27 3262-0877 / 27 3261-7595 comercial@villetarget.com

Aparecer na primeira página do Google é uma vantagem competitiva, principalmente para quem vende produtos na internet. Surge, aqui, a necessidade de aplicar técnicas de SEO para ecommerce.

Dessa forma, você consegue garantir tráfego qualificado para o seu site, isto é, de usuários que já estão muito próximo da conversão. Com uma ótima estratégia de SEO, você ainda faz uma bela economia. Isso porque não haverá tanta necessidade de investir em mídia paga, como Facebook Ads e Google AdWords.

Para tanto, você precisa conhecer acertos, se prevenir dos erros na e superar desafios do SEO para ecommerce. Então, acompanhe esse texto até o final.

A função do SEO para ecommerce

Não custa lembrar: SEO significa Search Engine Optimization. Em bom português, otimização para mecanismos de busca. De forma geral, ele reúne uma série de técnicas que colocam a sua página web nas primeiras colocações nos resultados de busca. Por isso, investir em SEO é uma recomendação (obrigação) para todas as empresas.

função do SEO para ecommerce

Há muitos critérios analisados pelo Google para posicionar bem uma página web. Entre eles, destacam-se a velocidade de carregamento, a qualidade do conteúdo, o uso correto das palavras-chave e por aí vai.

No entanto, é preciso deixar claro que SEO para ecommerce se diferencia da estratégia para sites em geral. Enquanto um blog, por exemplo, busca produzir conteúdos para impactar o usuário em todas as fases do funil de vendas e marketing, uma loja virtual tenta atrair pessoas que já estão na etapa de conversão.

Desafios de SEO para ecommerce

Se você possui uma pequena loja virtual, o desafio da sua estratégia de SEO é muito grande. Isso porque existem grandes players consolidados no mercado brasileiro, o que deixa a concorrência bem acirrada. Aliás, muitos usuários acessam um site grande de ecommerce diretamente para fazer a busca do produto lá dentro.

Outro desafio é que os resultados de SEO não acontecem da noite para o dia, demandam (muito) tempo. Então, você pode demorar uns dois, três meses para aparecer na primeira página do Google. E quando isso acontecer, não se dê por satisfeito. Continue investindo em boas práticas de SEO. Caso contrário, você pode despencar nos resultados. 

Acertos de SEO para ecommerce

Loja virtual responsiva

Ter uma página web responsiva é um dos acertos de SEO para ecommerce. Em primeiro lugar, porque o Google prioriza sites que se adaptam a todos os tamanhos de telas.

SEO para ecommerce loja virtual responsiva

Mais do que isso: de acordo com levantamento da ABComm, 28% das compras online de 2017 aconteceram em um dispositivo móvel. A tendência é que, neste ano, os pedidos via celular representem 33% de todo comércio eletrônico.

URL amigável

Outro acerto está em estruturar muito bem o seu site, de modo que ele tenha URLs amigáveis. Na prática, isso significa que só de ler o endereço de cada página, o usuário já sabe onde ele está localizado.

Enfim, URLs “limpas” facilitam a navegação do visitante e ganham pontos com os mecanismos de busca. Nesse sentido, procure fazer uma estrutura mais ou menos assim: Categoria / Marca / Modelo. Desse jeito, o endereço de um produto fica SuaLojaVirtual.com/Categoria/Marca/Modelo.

Blog Integrado

Com um blog integrado à sua loja virtual, você consegue produzir conteúdos que atraiam o público-alvo e persona da sua empresa em diversos momentos da jornada de compra.

SEO para ecommerce blog integrado

Por mais que muitos visitantes não efetuem a compra nas primeiras visitas, eles começam a conhecer melhor a sua loja. É possível, aliás, que se cadastrem para receber sua newsletter e ficar por dentro das promoções.

Ao captar leads por meio de conteúdos de qualidade, você pode pensar em diversas estratégias para, enfim, chegar à conversão deles.

Erros de SEO para ecommerce

Não fazer a própria descrição do produto

As lojas virtuais concorrentes podem vender produtos dos mesmos fornecedores. Dessa forma, elas costumam utilizar a descrição e as fotos dos produtos disponibilizados pelos fornecedores. Isso é um grande erro de SEO para ecommerce.

O ideal é que você faça a própria descrição. Para ser único, não deixe de fazer um benchmarking no marketing digital. Além de utilizar as próprios termos e posicionar as palavras-chave de forma estratégica, tire fotos do seu produto.

Quando subir a imagem, insira tags com a palavra-chave. Assim, você também fica bem posicionado nos resultados de busca do Google Imagens.

Por fim, vale a pena criar conteúdos em vídeo para evidenciar os benefícios do produto. Trata-se de uma boa prática de SEO. Isso sem falar que você ganha pontos com os visitantes. Quanto mais explicativo for o conteúdo, melhor será a experiência dos usuários.

Não se preocupar com os links

Volta e meia, produtos saem de linha. Caso você deixe de vender um item, é possível que o usuário ainda acesse aquela página inexistente. Quando isso acontece, ele acaba caindo nas famosas (e frustrantes) páginas de erro 404.

SEO para ecommerce links

Para não proporcionar uma experiência ruim aos visitantes, crie páginas personalizadas com mensagens de desculpas e direcionamento para outro conteúdo.

Além do SEO para ecommerce

Em resumo, o SEO para ecommerce ajuda a levar tráfego de qualidade para a sua loja virtual, ou seja, usuários interessados nos seus produtos. Como consequência, você fica muito perto de uma conversão.

No entanto, você deve pensar em formas para transformar esse consumidor de ocasião em um cliente recorrente. Entra, em cena diversas estratégias de marketing digital.

além de SEO para ecommerce

Uma vez que ele já deixou dados de contato e mostrou interesse em seus produtos, você pode aproveitar os benefícios do email marketing. Envie diversas campanhas, mesclando conteúdos educativos e ofertas.

Para ganhar tempo no dia a dia e ter ações mais assertivas, utilize a automação de marketing para ecommerce. Por exemplo, você pode programar um envio automático de abandono de carrinho para todos os usuários que acessaram uma página de um produto e não concretizaram a compra.

Além de fazer envios automáticos e inteligentes, o ville Target disponibiliza as principais métricas de email marketing. Dessa forma, você consegue visualizar quais ações estão dando certo (ou não).

Lembre-se que uma estratégia de marketing digital abrange diversas frentes. O SEO para ecommerce é apenas uma delas. Por isso, conte com o auxílio de uma ferramenta de automação de marketing para impulsionar seus negócios.

Boas vendas!

automacao de marketing

Posts relacionados