(11) 3090-7535 / (27) 3262-0877 comercial@villetarget.com

Que as landing pages são primordiais para atrair novos leads você já sabe. Mas você sabia que é preciso investir em SEO para landing pages para que a estratégia seja eficiente? Pois é!

Muita gente aplica as técnicas de otimização na página principal e num eventual blog, esquecendo-se de que as landing pages também são uma parte muito importante de um site.

Afinal, é nesse espaço que você pode inserir formulários para captar novos leads e até mesmo aprofundar o conteúdo da sua página.

Então, se você ainda não faz SEO para landing pages, não se desespere. Aproveite este artigo para aprender tudo o que você precisa saber sobre estratégias de otimização e como criar uma landing perfeita para a sua empresa!

Mas, antes de tudo, vamos relembrar o conceito de SEO.

O que é Search Engine Optimization?

A sigla SEO é traduzida no português para Otimização Para Mecanismos de Busca. Ela engloba uma série de estratégias criadas para melhorar o posicionamento de um site numa busca do Google.

Para isso, são utilizados critérios definidos pelo próprio Google. A plataforma conta com milhares de bots que conseguem ler o conteúdo do seu site e classificar a relevância para o usuário.

Dessa forma, a otimização tem como objetivo facilitar a leitura por parte dos robôs. Quanto mais otimizado for o seu site, maiores serão as chances de que você apareça entre os primeiros resultados de uma pesquisa.

SEO para landing pages

Isso é importante porque raramente um usuário passa da primeira página da busca quando quer encontrar um site. Além disso, a otimização ajuda você a diminuir os gastos com anúncios pagos, gerando tráfego orgânica para a sua página.

Agora que você já relembrou o que é SEO, vamos falar sobre a importância de otimizar uma landing page.

Por quê eu preciso investir no SEO para landing pages?

As landing pages são páginas que permitem que você capture as informações de um usuário para que ele se torne um lead. O visitante que acessa essa página fornece os seus dados e passa a fazer parte da sua base de leads, sendo suscetível a receber e-mail marketing e outros conteúdos de marketing digital.

Os leads são uma parte muito importante do processo de vendas. Por isso, a criação de landing pages capazes de atrair cada vez mais clientes pode fazer toda a diferença na forma como você gerencia o seu negócio.

Como elas atraem um público muito mais qualificado, é essencial que elas sejam otimizadas para que você não perca esse lead. É justamente aí que entram as técnicas de SEO.

O melhor de tudo isso é que otimizar uma landing page é bem mais fácil do que você pensa. Na verdade, muitas das técnicas com as quais já estamos acostumadas podem ajudar você a conseguir resultados melhores no Google.

Inclusive, este pode ser outro benefício de investir no SEO para landing pages. Imagine conseguir fazer com que um usuário vá direto para o fluxo de nutrição! Assim, você otimiza a visita deste consumidor e garante as informações desejadas.

Agora que você já relembrou o conceito de otimização e entendeu por quê é tão importante investir nas landing pages, chegou a hora de colocar a mão na massa. Vamos apresentar as melhores técnicas para garantir uma página perfeita.

Veja como aplicar o SEO em landing pages:

Escolha a palavra-chave certa

O planejamento de palavras-chave é uma das etapas mais importantes do processo de otimização. Afinal, esses termos são responsáveis por fazer com que o Google consiga entender e sintetizar o seu conteúdo.

SEO para landing pages

Existem dois tipos de palavras-chave: as principais e as long-tail.

As palavras-chave principais costumam ser mais genéricas. Se você atua num e-commerce que vende tênis, sua keyword principal provavelmente seria algo como “compre tênis online”.

A vantagem desse termo é que ele é o que as pessoas comumente buscam no Google. A desvantagem é que a concorrência dessa palavra-chave é muito grande. Isso porque provavelmente todas as empresas desse segmento trabalham com ela.

É aí que entram as keywords long-tail. Elas são caracterizadas por serem termos mais específicos. Aqui, as chances de que o usuário encontre exatamente o que precisa são maiores.

Ainda usando o exemplo anterior, uma palavra long-tail seria algo como “compre tênis azul anatômico online”. Como você pode ver, ela é muito mais específica.

Uma boa estratégia de SEO combina os dois tipos de palavra-chave. Ao encontrar o volume de busca de cada termo nas ferramentas do Google, produza conteúdo de uma forma que o texto englobe essas palavras-chave de forma natural.

Assim, fica muito mais fácil para o Google entender o seu conteúdo e classificá-lo como relevante.

Produza conteúdo de qualidade

As landing pages costumam ter o conteúdo sucinto. Como elas geralmente são páginas de formulários, o texto é curto.

Isso não significa que você não deve se esforçar para que esse pouco conteúdo seja de qualidade.

O Google se preocupa muito com a relevância de um conteúdo para o visitante. Logo, o seu texto deve deixar claro o por quê uma pessoa deveria fornecer os dados para compor a sua base de leads.

Abuse da linguagem persuasiva, trabalhando com gatilhos mentais e CTAs (Call to Action – ou seja, Chamadas para a Ação). Assim, você cria conteúdo que o Google pode classificar como importante e, ao mesmo tempo, aumenta as chances de conseguir um novo lead.

SEO para landing pages

Não se esqueça que o texto também deve trabalhar as palavras-chave para que a página seja indexada. Elas devem ser incluídas de forma natural para que o conteúdo não seja classificado como spam.

Trabalhe com link building

O link building é uma das estratégias mais importantes da otimização para mecanismos de busca. No caso do SEO para landing pages, isso não é diferente.

Porém, quem trabalha com marketing digital sabe como é difícil conseguir as recomendações para o seu blog. A boa notícia é que aqui podemos trabalhar com uma estratégia de link building interno.

Para isso, você deve utilizar as publicações no seu próprio blog para linkar para a landing page. Assim que você escrever algo que tenha a ver com a sua página de captura, inclua o link para que o usuário seja redirecionado.

Os links internos são muito importantes para SEO. Logo, essa técnica pode fazer toda a diferença em como o Google classifica a URL da sua landing page.

Utilize imagens

O conteúdo visual também é bastante importante quando falamos em SEO. Afinal, além de facilitar a leitura e atrair a atenção dos visitantes, as imagens também podem ser utilizadas como critério de otimização.

Otimizar uma imagem deve seguir os seguintes passos:

Redução do tamanho da imagem: o conteúdo visual pode ser muito pesado e prejudicar a navegabilidade do site. Para isso, comprima a imagem para que ela fique mais leve. Você pode contar com a ajuda de sites como o PNG para isso.

Texto alternativo: o texto alternativo ajuda os bots do Google a entender do que se trata a imagem. Lembre-se de incluir a palavra-chave para que ele possa indexar o conteúdo com mais facilidade.

Inclua a palavra-chave no título da imagem: sempre salve a foto com a palavra-chave entre hífens. Assim, o Google Imagens pode mostrar o seu resultado para usuários interessados.

Ao seguir essas passos, você garante a otimização da imagem e melhora o seu SEO para landing pages.

Seja mobile friendly

Considerando que a maioria dos acessos na internet são feitos por smartphones e tablets, é imprescindível que todo o seu site seja mobile friendly. O mesmo acontece com as landing pages.

Quando um site não é adaptado para a versão mobile, a navegabilidade é muito prejudicada. O site demora para carregar, as imagens falham e as informações não são enviadas.

SEO para landing pages

Esse conjunto pode fazer com que o usuário desista de acessar o site. Com isso, a taxa de rejeição aumenta e o seu posicionamento cai.

Para evitar que isso aconteça, desenvolva um site que possa se adaptar aos acessos dos smartphones. É essencial que a landing page funcione com a mesma eficiência tanto no computador, como em celulares e tablets.

Considere o tempo de carregamento

Quando falamos em SEO para landing pages, falamos em garantir uma experiência positiva para os usuários. Um dos fatores mais importantes para isso é a velocidade do site.

A sua landing page deve ser rápida e eficiente. Isso significa que os usuários não podem perder muito tempo nela. Caso o seu formulário seja muito extenso ou os dados demorem muito a carregar, existe a possibilidade de que você perca esse lead.

No marketing digital, cada segundo é importante para construir uma base de leads e aumentar as vendas. Portanto, deixe a página o mais leve possível para que ela possa ser carregada com facilidade.

Não se esqueça de manter o conteúdo claro e objetivo!

Divulgue!

As referências externas também são muito importantes quando falamos em SEO para landing pages. Links de outros sites, das redes sociais e diversas plataformas funcionam como uma forma de dizer para o Google: “ei, esse conteúdo aqui é importante!”.

Por isso, é uma ótima ideia divulgar a sua landing page. Utilize suas páginas no Twitter, Facebook, Instagram e LinkedIn para conseguir mais tráfego orgânico para a página. Invista em anúncios pagos por um tempo. Feche parcerias.

SEO para landing pages

Aqui, vale usar a criatividade para conseguir o maior número de links externos possíveis. Dessa forma, você aumenta a relevância e a autoridade do seu site.

Eu realmente deveria perder o meu tempo com SEO para landing pages?

Como afirmamos acima, a maioria das pessoas se preocupa em aplicar as técnicas de SEO em suas páginas principais e em publicações nos blogs. Porém, as landing pages são uma parte muito importante de um site para qualquer empresa.

Além de serem essenciais para capturar novos leads, é preciso ter em mente que o Google considera o conjunto completo de um site para classificar a relevância para o usuário.

Logo, é importante que todas as suas páginas sejam otimizadas para os mecanismos de busca. Isso mostra que você se preocupou com o conteúdo como um todo. Portanto, você se importa com o seu usuário e quer garantir uma experiência positiva.

Por último,  não podemos deixar de citar a redução de custos como uma grande vantagem de investir no SEO para landing pages. É muito comum o investimento em anúncios pagos para ajudar a atrair um consumidor potencial. Porém, as técnicas de SEO podem fazer toda a diferença no seu orçamento.

Afinal, o objetivo dessa estratégia é justamente atrair tráfego orgânico. Então, se você se preocupa com a relevância da página e otimiza o site, existe a chance de que você fique entre os primeiros resultados sem precisar gastar com links patrocinados.

Por isso, comece a pensar em como otimizar as suas landing pages hoje mesmo. Com o tempo, você perceberá resultados ótimos tanto na posição no Google, como no tráfego orgânico e crescimento da sua base de leads!

O universo do marketing digital

Além da otimização de landing pages para mecanismos de busca, existe muito mais que o marketing digital pode oferecer pela sua empresa. Conforme você começa a investir em canais online, você acompanha o mercado e tem a chance de aumentar as suas vendas.

Para isso, é essencial que você conheça as principais técnicas desse universo. Aqui, estamos falando de ferramentas de automação de marketing, gerenciamento de redes sociais, técnicas de funil de vendas para atrair novos clientes, inbound marketing e muito mais.

Trabalhar nesse conjunto de estratégias é essencial para a sua empresa. Independente do seu setor de atuação, você pode ter a certeza de que existe um planejamento de marketing digital que se adequa às suas necessidades.

E, para saber mais sobre esse universo, você pode contar com as ferramentas e materiais gratuitos do ville Target. Acesse o site hoje mesmo para saber o que a automação de marketing pode mudar no seu dia a dia.

Restou alguma dúvida sobre SEO para landing pages ou marketing digital? Então deixe o seu comentário no espaço abaixo para que possamos ajudá-lo da melhor forma. Aproveite também para compartilhar este artigo em todas as suas páginas nas redes sociais.

Até a próxima!

Posts relacionados

Ebook Redes Sociais

Conheça estratégias e melhore a venda de seus produtos/serviços:

 

Quero baixar este Ebook !