27 3262-0877 / 27 3261-7595 comercial@villetarget.com

Quando entramos no mundo do Inbound Marketing, fica logo clara a ideia da importância de gerar leads. Afinal de contas, faz todo sentido identificarmos os consumidores interessados e direcionarmos nossos esforços de marketing para eles.

Depois, é necessário direcionar o lead durante toda a jornada de compra. Fazemos isso oferecendo material rico, nos mais diversos formatos, para nutrir e classificar os leads de acordo com o seu engajamento.

As ferramentas de automação de marketing nos permitem personalizar essa nutrição dos leads de acordo com as características e necessidades de determinados grupos. Não podemos cair na armadilha de pensar que todo lead tem o mesmo perfil.

Segmentar para customizar

É nesse momento que se nota a importância da segmentação de leads. Segmentar significa, neste caso, identificar e classificar perfis relevantes e representativos de leads, agrupando-os de acordo com seus interesses, características e expectativas.

Dessa forma, é possível oferecer conteúdo relevante e interessante para cada grupo de leads, através de automações de listas e campanhas de email marketing.

A utilização correta e estratégica da segmentação de leads tem grande influência nas taxas de conversão de leads em clientes efetivos. Veja que fatores considerar e comece a aplicar a segmentação de leads em sua estratégia de automação de marketing!

Conhecendo melhor seus leads

Ao segmentar seus leads, você passará a  conhecê-los muito melhor. Entendendo seus interesses, de onde são, sua idade, sexo, entre inúmeras outros traços e características, fica muito mais fácil construir conteúdos relevantes para eles.

segmentacao de leads conhecendo melhor

Ofertar material interessante não só diminui a taxa de rejeição aos seu e-mail marketing, como também aumenta a percepção positiva de sua marca junto ao público.

Além disso, quanto mais longe seus leads seguirem no funil de vendas, maiores são as chances deles serem convertidos ao receberem materiais de fundo de funil ou até mesmo e-mails com ofertas de produtos e serviços.

De onde veio o lead?

Como o lead chegou até o seu negócio? Descobrir o canal utilizado para chegar até seu formulário de captação é determinante para conhecer o perfil do seu lead.

Um visitante vindo das redes sociais provavelmente não está interessado em comprar naquele momento, por exemplo. A abordagem utilizada deve ser diferente de um visitante que achou site através de uma pesquisa no Google, não é verdade?

O lead vindo da rede social provavelmente precisa descobrir mais sobre seu negócio, receber uma nutrição de conteúdo mais cuidadosa. Ainda está na fase de descoberta do funil de vendas.

O segundo exemplo buscou por um termo específico no mecanismo de busca, sinal que tem mais interesse naquilo que você oferece.

Fique de olho no engajamento

De nada adianta uma lista enorme de contatos se eles não tem interagem com sua marca. Captar leads é um começo, mas a interação entre ambas as partes é fundamental para desenvolver o relacionamento. E um bom relacionamento tende a se converter em vendas.

Desse modo, a análise do engajamento de cada lead também importa na segmentação de sua base. E como saber como o lead está demonstrando interesse?

segmentacao de leads engajamento

Através do Lead Tracking, verificamos a quantidade de email abertos e clicks em links, ou se páginas web relevantes estão sendo acessadas, como a página com os preços dos seus serviços.

Quanto maior o nível de interação do contato, mais interessado ele está no que você oferece. A conversão se inicia efetivamente a partir do momento em que há engajamento.

Solicite os dados que realmente importam

As informações coletadas sobre o Lead nos formulários de contato e páginas de captura são determinantes na hora de identificar e classificar os leads em segmentos relevantes.

Escolher quais serão os campos solicitados é fundamental para recolher informações mais relevantes sobre o perfil do Lead e melhorar a experiência dele ao oferecer os materiais certos.

Você pode coletar mais dados enquanto o lead avança na jornada de compra, permitindo personalizar as abordagens ao longo do processo.

Segmentar é só o começo

Bem, depois de falar tanto sobre a importância de segmentar leads, é imporante lembrar que ele é apenas um elo importante em uma grande corrente que é Inbound Marketing.

É preciso pensar na sinergia entre as ferramentas de automação de marketing e aliá-las para conseguir resultados realmente fantásticos.

segmentacao de leads

A segmentação de leads, como pode perceber, depende da correta utilização de conceitos como Lead Tracking, Lead Scoring, Campanhas de Email Marketing, entre outros.

De nada adianta utilizar uma solução em automação de marketing que só te oferece uma parte do pacote. Se ainda não conhece, a plataforma ville Target oferece todas essas ferramentas a partir do plano gratuito, sem exigir cartão de crédito ou taxa de instalação.

Confira agora mesmo e crie sua conta!

automacao de marketing

Posts relacionados