome.

Ademais, seu produto é que vai determinar se sua empresa será bem sucedida ou não. Se o seu cliente não gostar dele, sua empresa também será afetada. Portanto, você precisa investir no seu serviço/produto e fazer com que seu cliente se interesse por ele, caso contrário, ele será esquecido.

No entanto, se o que você oferecer for julgado como importante pelo cliente, terá em mãos um grande trunfo para garantir o seu sucesso.

Agora que você já conhece o produto, vamos ao preço?

Preço

Agora que você conhece seu produto e sabe as funcionalidades dele, quanto irá cobrar por ele? O preço se refere não só ao valor, como também ao valor da marca, ou seja, o valor que é agregado.

Você precisa saber quanto seu produto custou para ser produzido até o valor que será cobrado. Só assim você saberá quanto ele vale para que chegue até o cliente.

A pergunta é: quanto seu público pagaria por ele? Tenha todas essas questões em mente no momento em que for dar um preço ao seu serviço ou produto.

Praça

A praça representa como seu cliente encontrará o seu produto. Por isso é importante que você saiba onde o seu cliente está localizado e quais são os seus hábitos de consumo. 

Hoje em dia, além de ter uma loja física, você pode optar por criar uma loja digital para oferecer uma outra opção para seu cliente.

Portanto, faça uma pesquisa para saber se sua audiência prefere comprar online ou numa loja física. Vamos ao nosso último “p”?

Promoção

A promoção é o último item antes de entrarmos nos 8 Ps do marketing digital. De que forma o seu negócio será promovido? Faça uma pesquisa com sua equipe de marketing sobre os melhores meios e locais de distribuição do seu serviço/produto.

Como o seu cliente poderá consumir a sua marca? Caso você não tenha uma equipe de marketing na sua empresa, é hora de pensar em contratar uma agência de publicidade para te ajudar nessas questões. As alternativas no mercado são muitas, portanto, abuse da criatividade.

E então, prontos para conhecer os 8 Ps do marketing digital?

Quais são os 8 Ps do marketing?

Saiba tudo sobre os 8 Ps do marketing digital

Agora você já conhece os 4Ps do marketing, muito utilizado na publicidade tradicional, e sua importância para determinar o valor de uma marca. 

Pensando numa melhor definição para o composto de marketing, foram criados os 8 Ps do marketing digital, trazendo outras vertentes que ainda não tinham sido analisadas anteriormente.

Os 8 Ps do marketing digital surgiram num contexto digital, no qual houve uma transformação no pensamento do consumidor. Dessa forma, o mercado precisou se adaptar às mudanças e considerar outros termos no momento de definir um plano de marketing para um produto ou serviço de uma empresa.

Portanto, os 8 Ps do marketing digital aparecem visando o foco o cliente, ampliando as discussões que já haviam sido iniciadas na criação dos 4Ps.

Vamos então aos 8 Ps do marketing digital? Continue no nosso artigo e saiba mais.

Pesquisa

Antes de qualquer planejamento de marketing digital é necessário que sejam realizadas pesquisas. É por meio da pesquisa, tanto de mercado, quanto de canais de distribuição e perfil do público, que o analista de marketing digital terá argumentos para criar um planejamento. 

Através de dados, será traçada uma estratégia, tomando como base o conceitos de Inbound Marketing. A partir daí, o profissional de marketing poderá agir, uma vez que ele terá em mãos informações reais.

Planejamento

É nessa etapa do planejamento que todo o conhecimento conquistado na pesquisa será utilizado. Portanto, as principais ferramentas a serem utilizadas, os objetivos e muitas outras ações estarão presentes no planejamento.

Com objetivos claros, ficará mais fácil de iniciar ou dar continuidade ao seu negócio através das redes sociais ou qualquer outro meio disponibilizado pelo marketing digital. 

No entanto, se você não tiver um bom planejamento, não importa o quanto o seu produto seja bom, ele poderá não chegar na sua audiência da forma almejada.

 

Publicação

marketing digital

De que adianta ter um bom produto ou oferecer um excelente serviço ao seu público, se você não sabe divulgá-lo na internet? Com o crescimento das possibilidades de divulgação de um negócio através da internet, tudo se tornou muito mais fácil.

Hoje em dia, você pode divulgar seu produto nas redes sociais ou no seu site/ blog. Caso julgue necessário, utilize plataformas de automação de marketing, como a Ville Target, e otimize os seus negócios. 

Agende seus posts com facilidade e tenha tempo para investir em outras questões, como o conteúdo. É importante que você crie um produto de qualidade, por isso, invista no marketing de conteúdo para melhorar os resultados da sua empresa.

Além disso, esteja atento às estratégias SEO utilizadas no seu site ou blog, para conseguir um tráfego mais eficiente.

Produção

Quais as redes sociais mais utilizadas no momento? Veja onde o seu cliente está e produza um conteúdo específico para ele. Como dito anteriormente, tenha cuidado com o seu conteúdo e utilize uma linguagem que se aproxime ao máximo dele. 

Ou seja, produção significa que você precisa agir. Leia nosso material sobre funil de vendas e veja onde o seu cliente está, para produzir um conteúdo específico para ele.

Promoção

Você sabe quais as redes sociais que seu cliente utiliza mais? Ele é mais ativo no Instagram ou no Facebook? Saber essa informação faz toda a diferença, pois a rede social escolhida será o local onde você desenvolverá seu conteúdo e divulgará o seu produto.

Além disso, existem outras coisas que vem posteriormente, como a escolha das estratégias que você utilizará. Ou seja, estratégias de LinkedIn Ads, Google Ads ou a utilização do Whatsapp vão depender se seus clientes usam ou não essas plataformas.

Portanto, fique atento e perceba as possíveis mudanças que podem ocorrer no seu nicho e divulgue seus serviços e produtos onde o seu público está.

Propagação

Esse “p” refere-se ao conteúdo viral, ou seja, qual o alcance orgânico dos seus posts? Isso poderá revelar a relevância do seu conteúdo para as pessoas que consomem ele. 

Outrossim, leve em consideração o conteúdo boca a boca, que é tão importante quanto o que o seu público fala nas redes sociais.

Essa é uma questão que ainda enche os profissionais de marketing digital de dúvidas. Ninguém sabe ao certo o que pode viralizar ou não. O que existe é um planejamento que é realizado antes, através de pesquisas para saber os tipos de conteúdo que podem atrair mais.

No entanto, não é certeza de que esse conteúdo irá viralizar. Portanto, faça testes e veja quais são os conteúdos que têm uma maior chance de resolver os problemas que afetam os seus clientes. Se conseguir alcançar o seu objetivo, verá que seus público se converterá em clientes em potencial, em algum momento.

Personalização

cliente

Vamos ao sétimo “p” dos 8 Ps do marketing digital, que é a personalização. Esse é o momento que a sua campanha começa a dar os primeiros resultados e seus clientes passam a te procurar com mais frequência.

No entanto, você conhece cada cliente seu e suas necessidades especiais e interesses pessoais? 

Uma dica que damos é que você crie uma landing page gratuita na Ville Target e capte informações chave sobre seu cliente. Outrossim, você poderá segmentar listas de e-mail marketing e enviar para seus clientes de forma segmentada.

A automação de marketing é considerada uma tendência bastante falada atualmente pelos especialistas em marketing digital. Através dela você terá a oportunidade de personalizar o seu atendimento e enviar de forma personalizada um conteúdo específico para cada cliente.

Mesmo que seja uma tarefa automática realizada por um sistema, essa alternativa pode render bons frutos para as empresas que investem.

Precisão

Assim como todos os Ps que citamos anteriormente, seu planejamento de marketing deve ser preciso e levar em consideração as transformações que podem ocorrer durante uma campanha. 

É necessário que todos eles sejam trabalhados em conjunto para que haja um resultado esperado. Mas agora que você já conhece os 8 Ps do marketing digital, como utilizar na sua empresa?

Como avaliar os 8 Ps do marketing digital na sua empresa?

Se você está abrindo um novo negócio, é muito importante que você leia com atenção os tópicos deste artigo. 

Conhecer os 8 Ps do marketing digital vai possibilitar que você saiba como guiar melhor o seu negócio. Outrossim, você conseguirá definir as estratégias principais para que seu negócio tenha sucesso.

Para tal, crie um plano de marketing onde o mix ou “composto de marketing” esteja bem delimitado e planeje suas ações. Use os 8 Ps do marketing digital como uma base para divulgar o seu serviço ou produto.

Gere valor para o seu negócio. A medida que as pessoas passem a reconhecer cada vez mais ele por conta dos serviços prestados ou produtos oferecidos. Busque a qualidade e eficiência e tenha um crescimento vertiginoso nas vendas.

Outrossim, automatize o seu negócio para otimizar as suas vendas. Faça uso da plataforma da Ville Target, conheça o plano gratuito e veja como tirar proveito da automatização. Entre no site e conheça os planos disponíveis.

Se precisar saber mais sobre marketing digital, entre no blog da Ville Target e busque inspiração nos nossos artigos. Ademais, baixe nosso artigo e saiba como melhorar suas vendas através de estratégias de marketing.

automacao de marketing

Ebook Redes Sociais

Conheça estratégias e melhore a venda de seus produtos/serviços:

 

Quero baixar este Ebook !